Boletim Moçambique

Sexta, 27 Outubro 2017 • 16 notícias • 8225 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Campeão nacional e segundo classificado do Moçambola disputam Taça de Moçambique

Maputo - A União Desportiva do Songo, nova campeã nacional, e o Costa do Sol, segundo classificado, vão disputar, no sábado, a Taça de Moçambique, que marca o final da temporada futebolística de 2017 no país.

A equipa do Songo, interior moçambicano, na província de Tete, campeã nacional pela primeira vez na sua história, não espera facilidades, referiu o treinador, ex-sportinguista, Chiquinho Conde, na antecipação da partida.

   Moçambique

Presidente interino de Nampula, norte de Moçambique, vai ser julgado por desobediência

Nampula, Moçambique - Manuel Tocova, presidente interino do município de Nampula, no norte de Moçambique, vai ser julgado pelo crime de desobediência, anunciou a procuradoria provincial.

O autarca do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) nomeou e deu posse, na segunda-feira, a dez vereadores e seis chefes de postos administrativos, contrariando o Ministério Público.

   Angola

PGR angolana avisa para incumprimento nas entregas de Declaração de Bens

Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola avisou as entidades sujeitas à apresentação da Declaração de Bens "que não o têm feito" para a necessidade de declararem o seu património, como é exigido por lei.

Numa nota a que a agência Lusa teve sexta-feira acesso, aquele órgão refere que os membros do executivo recém-nomeados, os deputados e demais entidades sujeitas devem declarar o seu património, convindo também atualizar as declarações de bens já depositadas naquela PGR, cujas entidades ainda se encontram em exercício nas mesmas ou noutras funções públicas. 

   Angola

Ex-ministro da Economia passa a liderar Banco de Desenvolvimento de Angola

Luanda - O chefe de Estado angolano nomeou sexta-feira o anterior ministro da Economia, Abraão Gourgel, para o cargo de presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), que tem a missão de mobilizar recursos para importações.

A nomeação, feita sexta-feira pelo Presidente João Lourenço, é confirmada numa nota da Presidência da República enviada à Lusa, dando conta ainda que Mário Jorge de Alcântara Monteiro passa a ser administrador executivo do BDA, e Amândio Vaz Velho e José Aníbal Lopes Rocha administradores não-executivos.

   Angola

Primeira-dama angolana e líder da coligação CASA-CE deixam lugares de deputados

Luanda - As atual primeira-dama e ex-primeira-dama de Angola, Ana Lourenço e Ana Paula dos Santos respetivamente, suspenderam sexta-feira o mandato de deputadas à Assembleia Nacional, tal como o líder da CASA-CE, segunda maior força política da oposição, Abel Chivukuvuku.

A Assembleia Nacional angolana procedeu sexta-feira à movimentação de um total de 32 deputados, 15 pelo círculo nacional e 17 pelo círculo provincial, por incompatibilidade de funções, sendo a maioria do grupo parlamentar do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

   Angola

PR angolano exonera governador do Banco Nacional de Angola

Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, foi sexta-feira exonerado pelo chefe de Estado, João Lourenço, que nomeou para o mesmo cargo José de Lima Massano, que regressa às funções que ocupou até janeiro de 2015.

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, enviada sexta-feira à agência Lusa, dando conta que a exoneração foi a pedido do próprio Valter Filipe, que tinha sido nomeado para o cargo, ainda pelo anterior chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, em março de 2016.

   Angola

Inflação em Angola deverá subir para quase 23% em 2017

Luanda - O Governo angolano reviu em alta o valor da inflação esperada para este ano, para 22,9%, mas também prevê angariar mais receita fiscal com a exportação petrolífera, face às metas inscritas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2017.

As novas estimativas fazem parte do Plano Intercalar do executivo a seis meses (outubro a março), para a melhorar a situação económica e social do país, aprovado a 10 de outubro, na primeira reunião do conselho de ministros presidida pelo novo chefe de Estado, João Lourenço.

   Brasil

Incêndio destrói 64 mil hectares em parque nacional do Brasil

São Paulo, Brasil - Um incêndio que afeta o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Estado brasileiro de Goiás, já destruiu 64 mil hectares de vegetação, informaram sexta-feira as autoridades locais.

Embora esteja perto de ser controlado, o fogo destruiu cerca de 25% da área total do parque, que fica numa das localidades mais importantes do cerrado brasileiro, um ecossistema que abriga várias espécies em extinção.

   Brasil

Galp ganha participação de 20% em bloco de petróleo no Brasil

São Paulo, Brasil - Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil que acontece sexta-feira no Rio de Janeiro.

Liderado pela Statoil, com uma participação de 40%, a ExxonMobil, que detém outros 40%, e a Petrogal Brasil, com 20%, o consórcio arrematou uma área no Norte de Carcará ao oferecer 67,12% de óleo excedente retirado na área ao Governo brasileiro, o pagamento de um bónus de cerca de 930 milhões de dólares (cerca de 186 milhões de dólares relativos à Petrogal) e a perfuração de um poço de exploração. 

   Brasil

Justiça brasileira iliba Chapecoense na contratação de avião que caiu na Colômbia

Brasília - O ministério público brasileiro anunciou sexta-feira não ter encontrado qualquer indicio do envolvimento da Chapecoense na contratação do avião que em 29 de novembro passado caiu na Colômbia, causando 71 mortos, incluindo a maioria da sua equipa de futebol.

De acordo com a autoridade judicial, não existiram quaisquer negociações entre funcionários do clube e a companhia aérea boliviana Lamia, proprietária do avião que se despenhou a poucos quilómetros do aeroporto colombiano de Medellín, devido a falta de combustível.

   Brasil

Embraer recupera com lucro de 91,7 milhões de euros no terceiro trimestre

São José dos Campos, Brasil - A Embraer obteve um lucro líquido de 351,0 milhões de reais (91,7 milhões de euros) no terceiro trimestre de 2017, recuperando do prejuízo líquido 111,4 milhões de reais (29,1 milhões de euros) no mesmo período em 2016, divulgou sexta-feira a companhia.

"No terceiro trimestre de 2017, a Embraer apresentou lucro líquido de 351,0 milhões de reais (91,7 milhões de euros) e lucro por ação de 0,4773 centavos de reais (0,1247 cêntimos de euros)", referiu sexta-feira, em comunicado, a empresa de aeronáutica.

   Brasil

Libertados dois polícias acusados de matar turista espanhola em favela do Rio

Rio de Janeiro, Brasil – Os dois elementos da polícia militar brasileira acusados da morte de uma turista espanhola, numa favela no Rio de Janeiro esta semana, saíram em liberdade condicional na quinta-feira, anunciaram fontes oficiais.

O tenente Davi dos Santos Riberiro, acusado de ter disparado a bala que provocou a morte da turista espanhola, e o agente Luiz Eduardo de Noronha Rangel, que fez disparos para o ar na mesma ocasião, abandonaram a unidade prisional da polícia militar de Niteroi, nos arredores do Rio de Janeiro, onde estavam detidos desde segunda-feira. 

   Macau

Macau e Hong Kong assinam acordo de comércio livre, com liberalização a arrancar com serviços

Macau, China – Os Governos de Macau e de Hong Kong, as duas Regiões Administrativas Especiais da China, assinaram sexta-feira um acordo bilateral de comércio livre que no arranque prevê apenas a liberalização de serviços, foi sexta-feira anunciado.

O Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre Hong Kong e Macau (CEPA HK-Macau), indicou o Gabinete de Comunicação Social em comunicado, prevê nomeadamente a livre circulação de mercadorias, facilitação dos procedimentos aduaneiros e de comércio, a abertura do comércio de serviços ou cooperação no domínio da propriedade intelectual. 

   Macau

Carruagens do metro de Macau sem materiais de siderúrgica japonesa envolvida em escândalo

Macau, China – O Gabinete para as Infraestruturas de Transportes (GIT) garantiu sexta-feira que as carruagens do metro ligeiro de Macau, fabricadas no Japão, não têm materiais da Kobe Steel, siderúrgica envolvida num escândalo de falsificação de dados técnicos.

“O GIT recebeu a confirmação preliminar da fabricante dos comboios do metro ligeiro de Macau, a Mitsubishi Heavy Industries (MHI), em que se informou que o material da estrutura do corpo dos comboios fornecidos a Macau não é da Kobe Steel”, indicou em comunicado.

   Macau

Deputados pró-democracia de Macau indignados com ausência de eleições no novo órgão municipal

Macau, China - Quatro deputados da ala pró-democracia de Macau insurgiram-se sexta-feira, na Assembleia Legislativa (AL), contra o recente anúncio do Governo de que o futuro órgão municipal sem poder político não terá qualquer membro eleito.

No período de intervenções antes da ordem do dia, Ng Kuok Cheong, Au Kam San, Sulu Sou e José Pereira Coutinho criticaram o anúncio do executivo, na terça-feira, de que os membros do prometido órgão municipal serão todos nomeados pelo líder do Governo, apesar de órgãos semelhantes no tempo da administração portuguesa contarem com eleições.

   Guiné-Bissau

Altas temperaturas na Guiné-Bissau preocupam especialistas da saúde e meteorologia

Bissau - Especialistas em saúde e em meteorologia da Guiné-Bissau estão a alertar a população para a necessidade de beber mais água e tomar banho constantemente, face às altas temperaturas registadas nos últimos dias, rondando os 40 graus Celsius.

O médico Mboma Sanca, chefe dos serviços dos cuidados intensivos no hospital Simão Mendes, em Bissau, considera como preocupante o aumento das temperaturas no país e disse ainda que a situação afeta as crianças, os idosos e os doentes.