Boletim Moçambique

Segunda, 04 Setembro 2017 • 22 notícias • 9984 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Polícia detém moçambicana que enganou 15 pessoas enviadas para a África do Sul

A Polícia de Moçambique deteve no domingo em Beluluane, arredores de Maputo, uma mulher de 39 anos que terá enganado e enviado 15 pessoas para a Árica do Sul, disse à Lusa fonte policial.

A suspeita terá convencido as vítimas, homens dos 28 aos 36 anos, de que podiam ocupar vagas para empregos na África do Sul, país vizinho, referiu Fernando Manhiça, porta-voz provincial da polícia.

   Moçambique

Grupo armado suspeito de homicídio e assaltos em capital provincial de Moçambique

Maputo - Um grupo armado é suspeito de ter cometido um homicídio e três assaltos durante o fim-de-semana na cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, Moçambique, disse segunda-feira à Lusa fonte policial.

No primeiro assalto, no sábado, os suspeitos ameaçaram com uma arma de fogo o guarda de um restaurante para depois roubarem diversos bens e um valor em dinheiro não especificado, referiu o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Edgar Djuvan.

   Moçambique

Maior instituição de ensino superior de Moçambique deverá ser dividida em quatro - ministro

Maputo - A Universidade Pedagógica (UP), a maior instituição de ensino superior de Moçambique, deverá ser dividida em quatro universidades, anunciou segunda-feira o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jorge Nhambiu.

"Estamos a descentralizar a gestão", referiu, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), justificando-se com a necessidade de evitar o afunilamento de todas as decisões e procedimentos administrativos em Maputo. 

   Moçambique

Ação de formação sobre combate à corrupção arrancou segunda-feira em Moçambique

Maputo - Um total de 20 magistrados, investigadores e funcionários financeiros de Moçambique vão receber a partir de segunda-feira formação sobre combate à corrupção, branqueamento e tráfico de estupefacientes, anunciou a organização.

As ações vão decorrer até dia 29 em três cidades distintas: Maputo, Beira e Nampula.

   Moçambique

Acidente com autocarro mata 12 pessoas no sul de Moçambique

Maputo - Doze pessoas morreram e 42 ficaram feridas num acidente com um autocarro de transporte público ocorrido no domingo, no sul de Moçambique, anunciou segunda-feira a polícia.

O autocarro seguia de Maputo para Vila Nova de Mambone e despistou-se devido ao rebentamento de um pneu, embateu em árvores e incendiou-se na estrada nacional 1, no distrito de Zavala, Inhambane, segundo fonte policial citada pela Rádio Moçambique.

   Moçambique

Escolas de Moçambique vão receber títulos de terreno para não perderem pátios

Maputo - As escolas de Moçambique vão receber títulos de direito de uso e aproveitamento de terra (DUAT) para evitar que proprietários vizinhos lhes tomem os pátios ou outras áreas abertas, anunciou o Governo.

A emissão de DUAT para as escolas deve ser resolvida até final de 2018, anunciou a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, citada pelo jornal moçambicano "Notícias".

   Angola

CNE apreciou as atas dos 18 círculos provinciais

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana procedeu à apreciação individual de cada uma das atas dos 18 círculos provinciais eleitorais, no âmbito do apuramento definitivo, anunciou a porta-voz do órgão.

Júlia Ferreira resumia os trabalhos do plenário de segunda-feira, que julgou improcedente as duas únicas reclamações, apresentadas pelos partidos políticos nas províncias do Huambo e de Benguela, que ficaram registadas nas respetivas atas de apuramento provincial.

   Angola

CNE repudia suspeições da oposição sobre processo eleitoral em Angola

Luanda - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) repudiou segunda-feira as supostas insinuações de inconstitucionalidade e ilegalidade lançadas pelos partidos UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e a coligação CNE sobre as eleições gerais de 23 de agosto.

A posição foi segunda-feira manifestada pelo presidente da CNE, André da Silva Neto, em resposta à declaração conjunta divulgada no domingo pelos líderes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Abel Chivukuvuku, do Partido da Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, e da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Lucas Ngonda, que consideraram inconstitucional e ilegal o processo eleitoral angolano.

   Brasil

Polícia brasileira mata dez assaltantes na cidade de São Paulo

São Paulo, Brasil - A polícia brasileira matou dez membros suspeitos de um gangue especializado em assaltos a residências na cidade de São Paulo, a maior cidade do Brasil, informaram fontes oficiais.

Os confrontos entre a polícia e os assaltantes ocorreram na noite de domingo no bairro de Morumbi, capital de São Paulo, uma das áreas mais caras da cidade, quando um grupo estava a tentar abrir um cofre que haviam roubado de uma residência, onde estavam três adultos e uma criança, de acordo com a Polícia Civil. 

   Brasil

Polícia brasileira detém 80 pessoas envolvidas em tráfico internacional de droga

São Paulo, Brasil - A Polícia Federal brasileira desmantelou segunda-feira um grupo ligado ao tráfico internacional de drogas e deteve 80 pessoas supostamente envolvidas no envio de seis toneladas de cocaína para a Europa no ano passado, disseram fontes oficiais.

Segundo um comunicado divulgado pela polícia federal brasileira, a operação chamada Brabo foi realizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, com a participação de 820 agentes federais que seguiram 190 mandados de apreensão, 120 prisões preventivas e sete detenções temporárias.

   Brasil

Brasil defende criação de fórum de serviços de informações contra o terrorismo

Xiamen, China - O Presidente brasileiro, Michel Temer, defendeu na cimeira das potências emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a criação de um fórum de serviços de informações para intensificar a luta contra o terrorismo.

Este mecanismo, que foi apoiado pelo resto dos países-membros dos BRICS na declaração final após a cimeira "seria uma contribuição adicional para os esforços em prevenir atos terroristas", afirmou Michel Temer.

   Macau

Jorge Barreto Xavier inaugura exposição individual em Macau, após estreia em Goa

Macau, China – Jorge Barreto Xavier apresenta, na próxima quarta-feira, em Macau “A mão, escrevendo sobre o olhar”, a segunda exposição individual de fotografia do ex-secretário de Estado da Cultura português, depois da estreia, em dezembro, em Goa.

“Esta é uma exposição com fotografias, mas, no fundo, não é uma exposição de fotografia”, começa por dizer Jorge Barreto Xavier aos jornalistas, antes de explicar que o exercício que fez consistiu em “usar, de facto, a imagem para apresentar um projeto que é uma mensagem visual” que – como tal – “não está arrumada como uma exposição de fotografia”.

   Macau

Quase 5.000 pessoas multadas até agosto em Macau por fumarem em locais proibidos

Macau, China - Quase 5.000 pessoas foram multadas em Macau nos primeiros oito meses do ano por fumarem em locais proibidos, informaram segunda-feira os Serviços de Saúde.

Entre 01 de janeiro e 31 de agosto, foram efetuadas 225.368 inspeções a estabelecimentos, ou seja, uma média diária de 927, durante as quais foram sinalizadas 4.961 violações à Lei de Prevenção e Controlo do Tabagismo, oito das quais relativas a ilegalidades nos rótulos dos produtos de tabaco. 

   Macau

“Camilo Pessanha no Ano do Galo”, uma instalação itinerante para divulgar o poeta em Macau

Macau, China – “Camilo Pessanha no Ano do Galo” titula a instalação de arte pública itinerante que o macaense Carlos Marreiros prepara para “chamar a atenção” para o expoente máximo do simbolismo português, que viveu e morreu em Macau.

A instalação de arte, ainda sem data para inaugurar, surge na sequência das comemorações dos 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha, uma iniciativa lançada pelo diretor do jornal Hoje Macau, Carlos Morais José, cujo programa, que inclui exposições de pintura e de fotografia, conferências e lançamento de livros, arrancou no dia 01 e termina na quinta-feira. 

   Macau

Mais de 20 mil árvores afetadas na área urbana, metade arrancadas pelo vento

Mais de 20 mil árvores nas zonas urbanas de Macau foram afetadas pela passagem do tufão Hato, o pior em 53 anos, que causou dez mortos e mais de 240 feridos, disseram segunda-feira à Lusa as autoridades locais.

Das mais de 20 mil árvores afetadas em espaços públicos, cerca de 10 mil foram arrancadas pela força do vento, outras quatro mil sofreram danos graves, e 9,5 mil tiveram danos moderados, disse à agência Lusa uma porta-voz do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM).

   Macau

Retirados todos os sinais de tempestade após passagem de Mawar

Macau, China - Os Serviços Meteorológicos e Geológicos de Macau baixaram segunda-feira todos os sinais de tempestade tropical, depois da passagem do tufão Mawar, o terceiro em menos de duas semanas.

Os alertas foram retirados às 15:30 (08:30 em Lisboa).

   Macau

Dois terços do fundo criado pela Melco vão ser para funcionários e famílias

Macau, China - A Melco anunciou que a maior parte do seu fundo de mais de três milhões de euros, criado para apoiar as vítimas do tufão Hato em Macau, vai ser para os funcionários e respetivas famílias da operadora de jogo afetados.

A Melco Resorts & Entertainment tinha anunciado, no final de agosto, a criação de um fundo de 30 milhões de patacas (3,13 milhões de euros) para apoiar “os funcionários, a comunidade e os trabalhos de recuperação no rescaldo do tufão Hato em Macau”.

   Cabo Verde

Cabo Verde regista maior número casos de malária em quase 30 anos

Praia - O Governo cabo-verdiano anunciou um reforço de medidas para combater a malária, numa altura em que o país regista 167 casos, o maior número em quase 30 anos, sendo a maioria na cidade da Praia.

Segundo dados disponibilizados à imprensa pelo diretor do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP) de Cabo Verde, António Moreira, até segunda-feira o país registara um total de 167 casos, entre autóctones e importados.

   Mundo

Euro em alta face ao dólar eleva moeda europeia acima dos 72 meticais

Maputo - A valorização do euro em relação ao dólar americano fez com que a moeda moçambicana se desvalorizasse em cerca de um metical na última semana em relação à moeda europeia.

Em termos médios, na semana passada, o euro foi comprado no país a 72,58 meticais, mais um metical do que a média da semana anterior.

   Mundo

Brasil e Índia discutem cooperação bilateral à margem dos BRICS

Xiamen, China - O Presidente brasileiro discutiu segunda-feira com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a cooperação entre a Índia e o Mercosul, à margem da cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo a presidência brasileira.

No encontro, Michel Temer lembrou que o Mercosul (grupo de livre comércio formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) está em negociações para ampliar a lista de preferências tarifárias de produtos comercializados com a Índia.

   Mundo

Volume de negócios mensal de Moçambique cresceu 4,6% em junho face a 2016 - INE

Maputo - O índice geral de volume de negócios mensal de Moçambique aumentou 4,6% em junho deste ano relativamente ao mesmo mês de 2016, anunciou o Instituto Nacional de Estatística moçambicano.

O indicador agrega os diferentes setores de atividades económicas do país, refere nota a que a Lusa teve acesso na segunda-feira.

   Desporto

Mundial2018: Cabo Verde procura vitória na África do Sul para continuar na luta

Praia - Cabo Verde joga hoje com a África do Sul e quer vencer novamente para continuar na luta pelo apuramento ao Mundial de futebol de 2018, na Rússia.

Depois da vitória de sexta-feira na cidade da Praia (2-1), a seleção cabo-verdiana desloca-se agora à África do Sul, em jogo da quarta jornada do Grupo D africano, e está novamente ‘obrigada’ a pontuar para manter vivo o sonho de uma inédita qualificação para a maior prova de seleções a nível mundial.