Boletim Moçambique

Sexta, 20 Outubro 2017 • 22 notícias • 10384 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Tumultos em Moçambique são reflexo de problemas sociais por resolver

Maputo - Antropólogos moçambicanos defendem que a rebelião de populares contra instituições do Estado registadas no país, nos últimos dias, revela uma "rotura de contrato social", alertando para as consequências de uma "leitura simplista" do fenómeno.

"O ‘chupa sangue' parece uma figura projetada pelas populações descontentes e simboliza um governo local que não consegue criar condições para que a vida das pessoas seja mais digna", disse à Lusa o antropólogo moçambicano Segone Cossa.

   Moçambique

Moçambique perspetiva duplicação das reservas de gás natural

Maputo - Moçambique acredita que daqui a 13 anos poderá ter descoberto o dobro das reservas de gás natural sexta-feira identificadas, que só por si já colocam o país em destaque a nível mundial, anunciou a ministra dos Recursos Minerais e Energia.

Segundo Letícia Klemens, as perspetivas de novas descobertas são animadoras, prevendo-se que até 2030 o país possa ter o dobro dos atuais 180 biliões de pés cúbicos encontrados na bacia do Rovuma, ao largo da costa norte de Moçambique, referiu, citada sexta-feira pelo jornal estatal Notícias. 

   MOçambique

Songo recebe pela primeira vez a taça de campeão de futebol de Moçambique

Maputo - A União Desportiva do Songo recebe no sábado, pela primeira vez, a taça de campeão nacional de futebol de Moçambique, no final da partida em casa em que recebe o Ferroviário de Nacala.

Todos os jogos da 30.ª e última jornada do Moçambola estão marcados para sábado, às 15:00.

   Angola

Receita fiscal gerada pela Sonangol desce em setembro para 532 M€

Luanda - As receitas fiscais geradas pela petrolífera angolana Sonangol com a exportação de crude reduziram-se cerca de dois por cento entre agosto e setembro, para 103,8 mil milhões de kwanzas (532 milhões de euros).

De acordo com dados de relatórios mensais do Ministério das Finanças sobre receita fiscal petrolífera compilados sexta-feira pela Lusa, a petrolífera estatal, liderada pela empresária Isabel dos Santos, gerou receitas fiscais em 10 das 13 concessões analisados nas contas de setembro, mais uma concessão face a agosto.

   Angola

Falta de crédito trava investimento para aumentar produção de sal em Angola

Luanda - Angola tem uma necessidade de sal que ronda as 250 mil toneladas anuais, mas a produção de 2016 ficou-se pelas 93 mil toneladas, devido a dificuldades de crédito dos produtores para realizarem investimentos, disse sexta-feira fonte oficial.

A informação foi avançada pela diretora nacional para a indústria salineira, Cidalina Costa, que falava em declarações à rádio pública angolana, sobre a situação da produção de sal em Angola. 

   Angola

Angola com 20% de desemprego e dois terços não procuram trabalho

Luanda - A taxa de desemprego em Angola situava-se no final de 2015 nos 20%, mas dois terços dos desempregados não procuravam emprego, segundo um estudo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano.

De acordo com o Relatório sobre Emprego 2015/2016, em Angola, os jovens entre os 15 e os 19 anos de idade "são os mais afetados pelo desemprego", com uma taxa de 46%, o que segundo o estudo "mostra a situação de carência dos jovens, sem existir grandes diferenças entre homens e mulheres".

   Brasil

Atirador mata dois alunos e deixa quatro feridos em escola no Brasil

São Paulo, Brasil - Um tiroteio dentro de uma escola particular causou a morte de dois alunos e deixou quatro feridos sexta-feira na cidade de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás, divulgou a Polícia Militar.

Segundo informações daquela força, o suspeito de ter feito os disparos é um outro aluno da escola, ainda não identificado oficialmente, de 14 anos, e que seria filho de militares.

   Brasil

Investigadores da Lava Jato realizam nova operação contra ex-funcionários da Petrobras

São Paulo, Brasil - Ex-funcionários da petrolífera estatal brasileira Petrobras suspeitos de receberem suborno estão a ser alvo de mandados de prisão e busca e apreensão, na 46ª fase da Operação Lava Jato realizado sexta-feira pela polícia brasileira.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público Federal (MPF), esta fase da Lava Jato, operação policial que há mais de três anos apura desvios na Petrobras e outras entidades públicas do Brasil, procura aprofundar investigações iniciadas a partir dos depoimentos e dos documentos fornecidos pelo grupo Odebrecht. 

   Brasil

Operadora brasileira Oi aguarda decisão judicial para confirmar assembleia com credores

São Paulo, Brasil - A operadora brasileira Oi aguarda a decisão do juiz Fernando Viana, da 7.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, sobre a assembleia de credores marcada para a próxima segunda-feira, depois de alguns credores terem solicitado o adiamento.

A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que acompanhou uma reunião do presidente da Oi, Marco Norci Schroeder, com o ministro das Finanças do Brasil, Henrique Meirelles, e outros representantes do setor de telecomunicações em Brasília.

   Timor-Leste

Situação totalmente “tranquila” em Timor-Leste após chumbo a programa do Governo

Díli - A situação em Timor-Leste está "totalmente tranquila", sem relatos de incidentes ou problemas em qualquer ponto do país, desde que a oposição aprovou uma moção de rejeição ao programa do Governo, informaram fontes policiais.

"Está tudo totalmente tranquilo e não temos relatos de qualquer problema no território", disse à Lusa Julio Hornay, comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL).

   Timor-Leste

MNE timorense garante que Governo cumprirá compromissos apesar de situação política

Díli - O Governo timorense garantiu sexta-feira ao corpo diplomático acreditado em Díli que cumprirá todos os seus compromissos, referindo que apesar do atual momento de tensão política, Timor-Leste "continuará a merecer a confiança internacional".

"O país continua estável, pacífico, com todas as atividades a decorrer com normalidade", disse Aurélio Guterres, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, num encontro com diplomatas, um dia depois de a oposição ter aprovado no Parlamento Nacional uma moção de rejeição ao programa do Governo. 

   Timor-Leste

Australiano condenado em Timor-Leste a três anos e meio de cadeia por posse de droga

Díli - Um cidadão australiano foi sexta-feira condenado a três anos e meio de prisão efetiva pelo Tribunal Distrital de Díli por posse de estupefacientes, no caso algumas plantas de marijuana, absolvendo-o do crime de consumo.

Tony Crean, que estava detido preventivamente desde 31 de janeiro e para quem o Ministério Público pediu 10 anos por tráfico e quatro por consumo, é o primeiro estrangeiro julgado com base na nova lei da droga do país.

   Macau

Apoio da China é bem-vindo, mas têm falhado compromissos

Macau, China – O presidente do conselho de administração do banco BIC Angola, Fernando Teles, defendeu sexta-feira que o apoio da China a Angola é “bem-vindo”, desde que sejam cumpridos os compromissos, apontando ‘esquecimentos’ por parte de Pequim.

“A China tem apoiado Angola, mas também se comprometeu a que 30% das empreitadas financiadas pela China seriam para empresas angolanas e tem-se esquecido disso”, afirmou Fernando Teles, durante o Fórum Económico “Cidades Sustentáveis”, integrado na 22.ª Feira Internacional de Macau (MIF), evento que tem Angola como “país parceiro”.

   Guiné-Bissau

Governo guineense já disponibilizou verbas para atualização dos cadernos eleitorais

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau já disponibilizou verbas para a atualização dos cadernos eleitorais com vistas às eleições legislativas previstas para 2018, disse sexta-feira o porta-voz do Executivo guineense, Fernando Vaz.

"Já existem verbas para atualização dos cadernos eleitorais. Os governos anteriores até aqui que deviam anualmente, e por força da lei do recenseamento, atualizar os cadernos eleitorais, não o fizeram, desde as eleições passadas até agora. Este Governo já está a tratar desse assunto e já disponibilizou o dinheiro", afirmou, em conferência de imprensa, o também ministro do Turismo guineense.

   Guiné-Bissau

Governo guineense abre inquérito a incidentes no mercado do Bandim em Bissau

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau abriu um inquérito aos incidentes registados no mercado do Bandim, principal centro comercial de Bissau, disse sexta-feira o porta-voz do Executivo guineense, Fernando Vaz.

"Temos de fazer um levantamento de tudo o que se passou e há que apurar a veracidade dos factos", afirmou, em conferência de imprensa, o também ministro do Turismo.

   Guiné-Bissau

Governo da Guiné-Bissau garante que acontecimentos na sede do PAIGC foram ato isolado

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau garantiu sexta-feira que os acontecimentos na sede nacional do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foram um ato isolado e que tem a sua discordância.

"A paz social é evidente, tem reinado na Guiné-Bissau, ela não está posta em causa e não será posta em causa no futuro. O Governo quer garantir que os acontecimentos na sede do PAIGC foram um ato isolado", afirmou o porta-voz do Governo e ministro do Turismo, Fernando Vaz, em conferência de imprensa, no Palácio do Governo.

   Mundo

Guiné-Bissau solidária com famílias das vítimas em Portugal

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau solidarizou-se sexta-feira com as famílias das vítimas dos incêndios registados domingo em Portugal, que provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos.

"Neste momento de profunda dor e consternação, o Governo e o povo guineense, inclinam-se diante da memória das vítimas do incêndio e do povo português em geral, apresentando ao Governo português e às famílias enlutadas, as nossas mais sentidas condolências", refere, em comunicado sexta-feira enviado à Lusa, o Executivo guineense.

   Mundo

Navio-hospital chinês em Luanda para prestar serviços médicos gratuitos a angolanos

Luanda - O navio-hospital "Peace Ark", da Marinha da China, iniciou quinta-feira, no porto de Luanda, a sua primeira passagem por Angola, prevendo prestar, durante uma semana, serviços médicos gratuitos a cerca de 500 angolanos.

Segundo informação oficial distribuída à imprensa na visita ao navio, a embarcação, com 178 metros de comprimento e uma área total de 4.000 metros quadrados, tem oito salas para cirurgias e 300 camas para internamento, contando com 115 profissionais de saúde a bordo.

   Mundo

Banco angolano SOL vai abrir escritório de representação em Macau

Macau, China – O banco angolano SOL pretende abrir, “nos próximos dias”, um escritório de representação em Macau, disse sexta-feira o presidente do conselho de administração, Coutinho Nobre Miguel.

“Pensamos que nos próximos dias podemos contar aqui [em Macau] com um escritório de representação para, de facto, permitir que possamos estudar melhor o mercado asiático, procurar explorar as oportunidades que oferece e a partir delas apoiar o nosso tecido empresarial angolano”, afirmou, referindo-se em particular às micro e pequenas e médias empresas. 

   Mundo

Angola e Guiné-Bissau entre países com pior taxa de mortalidade infantil

Nova Iorque - Angola e a Guiné Bissau estão no grupo de países com piores taxas de mortalidade infantil até aos cinco anos, segundo um relatório divulgado na quinta-feira pela UNICEF.

Na Guiné-Bissau, morreram 88 crianças por cada mil que nasceram no ano passado. Em angola, o número de crianças que morreram foi de 83, especifica o documento. 

   Economia

Orçamento de Moçambique para 2018 é "incrivelmente otimista"

Londres - A Economist Intelligence Unit (EIU) considera que o Orçamento do Estado (OE) de Moçambique para 2018 é "incrivelmente otimista" na previsão de receitas, e antecipa que os maiores cortes na despesa continuarão nos setores sociais.

"A maior parte dos cortes na despesa pública vai continuar a incidir de forma mais forte nos setores sociais, incluindo a saúde e a educação", lê-se num comentário da unidade de análise económica da revista The Economist ao Orçamento moçambicano para o próximo ano.

   Economia

Taxa de inflação em Macau fixa-se em 1,14% em setembro

Macau, China – A taxa de inflação em Macau fixou-se em 1,14% nos 12 meses terminados em setembro em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, indicam dados oficiais sexta-feira divulgados.

De acordo com os Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou sobretudo devido a subidas nos índices de preços das secções da educação (+7,14%) e de bebidas alcoólicas e tabaco (+5,08%).