Boletim Moçambique

Segunda, 06 Novembro 2017 • 20 notícias • 9369 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moeda moçambicana na terceira semana consecutiva de valorização ligeira face ao euro

Maputo - A moeda moçambicana registou pela terceira semana consecutiva uma valorização ligeira em relação ao euro, segundo as taxas de câmbio médias de referência do banco central, seguidas pela Lusa.

O valor resulta de uma valorização do metical face ao dólar e da continuação da quebra do euro face à moeda norte-americana - que serve de base de cálculo para todos os câmbios da divisa lusófona.

   Moçambique

Analistas prevêm negociações demoradas e complexas com os credores de Moçambique

Londres - Os analistas financeiros que acompanham a economia de Moçambique convergem na ideia de que o Governo quer evitar ajudas externas e que as negociações com os credores serão complexas e demoradas, dificultando a retoma económica.

"A nossa estimativa central é que o Governo vá continuar neste caminho de isolamento, acumulando dívidas aos fornecedores e credores, endividando-se fortemente no mercado interno e exacerbando os desequilíbrios macroeconómicos enquanto espera pelas receitas do gás", escreveram os peritos da unidade de análise da revista britânica 'The Economist'.

   MOçambique

Programa prevê 202,5 M€ para Cooperação entre Portugal e Moçambique até 2021

Maputo - O novo Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Moçambique está orçado em 202,5 milhões de euros, cerca de metade do qual diz respeito a crédito concecional, foi anunciado segunda-feira em Maputo.

Além dos apoios a setores tradicionais (como educação e saúde), é dada especial atenção "ao investimento e comércio", referiu a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Portuguesa, Teresa Ribeiro.

   MOçambique

FBI e Ministério da Justiça dos EUA investigam bancos credores de Moçambique

Nova Iorque - A polícia federal (FBI) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estão a investigar os bancos Credit Suisse, VTB e Paribas pelo alegado envolvimento nos empréstimos secretos em Moçambique, noticia o Wall Street Journal (WSJ).

"O FBI está a investigar se os bancos facilitaram a corrupção ao permitir que as autoridades moçambicanas recebessem dinheiro angariado na venda de dívidas, disseram fontes conhecedoras do processo", lê-se na edição de segunda-feira do WSJ, consultada pela Lusa.

   MOçambique

Ministério do Interior moçambicano investiga 320 polícias por corrupção

Maputo - O Ministério do Interior de Moçambique abriu processos disciplinares contra 320 polícias por suspeitas de envolvimento em atos de corrupção, entre janeiro e setembro, que poderão resultar em expulsão.

Os polícias são alvo de 180 processos disciplinares que terão o seu desfecho dentro em breve, prevendo-se a expulsão, anunciou Joaquim Bule, porta-voz do XXVII Conselho Coordenador 

   MOçambique

Governo moçambicano vai concluir em breve redefinição de fronteiras com três países

Maputo - O Governo moçambicano vai concluir brevemente a redefinição das fronteiras com a Zâmbia, Tanzânia e Suazilândia e iniciar idêntica operação com a África do Sul, anunciou o Ministério do Interior de Moçambique.

A conclusão do processo segue-se ao encerramento do mesmo exercício com o Malaui, anunciou Joaquim Bule, porta-voz do XXVII Conselho Coordenador do Ministério do Interior. 

   MOçambique

Ministério da Saúde de Moçambique retira antibiótico das farmácias

Maputo - O Ministério da Saúde de Moçambique mandou retirar das farmácias o medicamento Fenoximetil-Penicilina apresentado como antibiótico em comprimidos, mas que é impróprio para o consumo humano, anunciou em comunicado.

O produto importado pela firma Generics & Especialistas não foi distribuído ou vendido nas unidades sanitárias públicas, sendo disponibilizado apenas em estabelecimentos privados, refere a nota.

   Angola

Depósitos sob reserva do banco central angolano sobem para mais de 5.000 M€

Luanda - O volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira dos bancos comerciais angolanos sob reserva do banco central recuperou ligeiramente em setembro, para 985.827 milhões de kwanzas (5.100 milhões de euros), mas continuando em mínimos desde 2015.

Segundo dados preliminares do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre o panorama monetário angolano, compilados pela agência Lusa, entre agosto e setembro estas reservas obrigatórias aumentaram quase um por cento, o equivalente a 7.275 milhões de kwanzas (37,6 milhões de euros).

   Angola

FMI mantém disponibilidade para apoio a Angola mas garante que não há pedido

Luanda - O Fundo Monetário Internacional (FMI) mantém em aberto a possibilidade de assistência financeira a Angola, mas até ao momento não foi feito nenhum pedido do Governo angolano, disse segunda-feira o chefe da missão do fundo para o país africano.

Ricardo Velloso, que falava no final da reunião realizada segunda-feira com a equipa económica do Governo de Angola, liderada pelo ministro das Finanças angolano, Archer Mangueira, para início dos trabalhos para atualização de dados, explicou tratar-se de um apoio disponível para Angola, como a qualquer outro país.

   Angola

FMI saúda intenção do Governo angolano de introduzir IVA

Luanda - O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Angola considerou segunda-feira positiva a pretensão do Governo angolano de introduzir o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em 2019, de resto uma sugestão antiga daquela organização.

"A sugestão da nossa parte, de que o IVA devia ser introduzido, já vem de algum tempo. Eu acho que é um ponto muito positivo que o Governo esteja considerando a introdução deste imposto. Se ele vai ser introduzido em 2019 ou um pouco depois isso depende de quão rápido se possa avançar com os trabalhos técnicos", referiu o responsável.

   Brasil

Paradise Papers: Ministros brasileiros donos de 'offshore' em paraísos fiscais negam irregularidades

São Paulo, Brasil - Os ministros das Finanças e da Agricultura do Brasil negaram terem cometido qualquer irregularidade depois dos seus nomes terem sido vinculados a empresas 'offshore' em paraísos fiscais descobertas nas revelações dos 'Paradise Papers'.

Ambos são citados pelo portal da Internet brasileiro Poder360, que integra o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês), que tiveram acesso ao vazamento de 13,4 milhões de documentos financeiros.

   Brasil

Estudante de 16 anos morta a tiro em sala de aula no Brasil

São Paulo – Um jovem de 19 anos entrou na segunda-feira numa sala de aula da sua antiga escola em Goiás, no Brasil, e atingiu 11 vezes a tiro uma aluna, de 16 anos, que morreu do local, anunciaram as autoridades.

Com uma máscara, Misael Pereira saltou o muro da escola em Alexania, cidade do Estado de Goiás, e dirigiu-se à sala de aula da vítima, disse o porta-voz da polícia.

   Portugal

Surto de legionella provoca dois mortos

Lisboa - O surto de infeção com a bactéria 'legionella' no hospital São Francisco Xavier provocou dois mortos, um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde na segunda-feira.

A origem do surto foi identificada na rede de água do hospital, que já foi submetida a intervenções - choque térmico e choque químico - para eliminar a bactéria 'Legionella pneumophila', que provoca uma infeção respiratória conhecida como Doença do Legionário. 

   Timor-Leste

Governo timorense envia Orçamento retificativo ao Parlamento na quinta-feira - PM

Díli - O Governo de Timor-Leste aprova na quarta-feira, em Conselho de Ministros, a versão final do Orçamento Retificativo para 2017, enviando-o na quinta-feira para ser agendado e discutido no Parlamento Nacional, anunciou o primeiro-ministro timorense.

"O Orçamento Retificativo será enviado ao Parlamento Nacional no dia 9. O programa só será enviado mais tarde", disse Mari Alkatiri à Lusa.

   Macau

Aeroporto Internacional de Macau com 5,86 milhões de passageiros até outubro

Macau, China – O Aeroporto Internacional de Macau registou 5,86 milhões de passageiros entre janeiro e outubro, um aumento de 6,5% em termos anuais homólogos, indicaram dados oficiais.

Só em outubro foram registados 610.000 passageiros, o que representa um aumento de 20% em relação a igual mês de 2016, refere um comunicado da Companhia do Aeroporto de Macau (CAM). 

   Guiné-Bissau

Presidente do parlamento guineense denuncia tentativas para invadir Assembleia Nacional Popular

Bissau - O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, denunciou segunda-feira ameaças de invasão à Assembleia Nacional Popular por parte de apoiantes do chefe de Estado, José Mário Vaz, do Partido de Renovação Social e do grupo dos 15.

"A absurda crise político-institucional que abala a Guiné-Bissau há mais de dois anos estava circunscrita a debates e troca de argumentos de parte a parte. Contudo, de algum tempo a esta parte, a Assembleia Nacional Popular tem vindo a sofrer ameaças de invasões da sua sede por parte de apoiantes do Presidente da República, do PRS e do grupo dos 15 dissidentes expulsos do PAIGC, assim como as sedes de alguns partidos", refere, em comunicado à imprensa.

   Guiné-Bissau

Professores guineenses iniciam uma greve nacional

Redação - Os professores da Guiné-Bissau iniciaram na segunda-feira uma greve nacional, convocada pelos dois sindicatos do setor, para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.

O pré-aviso de greve é válido até dia 24 deste mês.

   Mundo

Livre circulação no espaço da CPLP é “quase insolúvel” – diplomata brasileiro

Lisboa – O diplomata brasileiro Lauro Moreira considerou segunda-feira que a livre circulação no espaço lusófono é um problema “quase insolúvel”, pois Portugal, ao integrar a União Europeia (UE), “não dispõe da sua própria soberania”, subordinando-se ao Acordo de Schengen.

Lauro Moreira, antigo representante do Brasil na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), falava à agência Lusa após um debate sobre “Refugiados: Um Drama nos Nossos Dias”, organizado pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), em parceria com o secretariado executivo da comunidade lusófona.

   Mundo

China enfrenta “dilema” entre interesses económicos e ideológicos – académico chinês

Changchun, China – O professor chinês de Relações Internacionais Wang Li considera que a questão nuclear norte-coreana coloca a China perante um "dilema", apontando as divergências entre os interesses económicos, ideológicos e de segurança de Pequim.

"Da nossa perspetiva geopolítica, não seria inteligente abandonar um país vizinho, cuja economia e segurança dependem da China, e que se opõe aos Estados Unidos", diz Wang à agência Lusa.

   Economia

Justiça dos EUA suspende processo contra petrolífera brasileira Petrobras

São Paulo, Brasil - A Justiça norte-americana deferiu um pedido da petrolífera brasileira Petrobras no sentido de suspender um processo movido por investidores em Nova Iorque contra a empresa, que alegaram terem sido prejudicados com a corrupção evidenciada na Operação Lava Jato.

O Tribunal Federal de Recursos do Segundo Circuito [dos Estados Unidos] "deferiu pedido de suspensão formulado pela companhia [Petrobras]. Dessa forma, a 'class action' [ação coletiva] permanecerá suspensa" até que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decida se apreciará o recurso da Petrobras, lê-se no comunicado divulgado ao mercado.