Boletim Moçambique

Segunda, 30 Outubro 2017 • 15 notícias • 6730 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Filipe Nyusi pede rapidez e eficácia a Serviços de Informações e Segurança do Estado

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, instou segunda-feira o Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE) a agir em tempo útil contra atos que ameaçam a segurança do Estado, assinalando a emergência de novos riscos à segurança interna.
Filipe Nyusi realçou a necessidade de o SISE ser mais eficaz na sua atuação falando após conferir posse ao novo diretor-geral da instituição, Júlio Jane.

   Moçambique

PR pede às Forças de Defesa e Segurança capacidade de antecipação de ameaças

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exortou segunda-feira as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a anteciparem as ameaças à soberania e estabilidade do país, assinalando a importância de uma colaboração entre os vários ramos.
"Impõe-se que as Forças de Defesa e Segurança sejam capazes de antever as ameaças ou que, em caso de ocorrência de atos atentatórios à soberania, tenham capacidade de agir com firmeza", afirmou Filipe Nyusi.

   Moçambique

Moçambique prepara plano de prevenção após surto de peste em Madagáscar

Maputo - O Ministério da Saúde de Moçambique está a preparar um plano de prevenção face à ameaça de peste, após um surto registado em Madagáscar, anunciou segunda-feira o organismo.
Está em curso um trabalho de prevenção que inclui o controlo dos "pontos de entrada" no país, para verificar e acompanhar qualquer pessoa que tenha estado em Madagáscar, anunciou a diretora nacional auxiliar de Saúde Pública, Maria Benigna Matsinhe.

   MOçambique

Euro comprado abaixo de 70 meticais pela primeira vez em três meses

Maputo - A moeda moçambicana valorizou-se na última semana com o euro a ser comprado abaixo de 70 meticais pela primeira vez em três meses, segundo as taxas de câmbio médias de referência do banco central, seguidas pela Lusa.
O valor resulta de uma valorização da moeda moçambicana face ao dólar e da continuação da quebra do euro face à moeda norte-americana - que serve de base de cálculo para todos os câmbios do metical.

   MOçambique

Aumento da produção em Moatize mostra que carvão é o motor da economia - Economist

Londres - A Economist Intelligence Unit (EIU) considerou segunda-feira que o aumento da produção de carvão na mina de Moatize reforça a convicção de que esta matéria-prima é o principal motor do crescimento económico de Moçambique.
"Os últimos números da produção reforçam a nossa visão, segundo a qual o carvão é o principal motor do crescimento da economia de Moçambique", escrevem os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist.

   MOçambique

MDM repete candidatura de Venâncio Mondlane ao município de Maputo

Maputo - O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) indicou Venâncio Mondlane, deputado, como candidato a presidente do município de Maputo nas eleições de 2018, repetindo a aposta de 2013, anunciou o partido.
A indicação de Venâncio Mondlane foi decidida pelo MDM ao nível da cidade de Maputo durante o fim-de-semana, indicou segunda-feira a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

   Angola

Ministro promete apoio a empresa de pontes de Angola para pagar 48 meses salários

Luanda - O novo ministro da Construção e Obras Públicas angolano assumiu segunda-feira que vai analisar a situação dos trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes, com salários em atraso há 48 meses, mas apelou igualmente ao "diálogo" entre sindicato e administração.
"Temos algumas perspetivas no nosso plano orçamental e isso pode ajudar a resolver já os problemas candentes e equacionar o problema dos atrasados", disse Manuel Tavares de Almeida, após visitar as instalações daquela empresa pública, no município do Cazenga, em Luanda.

   Angola

PR apela à responsabilidade do novo governador do Banco Nacional de Angola

Luanda - O Presidente angolano realçou segunda-feira a responsabilidade de o novo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) colocar a banca nacional ao nível dos padrões exigidos internacionalmente, classificando José de Lima Massano como "homem íntegro e trabalhador".
O chefe de Estado, João Lourenço, teceu breves declarações na cerimónia de posse de José de Lima Massano, que substitui no cargo Valter Filipe, exonerado, sexta-feira, a seu pedido.

   Brasil

Presidente do Brasil recebe alta médica após operação à próstata

São Paulo - O Presidente do Brasil, Michel Temer, teve segunda-feira alta médica, três dias após ser operado à próstata num hospital na cidade de São Paulo.
Ao sair do hospital, o chefe de Estado brasileiro disse aos jornalistas que "está tudo bem" com a sua saúde e que iria "para casa", antes de deixar a instituição num carro oficial.

   Brasil

Brasil registou sete mortes violentas por hora em 2016

São Paulo - O Brasil registou sete mortes violentas por hora no ano passado, num total de 61.619 casos, o maior número de homicídios da história do país contabilizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os números divulgados segunda-feira pela organização não governamental, que apresenta a mais importante compilação de dados oficiais sobre crimes no Brasil, mostram que em 2016 houve um aumento de 3,8% no número de homicídios face a 2015.

   Cabo Verde

Vinci/ANA estudam modelo de gestão para aeroportos de Cabo Verde

Praia - A empresa de gestão aeroportuária Vinci/ANA-Aeroportos de Portugal vai apresentar, dentro de seis meses, ao Governo de Cabo Verde um modelo de gestão dos aeroportos do país, ao abrigo de um acordo assinado segunda-feira na cidade da Praia.
O memorando de entendimento, assinado entre o Governo de Cabo Verde e a Vinci/ANA - Aeroportos de Portugal e cujo conteúdo não foi divulgado na íntegra, prevê a elaboração no prazo de 60 dias de um estudo prévio e análise da situação no terreno e a apresentação 90 dias depois de uma proposta de modelo de gestão.

   Cabo Verde

Cidade da Praia recebe 40 autores na primeira Festa do Livro Morabeza

Cidade da Praia – A primeira Morabeza - Festa do Livro, na Cidade da Praia, reúne cerca de 40 autores, desde segunda-feira, com uma programação que se estende às escolas, com espetáculos musicais e debates.
A organização, a cargo do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Biblioteca Nacional de Cabo Verde com produção executiva da Booktailors, aponta o evento, que decorre em vários espaços da capital cabo-verdiana, como “o maior evento literário dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”.

   Economia

África subsariana cresce 2,6% este ano, mas aumento da dívida é preocupante - FMI

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 2,6% na África subsariana, quase o dobro da expansão económica do ano passado, mas alerta para a necessidade de reequilibrar os orçamentos e suster a dívida pública.
"O crescimento na África subsaariana deve chegar a 2,6% em 2017, quase o dobro do crescimento de 2016, mas ainda bem abaixo da tendência do passado e pouco acima do crescimento da população", lê-se no relatório sobre as Perspetivas Económicas Regionais para esta região que engloba a maioria dos países lusófonos.

   Economia

Estados Unidos já compram mais de 10% do petróleo produzido em Angola

Luanda - As compras do petróleo angolano pelos Estados Unidos dispararam desde junho, ultrapassando os 10 por cento do total da produção de Angola, indicam dados da unidade de estatística (EIA) do Departamento de Energia norte-americano, reunidos pela Lusa.
No mês de junho, os Estados Unidos compraram a Angola o equivalente a 178.000 barris de crude por dia, registo que subiu no mês seguinte para 189.000 barris de crude, para uma produção diária angolana que ronda os 1,6 milhões de barris diários.

   Economia

Total paga 200 milhões de dólares para fechar diferendo fiscal em Angola

Luanda - A multinacional francesa Total anunciou que pagou ao Estado angolano, durante o terceiro trimestre de 2017, cerca de 200 milhões de dólares (170 milhões de euros) para "resolver" um diferendo fiscal.
A informação foi transmitida pelo diretor financeiro da Total, Patrick Chevroiere, na sequência da apresentação aos analistas, na sexta-feira, dos resultados do grupo francês, relativos ao período entre julho e setembro.