Boletim Moçambique

Sexta, 24 Março 2017 • 17 notícias • 7764 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Alemanha anuncia financiamento de 157,5 milhões de euros a Moçambique

Berlim - A Alemanha anunciou sexta-feira que vai financiar projetos em Moçambique no valor de 157,5 milhões de euros para áreas como a educação, descentralização, finanças públicas e energia, sem passar pelo Orçamento do Estado moçambicano.
De acordo com a agência de informaçao financeira Bloomberg, que cita um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, os fundos serão canalizados para a educação, descentralização de serviços, finanças públicas e energia.

   Moçambique

Moçambique volta a alargar prazo da auditoria à dívida pública

Maputo - A Procuradoria-Geral da República de Moçambique anunciou sexta-feira o alargamento por mais um mês da auditoria às dívidas contraídas por três empresas públicas e avalizadas pelo Governo à revelia da Assembleia da República e dos doadores internacionais.
Em comunicado enviado à Lusa, a PGR refere que a prorrogação do prazo resulta de um pedido feito pela filial britânica da consultora norte-americana Kroll, à qual foi adjudicada a auditoria.

   MOçambique

Grupo de ONG desafia FMI a exigir mais transparência a Moçambique antes do empréstimo

Londres - Um grupo de organizações não governamentais (ONG) defendeu sexta-feira um conjunto de medidas que devem ser tomadas antes de o FMI retomar os empréstimos a Moçambique, argumentando que o país não pode ficar refém de uma dívida insustentável.
"A única saída sustentável para a crise económica de Moçambique é aplicar uma muito maior transparência e responsabilidade nos empréstimos, garantir que qualquer ajustamento recai sobre aqueles que têm capacidade para pagar, e que Moçambique não fica apanhado numa dívida insustentável", lê-se num documento enviado à diretora-executiva do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde.

   MOçambique

Desconhecidos matam chefe de Organização da Renamo na província de Tete

Maputo - Pessoas desconhecidas mataram na quinta-feira o chefe de Organização da Renamo, no distrito de Tsangano, centro de Moçambique, João Abrão, disse sexta-feira à Lusa o porta-voz do principal partido da oposição, António Muchanga.
Segundo António Muchanga, o chefe de Organização da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) terá sido sequestrado em casa, à noite, na localidade de Mapanje, província de Tete, por pessoas que se faziam transportar numa viatura branca e o seu corpo foi encontrado crivado de balas na serra de Nhodola, a poucos metros da vila de Tsangano.

   MOçambique

Grupo Moçambicano da Dívida diz que Governo não dá garantias de transparência

Maputo - O Grupo Moçambicano da Dívida disse sexta-feira não haver garantias de que o Governo moçambicano vá usar com transparência e a bem do país um eventual empréstimo do Fundo Monetário Internacional, defendendo o congelamento de novos créditos.
"Não temos garantias de que um empréstimo, que vai custar muito dinheiro ao país, será usado com transparência e em favor do país", disse à Lusa Humberto Zaqueu, economista e oficial de Programas do GMD.

   Angola

Receitas fiscais geradas pela Sonangol caíram 280 M€ entre janeiro e fevereiro

Luanda - As receitas fiscais geradas pela petrolífera angolana Sonangol caíram mais de 43% em fevereiro, para 345 milhões de euros, depois de máximos de vários meses em janeiro, indicam dados oficiais compilados sexta-feira pela Lusa.
Esta quebra, tendo em conta os relatórios mensais do Ministério das Finanças sobre arrecadação da receita fiscal petrolífera, justifica-se com a forte diminuição do volume exportado (menos 4,9 milhões de barris face a fevereiro), apesar do aumento de quase dois dólares no preço médio de cada barril vendido, que subiu para 52,8 dólares.

   Angola

Luanda com 500 novos casos de tuberculose por mês

Luanda - A unidade especializada de tratamento da tuberculose em Luanda está a registar mais de 500 novos casos da doença por mês, números que preocupam a direção do Hospital Sanatório da capital angolana.
Os números foram divulgados pelo diretor clínico daquela unidade hospitalar, João Chiwana, em alusão ao dia mundial de luta contra a tuberculose.

   Angola

Dívida pública leva 44% das receitas de Angola - ONG

Londres - Angola é o país do mundo onde o custo da dívida é maior face às receitas arrecadadas, de acordo com os cálculos da Organização Não Governamental 'Campanha pelo Jubileu da Dívida' (JDC), que também coloca Moçambique na lista.
De acordo com uma análise feita por esta ONG à dívida pública de 122 países, Angola é o país onde pagar os custos da dívida mais representa em proporção das receitas, com 44% das entradas nos cofres públicos a saírem para suportar o fardo da dívida.

   Brasil

UE anuncia que rejeitará parte da carne brasileira que está a caminho da Europa

São Paulo - Parte da carne brasileira que está a caminho dos países da União Europeia (UE) será rejeitada e devolvida ao Brasil, anunciou sexta-feira o portal de notícias G1, que cita uma mensagem eletrónica recebida da Comissão Europeia.
Serão rejeitadas as carnes vendidas por 21 fábricas citadas numa operação policial, divulgada na semana passada no Brasil, que detetou a venda ilegal de produtos e até mesmo a comercialização de carnes alegadamente impróprias para consumo.

   Brasil

Empresário Marcelo Odebrecht diz que Rousseff sabia de financiamento ilegal de campanha

São Paulo - O empresário Marcelo Odebrecht disse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff sabia que a empresa tinha financiado ilegalmente a campanha presidencial de 2014.
A informação foi divulgada na quinta-feira à noite pela imprensa brasileira, que cita documentos do processo e o blogue "O Antagonista".

   Brasil

ONU pede investigação do assassínio de dois defensores de direitos humanos no Brasil

São Paulo - As Nações Unidas divulgaram sexta-feira um comunicado em que pedem ao Governo brasileiro que investigue os assassínios de dois defensores de direitos humanos em março no país.
Em causa estão as mortes a 20 de março de Waldomiro Costa Pereira, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e do cacique (chefe índio) Antônio Mig Claudino.

   Macau

Receitas públicas de Macau caíram 6,7% em 2016

Macau – As receitas da Administração de Macau caíram 6,7% em 2016, mas as contas públicas continuam a apresentar um saldo positivo equivalente a mais de 2,5 mil milhões de euros, apesar de o excedente ter caído 26%.
De acordo com dados provisórios publicados no portal da Direção dos Serviços de Finanças, a Administração de Macau arrecadou no final do ano passado receitas de 102.412 milhões de patacas (11.853 milhões de euros).

   Macau

‘Espaço Cidadão’ abre dia 29 em São Paulo e Macau está na calha – Sec. Estado

Macau – O Governo inaugura no dia 29 de março um 'Espaço Cidadão' em São Paulo, Brasil, informou sexta-feira em Macau o secretário de Estado das Comunidades, afirmando ter como objetivo abrir também ali um daqueles serviços.
“Levámo-lo em primeiro lugar para Paris, porque se trata do posto consular com maior movimento, estamos a falar de um posto com mais de um milhão de inscritos e 200 mil atos consulares. Vamos inaugurar o segundo ‘Espaço Cidadão’ em São Paulo no dia 29 de março, também é um consulado que teve 192 mil atos consulares no ano de 2016” disse José Luís Carneiro, no segundo e último dia da sua visita a Macau.

   Guiné-Bissau

Liga Guineense Direitos Humanos acusa polícia de matar presos que tentavam evadir-se

Bissau - A Liga Guineense dos Direitos Humanos acusou a polícia de Bissorã, no norte da Guiné-Bissau, de ter assassinado, a tiro, dois reclusos que alegadamente estariam a tentar evadir-se da prisão.
Os detidos estavam acusados de furto de roubo do gado bovino.

   Cabo Verde

Ministro cabo-verdiano nega ingerência na comunicação social, oposição diz ter provas

Praia - O ministro da Cultura cabo-verdiano, Abraão Vicente, negou na sexta-feira pressões a jornalistas e ingerência nos órgãos de comunicação social públicos "fora do quadro legal", mas a oposição assegura que tem provas de tentativas de instrumentalização.
Abraão Vicente, que foi ouvido no parlamento a pedido do maior partido da oposição (PAICV), considerou que toda a polémica se ficou a dever à "interpretação abusiva" das suas palavras e desafiou à apresentação de factos que configurem "qualquer tipo de plano ou de interferência fora do quadro legal".

   Mundo

Novo modelo económico acaba com dependência do petróleo na Venezuela-Presidente

Caracas - O Presidente da Venezuela afirmou que o país está a iniciar um novo modelo económico, diversificado e sustentável, centrado na igualdade social e direitos dos trabalhadores, independente dos rendimentos da atividade petrolífera.
"Estamos a viver o primeiro ano, 2017, de um novo modelo e de uma nova época histórica da economia", afirmou Nicolás Maduro na quinta-feira à noite, durante a inauguração da Expo Venezuela Potência 2017.

   Mundo

Brasil e mais 13 países pedem libertação de presos políticos e eleições na Venezuela

São Paulo - O Brasil divulgou sexta-feira um comunicado juntamente com outros 13 países americanos a pedir a libertação de presos políticos na Venezuela e que se estabeleça um calendário que inclua as eleições naquele país.
O texto é assinado pelos governos de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.