Boletim Moçambique

Segunda, 24 Julho 2017 • 33 notícias • 15289 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Burocracia é um dos principais entraves no ambiente de negócios em Moçambique - BM

Maputo - O diretor-executivo do Banco Mundial apontou segunda-feira, em Maputo, a burocracia como um dos principais entraves para o desenvolvimento do ambiente de negócios em Moçambique.

"Moçambique continua com uma classificação muito baixa no 'Doing Business'. A burocracia quando se fazem negócios continua (a ser) um dos principais problemas", disse Andrew Bvumbe.

   Moçambique

Banco Mundial diz que economia moçambicana mostra sinais positivos

Maputo - O diretor-executivo do Banco Mundial (BM), Andrew Mvumbe, disse segunda-feira em Maputo que a economia moçambicana começa a mostrar sinais positivos, mas o país deve apostar na consolidação fiscal para tornar o crescimento sustentável.

Em conferência de imprensa, que marcou o início da sua visita de dois dias a Moçambique, Andrew Mvumbe disse que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique poderá crescer 4,5%, depois de ter tido em 2016 o desempenho mais baixo dos últimos anos, quedando-se nos 3,7%.

   Moçambique

Retomar apoio a Orçamento moçambicano depende da sustentabilidade da dívida - BM

Maputo - O diretor-executivo do Banco Mundial (BM), Andrew Mvumbe, disse segunda-feira que a reativação do apoio da instituição ao Orçamento do Estado de Moçambique vai depender da sustentabilidade da dívida do país, considerando imperioso o controlo das contas públicas.

"A questão da sustentabilidade da dívida é crítica [para a retomada do apoio ao Orçamento do Estado], a sustentabilidade da dívida é parte da avaliação para a retomada do apoio orçamental", afirmou o zimbabueano Andrew Mvumbe, em conferência de imprensa sobre a visita de dois dias que realiza ao país.

   Moçambique

Banco Mundial anuncia apoio de 1,2 mil milhões de dólares a Moçambique

Maputo - O diretor-executivo do Banco Mundial Andrew Mbumbe anunciou segunda-feira, em Maputo, que a instituição vai desembolsar nos próximos três anos 1,2 mil milhões de dólares para Moçambique, destinados ao financiamento da agricultura, saúde, educação e infraestruturas.

"O envelope financeiro para Moçambique para os próximos três anos é estimado em 1,2 mil milhões de dólares", afirmou o zimbabueano Andrew Mvumbe, durante uma conferência de imprensa que marcou o início da sua visita de dois dias ao país.

   Moçambique

Perto de 73 mil alunos abandonaram as aulas em província do norte de Moçambique em 2016

Maputo - Quase 73 mil alunos abandonaram as aulas na província do Niassa, norte de Moçambique, devido aos casamentos prematuros e aos ritos de iniciação no ano passado, informou uma fonte oficial.

De acordo com o diretor provincial da Educação e Desenvolvimento Humano no Niassa, Faustino Amino, citado segunda-feira pelo diário Notícias, dos 401.552 alunos inscritos em 2016 apenas 328.670 chegaram ao final do ano letivo.

   Angola

Angola só permite um expatriado por cada 95 angolanos na construção de barragens

Luanda - As novas obras de construção de barragens em Angola vão receber equipamentos técnicos utilizados na edificação do aproveitamento hidroelétrico de Laúca e terão de obedecer à regra de apenas um trabalhador expatriado por cada 95 nacionais angolanos.

A informação consta de uma decisão governamental a que a Lusa teve acesso, emitida quando a construção da barragem de Laúca, a maior obra pública em curso em Angola, envolvendo cerca de 9.000 trabalhadores e um custo de 4.000 milhões de euros, entra na fase final.

   Angola

Acidente de viação causa quatro mortos e 18 feridos em Luanda

Luanda - Quatro mortos e 18 feridos é o balanço de um acidente de viação ocorrido na segunda-feira à tarde no município de Cacuaco, cerca de 30 quilómetros a norte de Luanda, disse à agência Lusa fonte da polícia.

Segundo o diretor do gabinete institucional e imprensa da delegação provincial de Luanda do Ministério do Interior, Mateus Rodrigues, este é um balanço provisório, suspeitando-se que esteja na base do acidente o excesso de velocidade.

   Angola

Companhias aéreas recebem divisas do Banco Nacional de Angola pela terceira semana

Luanda - A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial voltou a descer na última semana, 21% face à semana anterior, para 173,5 milhões de euros, mas garantindo operações das companhias aéreas pela terceira semana consecutiva.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, entre 17 e 21 de julho, e surge após os 221,6 milhões de euros e 236,4 milhões de euros disponibilizados nas duas semanas anteriores.

   Angola

Banco Mundial desce classificação de Angola para renda média-baixa

Luanda - O Banco Mundial desceu a classificação de Angola para país de renda média-baixa, o penúltimo dos quatro níveis com que a instituição classifica as economias mundiais, pelos rendimentos em função da população.

De acordo com a mais recente revisão desta classificação, realizada pelo Banco Mundial em julho, Angola passou de país de renda anual média-alta, equivalente a entre 3.956 a 12.235 dólares de Renda Nacional Bruta ‘per capita', para o nível média-baixa, que se situa entre 1.006 e 3.955 dólares norte-americanos por habitante.

   Angola

Feira Internacional de Luanda com 225 empresas após interregno de 2016

Luanda - Empresas angolanas e de 10 países estrangeiros, num total de 225 expositores, marcam presença entre 26 e 30 de julho na Feira Internacional de Luanda (FILDA), que regressa em 2017 num formato mais reduzido, após vários adiamentos.

Segundo Bruno Albernaz, presidente do conselho de administração da Eventos Arena, empresa promotora da 33.ª edição da FILDA e escolhida há pouco mais de um mês para a organização, cerca de 70% dos expositores representam empresas angolanas.

   Angola

FNLA adia início da campanha eleitoral para quinta-feira

Luanda - A Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) já não vai iniciar a campanha eleitoral esta terça-feira, como tinha previsto, adiando-a para quinta-feira, anunciou segunda-feira fonte partidária.

Em declarações à Lusa, o porta-voz daquele movimento histórico, uma das seis formações políticas concorrentes às eleições gerais de 23 de agosto, disse que questões de agenda estão na base do adiamento do lançamento da campanha.

   Angola

Angola ainda tem 200 milhões de dólares de kwanzas para comprar na Namíbia

Luanda - O Banco Nacional de Angola comprou mais 51 milhões de dólares em kwanzas depositados no Banco da Namíbia, mas ainda tem de regularizar a compra de 200 milhões de dólares, segundo as autoridades namibianas, citadas segunda-feira pela imprensa namibiana.

A informação foi prestada pelo vice-governador do Banco da Namíbia (BoN), Ebson Uanguta, à margem da visita que o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Silva, realizou na sexta-feira àquele país vizinho de Angola.

   Angola

Angola/Eleições: União Europeia mantém disponibilidade para enviar observadores

Luanda - O representante da União Europeia em Luanda, Tomas Ulicny, reiterou segunda-feira a disponibilidade para enviar uma equipa de observadores às eleições gerais de 23 de agosto em Angola, depois da indisponibilidade do Governo angolano para um acordo específico.

Tomas Ulicny, que falava à imprensa à margem da assinatura do Acordo de Financiamento do Projeto de Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional, rejeitou comentar o assunto naquela ocasião.

   Angola

Angola enaltece contribuição da União Europeia para desenvolvimento sustentável

Luanda - O Governo angolano sublinhou o potencial do projeto de Revitalização de Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), um financiamento de 22 milhões de euros da União Europeia, na sua contribuição para o desenvolvimento sustentável de Angola.

A posição foi expressa pelo ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial de Angola, Job Graça, que procedeu na segunda-feira à assinatura do acordo com o representante da União Europeia em Angola, Tomas Ulicný.

   Brasil

Brasil anuncia alteração da composição de vacina contra febre aftosa em 2018

Rio de Janeiro - O Brasil anunciou na segunda-feira uma alteração na composição da vacina contra a febre aftosa, depois dos efeitos causados pela anterior estirpe terem levado os EUA a vetarem a importação de carne de vaca brasileira.

A decisão foi anunciada pelo Ministério da Agricultura brasileiro e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entidade que reúne os fabricantes da vacina contra a febre aftosa no Brasil.

   Portugal

Fogo na Sertã já levou à retirada de 158 pessoas de casa

Lisboa - O incêndio que deflagrou na Sertã, distrito de Castelo Branco, já levou à retirada de 158 pessoas das suas casas, algumas das quais já regressaram, indicou pelas 19:00 de segunda-feira a Proteção Civil, informando que o fogo lavra com “grande intensidade”.

De acordo com a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, o fogo na Sertã é o que concentra “maior número de meios” e que desperta “maior atenção” - sendo combatido por 731 operacionais, auxiliados por 234 veículos e 12 meios aéreos.

   Portugal

Lista de vítimas em segredo de justiça, divulgação cabe ao MP – Primeiro-ministro

Lisboa - O primeiro-ministro contactou a procuradora-geral da República, que lhe "confirmou" que a lista de vítimas do incêndio de Pedrógão Grande está abrangida pelo segredo de justiça e que a sua divulgação depende do Ministério Público.

Esta posição consta de uma nota enviada à comunicação social pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, a propósito da lista de vítimas resultantes do incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, em junho passado.

   Timor-Leste

Adiada leitura de sentença de casal português retido em Díli há quase três anos

Díli - A leitura da sentença de um casal de portugueses retido em Díli há quase três anos foi segunda-feira adiada pelo tribunal, que introduziu, na sessão de leitura do acórdão, o que definiu como alterações não substanciais dos factos.

O adiamento, para a próxima sexta-feira, faz prolongar um caso que se arrasta desde outubro de 2014 quando Tiago e Fong Fong Guerra foram detidos em Díli, cidade de onde estão proibidos de sair desde então.

   Timor-Leste

PLP quer parlamento “dinâmico” e oposição “saudável”

Díli - O número dois do Partido Libertação Popular (PLP), terceira força mais votada nas legislativas de sábado em Timor-Leste, disse segunda-feira que o partido não está preocupado com governação, mas sim em criar um parlamento "dinâmico" com uma oposição "saudável".

"Neste momento se há ou não coligação não é a principal preocupação do PLP. Os que têm maioria dos votos, vão ter de decidir", afirmou Fidelis Magalhães em entrevista à Lusa.

   Timor-Leste

Ato eleitoral mostra que país é “exemplo” para o mundo

Díli - A eurodeputada Ana Gomes disse segunda-feira que o progresso registado em Timor-Leste nos últimos anos, refletido na forma "pacífica, ordeira e bem organizada" como decorreram as eleições legislativas, é "exemplo" para o mundo.

"É uma diferença extraordinária o percurso do povo timorenses nestes 18 anos. É altura das embaixadas e dos jornalistas mostrarem aquilo que é a evolução do povo timorense", disse Ana Gomes, que liderou a delegação do Parlamento Europeu que esteve em Timor-Leste a observar as legislativas de sábado.

   Timor-Leste

Legislativas foram “credíveis, transparentes e bem organizadas”

Díli - A missão de observação eleitoral da União Europeia disse segunda-feira que as legislativas de sábado em Timor-Leste foram credíveis, transparentes e bem organizadas, sem incidentes ou irregularidades graves.

"Felicitamos o povo de Timor-Leste e as instituições pela realização pacífica destas eleições e aos seus partidos por terem facilitado a paz", afirmou a eurodeputada basca Izaskun Bilbao Barandica, chefe da missão de observadores europeus.

   Macau

Ex-procurador de Macau recorre da condenação a 21 anos de prisão

Macau - O ex-procurador de Macau Ho Chio Meng, condenado a 21 anos de prisão, vai recorrer junto do Tribunal de Última Instância (TUI), apesar de não existir mecanismo que o permita, informou a sua advogada.

Oriana Inácio Pun disse ao Jornal Tribuna de Macau (JTM) que irá recorrer, de acordo com a vontade de Ho Chio Meng, e que o recurso será apresentado ao TUI.

   Macau

Mais de 15 milhões de visitantes em Macau no primeiro semestre do ano 

Macau – Mais de 15,6 milhões de pessoas visitaram Macau no primeiro semestre do ano, mais 5,4% em relação ao mesmo período de 2016, de acordo com dados oficiais segunda-feira divulgados.

Segundo os Serviços de Estatísticas e Censos, a maioria dos visitantes veio da China (10,3 milhões), seguindo-se Hong Kong (3,1 milhões) e Taiwan (520.485), representando aumentos anuais de 6,1%, 1,9% e 0,1%.

   Macau

Aposta no português fundamental para cooperação com mundo lusófono

Macau - Uma maior aposta no português é fundamental para que Macau possa concretizar a missão de plataforma de cooperação com os países de língua portuguesa, afirmou segunda-feira o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam.

"A concretização deste desígnio estratégico", que Pequim atribuiu a Macau em 2003, "será mais fácil quanto maior for a aposta na língua portuguesa", sublinhou o responsável na abertura do 12.º congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), que decorre até sexta-feira no Instituto Politécnico de Macau (IPM) e pela primeira vez na Ásia.

   Cabo Verde

Cerca de 40% dos cabo-verdianos não tem conta bancária

Praia - Cerca de 40% dos cabo-verdianos não tem conta em nenhum banco, informou segunda-feira o ministro das Finanças do país, Olavo Correia, que apelou o setor a tentar reverter o cenário, para desenvolver a economia e combater a informalidade.

"Em Cabo Verde, quase 40% dos cabo-verdianos não têm uma conta bancária, estão excluídos do sistema financeiro e, com isso, significa exclusão de um conjunto de bens e serviços e retrata bem o estado do nosso país em várias localidades", indicou o ministro.

   Cabo Verde

Ministro cabo-verdiano reafirma fecho das operações domésticas da TACV a partir de agosto

Praia - O ministro da Economia e Emprego cabo-verdiano, José Gonçalves, reafirmou segunda-feira que a companhia aérea pública TACV vai fechar as operações domésticas a partir de 01 de agosto, continuando a operar a nível regional.

O ministro reafirmou a posição do Governo no debate no Parlamento deste mês, o último do ano parlamentar, em que o ponto alto será o debate sobre o Estado da Nação, agendado para sexta-feira.

   Cabo Verde

Pinto Balsemão debate democracia e governação em Cabo Verde com ex-primeiro-ministro José Maria Neves

Praia - O fundador do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, vai falar no próximo sábado, em Cabo Verde, sobre democracia e governação, numa "conversa a dois" com o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves.

A informação foi avançada segunda-feira em comunicado pela Fundação José Maria Neves (FJMN) para a Governação, que mensalmente organiza uma conferência em que convida personalidades nacionais e estrangeiras.

   Mundo

Favorito à sucessão do Presidente Xi Jinping na China investigado por corrupção

Pequim – O secretário do Partido Comunista da China (PCC) na cidade central de Chongqing e ex-ministro, Sun Zhengcai, visto como um dos possíveis sucessores do Presidente chinês, Xi Jinping, vai ser investigado por corrupção, revelou segunda-feira o partido.

Membro do Politburo do PCC, o poderoso grupo de 25 membros que dirige os desígnios do partido, Sun foi acusado de “graves violações de disciplina”, eufemismo com o qual se alude no partido a presumíveis práticas de corrupção.

   Mundo

Primeiros quatro voos entre China e Portugal estão “praticamente esgotados”

Pequim - Os primeiros quatro voos diretos entre a China e Portugal estão "praticamente esgotados", avançou segunda-feira à agência Lusa fonte da companhia aérea chinesa Capital Airlines, dois dias antes da inauguração da ligação direta entre os dois países.

Já no sentido inverso - entre Portugal e a China - a taxa de ocupação "ronda os 75%", detalhou fonte do departamento de marketing da Capital Airlines, subsidiária do grupo chinês HNA.

   Mundo

Centenas de brasileiros foram escravizados por igreja nos Estados Unidos

Spindale – Centenas de brasileiros foram escravizados pela igreja evangélica Irmandade da Palavra da Fé (Word of Faith Fellowship Congregation) nos Estados Unidos, segundo uma investigação da agência de notícias Associated Press (AP) segunda-feira divulgada.

De acordo com a investigação da AP, a Irmandade da Palavra da Fé utilizava as suas ramificações no Brasil para manter um fluxo constante de jovens trabalhadores – que viajavam com vistos de turistas ou estudantes – para o seu território de 14 hectares na zona rural de Spindale, na Carolina do Norte.

   Mundo

China vai continuar a repatriar desertores norte-coreanos

Pequim - A China vai continuar a repatriar desertores norte-coreanos, aos quais não reconhece o estatuto de refugiados, disse segunda-feira um porta-voz do Governo chinês, numa resposta a um pedido feito por um alto funcionário da ONU.

"As pessoas que entram ilegalmente na China não são refugiados", afirmou o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang.

   Mundo

China avisa Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar território

Pequim - A China avisou a Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar o que considera território seu, numa altura de renovada tensão entre os dois países vizinhos, em torno de uma área disputada nos Himalaias.

O ministro chinês da Defesa, Wu Qian, disse segunda-feira que a China continua a exigir a retirada das tropas indianas do planalto de Doklam (Donglang, em chinês), uma área também reclamada pelo Butão, que mantém com a Índia uma cooperação próxima a nível de segurança, e onde a China está a construir uma estrada.

   Desporto

Euro feminino: Carolina Mendes tinha comemoração pensada

Oisterwijk, Holanda – Carolina Mendes apontou o primeiro golo de Portugal num Europeu de futebol feminino, no domingo, no triunfo diante da Escócia (2-1), mas rejeita o papel de ‘imortal’ na história e diz que a comemoração estava pensada.

“Penso que somos todas imortais, porque foi um feito (...). De todas nós, apesar de ser o meu nome que vai ficar, é de todas”, começou por dizer a avançada, titular no segundo jogo do Europeu e que marcou aos 27 minutos.