Boletim Moçambique

Terça, 14 Novembro 2017 • 20 notícias • 9190 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Preço dos combustíveis aumenta hoje em Moçambique

Maputo - O preço dos combustíveis aumenta hoje em Moçambique, anunciou terça-feira o Governo em comunicado.

A gasolina sobe de 59,52 para 62,72 meticais por litro e o gasóleo passa de 53,38 para 56,43 meticais por litro. O petróleo de iluminação sobe de 43,32 para 44,73 meticais por litro, o gás doméstico (GPL) passa de 58,04 para 70,11 por quilo, enquanto o gás comprimido (GNV) passa de 28,22 para 29,75 meticais.

   MOçambique

Banco italiano vai desembolsar 95 ME para projetos de drenagem e ensino em Moçambique

Maputo - A Cassa Depositi e Prestiti, instituição financeira do Estado italiano, vai desembolsar 95 milhões de euros para o projeto de drenagem no município de Maputo e para o ensino técnico profissional do país, anunciou terça-feira o Conselho de Ministros.

Em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Armindo Ngunga, disse que o banco vai financiar com 60 milhões de euros o Projeto de Sistema de Drenagem de Águas Pluviais na Cidade de Maputo e com 35 milhões de euros a Reforma do Ensino Técnico Profissional.

   MOçambique

Transportadores moçambicanos pedem recursos para transporte metropolitano

Maputo - A Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (Fematro) considerou terça-feira útil a decisão do Governo de criar a Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMTM), mas assinalou a necessidade de mobilização de recursos para a concretização da iniciativa.

"Pelo que o Governo nos tem dito, organizar e integrar todo o sistema de transporte rodoviário numa área metropolitana seria útil, mas é uma ambição que requer a mobilização de recursos", disse à Lusa o presidente da Fematro, Castigo Nhamane.

   Angola

Angola aumenta produção petrolífera em outubro e ‘fura’ acordo com a OPEP

Luanda - A produção petrolífera angolana inverteu as quebras e aumentou fortemente em outubro, equivalente a 69.800 barris diários, reaproximando-se da líder Nigéria no topo dos produtores africanos, mas ‘furando' o limite acordado com a OPEP.

De acordo com dados do último relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), compilados quinta-feira pela Lusa, Angola atingiu em outubro uma produção diária média de 1,711 milhões de barris de crude, com dados baseados em fontes secundárias.

   Angola

Parlamento angolano com falta de verbas para pagar despesas dos deputados

Luanda - O secretário-geral da Assembleia Nacional angolana admitiu terça-feira a insuficiência de recursos para o cumprimento de despesas inerentes às funções dos deputados, o que tem obrigado a priorizar apenas o essencial.

Agostinho Pedro de Neri falava aos jornalistas à margem da primeira sessão legislativa da IV legislatura que se realizou terça-feira em Luanda, reagindo às notícias divulgadas esta semana sobre alegados cortes de regalias dos deputados.

   Brasil

Oi regista lucro de 56,8 milhões de euros no Brasil no terceiro trimestre

São Paulo – A operadora de telecomunicações Oi atingiu um lucro de 217,5 milhões de reais (56,8 milhões de euros) no Brasil no terceiro trimestre deste ano, primeiro resultado positivo registado no país da empresa desde igual período de 2015.

Num balanço divulgado na noite de segunda-feira, a Oi informou que incluindo as operações internacionais, obteve um lucro de oito milhões de reais (dois milhões de euros) no mesmo período

   Brasil

Brasil anuncia diminuição de 28% da taxa de desflorestação na Amazónia

São Paulo - O Brasil anunciou que a taxa de desflorestação nas suas áreas de conservação da Amazónia caiu 28% relativamente a 2016, tornando-se no segundo nível mais baixo em décadas.

O anúncio aconteceu na terça-feira à margem da conferência climática global em Bona, na Alemanha, quando a Grã-Bretanha e a Alemanha prometeram 81 milhões de dólares (68,9 mil milhões de euros) e 72 milhões de dólares (61,2 milhões de euros), respetivamente, para combater a desflorestação na região amazónica.

   Brasil

Vírus zika influenciou forte queda de natalidade no Brasil em 2016

São Paulo - A taxa de natalidade no Brasil registou em 2016 a maior queda verificada em quase três décadas, em parte devido à epidemia do vírus zika, que atingiu o país desde final de 2015 e ao longo do ano passado.

A informação faz parte de uma pesquisa divulgada terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

   Brasil

Polícia brasileira investiga rede de corrupção nos transportes do Rio de Janeiro

São Paulo - A Polícia Federal do Brasil iniciou terça-feira uma operação contra uma rede, que envolve políticos e empresários, suspeita de desvio de dinheiro do setor dos transportes públicos no estado do Rio de Janeiro, segundo fontes oficiais.

Esta operação é um desdobramento das investigações da Lava Jato e procura cumprir seis ordens de detenção preventiva, quatro de prisão temporária e 35 de busca e apreensão.

   Portugal

Número de casos de 'legionella' sobe para 51

Lisboa – O número de casos confirmados de doença dos legionários do surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 51, mais um relativamente ao balanço de segunda-feira, anunciou terça-feira a Direção-geral da Saúde (DGS).

De acordo com os números divulgados, como dados preliminares e ainda sujeitos a validação, os 51 casos de infeção com a bactéria 'Legionella pneumophila' são todos de pessoas com história de doença crónica e/ou fatores de risco, sendo 35 pessoas com mais de 70 anos e 30 mulheres (na segunda-feira eram 29).

   Portugal

Setor privado português tem muitos envelopes financeiros para investir em África - SENEC

Lisboa - O setor privado português tem "muitos envelopes financeiros" disponíveis para investimentos em África, afirmou terça-feira em Lisboa a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, considerando que a ajuda pública tradicional não chega.

"Não podemos pensar na cooperação para o desenvolvimento sem envolver o setor privado", disse Teresa Ribeiro no final de um encontro com o presidente do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), cuja visita a Portugal terminou terça-feira.

   Timor-Leste

Ministério Público timorense prepara mandado de captura de casal português – PGR

Díli - O procurador-geral da República timorense, José Ximenes, disse quinta-feira à Lusa que as autoridades timorenses preparam um mandado de captura para o casal português Tiago e Fong Fong Guerra que fugiu na semana passada para a Austrália.

José Ximenes confirmou que estava a ser preparado um mandado, mas escusou-se a confirmar se já tinha sido ou não emitido e se era um mandado nacional ou internacional.

   Macau

Orçamento de Macau para 2018 sobe 15,76%

Macau – O Orçamento de Macau para 2018 vai aumentar 15,76% em linha com a tendência crescente das receitas de jogo, principal motor da economia, com o Governo a prever um saldo positivo equivalente a 1,01 mil milhões de euros.

Na proposta de Orçamento para o próximo ano, divulgada terça-feira durante a apresentação das Linhas de Ação Governativa (LAG) para 2018, o executivo de Macau prevê que as receitas globais da Administração ascendam a 119,16 mil milhões de patacas (12,64 mil milhões de euros) – mais 15,76% do que o previsto para 2017.

   Guiné-Bissau

Presidente guineense exonera Procurador-Geral da República

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou terça-feira o Procurador-Geral da República, António Sedja Man, que vai ser substituído no cargo pelo atual diretor da Polícia Judiciária, Bacari Biai.

Segundo o decreto presidencial 27/2017, enviado à agência Lusa, o Presidente da República tomou a decisão, depois de ouvido o Governo.

   Guiné-Bissau

China doa três milhões de euros de arroz à Presidência da Guiné-Bissau

Bissau - A China entregou terça-feira à Presidência da Guiné-Bissau um donativo em arroz no valor de três milhões de euros para ajudar organizações sociais e agricultores, cujas culturas foram destruídas por inundações e seca.

"O donativo tem o valor de dois mil milhões de francos cfa (cerca de três milhões de euros) e enquadra-se na cooperação sincera e pragmática existente entre os dois países e que já remonta a datas longínquas", afirmou o embaixador da China na Guiné-Bissau, Jin Hongjun.

   Guiné-Bissau

Grupo português Quilaban abre laboratório de análises clínicas na Guiné-Bissau

Bissau - O grupo português Quilaban abriu terça-feira na capital da Guiné-Bissau um laboratório de análises clínicas nas áreas de hematologia, bioquímica e imunologia e a partir de dezembro fará análises de bacteriologia.

Mária Luísa Araújo, diretora do NôLab (Nosso Laboratório), indicou aos jornalistas que a abertura do novo laboratório "é uma aposta" que a Quilaban faz na Guiné-Bissau devido às necessidades que o país tem no domínio da saúde.

   Cabo Verde

Cabo Verde inaugura centro para investigação oceanográfica e atmosférica

Mindelo - O Centro Oceanográfico de Cabo Verde, estrutura que irá promover a investigação oceanográfica e atmosférica no Atlântico, foi inaugurado terça-feira no Mindelo, ilha de São Vicente, com financiamento da cooperação alemã.

Trata-se de uma infraestrutura de investigação oceanográfica e atmosférica e de logística que irá servir para a preparação de campanhas e estudos na região do Atlântico onde Cabo Verde se insere.

   Mundo

BAD vai olhar para países lusófonos como um bloco - Presidente

Lisboa - O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, disse terça-feira à Lusa que esta instituição financeira está a preparar um novo olhar sobre os países lusófonos, olhando para os países como um bloco e não individualmente.

"Quero que o BAD olhe para os países lusófonos de uma maneira diferente; estamos a criar um compacto entre o BAD e Portugal para ver como olhar para projetos maiores e usar os nossos instrumentos para tirar risco e dar mais escala aos projetos", disse Adesina em entrevista à Lusa no final de uma visita a Portugal.

   Mundo

Prevalência da diabetes em adultos em África mais do que duplicou em 34 anos – OMS

Lisboa – A taxa de prevalência da diabetes na população adulta em África mais do que duplicou em 34 anos, de 3,1% em 1980 para 7% em 2014, alertou terça-feira a diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África.

Numa mensagem para evocar o Dia Mundial da Diabetes, que se celebrou terça-feira, Matshidiso Moeti indicou que a OMS juntou-se à comunidade internacional para celebrar a data, que este ano se subordina ao tema “A Mulher e a Diabetes – O Nosso Direitos a Um Futuro Mais Saudável”. 

   Economia

Apoio do Banco Africano de Desenvolvimento abre “avenida nova de financiamento” – CPLP

Lisboa – A diretora-geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) considerou terça-feira que o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento “é fundamental” e que abre uma “avenida nova de financiamento” na CPLP.

Para a diretora-geral da CPLP, Georgina Melo, que falava após um encontro com o presidente daquela instituição, Akinwumi Adesina, o apoio do BAD é fundamental e "abre uma avenida nova de financiamento" para os projetos que estão em preparação.