Boletim Moçambique

Terça, 05 Setembro 2017 • 26 notícias • 13154 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moçambique autoriza venda de participação da ENI à Exxon Mobil no gás do Rovuma

Maputo - O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou terça-feira alterações ao contrato de concessão da exploração de gás natural da área 4 da Bacia do Rovuma, autorizando a venda de parte da participação da ENI à Exxon Mobil.

O negócio entre petrolíferas foi anunciado em março, ficando dependente da aprovação das entidades reguladoras moçambicanas e de outros trâmites legais, como a decisão de terça-feira.

   Moçambique

Selecionadas duas companhias internacionais para voos internos em Moçambique

Maputo - A Ethiopian Airlines e a Malawi Airlines são as primeiras companhias internacionais selecionadas para efetuar voos domésticos em Moçambique, anunciou terça-feira o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Aviação Civil.

"É a primeira vez na história deste país que companhias estrangeiras concorrem para as rotas domésticas, como é o caso da Ethiopian Airlines e Malawi Airlines", disse João Abreu.

   Moçambique

Brasil vê “progressos palpáveis” no processo de paz de Moçambique

Maputo - O embaixador do Brasil em Maputo, Rodrigo Baena Soares, considerou terça-feira haver "progressos palpáveis" no processo de paz de Moçambique.

Apesar de ainda haver feridas por fechar em Moçambique após a guerra civil, as negociações de paz registam "progressos palpáveis", referiu, num processo em que Baena Soares realçou a visão do Presidente, Filipe Nyusi.

   Moçambique

Moçambique quer todas as escolas secundárias a distribuir contracetivos até 2021

Maputo - O Governo moçambicano pretende que todas as escolas secundárias do país disponibilizem contracetivos até 2021, como medida de prevenção de gravidez indesejada e promoção do planeamento familiar, disse terça-feira à Lusa o Ministério da Saúde de Moçambique.

"Gostaríamos de, até ao final de 2021, termos entre 90% e 100% das escolas secundárias a oferecerem estes serviços de contraceção", afirmou a chefe do Departamento de Saúde da Mulher e Criança no Ministério da Saúde, Páscoa Wate.

   Moçambique

Baixo uso de contracetivos em Moçambique deve-se a fatores socioculturais e fraca rede de saúde

Maputo - A chefe do Departamento de Saúde da Mulher e Criança no Ministério da Saúde de Moçambique disse terça-feira à Lusa que os fatores socioculturais e a incapacidade da rede de saúde impedem maiores avanços no uso de contraceptivos.

Em entrevista à Lusa, Páscoa Zualo Wate apontou um inquérito de 2015 que refere que, em Moçambique, apenas 25,3% das mulheres em idade fértil, na faixa entre os 15 e os 49 anos, usaram um método contraceptivo num período daquele ano, em comparação com taxas acima de 70% usados nos países mais ricos.

   Moçambique

Filipe Nyusi endereça condolências a Donald Trump pelas vítimas do furacão Harvey

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou uma carta de condolências ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, pelas vítimas e danos provocados pelo furacão Harvey, no Texas.

Numa nota divulgada pela Presidência da República de Moçambique na noite de segunda-feira, Filipe Nyusi manifesta consternação pelo sucedido e estende a sua solidariedade, em nome do povo moçambicano, a Donald Trump e ao povo norte-americano.

   Angola

Pugilistas angolanos que desertaram na Alemanha estão em França

Luanda - A Federação Angolana de Boxe (FABOXE) confirmou e lamentou a fuga de três atletas angolanos na Alemanha, integrantes da seleção nacional, que deviam competir no mundial da modalidade, afirmando que os mesmos já se encontram em França.

Em conferência de imprensa, o presidente da FABOXE, Carlos Luís, que alega que plano de fuga foi "arquitetado" a partir de Angola, pelo que, a partir de agora, a sua direção vai ponderar a convocação de atletas com "características duvidosas".

   Angola

Bombeiros e polícia angolana preocupados com o mau uso de combustíveis em Viana

Luanda - Serviços de bombeiros e Polícia Nacional angolana juntaram-se terça-feira, no município de Viana, arredores de Luanda, para abordar os riscos no transporte, armazenamento e manuseamento de combustíveis, causa de morte de muitas pessoas, divulgou o administrador local.

A situação foi relatada à imprensa pelo administrador municipal adjunto de Viana para a Área Técnica e Infraestruturas Comunitárias, Fernando Binge, no final do encontro em que participaram responsáveis de bombas de combustível, nomeadamente da petrolífera estatal Sonangol, da Pumangol e representantes de empresas transportadoras de combustíveis.

   Angola

Bolsa de Solidariedade Social já beneficiou em quase um mês mais de mil angolanos

Luanda - A Bolsa de Solidariedade Social beneficiou já, em quase um mês, mais de mil pessoas necessitadas, nas províncias de Luanda e Benguela, informou terça-feira o Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS) de Angola.

Segundo a diretora nacional para a Ação Social do MINARS, Teresa Kivienguele, a prioridade tem sido para os centros de acolhimento de crianças e idosos, tendo já beneficiado 580 pessoas em Luanda e 600 em Benguela, perfazendo o total em ambas de 12,4 toneladas de bem alimentares e não alimentares, nomeadamente roupa, calçado, material escolar e de construção, medicamentos, entre outros.

   Angola

Sindicato dos professores angolanos admite possibilidade de nova greve

Luanda - O Sindicato Nacional dos Professores Angolanos (Sinprof) admitiu terça-feira a possibilidade de uma nova greve, considerando que ainda há "pontos divergentes", como a nomeação de professores em regime probatório e em cargos de chefia.

A Lusa noticiou a 29 de agosto que o Ministério da Educação angolano considerou que já não existem "grandes divergências" na negociação em curso com os sindicatos do setor, com um entendimento comum a 90 por cento, sobretudo em relação ao novo estatuto da carreira docente.

   Angola

Sindicato denuncia perseguições a professores na província angolana do Cuanza Norte

Luanda - O Sindicato Nacional dos Professores Angolanos (Sinprof) alertou terça-feira que 11 professores da província do Cuanza Norte estão a ser "perseguidos e ameaçados pelas entidades locais" por terem participado na greve nacional de abril.

Em declarações à agência Lusa, a secretária-geral do Sinprof, Hermínia do Nascimento, manifestou-se preocupada, considerando a situação "muito grave" face ao silêncio das autoridades já contactadas.

   Brasil

Procuradores investigam esquema de corrupção em escolha para sede dos jogos Olímpicos de 2016

São Paulo, Brasil - Procuradores brasileiros denunciaram terça-feira desvios e subornos ligados à eleição do Rio de Janeiro como anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2016, acusando o Presidente do Comité Olímpico Brasileiro (COB) de participação neste esquema.

Numa conferência de imprensa, os promotores brasileiros disseram que Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, fez a vinculação de empresários, políticos e gerentes do Comité Olímpico Internacional (COI) no suposto esquema compra dos votos que ajudou a eleger a cidade brasileira como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

   Brasil

Polícia encontra malas de dinheiro em apartamento usado por ex-ministro do Brasil

São Paulo, Brasil - A Polícia Federal brasileira encontrou terça-feira malas e caixas cheias de dinheiro num apartamento que aparentemente era usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está em prisão domiciliária e é acusado de corrupção.

O dinheiro, ainda não quantificado, estava guardado em pelo menos oito grandes malas e cinco caixas, de acordo com fotografias divulgadas pela Polícia Federal após uma operação na cidade de Salvador, capital do estado da Baía, onde Geddel Vieira Lima mora.

   Brasil

Produção industrial brasileira cresce 0,8% em julho

São Paulo, Brasil - A produção industrial brasileira cresceu 0,8% na passagem de junho para julho deste ano, segundo informações divulgadas terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com julho de 2016, a indústria brasileira cresceu 2,5%, após também registar taxas positivas em maio (4,1%) e em junho (0,5%). 

   Brasil

Procurador-geral do Brasil investiga má conduta no seu gabinete e no Supremo Tribunal

São Paulo – O procurador-geral do Brasil anunciou na segunda-feira que está a investigar um potencial caso de má conduta no seu gabinete e no Supremo Tribunal.

Rodrigo Janot disse aos jornalistas que uma conversa gravada entre dois empresários, com quem foi feito um acordo de delação premiada (que permite vantagens, como a redução de pena de prisão, ao dar informações sobre um caso judicial) num caso de corrupção, revelava possíveis interferências de um procurador nos acordos. A gravação também mencionava o Supremo Tribunal.

   Portugal

Governo português saúda acordo de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e Austrália

Lisboa - O Governo português saudou terça-feira o acordo alcançado na passada quarta-feira entre Timor-Leste e a Austrália para a delimitação das fronteiras marítimas, uma negociação que envolve o estatuto legal da exploração de reservas de gás natural naquelas águas.

“O Governo português saúda o acordo alcançado ontem [o acordo foi alcançado na quarta-feira e noticiado no sábado] entre Timor-Leste e a Austrália para a delimitação das fronteiras marítimas, no quadro do processo de conciliação, conduzido sob os auspícios do Tribunal Permanente de Arbitragem, e que pôs termo, de forma pacífica e negociada, a uma longa negociação entre os dois países”, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

   Timor-Leste

Chefe da bancada da Fretilin eleito para a presidência do Parlamento timorense

Díli – O líder da bancada da Fretilin, Aniceto Guterres, foi terça-feira eleito, pela margem mínima de um voto - 33 contra 32 - para a presidência do Parlamento Nacional timorense, após o debate que marcou o arranque da 4.ª legislatura.

A votação concluiu uma jornada extensa de debate durante a qual se chegou a ponderar adiar a votação para terça-feira, com dúvidas sobre se o candidato da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) teria suficiente apoio para ser eleito.

   Timor-Leste

Governo português saúda acordo de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e Austrália

Lisboa - O Governo português saudou terça-feira o acordo alcançado na passada quarta-feira entre Timor-Leste e a Austrália para a delimitação das fronteiras marítimas, uma negociação que envolve o estatuto legal da exploração de reservas de gás natural naquelas águas.

“O Governo português saúda o acordo alcançado entre Timor-Leste e a Austrália para a delimitação das fronteiras marítimas, no quadro do processo de conciliação, conduzido sob os auspícios do Tribunal Permanente de Arbitragem, e que pôs termo, de forma pacífica e negociada, a uma longa negociação entre os dois países”, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

   Macau

Candidato a deputado apresenta queixa-crime contra ex-diretor da meteorologia

Macau – Um candidato a deputado de Macau entregou uma queixa-crime no Ministério Público para investigar por homicídio por negligência o antigo diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos pela sua atuação durante o tufão Hato, informou terça-feira a imprensa local.

O advogado Hong Weng Kuan, cabeça de lista da Associação dos Cidadãos Unidos para a Construção de Macau, justifica a queixa-crime entregue na segunda-feira no Ministério Público com a falta de alertas atempados aquando da passagem do tufão Hato, segundo o jornal Hoje Macau.

   Guiné-Bissau

Empresa de transporte marítimo da Guiné-Bissau tem oito meses de salários em atraso

Bissau - Os trabalhadores da Sotramar, empresa pública de transportes marítimos da Guiné-Bissau, denunciaram terça-feira o "incumprimento do diretor", a quem acusam de não pagar salários há oito meses.

Em conferência de imprensa, Veríssimo Batista, porta-voz do sindicato dos trabalhadores da Sotramar, acusou o diretor da empresa, Sirma Seidi, de não lhes pagar ordenados há oito meses e ainda de não estar a conseguir "pôr em funcionamento" dois dos três navios que fazem os transportes de passageiros e cargas.

   Cabo Verde

Companhia aérea cabo-verdiana cancela ligações com Lisboa

Praia - A companhia aérea cabo-verdiana TACV anunciou o cancelamento das suas ligações com Lisboa e Fortaleza e Recife, no Brasil, hoje e quinta-feira devido à avaria do seu único avião a operar nas linhas internacionais.

Em comunicado, a TACV, que tinha já cancelado, durante o fim de semana, as ligações com Providence, nos Estados Unidos, deixando os passageiros retidos em Cabo Verde, informa que nos dias 6 e 7 de setembro não se realizarão os voos Praia/Lisboa/Praia, sendo que hoje será também cancelado o voo Praia/Recife/Fortaleza/Praia.

   Cabo Verde

Protesto em São Vicente é sinal de que a democracia “está viva” - PM de Cabo Verde

Mindelo - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, considerou que o protesto promovido terça-feira pelo movimento cívico Sokols, em São Vicente, "é um sinal de que a democracia está viva".

A comitiva do primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, foi hoje parada à chegada a São Vicente por cerca de duas dezenas de manifestantes que reclamam o avanço do processo de regionalização prometido pelo Governo.

   Mundo

Prémio Champalimaud de Visão distingue instituições Sightsavers e CBM

Lisboa - O Prémio António Champalimaud de Visão, de um milhão de euros, foi atribuído este ano às instituições internacionais Sightsavers e CBM, pelo seu trabalho contra a cegueira e doenças oculares em países mais pobres, anunciou terça-feira a organização.

A Sightsavers, instituição de caridade britânica que trabalha na prevenção da cegueira e na inserção social de cegos, foi distinguida pelo seu programa de tratamento do tracoma, uma doença inflamatória crónica causada por uma bactéria que afeta pálpebras e córnea e cuja disseminação está associada à falta de cuidados de higiene.

   Mundo

Coreia do Norte: Sanções sem diálogo não solucionarão crise – Governo chinês

Pequim - O governo chinês alertou terça-feira que as sanções contra a Coreia do Norte não solucionarão a crise na península coreana se não forem abertas outras vias para reduzir a tensão.

"A força militar nunca é uma opção e as sanções por si não oferecem uma saída", afirmou terça-feira um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang. Geng não revelou se a China vai apoiar uma nova ronda de sanções contra o seu vizinho e limitou-se a sublinhar que as "decisões do Conselho de Segurança dependem do resultado das discussões entre os membros" do organismo.

   Mundo

Construção de infraestruturas e educação são desafios para a CPLP – engenheiros

Maputo - O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal apontou terça-feira, em Maputo, a construção de infraestruturas de base e a educação como os principais desafios à engenharia na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Um dos desafios principais que ainda se impõem é, sobretudo, o de ajudar os países a fazer as infraestruturas de base", disse Carlos Mineiro Aires à Lusa. O bastonário português falava à margem do 8.º Congresso Luso-Moçambicano e 5.ª Congresso de Engenharia de Moçambique, um evento que junta profissionais moçambicanos e portugueses desde terça-feira até sexta-feira.

   Desporto

Mundial2018: Em cinco dias, Cabo Verde passa a depender apenas de si próprio

Praia - Cabo Verde voltou a vencer a África do Sul (2-1) e, em cinco dias, passou de último para o segundo lugar no grupo, dependendo agora apenas de si para se apurar para o Mundial2018 de futebol.

Até à última sexta-feira, Cabo Verde, a única seleção lusófona nesta fase de apuramento para o Mundial de futebol da Rússia, estava no último lugar do grupo D, com duas derrotas, nenhum golo marcado e quatro sofridos.