Boletim Moçambique

Sexta, 10 Fevereiro 2017 • 25 notícias • 11474 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Presidente moçambicano diz que convidou “especialistas” para negociações de paz

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou quinta-feira ter endereçado convites a especialistas internacionais para assessorarem o Governo e a Renamo, principal partido da oposição, na próxima etapa das negociações de paz, enfatizando que não foram convidados mediadores.

"Enderecei convites àqueles que vão assessorar ou assistir ao processo, o líder da Renamo (Afonso Dhlakama) indicou aqueles que são da sua aceitação e confiança", afirmou Nyusi, falando perante membros do partido , durante cumprimentos por ocasião do seu 58.º aniversário.

   Moçambique

Frelimo diz que solução interna é o caminho para a paz em Moçambique

Maputo - A Frelimo, partido no poder em Moçambique, indicou a aposta na solução interna como o caminho para a resolução do conflito militar no país, agradecendo aos mediadores internacionais pelo papel que vinham desempenhando nas negociações.

"A cessação temporária das hostilidades militares, recentemente alcançada e a introdução de novos termos de diálogo focalizados nas soluções internas, revelam a capacidade que temos como moçambicanos de resolvermos os nossos problemas", refere um comunicado da Comissão Política (CP) da Frelimo, enviado à Lusa na sexta-feira.

   MOçambique

Sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter sentido em Moçambique

Maputo - Moçambique registou na sexta-feira um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter, cerca de 140 quilómetros a oeste de Quelimane, no norte do país, não havendo informações sobre um eventual registo de vítimas.

O sismo, de acordo com o Instituto de Informação Geológico dos Estados Unidos, ocorreu às 18:43 locais, menos duas horas em Lisboa, a 10 quilómetros de profundidade.

   MOçambique

Moçambique registou subida de preços de 2,15% em janeiro - INE

Maputo - Moçambique registou em janeiro uma inflação mensal de 2,15% e uma variação homóloga de 20,56%, refere o Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) na sexta-feira.

Segundo o INE, a divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas foi o que mais contribuiu para o aumento de preços no primeiro mês de 2017, registando 1,39 pontos percentuais.

   MOçambique

Moçambique cresceu 3,3% em 2016, metade do registado no ano anterior - INE

Maputo - A economia de Moçambique reduziu o crescimento no ano passado para 3,3%, metade do que tinha crescido no ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) local, na sexta-feira, nas Contas Preliminares Nacional de 2016.

De acordo com uma nota colocada no site e consultada hoje pela Lusa, "com base nas estimativas do PIB, calculadas como o somatório dos quatro trimestres de 2016, a economia moçambicana cresceu, em termos reais, 3.3%".

   MOçambique

Estudantes moçambicanos recebem maioria das bolsas concedidas pelo Brasil em 2016

Maputo - Os estudantes moçambicanos conseguiram a maioria das bolsas oferecidas pelo Brasil aos países em desenvolvimento em 2016, refere uma nota de imprensa da embaixada brasileira em Maputo.

O comunicado indica que, das 76 bolsas disponíveis no ano passado, no âmbito do Programa de Estudante - Convénio de Pós Graduação (PEC-PG), 42 foram concedidas a candidatos oriundos de Moçambique.

   MOçambique

PGR moçambicana arquiva processo de homicídio de magistrado

Maputo - A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique anunciou na sexta-feira o arquivamento do processo-crime sobre o homicídio em 2014 de Francisco Silica, magistrado judicial que tinha em mãos processos-crime sobre raptos em Maputo.

"Considerando que os prazos de instrução preparatória mostram-se largamente expirados e não se vislumbra por ora, a realização de diligências que possam surtir efeito útil ao processo, foi ordenado que os autos aguardassem produção de melhor prova", refere um comunicado da PGR, enviado à Lusa.

   Angola

Pelo menos 17 mortos no jogo de estreia do Girabola angolano

Luanda - Pelo menos 17 pessoas morreram na sexta-feira na cidade angolana do Uíge, norte do país, alegadamente ao forçarem a entrada no estádio municipal 04 de Janeiro, para assistirem à partida inaugural do Girabola de 2017.

A informação foi prestada à Lusa por fonte da equipa da casa, o Santa Rita de Cássia, que se estreia esta época no principal campeonato angolano de futebol, tendo defrontado esta tarde o Recreativo do Libolo, no primeiro jogo da jornada inaugural, partida que os forasteiros venceram por 1-0.

   Angola

MNE português classifica relações bilaterais com Angola como "muito ricas e densas"

Luanda - O ministro dos Negócios Estrangeiros português classificou, na sexta-feira, como "muito ricas e muito densas" as relações bilaterais entre Portugal e Angola, anunciando visitas do ministro angolano da Agricultura a Lisboa e da ministra da Justiça portuguesa a Luanda.

Augusto Santos Silva, que chegou na sexta-feira a Luanda para uma visita de trabalho, falava na abertura das conversações com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti.

   Angola

João Lourenço conduz campanha eleitoral do MPLA às eleições gerais angolanas

Luanda - O MPLA, no poder em Angola desde 1975, informou na sexta-feira que a campanha eleitoral do partido para as próximas eleições será inteiramente conduzida pelo vice-presidente e candidato a Presidente da República, João Lourenço.

A informação consta de um comunicado do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) enviado à Lusa na sexta-feira, indicando que "a condução da ação externa da campanha eleitoral do MPLA vai ser feita sob o comando do vice-presidente do partido", o também ministro da Defesa angolano.

   Brasil

Estado brasileiro do Espírito Santo acusa 700 polícias pelo crime de revolta

São Paulo, Brasil - O Governo do estado brasileiro do Espírito Santo anunciou na sexta-feira ter acusado 703 polícias militares pelo crime de revolta, numa resposta à paralisação destes agentes, que desde sábado não saem para patrulhar as ruas.

Como o direito à greve de funcionários públicos que trabalham armados, ou seja, das forças policiais, é proibida pela lei brasileira, se forem condenados estes militares poderão ser sujeitos a penas de entre oito e 20 anos de prisão.

   Brasil

Eike Batista e ex-governador do Rio de Janeiro formalmente acusados de corrupção

São Paulo, Brasil - O Ministério Público Federal (MPF) do Brasil acusou formalmente dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais o empresário Eike Batista, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e mais sete pessoas.

Os fatos apresentados são resultantes da Operação Eficiência, um desdobramento das investigações de corrupção da operação Lava Jato na Petrobras e em diversos órgãos públicos do Brasil.

   Timor-Leste

Líder da Fretilin apresenta candidatura a PR timorense com aposta na unidade

Díli - O presidente da Fretilin, Francisco Guterres (Lu-Olo), apresentou na sexta-feira oficialmente a sua candidatura a Presidente da República de Timor-Leste, afirmando o seu compromisso com o consenso, unidade nacional e a cooperação institucional no Estado timorense.

"Com sentido de missão e com honra apresento formalmente a minha candidatura. Com uma única missão, o compromisso de servir o povo, de servir Timor-Leste", disse perante centenas de dirigentes e militantes da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), convidados e elementos do corpo diplomático.

   Timor-Leste

Xanana apoia candidatura presidencial do líder da Fretilin

Díli - O líder histórico timorense e presidente do maior partido do país Xanana Gusmão declarou na sexta-feira o seu apoio formal à candidatura do líder da Fretilin Francisco Guterres (Lu-Olo) à Presidência da República timorense.

A declaração de Xanana Gusmão, líder do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), foi feita num encontro de apresentação formal da candidatura de Lu-Olo na zona ocidental de Díli, onde o líder timorense foi bastante aplaudido pela sua presença e pelo seu apoio. 

   Guiné-Bissau

Parceiros juntam-se para distribuir gratuitamente imprensa portuguesa na Guiné-Bissau

Bissau - Uma seleção de títulos da imprensa portuguesa começou esta semana a ser distribuída gratuitamente junto de diversas instituições e em locais públicos da capital da Guiné-Bissau, numa parceria de instituições portuguesas e guineenses.

A distribuição mensal é feita em escolas, universidades, órgãos de comunicação social e locais públicos, tais como as caixas-biblioteca da Praça dos Heróis Nacionais e da Praça Mão de Timba e o Centro Cultural Português, entre outros.

   Guiné-Bissau

ONU deve prolongar missão na Guiné-Bissau por mais um ano e preparar próximas eleições - relatório

Bissau - O mandato da missão da ONU para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) deverá ser prolongado por mais um ano e focar-se nas próximas eleições, de acordo com um relatório que vai ser discutido pelo Conselho de Segurança.

"Recomendo que o mandato da UNIOGBIS seja prolongado por mais um ano, até 28 de fevereiro de 2018", refere-se no documento subscrito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e que deve ser debatido na terça-feira.

   Guiné-Bissau

Governo atribui principal condecoração do país ao PR da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau anunciou na sexta-feira que vai atribuir a principal condecoração nacional, a medalha Amílcar Cabral, ao Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema.

"A Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial têm excelentes relações", justificou, em declarações à Lusa, Olívio Pereira, secretário-geral da presidência do Conselho de Ministros.

   Guiné-Bissau

Secretário Geral da ONU “profundamente preocupado” com a crise política na Guiné-Bissau

Bissau - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está "profundamente preocupado" com a crise política na Guiné-Bissau, de acordo com um relatório sobre o país que vai ser analisado na terça-feira pelo Conselho de Segurança da ONU.

O secretário-geral da ONU assume-se "profundamente preocupado com a prolongada crise política na Guiné-Bissau e o seu impacto negativo na estabilidade do país e no desenvolvimento socioeconómico", lê-se no documento.

   Cabo Verde

Tutela garante que a agência de notícias de Cabo Verde é para manter

Praia - O ministro com a tutela da comunicação social em Cabo Verde, Abraão Vicente, garantiu na sexta-feira que o fecho da agência de notícias cabo-verdiana "não está em cima da mesa", mas sublinhou a necessidade reestruturar a empresa.

"Cabo Verde não pode dar-se ao luxo de não ter uma agência séria e credível no momento atual, em que temos uma crise na imprensa privada e há uma série de linhas editoriais, muitas vezes anónimas, e sem credibilidade", disse Abraão Vicente. 

   Cabo Verde

Número de empresas em Cabo Verde aumentou 2,4% em 2015

Praia - O número de empresas ativas em Cabo Verde aumentou 2,4% em 2015 relativamente ao ano anterior, atingido 9.400 unidades, que dão emprego a 53 mil pessoas e geram um volume de negócios de 2.276 milhões de euros.

De acordo com os resultados preliminares das estatísticas empresariais, divulgados pelo INECV na sexta-feira, em 2015 o setor empresarial cabo-verdiano era constituído por 9.403 empresas, mais 218 do que no ano anterior, representando um aumento de 2,4 por cento.

   Mundo

Presidente chinês “aprecia” compromisso de Trump com princípio “Uma só China”

Pequim - O Presidente chinês disse "apreciar" a decisão do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, de reafirmar o compromisso de Washington com o princípio "uma só China", avançou a imprensa estatal na sexta-feira.

"Xi Jinping aprecia a ênfase de Trump no compromisso do Governo dos Estados Unidos com a política Uma China", avançou a televisão estatal CCTV, citando o chefe de Estado chinês.

   Economia

China afirma que Venezuela está a saldar a sua dívida dentro do prazo

Pequim - O ministério dos Negócios Estrangeiros da China afirmou na sexta-feira que a Venezuela está a cumprir com o pagamento da sua dívida ao país asiático, suportada pelo envio de petróleo, dentro do prazo previsto.

"Os pagamentos da Venezuela à China mantêm-se normais", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, afirmando que Pequim "continua interessado em cooperar com a Venezuela em áreas diferentes".

   Economia

Portugal estuda alargamento da linha de crédito a empresas portuguesas para 1.500 ME

Luanda - O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse na sexta-feira, em Luanda, que está em estudo o aumento da linha de crédito de mil para 1.500 milhões de euros, para apoiar empresas portuguesas.

O anúncio foi feito por Augusto Santos Silva, em declarações à imprensa, no final da audiência concedida pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na sexta-feira.

   Economia

EUA apoiam com 37,2 ME melhoria do ambiente de negócios em Moçambique

Maputo - A embaixada dos EUA em Maputo anunciou na sexta-feira um apoio de 37,2 milhões de dólares (cerca de 35 milhões de euros) para políticas de melhoria do ambiente de negócios e crescimento económico em Moçambique.

Em nota enviada à Lusa, a embaixada norte-americana refere que a verba vai financiar intervenções destinadas à melhoria do ambiente de negócios para o setor privado que opera na agricultura, comércio, energia, água e conservação da biodiversidade.

   Desporto

Benfica vence Arouca e aumenta provisoriamente vantagem sobre o FC Porto

Lisboa - O líder Benfica venceu o Arouca, por 3-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, aumentando provisoriamente para quatro pontos a vantagem sobre o FC Porto.

No terceiro e último encontro sem o treinador Rui Vitória no banco, por castigo, o grego Mitroglou, aos 25 e 35 minutos, e o peruano Carrillo, aos 49, marcaram os golos do Benfica, que terminou a partida reduzido a 10 jogadores, por expulsão do guarda-redes Ederson (42).