Boletim Moçambique

Quinta, 31 Agosto 2017 • 29 notícias • 12910 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Portugueses apostam na Feira Internacional de Maputo para se afirmar no mercado

Maputo - A Feira Internacional de Maputo é uma tradição para algumas das empresas portuguesas que querem investir em Moçambique, contaram os representantes à Lusa.
"O mercado moçambicano continua a ser um mercado que promete. Definitivamente, queremos expandir os nossos serviços", disse à Lusa Acílio dos Santos Silva, administrador da Jotelar.

   Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa vai modernizar transformadores

Maputo - A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), localizada na província de Tete, centro de Moçambique, vai levar a cabo um trabalho de modernização dos seus transformadores durante um período de 39 meses, anunciou em comunicado a Siemens, empresa selecionada para a operação.
Os trabalhos vão consistir no recondicionamento de 15 transformadores conversores, incluindo a substituição dos enrolamentos de quatro unidades e das travessias, e o recondicionamento geral de 11 unidades, refere a nota.

   Moçambique

Maputo suspende fiscalização de trânsito pela polícia municipal

Maputo - O presidente do município da capital moçambicana, Maputo, David Simango, suspendeu temporariamente a fiscalização das regras de trânsito pela polícia municipal, noticiou a imprensa local.
"Dei instruções à polícia para que, enquanto não houver posicionamento definitivo do Inatter [Instituto Nacional dos Transportes Terrestres], o município não faça intervenção na rua", declarou David Simango, citado quinta-feira pelo jornal "Notícias".

   Moçambique

Auditoria às dívidas de Moçambique recomenda abertura de processo na Suíça – ONG

Maputo - O relatório completo da auditoria às dívidas ocultas de Moçambique recomenda que a Procuradoria-Geral da República (PGR) inicie um processo na Suíça para ter acesso a documentação até agora mantida em segredo, revelou uma organização não-governamental.

O documento, elaborado pelo Centro de Integridade Pública (CIP), recomenda também que a PGR solicite intervenção das autoridades do Reino Unido para averiguar a atuação do banco Crédit Suisse (por ter sido contratado através de uma agência britânica).

   Moçambique

Escritor procura respostas para “dramas que desassossegam a alma dos moçambicanos”

Maputo - O escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes lançou quinta-feira em Maputo o livro de contos "O mundo que iremos gaguejar de cor", com o qual procura respostas para "os dramas que desassossegam a alma dos moçambicanos".
Numa obra de 100 páginas, dividida em 12 textos, Pedro Pereira Lopes, 30 anos, assinala a crueldade de alguns dos acontecimentos que marcaram a História de Moçambique, como os campos de reeducação dos primeiros tempos de independência e a guerra civil de 16 anos.

   Angola

Ministra da Cultura apela angolanos a transformarem Mbanza Congo em polo de desenvolvimento

Luanda - A elevação da cidade de Mbanza Congo a património mundial vai obrigar todos os angolanos a envolverem-se na transformação daquela urbe em polo de desenvolvimento para a região do Congo e da província do Zaire, em particular.

O apelo foi hoje feito pela ministra da Cultura de Angola, durante uma cerimónia de comemoração realizada em Luanda, da elevação da cidade de Mbanza Congo a património mundial.

   Angola

Angola começou a produzir manuais em braile para o ensino especial

Luanda - Angola está a produzir, pela primeira vez em 40 anos, manuais em braile para alunos com deficiência visual, para "suprir a carência interna de divisas para importação" desse material, informaram quinta-feira as autoridades.
A informação foi avançada quinta-feira à agência Lusa, pelo diretor-geral do Instituto Nacional para o Ensino Especial de Angola, Jorge Pedro, afirmando que técnicos angolanos produziram já 16.000 manuais que vão começar a ser utilizados no ano letivo de 2018.

   Angola

Manutenção da linha ferroviária de Moçâmedes vai custar mais de 47 M€

Luanda - O Governo vai gastar 47,1 milhões de euros com a manutenção de 900 quilómetros da linha ferroviária no sul do país, a realizar por um empreiteiro chinês, por a empresa Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) não ter capacidade técnica.
Para o efeito, o Governo, conforme despacho presidencial de 24 de agosto, a que a Lusa teve quinta-feira acesso, autorizou a contratação da empresa China Hyway para levar a cabo os trabalhos de manutenção da linha do CFM, que "permitam a segurança da sua exploração".

   Angola

Quantidade de diamantes exportados em julho sobe 7 por cento

Luanda - A quantidade de diamantes exportados por Angola aumentou quase 7% entre junho e julho, chegando aos 858.919,13 quilates, correspondente a vendas globais que subiram para 98,3 milhões de dólares (82,3 milhões de euros).
A informação resulta de dados do Ministério das Finanças compilados quinta-feira pela Lusa sobre a arrecadação de receitas diamantíferas em julho de 2017, apontando que Angola vendou em média, cada quilate, a 114,48 dólares, contra os 109,61 dólares do mês anterior.

   Brasil

Taxa de desemprego cai para 12,8%

São Paulo - A taxa de desemprego terminou o trimestre de maio a julho de 2017 em 12,8%, número que indica uma queda de 0,8 pontos percentuais em relação ao trimestre de fevereiro a abril deste ano quando estava em 13,6%.
Os dados foram divulgados quinta-feira na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão que divulga as estatísticas oficiais do Brasil.

   Brasil

Marcelo Rebelo de Sousa confirma compra de seis aviões da Embraer - Michel Temer

São Paulo - O Presidente do Brasil, Michel Temer, anunciou que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lhe confirmou a compra de seis aviões da Embraer no encontro que os dois chefes de Estado realizaram quarta-feira em Lisboa.

"Durante minha visita a Lisboa, o Presidente português confirmou a compra de seis aviões da Embraer. Mais investimentos no Brasil", escreveu Michel Temer na sua conta pessoal na rede social Twitter.

   Brasil

Ministro do Brasil diz que decreto sobre exploração mineral na Amazónia foi um erro

São Paulo - O ministro do Ambiente do Brasil, José Sarney Filho, reconheceu que o Governo do Presidente Michel Temer errou ao publicar um decreto que permite a exploração mineral numa grande reserva da Amazónia.

A informação foi veiculada numa entrevista com o ministro publicada pelo jornal Valor Económico.

   Macau

Içado sinal 1 de tempestade, a terceira em oito dias

Macau – O sinal 1 de tempestade, o mais baixo numa escala de 10, foi quinta-feira içado em Macau, com a aproximação da terceira intempérie no espaço de oito dias.
De acordo com a página dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG), o sinal foi içado às 19:00 (12:00 em Lisboa), quando a tempestade se encontrava a cerca de 620 quilómetros de Macau, encaminhando-se para a costa leste da província chinesa de Guangdong.

   Macau

Cancelada exposição de Vhils devido a danos causados por tufão

Macau – A exposição do artista Alexandre Farto, conhecido como Vhils, nas Oficinas Navais de Macau, foi cancelada devido a danos nas peças e no local, causados pelo tufão Hato, disse quinta-feira à Lusa o Instituto Cultural (IC).
“Algumas obras da exposição patente nas Oficinas Navais N.º 1 sofreram com as inundações, mas podem ser recuperadas”, indicou o IC em resposta escrita, indicando que “devido ao espaço limitado das galerias locais” a exposição será cancelada e as obras vão “ser enviadas para Hong Kong em breve”.

   Macau

Grupo Sands China anuncia doação de 65 milhões de patacas para reconstrução após tufão

Macau - O grupo Sands China, com casinos em Macau, anunciou quinta-feira que vai doar 65 milhões de patacas para "os trabalhos a longo prazo de reconstrução e socorro", na sequência da passagem pelo território do tufão Hato, na semana passada.
A doação inclui 30 milhões de patacas (cerca de 3,12 milhões de euros) do Sands China e 35 milhões de patacas (3,66 milhões de euros) da fundação Adelson, da família proprietária do grupo, de acordo com um comunicado.

   Macau

Quase mil veículos destruídos nos autossilos onde foram encontrados quatro mortos

Macau – Mais de 700 carros e de 200 motociclos ficaram inutilizados devido às inundações em quatro autossilos públicos, na sequência da passagem do tufão Hato, informaram as autoridades.

O Hato, que atingiu Macau a 23 de agosto, fez dez mortos, quatro dos quais encontrados em parques de estacionamento, e mais de 240 feridos, além de enormes danos materiais ainda por avaliar.

   Macau

Associação de jornalistas denuncia instruções aos media para cobertura positiva após o tufão

Macau – Uma associação de jornalistas de Macau, na maioria chineses, recebeu denúncias de que cinco meios de comunicação instruíram os repórteres para apresentarem uma cobertura positiva do trabalho das autoridades, na sequência da passagem do tufão Hato.
Fonte da Associação de Jornalistas de Macau (AJM) disse quinta-feira à Lusa que estas instruções chegaram em diferentes graus de intensidade, vindas das chefias, a pelo menos cinco meios de comunicação, que não identificou.

   Guiné-Bissau

Quase 2.000 jovens ficaram aptos para fazer recrutamento militar obrigatório

Bissau - Quase 2.000 jovens ficaram aptos para fazer o primeiro recrutamento militar obrigatório na Guiné-Bissau desde 1992, anunciou quinta-feira o general Júlio Nhaté, chefe do departamento de recursos humanos das Forças Armadas guineenses.
"Dos 2.573 chamados para o recrutamento militar obrigatório 1.994 ficaram aptos após a inspeção médica", disse o general.

   Guiné-Bissau

Cantora britânica Joss Stone atua no sábado em Bissau no Centro Cultural Português

Bissau - A cantora britânia Joss Stone vai dar um concerto no sábado em Bissau, Guiné-Bissau, no âmbito da "Total World Tour", que já a levou a 11 países africanos, anunciou quinta-feira o Centro Cultural Português, em comunicado.
O concerto é promovido pela Embaixada de Portugal e pelo Camões - Centro Cultural Português em Bissau.

   Cabo Verde

Agência cabo-verdiana vai propor obrigatoriedade de serviço público nas ligações domésticas

Praia - A Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde vai propor ao Governo um regulamento de obrigação do serviço público nas ligações área inter-ilhas, após a TACV ter cedido os voos domésticos em exclusivo à Binter.

A informação foi avançada pelo indigitado administrador executivo da AAC, Vasco Vieira, durante uma audição na Comissão Especializada dos Assuntos Constitucionais Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado no Parlamento. 

   Cabo Verde

Portugal e Luxemburgo apoiam Cabo Verde na formação militar e segurança marítima

Praia - Portugal e Luxemburgo vão apoiar Cabo Verde nos domínios da formação militar e segurança marítima e pretendem assinar um acordo trilateral até final do ano para materializar as intenções a partir de 2018, foi anunciado.

O anúncio foi feito à imprensa, na cidade da Praia, pelos diretores pela área da Defesa dos três países, após a primeira reunião trilateral, em que o principal objetivo era identificar áreas de cooperação no setor. 

   Mundo

Tropas brasileiras da ONU encerraram quinta-feira a sua presença no Haiti após 13 anos

Port-au-Prince – O Brasil encerrou quinta-feira a sua presença no Haiti após 13 anos liderando militarmente a Missão das Nações Unidas para a Manutenção no Haiti (MINUSTAH), divulgou quinta-feira a imprensa brasileira.
De acordo com o portal de notícias G1, a MINUSTAH foi a quinta missão de paz na ONU no país das Caraíbas, tendo sido iniciada em 2004, após um golpe que provocou a renúncia do então Presidente Jean-Bertrand Aristide.

   Mundo

Quase 400 novas espécies descobertas na Amazónia em dois anos - WWF

São Paulo - Cientistas descobriram 381 novas espécies de fauna e flora, incluindo macacos, golfinhos, anfíbios e répteis, na região amazónica em dois anos, informou na quarta-feira o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).
Uma nova espécie foi registada a cada dois dias entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015, a maioria em áreas de conservação ou zonas próximas. De acordo com o relatório da organização ecologista, foram descobertas na selva amazónica 216 plantas, 93 peixes, 32 anfíbios, 19 répteis, 20 mamíferos - dois deles fósseis - e uma ave.

   Mundo

ONU monitoriza de perto aumento de requerentes de asilo venezuelanos

San José – O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, afirmou, na quarta-feira, que monitoriza de perto o aumento do número de venezuelanos que têm requerido asilo em vários países do continente americano.
“Temos visto um aumento [do número] de pessoas venezuelanas que procuram asilo. Temos assistido [a isso] nos Estados Unidos e no México, e também na Costa Rica”, declarou Filippo Grandi, numa conferência de imprensa na capital, San José.

   Economia

Incumprimento de Moçambique deve levar a perdas consideráveis para credores - Moody’s

Maputo - O incumprimento do Governo de Moçambique no pagamento de dívida "deve levar a perdas consideráveis para os credores privados", considerou quinta-feira a agência de classificação de risco de crédito Moody's.
A classificação de Caa3 (a penúltima mais baixa, além de incumprimento total), com perspetiva negativa, reflete essa expetativa, referiu a agência numa análise anual sobre o país, quinta-feira divulgada.

   Economia

Lucros da Galaxy, com licença de jogo em Macau, sobem 81% até junho

Macau – O grupo Galaxy Entertainment, que opera uma licença de jogo em Macau, anunciou quinta-feira lucros de 4,6 mil milhões de dólares de Hong Kong (480 milhões de euros) no primeiro semestre do ano, mais 81%, em termos anuais homólogos.
Num comunicado à bolsa de Hong Kong, a operadora de jogo informa que, nos primeiros seis meses do ano, registou receitas no valor de 28,5 mil milhões de dólares de Hong Kong (2,9 mil milhões de euros), mais 11,8% que nos primeiros seis meses de 2016.

   Desporto

Portugal goleia Ilhas Faroé por 5-1, com 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo

Porto – A seleção portuguesa de futebol somou o sexto triunfo consecutivo no Grupo B europeu de apuramento para o Mundial de 2018, ao golear as Ilhas Faroé por 5-1, no Estádio do Bessa, no Porto.

O ‘capitão’ Cristiano Ronaldo foi a grande figura lusa, ao apontar o seu quarto ‘hat-trick’ – as quais junta um ‘póquer’ -, com golos aos três, 29 e 65 minutos, o segundo de penálti, passando a somar 78, em 144 jogos, e já 13 na qualificação, em seis.

   Desporto

Cabo Verde recebe África do Sul em jogo decisivo na corrida ao Mundial2018

Praia - Cabo Verde recebe na sexta-feira a África do Sul, em jogo decisivo da terceira jornada do Grupo D de apuramento da zona africana para o Mundial de 2018, na Rússia.
Depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas, com Senegal e Burkina Faso, Cabo Verde está ‘obrigado’ a ganhar aos sul-africanos para continuar a sonhar com um inédito apuramento para a fase final de um mundial.

   Desporto

Seleção de futebol da Guiné-Bissau vai jogar particulares contra Irão e Iraque

Bissau - A seleção de futebol da Guiné-Bissau foi convidada para dois jogos particulares, em outubro e novembro, contra o Irão e o Iraque, disse quinta-feira à Lusa um dirigente da federação guineense, Bonifácio Sanhá.
Segundo Bonifácio Sanhá, a Guiné-Bissau deverá defrontar o Irão no dia 09 de outubro, num país da Europa, com as despesas do jogo a serem totalmente suportadas pela federação iraniana, cujo selecionador é o português, Carlos Queiroz e entre os dias 09 a 14 de novembro, a seleção guineense deverá deslocar-se ao Iraque para disputar um jogo contra os iraquianos, com as despesas do desafio a serem da responsabilidade da Federação daquele país.