Boletim Moçambique

Terça, 04 Abril 2017 • 24 notícias • 11524 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moçambique perde mais de 140 M€ em contrabando de madeira - Governo

Maputo - O Governo moçambicano estimou terça-feira que o país perde, no mínimo, 150 milhões de dólares (140,7 milhões de euros) em contrabando da madeira, classificando a situação como "um roubo à luz do dia".

A quantidade de madeira declarada às autoridades moçambicanas é inferior à que é vendida no mercado internacional.

   Moçambique

Conselho de Ministros moçambicano marca autárquicas para 10 de outubro de 2018

Maputo - O Conselho de Ministros de Moçambique marcou terça-feira as eleições autárquicas para 10 de outubro de 2018, as quintas do género na história do país, anunciou o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde.

"O Conselho de Ministros apreciou e aprovou o decreto que, sob proposta da Comissão Nacional de Eleições, marca a data das quintas eleições autárquicas para o dia 10 de outubro de 2018", informou Mouzinho Saíde, em conferência de imprensa no final da reunião.

   Moçambique

Polícia moçambicana diz que forte presença em Maputo na segunda-feira visou prevenir vandalismo

Maputo – A Polícia da República de Moçambique (PRM) disse terça-feira que o reforço da presença policial nas ruas de Maputo e Matola na segunda-feira visou prevenir atos de vandalismo, na sequência de mensagens anónimas convocando manifestações dos transportadores.

Falando durante a conferência de imprensa de balanço semanal da atividade policial, Inácio Dina, porta-voz do Comando Geral da PRM, disse que se tratou de uma medida de “policiamento ostensivo”, cujo principal objetivo foi desincentivar criminosos que se aproveitam de agitações para cometer delitos.

   Moçambique

Carvão pode ser a maior fonte de receitas de exportação para Moçambique a médio prazo

Londres - A Economist Intelligence Unit considerou terça-feira que o carvão pode ser a maior fonte de receitas de exportação para Moçambique a médio prazo, devido ao aumento da segurança no centro do país e à subida dos preços internacionais.

"Apesar de a perspetiva global não dar conforto a um país que aposta no setor, nós antecipamos que o aumento da produção fará com que o carvão seja a maior fonte de receitas de exportação no médio prazo", escrevem os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist.

   Angola

Sporting já tem academia em Luanda e quer alargar conceito

Luanda - O presidente do Sporting foi terça-feira recebido em euforia por dezenas de adeptos Luanda, onde inaugurou a primeira academia de futebol do clube em Angola, tendo prometido alargar o conceito a todos os países africanos de língua portuguesa.

A mais recente academia de futebol do Sporting funciona em Viana, arredores da capital angolana, recebendo diariamente até 500 crianças, fruto do protocolo de colaboração assinado terça-feira com a escola Norberto de Castro.

   Angola

Angola tem golfe há 68 anos e quer levar modalidade aos mais novos

Luanda - Angola conta atualmente com cerca de 200 praticantes habituais de golfe, modalidade que é praticada no país há 68 anos, apesar de possuir apenas um campo de dimensão internacional, estando em preparação a constituição de uma federação nacional.

Em entrevista à Lusa, o coordenador da comissão instaladora da Federação Angolana de Golfe, Manuel Domingos da Silva Júnior, acrescentou que, face a estes dados, a massificação da modalidade é um dos objetivos, mas admite dificuldades por ser uma prática desportiva dispendiosa.

   Angola

Ganhos da paz ainda insuficientes para melhorar vida dos angolanos

Huambo, Angola - O ministro da Defesa de Angola disse terça-feira, na província do Huambo, que a paz e a reconciliação nacional permitiram ao Governo "trabalhar seriamente" para a melhoria de vida dos angolanos, contudo, "longe de satisfazer todas as necessidades".

João Lourenço, que falava em representação do chefe de Estado, discursava terça-feira no ato central alusivo aos 15 anos do alcance da paz em Angola, depois de décadas de guerra que o país enfrentou.

   Angola

Professores de Luanda garantem condições para greve a partir de quarta-feira

Luanda - Os professores em Luanda assumiram terça-feira que "todas as condições estão criadas" para a paralisação das aulas a partir de hoje e que foram criados "piquetes" do sindicato nas escolas, para certificarem a efetivação da greve.

O posicionamento dos professores foi reafirmado durante uma conferência de imprensa conjunta convocada pelo Sindicato dos Professores (Sinprof) e pelo Sindicato do Ensino Técnico não Universitário (Sinptenu), conforme fez saber à Lusa, o secretário provincial do Sinprof de Luanda, Fernando Laureano.

   Angola

Independentistas de Cabinda avisam Angola que território “continuará em guerra”

Luanda - Os independentistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda, que este ano já reivindicaram a morte naquele enclave de vários militares angolanos, avisaram terça-feira, em comunicado, que o território "continuará em guerra".

A posição foi divulgada terça-feira, precisamente no dia em que se assinala a passagem dos 15 anos sobre a assinatura, no Luena, dos acordos de paz entre as chefias militares do Governo, liderado pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), e da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), terminando com quase 30 anos de guerra civil.

   Angola

Vendas de diamantes de Angola crescem mais de 20% num mês e chegam a 83,5 M€

Luanda - As vendas de diamantes por Angola aumentaram em fevereiro mais de 20%, face a janeiro, para 83,5 milhões de euros, com o aumento no volume exportado a compensar a quebra na cotação.

A informação resulta de dados do Ministério das Finanças a que a Lusa teve terça-feira acesso, sobre a arrecadação de receitas com a venda de diamantes no segundo mês de 2017, apontando que Angola vendeu 796.053 quilates, contra os 641.983,42 quilates exportados em janeiro, então por 72,8 milhões de dólares (68,2 milhões de euros).

   Brasil

Tribunal brasileiro adia julgamento da coligação Dilma-Temer

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro adiou terça-feira o julgamento de uma ação judicial que pede a cassação da coligação vencedora da eleição presidencial em 2014, formada pela ex-Presidente Dilma Rousseff e pelo atual chefe de Estado, Michel Temer.

A sessão começou por volta das 10:00 locais (14:00 em Lisboa), mas o julgamento não prosseguiu porque a maioria dos juízes do TSE aceitou um pedido feito pelos advogados de Dilma Rousseff, que solicitaram um prazo de mais cinco dias para apresentar a defesa.

   Brasil

Zika: Brasil já registou este ano 165 casos de microcefalia em bebés

Brasília – O Brasil confirmou 165 casos de microcefalia ou outras alterações de crescimento e desenvolvimento em bebés possivelmente relacionados com o vírus Zika, no período entre 01 de janeiro e 15 de março, divulgou terça-feira a imprensa brasileira.

De acordo com o portal de notícias G1, o mais recente relatório epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro indicou que houve 541 novas notificações de casos suspeitos em bebés este ano.

   Brasil

Tribunal Superior Eleitoral começa julgamento que pode mudar o Governo do Brasil

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro iniciou terça-feira o julgamento de uma ação judicial que pede a cassação da coligação vencedora da eleição presidencial em 2014, formada pela ex-Presidente Dilma Rousseff e pelo atual chefe de Estado, Michel Temer.

Se a ação judicial for considerada procedente, Michel Temer pode ser destituído e o país terá novas eleições presidenciais indiretas realizadas pelos membros do Congresso.

   Brasil

Brasil garantiu ao Governo que está a fiscalizar casos de fraude no azeite

Lisboa – O Ministério da Agricultura do Brasil informou o Governo português de que tem em curso várias ações de fiscalização sobre o caso da fraude do azeite naquele país, adiantou à Lusa o gabinete do ministro português, Capoulas Santos.

Questionado pela Lusa acerca de um estudo que demonstrou que há marcas brasileiras que vendem produtos como sendo azeite e de Portugal, fonte oficial do Ministério da Agricultura português afirmou que contactou o Governo brasileiro para pedir “uma intervenção forte da administração do país nesta matéria”.

   Timor-Leste

Portugal e Timor-Leste assinam protocolo de cooperação em património arquivístico

Lisboa – O Governo de Portugal e de Timor-Leste assinaram terça-feira, em Lisboa, um protocolo de cooperação para a salvaguarda e divulgação de património arquivístico comum, de acordo com o Ministério da Cultura.

O documento assinado, ao qual a Lusa teve acesso, referiu que o Arquivo Nacional de Timor-Leste e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo da República Portuguesa são detentores de património documental cujos “conteúdos podem contribuir para estimular a permuta de informação contidas nos acervos arquivísticos de interesse comum, os quais constituem parte integrante da memória coletiva e individual de ambos os países”.

   Timor-Leste

PR de Timor-Leste pede ao tribunal que avalie constitucionalidade de emendas à lei eleitoral

Díli – O Presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, pediu terça-feira ao tribunal de recurso que avalie a constitucionalidade de algumas alterações à lei eleitoral, incluindo a possibilidade de deputados perderem o mandato por violação da disciplina partidária.

Um comunicado enviado à Lusa pelo gabinete do Presidente informa que Taur Matan Ruak remeteu terça-feira ao tribunal de recurso um decreto do parlamento que aprova a quarta alteração à lei eleitoral para “fiscalização preventiva da constitucionalidade”.

   Macau

Autoridades de Macau apreendem 840 quilos de alimentos contrabandeados

Macau – As autoridades de Macau apreenderam 840 quilos de alimentos que não foram previamente analisados, em sete restaurantes da cidade, noticia terça-feira a Rádio Macau.

Segundo a emissora, que cita o canal chinês de rádio da TDM, as autoridades encontraram vegetais, óleos e outros produtos alimentares.

   Guiné-Bissau

PR Guiné-Bissau defende regresso de ex-dirigentes políticos - movimento

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, anunciou terça-feira que defende o regresso ao país dos antigos dirigentes que tenham fixado residência no estrangeiro devido às questões políticas, disse à Lusa o líder de um movimento cívico.

O compromisso do chefe de Estado foi assumido terça-feira durante um encontro com representantes do movimento que luta pelo regresso de vários antigos dirigentes que fixaram residência no estrangeiro, sobretudo em Portugal, disse o líder, o ex-ministro do Interior Fernando Gomes.

   Guiné-Bissau

Fundação brasileira Getúlio Vargas quer ajudar Guiné-Bissau a combater a fome

Bissau - A fundação Getúlio Vargas do Brasil quer ajudar a Guiné-Bissau a desenvolver projetos de combate à fome no país africano, indicou terça-feira, em Bissau, Sinfónio Júnior, da instituição brasileira.

Uma equipa da fundação Getúlio Vargas encontra-se na Guiné-Bissau a convite do ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária guineense, Nicolau dos Santos, para troca de experiências no domínio da produção do arroz, animais e mecanização agrária.

   Cabo Verde

Portugal será sempre defensor da aproximação de Cabo Verde à UE - MNE

Lisboa - O chefe da diplomacia portuguesa garantiu terça-feira que Cabo Verde contará sempre com Portugal como “um dos seus advogados mais paladinos” na aproximação deste país africano à União Europeia.
Augusto Santos Silva respondia, no parlamento, a uma pergunta do deputado do CDS-PP Filipe Anacoreta Correia sobre se Portugal vai aproveitar a visita do Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, entre os próximos dias 08 e 12, a Cabo Verde para “dar um passo em frente na aproximação” à UE.

   Cabo Verde

Cabo Verde acolhe XIII congresso lusófono de farmacêuticos em 2018

Praia - Cabo Verde vai acolher, em outubro de 2018, na cidade da Praia, o XIII congresso da associação de farmacêuticos dos países lusófonos, o primeiro a ser organizado pela recém-criada Ordem dos Farmacêuticos cabo-verdianos.

O anúncio foi feito pela bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, Maria da Luz Leite, durante a abertura do I Encontro Luso-Cabo-Verdiano do Setor Farmacêutico, que terça-feira decorre na capital cabo-verdiana.

   Cabo Verde

Número de passageiros nos transportes coletivos em Cabo Verde aumentou em 2016

Praia - O número de passageiros nos transportes coletivos em Cabo Verde aumentou em 2016, divulgou terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, que destaca o acréscimo nos autocarros em mais de 23%.

Segundo as estatísticas dos transportes divulgadas pelo INE, em 2016 o número de passageiros nos aeroportos e aeródromos cabo-verdianos foi de 2.101.413 movimentos, um aumento de 10,1% (30.209) em relação ao ano anterior.

   Mundo

Escola Superior de Saúde de Leiria é membro efetivo da rede de Saúde da CPLP

Leiria - A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria é o novo membro efetivo da Rede Académica das Ciências da Saúde (RACS) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou terça-feira a instituição.

Em nota de imprensa, a Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) explica que, após um processo de candidatura, a escola foi afiliada nesta rede de saúde internacional, e recebeu a insígnia de membro efetivo na Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde, em Lisboa, que decorreu no dia 31 de março.

   Mundo

Venezuela: Líder opositor reafirma que continua um golpe de Estado

O ex-candidato presidencial venezuelano Henrique Capriles defendeu terça-feira o parlamento por iniciar um processo de distituição dos magistrados do Supremo Tribunal de Justiça que emitiram duas sentenças limitando e assumindo as funções parlamentares.

O líder opositor denunciou ainda que, apesar de as sentenças terem sido anuladas, "continua a haver um golpe de Estado na Venezuela".