Boletim Moçambique

Quarta, 08 Fevereiro 2017 • 27 notícias • 12882 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Figuras de “mérito internacional” acompanharão nova fase das negociações de paz em Moçambique - Dhlakama

Maputo - O Governo moçambicano e a Renamo, principal força política de oposição, vão indicar figuras de “reconhecimento e mérito internacional” para acompanharem as delegações na nova fase das negociações de paz, anunciou o líder do partido, Afonso Dhlakama.
Em entrevista ao semanário Canal de Moçambique, na edição de quarta-feira, Afonso Dhlakama diz que, além dos oito nomes que compõem os dois grupos que vão discutir, em separado, a descentralização e os assuntos militares, a nova fase do diálogo contará com a participação de figuras de “reconhecimento e mérito internacional”, cuja missão é acompanhar e verificar o processo durante as sessões dos dois grupos.

   Moçambique

Renamo reativa sedes políticas no centro do país

Maputo - A Renamo, principal força política de oposição, reabriu as suas sedes na província de Sofala, no centro de Moçambique, informou um quadro sénior do partido, citado quarta-feira pela imprensa local.
Manuel Pereira, que falava na terça-feira durante um encontro entre quadros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e do Governo da província de Sofala, disse que a reabertura destas bases vai facilitar a preparação do partido para as eleições autárquicas de 2018 e para as presidenciais de 2019 em Moçambique.

   MOçambique

Moçambicanos conquistam mais de 50% das bolsas de estudo de programa do Governo do Brasil

Maputo – Os estudantes moçambicanos conquistaram 42 das 76 bolsas oferecidas pelo Governo brasileiro, em 2016, no âmbito do Programa de Estudante-Convénio de Pós-Graduação (PEC-PG), segundo um comunicado divulgado pela embaixada do Brasil em Moçambique.

Segundo a nota, o Governo brasileiro destina estas bolsas aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação educacional, para formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em instituições brasileiras de ensino superior.  

   Angola

Angola está a resolver a dívida que tem com Portugal na evacuação de doentes - ministro

Luanda - O ministro da Saúde angolano disse, em Luanda, que Angola está a resolver o problema da dívida que contraiu com países para onde são evacuados doentes, entre os quais Portugal, não tendo avançado o valor da mesma.

"Confirmo que temos evacuado muitos doentes e ultrapassado a capacidade orçamental, estamos neste momento a resolver o problema da dívida, estamos a pagar a dívida, ao mesmo tempo que estamos a diminuir o número de doentes evacuados para esses países", disse Luís Gomes Sambo, em conferência de imprensa que serviu para retratar o estado do setor da saúde em Angola.

   Angola

Rafael Marques denuncia nos EUA execuções extrajudiciais em Angola

Washington - O jornalista e ativista angolano Rafael Marques denunciou quarta-feira em Washington, durante um encontro no Departamento de Estado americano, o aumento de execuções extrajudiciais em Angola e questões sobre a sucessão presidencial.
O ativista encontrou-se com a subsecretária de Estado para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, e com o subsecretário para os Direitos Humanos de pessoas LGBT, Randy W. Berry.

   Angola

15 mil mortos por malária no ano passado em 4,2 milhões de casos

Luanda - A malária causou 15 mil mortos no país em 2016, de um total de 4,276 milhões de casos, epidemia considerada pelas autoridades "um drama para Angola", anunciou quarta-feira o ministro da Saúde.
Os dados foram divulgados por Luís Gomes Sambo, em conferência de imprensa, que serviu para radiografar o estado do setor.

   Angola

Preço do dólar nas ruas de Luanda volta a subir depois de tocar mínimos de meses

Luanda - O preço para comprar um dólar nas ruas de Luanda voltou a subir na última semana, para mais de 440 kwanzas (2,48 euros), o que acontece depois de a nota norte-americana ter tocado mínimos de vários meses.
Este aumento nos valores médios, de cerca de 3,5% no espaço de uma semana, acontece depois de quebras semanais que fizeram o preço da nota de dólar descer dos 500 kwanzas (2,82 euros) dos primeiros dias do ano para 425 kwanzas (2,39 euros) há sete dias.

   Brasil

Justiça brasileira suspende nomeação de ministro indicado por PR Michel Temer

São Paulo - A Justiça brasileira suspendeu a nomeação do ministro Moreira Franco para a pasta da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

A decisão, sob a forma de providência cautelar, é do juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14.ª Vara Federal do Distrito Federal, que atendeu um pedido feito em ação popular por três cidadãos.

   Brasil

Parlamentares do Brasil e Venezuela anunciam encontro regional contra ações do Governo de Maduro

São Paulo - O presidente do Congresso de Deputados do Brasil, Rodrigo Maia, e o seu homólogo venezuelano, Julio Borges, anunciaram que vão promover um encontro com parlamentares latino-americanos "face" ao "autoritarismo" do Governo do Presidente venezuelano Nicolas Maduro.

"O presidente da Assembleia [câmara baixa da Venezuela] informou a gravidade da situação no seu país, que despertou preocupações aos democratas de toda a América Latina", disse Rodrigo Maia durante uma conferência de imprensa citada pela agência Efe.

   Brasil

Brasil pede esclarecimento ao Canadá na OMC por subsídios à Bombardier

São Paulo - O Brasil apresentou um pedido de consultas ao Canadá na Organização Mundial do Comércio (OMC), sobre os subsídios concedidos pelo governo canadiano ao setor aeronáutico, em particular à empresa Bombardier.

Segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, "o entendimento do Brasil, os subsídios canadenses a esta empresa afetam artificialmente as condições de competitividade internacional do setor, de maneira incompatível com as obrigações assumidas pelo Canadá na OMC". 

   Brasil

Governador do Estado brasileiro do Espírito Santo classifica greve da polícia como chantagem

São Paulo - O governador do Estado do Espírito Santo, região sudeste do Brasil, Paulo Hartung, classificou quarta-feira como "chantagem" a greve dos polícias, que desde a semana passada não efetuam patrulhas.
"O que está acontecendo no Espírito Santo é chantagem aberta. Isso é a mesma coisa que sequestrar a liberdade e o direito do cidadão e cobrar resgate. Não pode pagar resgate nem pelo aspeto ético nem pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal", disse o governador em entrevista à imprensa brasileira citada pela Agência Brasil.

   Brasil

Taxa de inflação mais baixa dos últimos 23 anos para o mês de janeiro

São Paulo - O Brasil registou uma inflação em janeiro de 0,38%, resultado mais baixo desde 1994, informou quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado dos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, acumula alta 5,35%, ficando abaixo dos 6,29% registados nos 12 meses imediatamente anteriores.

   Timor-Leste

Presidente defende reforço do ensino do português

Díli - O Presidente da República defende um reforço do ensino do português em Timor-Leste, contestando a política de introdução das línguas maternas no ensino público, "inventada" por líderes que, eles próprios, não querem os seus filhos nesse sistema.
Citado pela imprensa timorense na quarta-feira, Taur Matan Ruak afirmou num encontro comunitário a sudoeste de Díli que alguns dos "grandes" líderes do país podem "dar-se ao luxo" de tentar aplicar a política de línguas maternas ao "povo pequeno" porque os seus filhos não estudam em Timor mas no estrangeiro.

   Timor-Leste

Empresas timorenses passam a ter acesso a plataforma SIGAME na CPLP

Díli - Empresas timorenses passam a partir de quarta-feira a poder registar-se na plataforma SIGAME, um espaço criado para procurar sinergias e colaborações entre empresas, instituições e entidades e para fomentar oportunidades de negócios na CPLP.
Representantes da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e da Associação Nacional das Empresas de Metalúrgicas e Eletromecânica (ANEME), promotoras portuguesas da plataforma, e da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCI-TL) assinaram quarta-feira o protocolo que permite o arranque do registo de empresas timorenses.

   Guiné-Bissau

Parlamento rejeita levantar imunidade ao ex-PM Domingos Simões Pereira

Bissau - A direção do Parlamento da Guiné-Bissau rejeitou levantar a imunidade parlamentar ao deputado e ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, anunciou quarta-feira Alberto Nambeia, presidente do PRS, maior partido da oposição.
Em conferência de imprensa, o líder do Partido da Renovação Social (PRS) adiantou ter sido a posição unânime assumida pelos cinco membros da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) quarta-feira reunidos para analisar o pedido de retirada de imunidade parlamentar a Domingos Simões Pereira.

   Guiné-Bissau

Presidente do parlamento quer debater reconciliação nacional sem demoras

Bissau - O presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, defendeu quarta-feira celeridade na preparação de uma iniciativa nacional que defina caminhos para o processo de reconciliação política e social no país.
Cassamá lançou um repto aos dirigentes do país para concentrarem atenções na organização "o quanto antes" da Conferência Nacional "Caminhos para Paz e Desenvolvimento" destinada a debater a reconciliação entre os guineenses.

   Guiné-Bissau

Produção de arroz subiu 9% em 2016 face ao ano anterior - FAO

Bissau - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a produção de arroz na Guiné-Bissau tenha subido 9% em 2016 face ao ano anterior.
"A colheita de arroz terminou em janeiro e as chuvas frequentes beneficiaram o desenvolvimento das culturas", pelo que "a produção terá crescido 9% quando comparada com o ano anterior", refere-se num relatório com base em levantamentos preliminares.

   Cabo Verde

PAICV só toma posição sobre incompatibilidades quando proposta chegar ao parlamento

Praia - O PAICV acusou o partido do Governo em Cabo Verde de ter "um discurso balofo e fanfarrão" sobre despartidarização da administração pública, adiantando que só se posiciona quando a lei das incompatibilidades for discutida no parlamento.

A posição do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição, surgiu, em conferência de imprensa, depois de o presidente do Movimento para a Democracia (MpD) e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ter anunciado a intenção de apresentar no parlamento uma proposta de lei sobre incompatibilidades e ilegibilidades entre cargos públicos e partidários.

   Cabo Verde

Criada bolsa de acesso à cultura para crianças carenciadas

Praia - O Governo anunciou quarta-feira que vai disponibilizar, em 2017, cerca de 110 mil euros para aulas e atividades de música, dança e teatro para crianças e jovens carenciados, ao abrigo do programa "Bolsa de Acesso à Cultura".
O programa, quarta-feira apresentado na cidade da Praia, pelo Diretor Nacional das Artes, Ivan Santos, destina-se a crianças e jovens dos quatro aos 16 anos, visando proporcionar-lhes o acesso a aulas ou oficinas de arte.

   Cabo Verde

Cabo Verde quer apoio das Canárias para elevar Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial

Praia - Cabo Verde quer o apoio das Canárias para classificar o antigo Campo de Concentração do Tarrafal, no interior da ilha de Santiago, a Património Mundial, cuja lista indicativa já foi submetida à UNESCO.
O desejo foi manifestado pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiano, Abraão Vicente, após um encontro com uma delegação das Canárias que está de visita a Cabo Verde.

   Mundo

Ativista veterano de Hong Kong 'Long Hair' tenta candidatura a chefe do Executivo

Hong Kong - O veterano político e ativista de Hong Kong Leung Kwok-Hung, (conhecido como 'Long Hair' ou 'Cabelo Comprido'), anunciou a intenção de candidatar-se a chefe do Executivo nas eleições que se realizam em março e são controladas por Pequim.

Conhecido pela sua oposição a Pequim, Leung afirmou em conferência de imprensa o seu interesse em ser candidato, apesar de as possibilidades de o conseguir serem reduzidas, escreve a agência Efe.

   Mundo

Angola pediu apoio ao Brasil para combater vírus Zika

Luanda - Angola pediu apoio ao Brasil para o combate do Zika, vírus que infetou, até à presente data, três pessoas no país, informou quarta-feira o titular da pasta da Saúde angolana.
Luís Gomes Sambo, que falava em conferência de imprensa quarta-feira sobre o estado do setor que dirige, disse que em 2016 foram registados dois casos, o primeiro num cidadão francês, que trabalhou durante 30 dias, na província angolana de Benguela, tendo-lhe sido diagnosticada a doença em França.

   Mundo

Guterres vê África de esperança, promessa e potencial e não "pelo prisma dos problemas"

Nova Iorque - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou quarta-feira que África é "um continente de esperança, promessa e vasto potencial", preferindo esta abordagem em vez de olhar para a região "pelo prisma dos problemas".
"Muitas vezes, o mundo vê a África pelo prisma dos problemas; quando olho para a África, vejo um continente de esperança, promessa e vasto potencial", escreveu António Guterres numa declaração enviada à agência Lusa.

   Economia

OPA/BPI: CaixaBank passa a controlar 84,5% do banco português

Lisboa - O grupo financeiro catalão CaixaBank passou a deter 84,5% dos direitos de voto do Banco BPI na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada sobre o banco português, num investimento total de 644,5 milhões de euros.

Como o CaixaBank já detinha 45,5% do BPI, com esta oferta conseguiu adquirir mais 39%, uma vez que houve uma fatia de 15,49% do capital que não foi adquirido em oferta, segundo os resultados oficiais da operação, que foram divulgados numa sessão especial de bolsa, na Euronext Lisbon.

   Economia

Angola emite 33 M€ de dívida pública para financiar crédito agrícola de campanha

Luanda - O Estado angolano vai emitir cerca de 33 milhões de euros de dívida pública para financiar a concessão de crédito a produtores agrícolas do país, de acordo com um decreto presidencial ao qual a Lusa teve hoje acesso.
Segundo a autorização do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, será feita uma emissão especial de Obrigações do Tesouro em Moeda Nacional no valor de 5.850 milhões de kwanzas (33 milhões de euros), a entregar "diretamente aos bancos integrantes do Programa de Crédito Agrícola de Campanha".

   Economia

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa caiu pelo segundo ano consecutivo

Macau - As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa caíram pelo segundo ano consecutivo em 2016, totalizando 90,87 mil milhões de dólares (85,32 mil milhões de euros), menos 7,72% do que em 2015, indicam dados oficiais.
Trata-se do segundo ano consecutivo de queda, depois de o comércio sino-lusófono ter caído 25,73% em 2015 naquela que foi a primeira diminuição desde 2009.

   Economia

Governo angolano faz aumento de capital de 380 M€ no banco estatal BPC

Luanda - O Governo angolano vai realizar um aumento de capital no Banco de Poupança e Crédito (BPC), detido pelo Estado, de mais de 380 milhões de euros, segundo uma autorização governamental a que a Lusa teve quarta-feira acesso.
O BPC é um dos maiores bancos de Angola e há cerca de um ano apresentava uma carteira de crédito vencido superior a mil milhões de euros, tendo o Ministério das Finanças anunciado que seria alvo de um processo de reestruturação e saneamento.