Boletim Moçambique

Terça, 14 Março 2017 • 25 notícias • 11813 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moçambique poderá vender gás natural ao Japão

Maputo - Moçambique poderá vender gás natural ao Japão, aproveitando o défice energético do país asiático como uma oportunidade, disse terça-feira em Maputo a ministra dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Letícia Klemens.

Citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), a governante referiu-se ao interesse do Japão na compra do gás moçambicano, em declarações à comunicação social, à margem da visita terça-feira do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, à companhia Tokyo Gas, na capital nipónica.

   Moçambique

Dois mortos e 1.222 doentes devido a um surto de cólera em Moçambique

Maputo – Duas pessoas morreram e 1.222 outras foram afetadas na sequência de um surto de cólera que eclodiu em janeiro em Moçambique, disse terça-feira a diretora-adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe.

“É uma situação preocupante, na medida em que se trata de uma epidemia que exige um controlo constante”, disse Benigna Matsinhe, em conferência de imprensa, acrescentando que, devido à gravidade da situação, as autoridades ativaram os centros de assistência médica nos pontos mais afetados.

   Angola

Angolanos que mataram quatro chineses condenados com penas de até 24 anos

Luanda - O Tribunal Provincial de Luanda condenou a penas entre 24 anos de prisão maior e um ano e dois meses de pena única, dez angolanos pela morte de quatro cidadãos de nacionalidade chinesa.

O acórdão que ditou a sentença do julgamento do caso, que em Luanda ficou conhecido como "kota do bisno", foi lido hoje na 7.ª secção dos crimes comuns, do Tribunal Provincial de Luanda, pela juíza que confirmou igualmente a absolvição de dois réus "por não terem cometido qualquer crime passível de condenação".

   Angola

Ativistas angolanos desafiam oposição a formar coligação para eleições de agosto

Luanda - O grupo de 17 jovens ativistas angolanos, condenados em 2016, divulgou terça-feira uma proposta para constituição de uma coligação de partidos na oposição, entregue há cerca de um mês e à qual responderam até agora apenas duas forças políticas.

A proposta foi apresentada em conferência de imprensa realizada pelos 17 integrantes do grupo de ativistas, conhecidos como 15+2, do processo em que foram julgados e condenados por atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, a 28 de março de 2016.

   Angola

Província angolana do Cunene com cheias depois de cinco anos de seca severa

Luanda - A província do Cunene, no sul de Angola, está a registar cheias causadas pela chuva e a subida de caudais, após cinco anos de seca severa, que afetou 500 mil pessoas, informou terça-feira a Proteção Civil.

A informação prestada pelo segundo comandante do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros do Cunene, Paulo Calunga, refere que as cheias estão a afetar a cidade de Ondjiva, capital da província, mas que a situação está controlada.

   Brasil

Procurador brasileiro pede 83 inquéritos contra políticos citados pela Odebrecht

São Paulo - O Procurador-Geral do Brasil, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquéritos relacionados com as investigações da operação Lava Jato, sobre crimes cometidos na Petrobras e em outros órgãos públicos.

Os pedidos foram baseados nas revelações trazidas pelos acordos de delação premiada (redução da pena em troca de colaboração com a Justiça) firmados pelo Ministério Público Federal (MPF) com 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht. 

   Brasil

Lula rejeita acusação de obstrução a investigação e alega estar a ser “massacrado” no Brasil

São Paulo, Brasil - O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva rejeitou terça-feira a acusação de obstrução das investigações da Operação Lava Jato e disse estar a sofrer um "massacre" durante o primeiro depoimento à Justiça, como réu de um processo de corrupção.

"Vocês não sabem o que é acordar todo o dia com medo de a imprensa estar na sua porta, achando que você vai ser preso", disse em depoimento prestado na 10.ª Vara Federal de Brasília.

   Brasil

Trabalhadores consulares suspendem greve no Brasil e anunciam compromisso do Governo

Lisboa - O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) anunciou terça-feira que a greve que estava prevista até quinta-feira foi suspensa "por ter sido assumido pelo Governo o compromisso de solucionar" os problemas na origem da paralisação.

"Na sequência do procedimento negocial que tem decorrido com a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e após ter sido cumprido um dia de greve na segunda-feira, dia 13 de março, os postos consulares e embaixada de Portugal no Brasil regressam à normalidade a partir de hoje, dia 14, por ter sido assumido pelo Governo o compromisso de solucionar, a breve trecho, a problemática que motivou a paralisação dos serviços", lê-se numa nota enviada à Lusa.

   Brasil

Ex-PR do Brasil considera Portugal "referência e exemplo" pela sua atual governação

Lisboa – A ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff disse terça-feira que Portugal é uma “referência e um exemplo” no que diz respeito ao caminho encontrado para a sua governação, nomeadamente com a união de “forças progressistas”.

“Esta solução (governativa) encontrada por Portugal é hoje uma referência e um exemplo”, disse Dilma Rousseff, numa conferência de impressa, em Lisboa. 

   Brasil

Ex-PR brasileira diz que sofreu golpe parlamentar com ingredientes misóginos

Lisboa – A ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff disse terça-feira que setores da sociedade brasileira aproveitaram a crise financeira para criar uma crise política e organizar um golpe parlamentar, com ingredientes misóginos, contra o seu Governo.

“Eu diria que (a misoginia) foi um dos ingredientes, mas não o único, mas certamente um dos ingredientes. O meu processo de afastamento, na verdade, foi um golpe parlamentar”, declarou Dilma Rousseff durante uma conferência de imprensa na Fundação José Saramago, em Lisboa.

   Brasil

Situação no Brasil "é bem pessimista", diz o realizador Kléber Mendonça Filho

Lisboa - O realizador brasileiro Kléber Mendonça Filho, que está em Portugal para a antestreia do filme "Aquarius", diz que a situação social e política no Brasil "é bem pessimista e de difícil compreensão", como contou em entrevista à agência Lusa.

"Para mim, como brasileiro, é extremamente difícil explicar o que se passa. Muita coisa que acontece no Brasil é de difícil compreensão para qualquer brasileiro (...). Às vezes me sinto como se estivesse explicando um 'sketch' dos Monty Python para um amigo estrangeiro", descreveu.

   Brasil

Kléber Mendonça Filho feliz por filme "Aquarius" chegar ao coração das pessoas

Lisboa - O realizador brasileiro Kléber Mendonça Filho estreia esta semana em Portugal o filme "Aquarius", sobre a resiliência de uma mulher e de um apartamento, que é também um retrato sobre a memória e sobre um país.

Protagonizado por Sónia Braga e rodado no Recife, "Aquarius" é a segunda longa-metragem de Kléber Mendonça Filho e que lhe consolidou fama internacional, aos 49 anos.

   Brasil

Lula critica Temer na véspera de depor perante a justiça brasileira

Brasília – O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva criticou na segunda-feira o atual Presidente Michel Temer, na véspera de depor perante a justiça do Brasil.

“Para nós, dar oportunidade aos mais pobres era investimentos. Para eles, é gasto”, declarou Lula sobre os cortes da despesa pública aplicados por Temer.

   Timor-Leste

Defesa de casal português retido em Timor-Leste prescinde de testemunhas

Díli - A defesa de um casal de portugueses que está a ser julgado em Díli prescindiu terça-feira de todas as suas testemunhas considerando que o Ministério Público não fez com as testemunhas que apresentou qualquer prova de acusação.

Álvaro Rodrigues, um dos três advogados de defesa de Tiago e Fong Fong Guerra, disse na segunda sessão do julgamento, que começou no passado dia 28, que a defesa estava preparada para avançar para alegações finais.

   Timor-Leste

Testemunha confirma falhas no sistema fiscal timorense em julgamento de dois portugueses

Díli - A diretora geral dos impostos timorense confirmou terça-feira as falhas do sistema de recolha de receitas tributárias provenientes da exploração petrolífera que permitiram que o Estado fosse enganado em milhões de dólares por um consultor internacional.

Mónica Rangel falava na segunda sessão do julgamento de um casal de portugueses acusado de peculato, branqueamento de capitais e falsificação documental por um alegado conluio para defraudar Timor-Leste em 860 mil dólares.

   Guiné-Bissau

Tribunais da Guiné-Bissau paralisados devido à greve dos oficiais de justiça

Bissau - Os tribunais da Guiné-Bissau estão paralisados a partir de terça-feira e até quinta-feira devido a uma greve dos oficiais de justiça para exigirem o cumprimento de uma série de reivindicações, anunciou Pedro Gomes, líder do sindicato da classe.

Segundo Pedro Gomes, não há serviços mínimos e todos os cartórios dos tribunais da Guiné-Bissau estão fechados, em sinal de protesto pelo facto de "o Governo não cumprir" com um acordo assinado com o sindicato de oficiais de justiça desde 2007.

   Guiné-Bissau

Partidos da Guiné-Bissau pedem à ONU abertura de comissão de inquérito internacional

Bissau - Seis partidos da Guiné-Bissau, agrupados no chamado espaço de concertação democrática, pediram às Nações Unidas a criação de uma comissão internacional de inquérito sobre o exercício dos executivos que governaram o país desde 2014.

Domingos Simões Pereira, antigo primeiro-ministro e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), disse terça-feira, em conferência de imprensa, ter sido o próprio a entregar uma petição nesse sentido ao secretário-geral da ONU, no passado dia 06 de fevereiro.

   Cabo Verde

Trabalhadores do Novo Banco de Cabo Verde reclamam integração na Caixa Económica

Praia - Os trabalhadores do Novo Banco de Cabo Verde, que serão dispensados na sequência da resolução, querem ser integrados na Caixa Económica, que ficou com os ativos da instituição, rejeitando o simples despedimento com indemnização.

"Não queremos ir para casa só com uma indemnização, queremos saber em relação ao nosso futuro", disse terça-feira a porta-voz dos 60 funcionários, Ivanilda Cruz.

   Cabo Verde

MpD quer responsabilização civil e criminal por “gestão danosa” de banco em Cabo Verde

Praia - O partido no poder em Cabo Verde quer que os intervenientes no processo do Novo Banco sejam responsabilizados civil e criminalmente pela "gestão danosa e pouco criteriosa" da instituição, alvo de resolução pelo banco central.

"Há indícios claros que a gestão (do Novo Banco) não foi feita de forma correta. Se foi feita uma gestão pouco criteriosa, com dinheiro de todos nós, em que continuou durante seis anos sem que fossem tomadas medidas corretivas e nem que os responsáveis fossem chamados a capítulo, nós consideramos que, agora, mais do que política, deve haver uma responsabilização civil e criminal", disse terça-feira, em conferência de imprensa, Miguel Monteiro, secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD).

   Cabo Verde

Governo de Cabo Verde anuncia crescimento de 3,6% em 2016

Praia - A economia cabo-verdiana cresceu 3,6% em 2016, segundo dados provisórios divulgados terça-feira pelo Governo, que situam a dívida pública do país em 128,6% e o défice das contas públicas em 3,5%.

Os dados foram apresentados terça-feira, na cidade da Praia, pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, a altos responsáveis da administração pública naquela que, segundo o ministro, passará a ser uma prática habitual do executivo.

   Cabo Verde

Governo de Cabo Verde nega intenção de substituir Novo Banco por instituição semelhante

Praia - O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, negou terça-feira que seja intenção do Governo criar um novo banco de financiamento ao microcrédito e às pequenas e médias empresas na sequência da resolução do Novo Banco.

"Não há necessidade porque o mercado financeiro do microcrédito é muito pequeno e não tem escala para termos um banco com a dimensão do Novo Banco, que tem custos elevadíssimos e não funciona", disse Olavo Correia.

   Mundo

Países da África Ocidental querem estar preparados para gerir recursos além das 200 milhas

Praia - Sete países da África Ocidental querem ter técnicos preparados para gerir e explorar da melhor forma os recursos naturais que poderão vir a obter com a eventual extensão da sua plataforma continental para além das 200 milhas.

A intenção foi avançada terça-feira à agência Lusa, na cidade da Praia, por Eduardo Silva, diretor geral dos Assuntos Económicos e Integração Regional do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, no âmbito de uma formação a peritos de sete países que acompanham o processo de pedido de extensão da plataforma continental para além das 200 milhas náuticas.

   Desporto

FC Porto volta a perder com a Juventus e é eliminado da Liga dos Campeões

Turim, Itália – O FC Porto foi eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao perder em casa da Juventus, por 1-0, em jogo da segunda mão.

Depois de ter perdido em casa por 2-0, os ‘dragões’ voltaram a ser derrotados pelos campeões italianos, com um golo do argentino Paulo Dybala, aos 42 minutos, na marcação de uma grande penalidade.

   Desporto

Filme sobre Eusébio é uma homenagem que tem a narração do próprio jogador

Oeiras, Lisboa – O filme ‘Eusébio – História de uma lenda’, a estrear nos cinemas a 23 de março, coloca o antigo futebolista a contar a sua história, algo que diferencia este documentário de todas as homenagens já feitas.

“É algo que projetámos juntos. A grande diferença é ele a contar a vida dele. É ele que segue o percurso da criança até conquistar o mundo”, assinalou o realizador Filipe Ascensão, sublinhando o carisma de Eusébio.

   Desporto

Guarda-redes brasileiro condenado por homicídio de ex-namorada regressa ao futebol

Varginha, Brasil – O guarda-redes Bruno Fernandes, condenado em 2010 pelo homicídio de uma ex-namorada, assinou terça-feira pelo clube Boa Esporte, da segunda divisão brasileira de futebol.

Bruno Fernandes, de 32 anos, vai assim regressar à competição, sete anos depois de ter deixado o Flamengo, clube que representou entre 2006 e 2010.