Boletim Moçambique

Quarta, 08 Novembro 2017 • 16 notícias • 7896 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Procuradoria investiga 23 funcionários públicos por corrupção e peculato no centro de Moçambique

Chimoio - A Procuradoria Provincial de Manica, centro de Moçambique, está a investigar 23 funcionários e agentes do Estado suspeitos de desvio de fundos e corrupção, disse quarta-feira fonte oficial.

Os funcionários, dos setores de educação, agricultura e segurança alimentar, cultura e turismo estão a ser ouvidos em 12 processos-crime por "corrupção e peculato", que resultaram no desfalque de 20 milhões de meticais (283 mil euros) no período de janeiro a outubro, disse Inácio Vumbuca, porta-voz da Procuradoria Provincial de Manica.

   Moçambique

Parlamento moçambicano ratifica Acordo de Paris sobre mudanças climáticas

Maputo - A Assembleia da República de Moçambique ratificou quarta-feira o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas que o país assinou durante a Conferência das Nações Unidas realizada em 2015, conhecida por COP 21.

A presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, anunciou que a ratificação foi feita por consenso e aclamação entre a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, e Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

   MOçambique

Presidente nomeia ex-presidente da CNE vice-ministro da Saúde e magistrada vice do Interior

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou quarta-feira João Leopoldo da Costa, ex-presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), vice-ministro da Saúde, e Helena Mateus Kida, magistrada judicial, vice-ministra do Interior, indicou hoje a Presidência da República.

Em nota de imprensa, a Presidência da República refere que Filipe Nyusi nomeou a nova vice-ministra do Interior e o novo vice-ministro em despachos separados.

   MOçambique

Oficializada entrada da Exxon Mobil na exploração de gás natural em Moçambique

Maputo - A entrada da petrolífera norte-americana Exxon Mobil na exploração de gás natural em Moçambique está oficializada, anunciou a ministra Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens.

A participação da empresa "não é um fim em si", mas antes um passo que "vai permitir usar a grande competência técnica" e tirar partido da "robustez financeira da Exxon Mobil" no projeto, referiu.

   Angola

MP pede penas de prisão para angolanos associados ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico

Luanda - O Ministério Público (MP) angolano pediu quarta-feira a condenação entre três a quatro anos de prisão efetiva para quatro dos seis muçulmanos acusados de organização terrorista e fidelidade ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico, e a absolvição dos restantes.

O pedido foi feito quarta-feira pelo procurador José Henriques, durante a apresentação das alegações finais do julgamento dos seis angolanos, cinco dos quais em prisão preventiva há quase um ano, enquanto a defesa pediu a absolvição de todos os arguidos na sentença que será lida a 22 de novembro.

   Angola

Governo angolano prepara Orçamento prevendo crescimento de 3,4% em 2018

Luanda - O Governo angolano está a trabalhar numa base macroeconómica para 2018 que assenta no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4%, mas uma taxa de inflação ainda a dois dígitos, acima dos 17% a um ano.

As projeções constam do Plano Intercalar do executivo a seis meses (outubro a março), para melhorar a situação económica e social do país, aprovado a 10 de outubro, na primeira reunião do conselho de ministros presidida pelo novo chefe de Estado, João Lourenço, e que antecede a apresentação do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2018.

   Brasil

Dez casos suspeitos de febre amarela sob investigação em São Paulo

São Paulo - Dez casos suspeitos de febre amarela estão a ser investigados pela Secretaria de Saúde de São Paulo, a maior cidade do Brasil, segundo informações oficiais divulgadas quarta-feira.

A febre amarela tornou-se uma preocupação para as autoridades sanitárias de São Paulo depois de macacos que vivem em áreas da zona norte da cidade, onde há presença de vegetação mais fechada, foram encontrados mortos depois de serem infetados pelo vírus.

   Timor-Leste

Governo timorense aprova Orçamento Retificativo para 2017

Díli - O Governo timorense aprovou quarta-feira em Conselho de Ministros o Orçamento Retificativo para 2017 que prevê gastos totais este ano de 1,6 mil milhões de dólares, e que vai agora ser enviado ao Parlamento Nacional para debate e aprovação.

Segundo refere o executivo em comunicado o documento foi guiado pela "nova política e pela necessidade de responder à estrutura orgânica do VII Governo Constitucional".

   Guiné-Bissau

Banco Mundial ajuda Guiné-Bissau a melhorar fornecimento de eletricidade e Internet

Bissau - A vice-presidente do Banco Mundial para a região africana, Mantan Murthy, disse quarta-feira em Bissau que a instituição está empenhada em ajudar a Guiné-Bissau a melhorar os níveis de fornecimento de eletricidade e Internet à população.

A saída de uma audiência de trabalho com o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, na presença do ministro das Finanças, João Fadiá, a responsável indicou aos jornalistas que o Banco Mundial já aprovou os apoios para os dois setores faltando agora as decisões de Bissau.

   Cabo Verde

Estado de Cabo Verde ainda não concretizou entrada no capital da Binter – PM

Praia - O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse quarta-feira que a entrada do Estado no capital social da companhia aérea Binter Cabo Verde (49%) ainda não foi concretizada, seis meses após o anúncio do negócio.

A companhia Binter Cabo Verde realiza deste 12 de novembro do ano passado voos entre as ilhas cabo-verdianas e desde agosto assegura a exclusividade das ligações aéreas no arquipélago, após a companhia aérea pública TACV ter deixado de operar no mercado interno.

   Cabo Verde

BAD e Cabo Verde formalizam acordo de empréstimo de 20 milhões de euros

Praia - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo cabo-verdiano assinaram, na segunda-feira, em Abidjan, Costa do Marfim, um acordo de empréstimo de 20 milhões de euros para ajuda orçamental e reforço da economia, anunciou quarta-feira a organização.

Segundo o BAD, o acordo de empréstimo, que visa apoiar a reforma das empresas estatais e a realização de investimentos públicos, foi assinado pelo embaixador de Cabo Verde em Dacar, Inácio Rosa de Carvalho, e pelo diretor geral do BAD para a África Ocidental, Janvier Litsé.

   Mundo

Web Summit: Conselheiro de Obama alerta para perigo de desemprego em África

Lisboa – O conselheiro do ex-presidente norte-americano Barack Obama Grant Harris alertou quarta-feira para o “verdadeiro perigo” de os Estados africanos não estarem a ser capazes de criar emprego a um ritmo capaz de absorver o crescimento da população.

“A maioria da população africana é jovem. E os líderes africanos não têm conseguido criar empregos ao ritmo que é preciso. O Fundo Monetário Internacional [FMI] estima que precisaremos de 18 milhões de novos empregos todos os anos até 2035 só para absorver essa população crescente”, observou, na Web Summit, a decorrer em Lisboa, num painel sobre o investimento em África.

   Mundo

Tribunal Constitucional espanhol anula declaração de independência da Catalunha

Madrid – O Tribunal Constitucional espanhol anulou quarta-feira a Declaração Unilateral de Independência aprovada pelo parlamento da Catalunha a 27 de outubro e que já tinha suspendido.

O Tribunal Constitucional tinha um prazo máximo de cinco meses para ratificar ou levantar a suspensão, tendo decidido em menos de 10 dias. O pleno do tribunal decidiu ainda denunciar por desobediência às suas sentenças a ex-presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, e dois membros da Mesa, o órgão dirigente do parlamento regional.

   Economia

Entrada na Global Media é o "primeiro investimento em Portugal" - KNJ

Lisboa - O empresário de Macau Kevin Ho, diretor da KNJ Investment, disse quarta-feira à Lusa que a entrada no capital da Global Media resultou de "longas conversações" e representa o "primeiro investimento em Portugal".

A KNJ Investment concretizou na segunda-feira a entrada na Global Media Group (GMG), dona do Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN) e rádio TSF, entre outros, passando a deter uma posição de 30%, um investimento de 15 milhões de euros.

   Economia

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa subiu 29,36% até setembro

Macau – As trocas comerciais entre a China e os países lusófonos subiram 29,36% até setembro, em termos anuais homólogos, atingindo 89,42 mil milhões de dólares (72,79 mil milhões de euros), indicam dados oficiais.

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicados no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 62,80 mil milhões de dólares (54,15 mil milhões de euros) – mais 31,26% – e vendeu produtos no valor de 26,61 mil milhões de dólares (22,94 mil milhões de euros), mais 25,09% em termos anuais homólogos.

   Desporto

Basquetebolista Walter Tavares deverá assinar pelo Real Madrid

Madrid – O basquetebolista cabo-verdiano Walter ‘Edy’ Tavares deverá reforçar o Real Madrid e poderá jogar frente ao FC Barcelona já no domingo, em jogo da liga espanhola de basquetebol, disse quarta-feira o treinador dos 'merengues'.

“De Tavares falarei quando for oficial, mas não vou mentir, está em Madrid. Quando for oficial, se estiver tudo bem, é normal que jogue contra o ‘Barça’”, revelou hoje Pablo Laso, treinador do Real Madrid, líder do campeonato.