Boletim Moçambique

Quinta, 27 Julho 2017 • 21 notícias • 10338 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Consolidação e transparência nas contas de Moçambique prioridades para o FMI - Consultora

Lisboa - O economista-chefe da consultora Eaglestone considerou quinta-feira, em declarações à Lusa, que uma melhoria na consolidação orçamental e mais informação sobre os empréstimos escondidos são os dois aspetos mais importantes que resultam da visita do FMI a Moçambique.

"Primeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta mais uma vez para a necessidade de haver consolidação orçamental para que isso possa levar a uma redução gradual da dívida pública e, segundo, voltou a chamar a atenção para a necessidade de ser divulgada mais informação sobre a utilização dos fundos provenientes dos empréstimos contraídos pela Ematum, Proindicus, e Mozambique Asset Management", disse Tiago Dionísio à Lusa.

   Moçambique

Banco Mundial oferece veículos para o Recenseamento Geral no país

Maputo - O Banco Mundial ofereceu 131 viaturas, 750 motorizadas e 10 mil bicicletas ao Instituto Nacional de Estatísticas de Moçambique para a realização do IV Recenseamento Geral da População e Habitação, que decorre de 01 a 15 de agosto.

Um comunicado do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) distribuído quinta-feira em Maputo refere que a oferta do Banco Mundial inclui ainda 10 mil bicicletas, que serão distribuídas por todas as 11 províncias moçambicanas.

   Moçambique

PR moçambicano diz que próximos dias serão decisivos nas negociações de paz

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse quinta-feira que os próximos dias serão decisivos no diálogo de paz com a Renamo, considerando que as conversações com o maior partido de oposição "não tem sido tarefa fácil.

"Os próximos dias serão decisivos para todos nós", declarou o chefe de Estado moçambicano, sem avançar detalhes sobre o ponto de situação das negociações de paz com a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

   MOçambique

Detido responsável por matança de elefantes e rinocerontes em Moçambique

Maputo - As autoridades moçambicanas e tanzanianas detiveram o cabecilha de um grupo de caçadores furtivos responsável pela matança de elefantes e rinocerontes na Reserva Nacional do Niassa, norte de Moçambique, escreveu quinta-feira o diário electrónico MediaFax.

A Reserva Nacional do Niassa localiza-se na província do Niassa, norte de Moçambique, e numa região que faz fronteira com a Tanzânia.

   MOçambique

Programa de sensibilização para registo à nascença já arrancou em Moçambique

Maputo - Moçambique vai beneficiar de um programa de sensibilização para o registo civil e estatísticas vitais que foi lançado quinta-feira em Maputo, anunciou o Governo.

O programa vai ser promovido pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR), através da Direção Nacional dos Registos e Notariado, por forma a promover o registo civil de todos os moçambicanos e generalizá-lo à nascença.

   Angola

Mobilizados 103 mil polícias para garantir segurança das eleições

Luanda – A segurança nas eleições gerais angolanas, que se realizam a 23 de agosto, vai ser assegurada por 103 mil polícias, dos quais 75 por cento vão estar já de prevenção dentro de uma semana, foi divulgado quinta-feira em Luanda.

Segundo o responsável da secção dos Planos Operacionais do Posto de Comando da Polícia Nacional, subinspetor Carlos Neto, dez dias antes da votação, toda a corporação vai estar envolvida na segurança e policiamento das eleições.

   Angola

Consumidores angolanos ressarcidos por exclusão de canais da SIC

Luanda - A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor (AADIC) pediu quinta-feira aos clientes da Zap para contactarem diretamente aquela operadora, para serem ressarcidos, no quadro da negociação extrajudicial, pela exclusão de canais do grupo português SIC.

O vice-presidente da AADIC, Lourenço Texe, afirmou, em declarações à agência Lusa, que a distribuidora detida pela empresária Isabel dos Santos "alega ter ressarcido já alguns clientes que reclamaram diretamente" pelo que "os outros clientes devem proceder da mesma forma".

   Brasil

Presidente do Brasil tem aprovação de apenas 5% da população – pesquisa

São Paulo - A taxa de aprovação do Governo do Presidente brasileiro Michel Temer é de apenas 5% e 70% dos cidadãos consideram sua gestão má ou péssima, revelou quinta-feira uma sondagem do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).

Este índice de aprovação é o menor registado pelo IBOPE desde que começou a recolher estes dados, em março de 1986. A taxa de reprovação de Michel Temer superou a do ex-presidente José Sarney, que em julho de 1989 tinha a aprovação de apenas 7% da população brasileira.

   Brasil

Ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil detido no âmbito da Lava Jato

Curitiba – O ex-presidente do Banco do Brasil (BB) e da Petrobras Aldemir Bendine foi detido quinta-feira no âmbito da 42.ª fase da operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção no Brasil, divulgou a imprensa brasileira.

De acordo com o portal de notícias brasileiro G1, Bendine foi preso pela manhã de quinta-feira em Sorocaba, cidade no interior do estado de São Paulo. 

   Brasil

Seis reclusos mortos e oito em fuga após motim em prisão brasileira

Rio de Janeiro – Pelo menos seis reclusos morreram e oito conseguiram fugir de uma prisão brasileira após um motim, informaram na quarta-feira fontes prisionais.

O incidente ocorreu na quarta-feira na prisão de Jussara, no estado de Goiás, quando guardas prisionais foram controlados por reclusos, que posteriormente pegaram fogo a várias celas.

   Portugal

Portugal tem novo projeto de defesa para as Lajes que está a apresentar aos EUA

Washington - Portugal tem um novo projeto de defesa na área da segurança do Atlântico para a Base das Lajes, na ilha Terceira, que esta a apresentar às autoridades norte-americanas, disse quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros.

"A nossa ideia, que temos apresentado às autoridades americanas, é de olhar em conjunto para as questões de segurança em todo o Atlântico. O ministro da Defesa português, num próximo encontro que está a ser marcado com o secretário da Defesa americano, terá oportunidade de apresentar em detalhe esse projeto que nos parece útil para ambos os países e vários que são nossos parceiros", disse Augusto Santos Silva.

   Timor-Leste

Tabulação nacional confirma vitória Fretilin

Díli - O processo de tabulação e verificação nacional das atas das contagens municipais nas legislativas de sábado em Timor-Leste confirmou a vitória da Fretilin, com a maioria dos cerca de 200 votos reclamados a irem para este partido.

"Está concluído 100%. Parabéns a todos", disse Alcino Baris, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), quando, cerca das 18:30 horas locais terminou a tabulação.

   Macau

Macau vai manter combate ao branqueamento de capitais

Macau - O Gabinete de Informação Financeira (GIF) de Macau reafirmou quinta-feira que vai continuar a trabalhar no combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo para reforçar o bom resultado obtido numa avaliação internacional.

"Nos próximos anos vamos reforçar o trabalho" na prevenção e divulgação junto dos agentes económicos dos riscos nos crimes de branqueamento de capitais e apoio ao terrorismo, tendo em vista a próxima análise do Grupo Ásia-Pacífico contra o Branqueamento de Capitais (APG), disse a coordenadora do GIF, Ng Man Seong.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau realiza primeiro recrutamento militar obrigatório em 25 anos

Bissau - As Forças Armadas da Guiné-Bissau iniciaram o primeiro recrutamento militar obrigatório dos últimos 25 anos, disse quinta-feira à agência Lusa o general Júlio Nhaté, chefe do departamento de recursos humanos daquela instituição.

"Fizemos um pedido ao Governo que autorizou o recrutamento de 750 pessoas", explicou. O último recrutamento militar obrigatório na Guiné-Bissau foi feito em 1992. Segundo o general, o recrutamento está a ser feito a partir dos 18 anos e até aos 25, entre jovens de ambos os sexos, em todo o território nacional, incluindo ilhas.

   Cabo Verde

Oposição cabo-verdiana pede investigação ao negócio entre companhias aéreas TACV e a Binter

Praia - O maior partido da oposição cabo-verdiana pediu quinta-feira uma investigação ao Ministério Público ao negócio entre a companhia aérea pública TACV e a Binter, considerando haver "indícios de corrupção" do atual Governo do Movimento para a Democracia (MpD).

O pedido de investigação do negócio que envolve a companhia pública Transporte Aéreos de Cabo Verde (TACV) e a operadora privada Binter CV foi entregue hoje à Procuradoria-geral da República por um grupo de deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a menos de uma semana de a companhia estatal deixar de efetuar voos domésticos.

   Cabo Verde

Confiança dos consumidores cabo-verdianos diminuiu no segundo trimestre do ano – INE

Praia - A confiança dos consumidores cabo-verdianos diminuiu no segundo trimestre deste ano, relativamente aos três meses anteriores, mas situou-se ainda acima do valor registado no trimestre homólogo, segundo dados divulgados quinta-feira pelo INE cabo-verdiano.

De acordo com os resultados do Inquérito de Conjuntura ao Consumidor divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde, no segundo trimestre do ano, o indicador foi de 09 pontos percentuais, menos um do que nos três meses anteriores, mas maior do que os seis pontos percentuais registados no segundo trimestre de 2016.

   Mundo

Manifestações proibidas e prisão para quem perturbe eleições de domingo na Venezuela

Caracas - O Governo venezuelano proibiu quinta-feira a realização de manifestações a partir de hoje e advertiu sobre penas de prisão de cinco a dez anos para quem perturbe as eleições da Assembleia Constituinte, agendadas para domingo.

A proibição foi anunciada pelo ministro venezuelano do Interior e Justiça, Néstor Reverol, e entra em vigor no mesmo dia em que a oposição pretende realizar uma "tomada" simbólica da cidade de Caracas, contra a Assembleia Constituinte promovida pelo Chefe de Estado.

   Mundo

China culpa pressão internacional por testes balísticos da Coreia do Norte

Pequim - O Governo chinês afirmou quinta-feira que foi a "pressão de terceiros" que forçou a Coreia do Norte a multiplicar, este ano, os seus testes com misseis balísticos, face aos rumores de que Pyongyang pode efetuar novo ensaio.

"Após tantos anos, o problema na península coreana poderia resolver-se através do diálogo e consultas, mas devido às pressões e suspeitas de terceiros países, a Coreia do Norte foi obrigada a realizar testes balísticos", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Lu Kang.

   Mundo

Cientistas chineses desenvolvem possível inibidor do vírus Zika

Pequim - Uma equipa de investigadores chineses desenvolveu um possível inibidor do vírus Zika baseado em moléculas, que foi testado em ratos e poderá ajudar a combater a propagação do vírus entre seres humanos.

Segundo o jornal Shanghai Daily, a equipa é constituída por cientistas da Universidade de Fudan e do Instituto de Microbiologia e Epidemiologia de Pequim. Os resultados do estudo foram publicados na terça-feira no portal na internet Nature Communications.

   Economia

Avianca e Delta Airlines deixam de voar para Caracas

Caracas - As companhias aéreas Avianca e Delta Airlines informaram as autoridades aeroportuárias venezuelanas de que vão deixar de voar para a Venezuela, foi anunciado na quarta-feira.

A Avianca comunicou ao Instituto de Aeronaútica Civil da Venezuela que vai terminar as ligações para Caracas com origem em Bogotá (Colômbia) e Lima (Peru), a partir de 16 de agosto próximo, indicou a transportadora colombiana, em comunicado divulgado na rede de mensagens instantâneas Twitter.

   Desporto

Portugal perde com Inglaterra e fica fora dos quartos de final

Tilburgo, Holanda – A seleção portuguesa de futebol feminino ficou na quinta-feira fora dos quartos de final do Euro2017, ao perder com a Inglaterra, por 2-1, em jogo da terceira jornada do Grupo D, disputado em Tilburgo, Holanda.

Toni Duggan colocou a Inglaterra em vantagem aos sete minutos, mas Carolina Mendes empatou aos 17, antes de Nikita Parris dar o triunfo às inglesas. Portugal, que, com os resultados ao intervalo, estava qualificado, acabou por cair para o quarto posto, com três pontos, a seis da Inglaterra, e com os mesmos de Espanha, que se apurou apesar da derrota com a Escócia (1-0), e das escocesas.