Boletim Moçambique

Sexta, 17 Novembro 2017 • 23 notícias • 11389 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Presidente do BAD elogia transparência de Moçambique após crise da dívida

Lisboa - O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) elogia o desempenho de Moçambique na transparência demonstrada depois da crise da dívida pública e considera que o país pode ser "o Qatar da África" em termos de gás natural.

"Elogio o Governo pela transparência e por saberem que têm de entrar em diálogo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em termos de garantir que as reformas continuam e que conseguem limpar a dívida", disse Akinwumi Adesina, em entrevista à Lusa, em Lisboa, no final de uma visita de trabalho à capital portuguesa, esta semana.

   Moçambique

Patrões moçambicanos defendem congelamento de aumentos salariais e do 13.º mês

Maputo - A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior associação patronal do país, propôs sexta-feira ao Governo moçambicano o congelamento em 2018 do aumento nos ordenados e do 13.º mês, visando atenuar o desequilíbrio das contas públicas.

A CTA defendeu um pacote de medidas a serem seguidas pelo executivo no próximo ano, durante o V Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios no país.

   Moçambique

Autoridades encerram mesquitas com supostas ligações a ataques armados no norte de Moçambique

Maputo - As autoridades de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estão a encerrar mesquitas da província que se supõe terem sido frequentadas por membros de um grupo armado que há um mês matou polícias e sitiou uma vila.

"Foi uma medida tomada pelo Governo e que abrange apenas as mesquitas que tiveram algum contacto com o grupo de cidadãos envolvidos nos acontecimentos de Mocímboa da Praia", anunciou Álvaro Gonçalves, diretor provincial de Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, citado sexta-feira pelo jornal Notícias.

   MOçambique

Ambientalistas alertam para usurpação de terras e risco ambiental de fábrica em Moçambique

Lisboa - Uma rede internacional ambientalista alertou sexta-feira que a construção de uma nova fábrica de celulose do grupo português Navigator em Moçambique vai afetar o ambiente, a agricultura e empobrecer populações cujas terras foram usurpadas pela indústria.

Num comunicado divulgado em Lisboa pela Quercus, que pertence à Rede Ambiental do Papel, afirma-se que a construção da fábrica, que poderá produzir anualmente 1,5 milhões de toneladas de pasta de papel, está prevista para a costa índica de Moçambique, com a sua própria central de geração de energia com biomassa.

   MOçambique

Ministro da Defesa moçambicano quer prontidão face a novas "ameaças à soberania"

Maputo - O ministro da Defesa moçambicano disse sexta-feira que as Forças de Defesa e Segurança devem estar prontas para responder a novas ameaças à soberania nacional, antecipando-as.

"É necessário dar resposta aos desafios que as novas ameaças à soberania impõem", disse Atanásio Mtumuke, sem especificar, mas após um mês de tumultos em vários pontos do país.

   MOçambique

Patronato moçambicano defende redução de isenções fiscais para grandes projetos de investimento

Maputo - A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior associação patronal do país, defendeu sexta-feira a redução das isenções fiscais aos grandes projetos de investimento, para aumentar a margem de consolidação fiscal do Estado.

"O Governo deve negociar os grandes projetos que se beneficiam de isenções, não no sentido de retirá-las, mas sim de reduzir a sua magnitude", declarou o presidente da CTA, Agostinho Vuma, falando no V Conselho de Monitoria de Ambiente de Negócios.

   MOçambique

Banco de Moçambique quer 40% da população com acesso a serviços financeiros até 2018

Maputo - O vice-governador do Banco de Moçambique afirmou sexta-feira que o país pretende assegurar que 40% da população tenha acesso aos serviços financeiros até 2018 contra os 14,22% apurados em 2016, no âmbito do compromisso com a inclusão financeira.

Victor Gomes apontou as metas de Moçambique no alargamento da inclusão financeira, quando falava na reunião de grupos de trabalho do Comité Nacional de Inclusão Financeira (CNIF), em Maputo.

   MOçambique

Tarifas de portagem aumentam pela segunda vez este ano em Maputo e Moamba

Maputo - As portagens na principal porta rodoviária de Maputo e na ligação à África do Sul vão aumentar a partir de dezembro, anunciou a Trans African Concessions (Trac), empresa concessionária da Estrada Nacional n.º 4 (EN4).

A partir de 01 de dezembro, motociclos e veículos ligeiros passam a pagar 35 meticais (0,4 cêntimos de euro) contra os atuais 30 meticais.

   Angola

Governo angolano entra em 2018 em duodécimos e tem um mês para entregar Orçamento

Luanda - O Governo angolano tem um mês para entregar no parlamento a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2018, prazo mais dilatado devido às eleições gerais de agosto, que deverá implicar uma gestão por duodécimos.

A Lei do Orçamento Geral do Estado angolano define, no seu artigo 24.º, que o Presidente da República deve remeter à Assembleia Nacional a proposta final de OGE, relativa ao exercício subsequente "até ao dia 31 de outubro", a qual deve ser votada, naquele órgão de soberania, até 15 de dezembro.

   Angola

Isabel dos Santos regressa aos negócios com marca própria de cerveja ‘made in’ Angola

Luanda - A empresária angolana Isabel dos Santos voltou sexta-feira à vida empresarial, um dia depois de deixar a petrolífera Sonangol, e lançou em Luanda uma nova marca nacional de cerveja, recordando que em 20 anos já criou 40.000 empregos.

A empresária, que cessou funções na quinta-feira como presidente do conselho de administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, marcou presença na inauguração da fábrica do grupo que detém em conjunto com o marido, nos arredores da capital angolana, e apresentou hoje a nova cerveja “Luandina”.

   Brasil

No Brasil 63,7% dos desempregados são negros ou mulatos

São Paulo, Brasil - Dos 13 milhões de brasileiros desempregados no terceiro trimestre deste ano, 8,3 milhões são negros ou mulatos (63,7%), segundo dados divulgados sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Negros e mulatos representam 54,9% da população brasileira, destacou o mesmo órgão de pesquisa. 

   Timor-Leste

Casal fugido à justiça de Timor requer à PGR que peça extradição para Portugal

Lisboa - Os portugueses Tiago e Fong Fong Guerra, detidos por entrada ilegal na Austrália após terem fugido à justiça de Timor-Leste, solicitaram à Procuradora-Geral da República que peça a sua extradição para Portugal, informou o advogado do casal.

O "pedido internacional de extradição para Portugal com detenção provisória" foi enviado à Procuradora-Geral da República portuguesa, Joana Marques Vidal, com conhecimento para a ministra da Justiça, Francisca Van-Dúnem, e para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, segundo a carta do advogado à qual a Lusa teve acesso.

   Macau

Receitas públicas de Macau excedem até outubro o previsto para todo o ano

Macau, China – As receitas públicas de Macau subiram 14,8% até outubro e atingiram 94.971 milhões de patacas (10.008 milhões de euros), excedendo o orçamentado para todo o ano de 2017, indicam dados oficiais sexta-feira divulgados.

De acordo com dados provisórios disponíveis no portal da Direção dos Serviços de Finanças, a Administração de Macau fechou os primeiros dez meses do ano com receitas totais de 94.971 milhões de patacas (10.008 milhões de euros), traduzindo uma execução de 104,5%.

   Macau

Deputados de Macau pedem responsabilização política sobre atuação no tufão Hato

Macau, China – Dois deputados da chamada ala democrata de Macau submeteram à Assembleia Legislativa um pedido de audição relativamente à responsabilização dos governantes após a passagem do tufão Hato, o pior em mais de meio século.

A Assembleia Legislativa aprovou, na semana passada, a proposta de realização de um debate de interesse público – ainda não agendado – sobre “a efetivação das responsabilidades dos governantes”, mas Ng Kuok Cheong e Au Kam San entendem não ser suficiente. 

   Macau

Preço médio do metro quadrado da habitação em Macau sobe 31% em outubro

Macau, China – O preço médio do metro quadrado das casas em Macau atingiu 117.360 patacas (12.371 euros) em outubro, mais 31% que o registado no mesmo mês do ano passado, indicam dados oficiais.

Segundo estatísticas publicadas no portal da Direção dos Serviços de Finanças, ao mesmo tempo que os preços subiram em termos anuais homólogos, o número de frações transacionadas desceu: venderam-se 930 casas, menos 20% que em outubro de 2016.

   Guiné-Bissau

ONU e parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau preocupados com situação no país

Nações Unidas - O grupo constituído pelas Nações Unidas e quatro organizações parceiras do desenvolvimento da Guiné-Bissau, conhecido como P5, tem "sérias preocupações" sobre o aumento da tensão política e social no país.

"O P5 manifestou sérias preocupações sobre o aumento da tensão política e social no país e reafirmou que o Acordo de Conacri, de 16 de outubro de 2016, que se baseou no roteiro de seis pontos da CEDEAO, assinado em Bissau a 10 de setembro de 2016, continua a ser o principal quadro para uma resolução da crise, como reiterou o Conselho de Segurança da ONU, o Conselho de Paz e Segurança da UA, a Autoridade da CEDEAO e a UE", lê-se num comunicado emitido pelo grupo. 

   Guiné-Bissau

Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau altera forma para se pedir visto em Bissau

Bissau - A embaixada de Portugal na Guiné-Bissau informou sexta-feira que a partir de segunda-feira a empresa VFS Global vai começar a receber e a inserir dados de pedidos de visto de curta duração.

"A empresa internacional VFS GLOBAL irá, a partir do dia 20 de novembro encarregar-se do recebimento, inserção dos dados e restante atendimento ao público relativo a pedidos de vistos curta duração (Schengen)", refere a embaixada, em comunicado divulgado à imprensa.

   Guiné-Bissau

Rádio Nacional da Guiné-Bissau denuncia agressão a jornalista em exercício de funções

Bissau - A Rádio Nacional da Guiné-Bissau (RDN) denunciou sexta-feira que um dos seus jornalistas foi agredido pela polícia durante a manifestação realizada quinta-feira em Bissau.

"É com muita dor e estranheza que tomou conhecimento do espancamento do jornalista afeto ao serviço de informação da RDN que no cumprimento das suas funções foi agredido por parte de um dos elementos das forças de ordem sob alegação de estar a relatar falsidades", refere, em comunicado, a redação da rádio pública guineense.

   Guiné-Bissau

Manifestação em Bissau decorre sem incidentes e com presença discreta da polícia

Bissau - A manifestação dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau contra o chefe de Estado guineense decorreu sexta-feira sem registo de qualquer incidente e com a presença discreta das forças de segurança, apenas visível na zona da Presidência.

Milhares de pessoas protestaram entre a Chapa de Bissau, na avenida que liga o centro da cidade ao aeroporto nacional, até à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), junto à Praça dos Heróis Nacionais, onde fica situada a Presidência da República guineense.

   Guiné-Bissau

Força militar da África Ocidental garante segurança em marcha na Guiné-Bissau

Bissau - A Ecomib, força militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), estacionada na Guiné-Bissau vai garantir a segurança do protesto contra o Presidente do país do Coletivo de Partidos Políticos Democráticos guineense, disseram sexta-feira fontes partidárias.

"A marcha de hoje está fortemente segurada pela equipa da Ecomib. O povo sai à rua pela democracia e pelo Estado de Direito", refere, numa mensagem, o presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira.

   Cabo Verde

Epidemia de paludismo "relativamente controlada" em Cabo Verde - oficial

Praia - Os casos de paludismo em Cabo Verde estão a diminuir desde o início de novembro e a epidemia está "relativamente controlada", segundo as autoridades de saúde, que apelam à população para que mantenha as medidas de prevenção.

"O número de casos notificados tem estado a diminuir e, desde de 01 de novembro e até a atual data, foram registados 10 casos", informou o Ministério da Saúde cabo-verdiano em comunicado.

   Cabo Verde

Turismo domina oportunidades de investimento em Cabo Verde - Primeiro-ministro

Cascais - O primeiro-ministro de Cabo Verde elencou sexta-feira os setores do turismo, economia do mar, tecnologias de informação e energias renováveis como as área prioritárias para o investimento estrangeiro, durante um encontro com empresários em Portugal.

"O turismo e todos os setores ligados ao turismo e à oferta ao mercado turístico, que nos próximos dez anos terá 3 milhões de turistas, seguramente, a economia do mar, nomeadamente a zona económica especial marítima em São Vicente, as tecnologias de informação e as energias renováveis", respondeu Ulisses Correia e Silva, quando questionado sobre os setores potencialmente mais apetecíveis para os investidores estrangeiros.

   Cabo Verde

Portugal quer "contratos claros e transparentes" nas privatizações de Cabo Verde

Cascais – O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, defendeu sexta-feira a necessidade de “contratos claros e transparentes” na área das privatizações de Cabo Verde, salientando que o objetivo de Portugal é o crescimento equilibrado e justo.

“Os contratos têm de ser claros e transparentes, e garantir aos privados o retorno dos capitais e uma rentabilidade maior nos casos em que contribuam mais para o desenvolvimento, com melhor gestão nas empresas”, disse o ministro durante a intervenção de abertura no Fórum de Desenvolvimento, que decorre esta manhã em Cascais.