Boletim Moçambique

Segunda, 10 Julho 2017 • 25 notícias • 12012 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Cerveja absorve produção de milho no centro de Moçambique

Maputo - A província da Zambézia, no centro de Moçambique, prevê escoar este ano 650 mil toneladas de milho para uma nova linha de produção das Cervejas de Moçambique, anunciaram as autoridades provinciais.

"A nossa espectativa é de que não haja excedente", sendo garantido a venda de toda a produção, explicou Momad Juízo, diretor da Indústria e Comércio na Zambézia, citado segunda-feira pela Rádio Moçambique.

   Moçambique

Banco Mundial e FAO assinam acordo para fortalecer a gestão da floresta de Moçambique

Maputo - O Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) assinaram segunda-feira um acordo de seis milhões de dólares (5,2 milhões de euros) para fortalecer a gestão sustentável da floresta moçambicana.

O acordo faz parte do recém-aprovado Projeto de Investimento Florestal Moçambicano (MozFIP), no valor de 47 milhões de dólares, e que "visa travar o ritmo acelerado de desflorestação do país" e cuja execução arranca este mês, anunciam as duas instituições em comunicado.

   Moçambique

Incêndio destrói parte dos armazéns de um dos maiores supermercados de Maputo

Maputo - Uma parte dos armazéns do supermercado Game, um dos maiores da capital moçambicana, foi destruído por um incêndio de grandes proporções na madrugada de segunda-feira, anunciou à Lusa o Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP).

De acordo com o porta-voz do SENSAP, Leonildo Pelembe, até às 02:00 (01:00 em Lisboa), altura em que os bombeiros chegaram ao local, parte dos armazéns do supermercado já tinha desabado.

   Angola

Angolano BPC com crédito malparado de mais de 2,6 mil M€ para vender ao Estado

Luanda - O crédito malparado no estatal Banco de Poupança e Crédito (BPC), o maior banco angolano, ultrapassa os 2.640 milhões de euros, metade do qual vai começar a ser vendido a outra sociedade estatal ainda este ano.

A informação foi transmitida segunda-feira pelo presidente do conselho de administração do BPC, Ricardo d'Abreu, em conferência de imprensa realizada em Luanda a propósito dos 100 dias da nova liderança do BPC, detido pelo Estado angolano e em processo de reestruturação, que envolve um plano de recapitalização.

   Angola

Caminho de Ferro de Luanda recebe centro de formação de 12,2 M€

Luanda - O Caminho de Ferro de Luanda conta desde segunda-feira com um centro de formação, infraestrutura no valor de 14 milhões de dólares (12,2 milhões de euros), para albergar 300 estudantes internos e o dobro em regime de externato.

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, inaugurou o centro, construído entre setembro de 2015 e maio deste ano, pela construtora chinesa China Railway.

   Angola

Lançada em Luanda campanha de comercialização do primeiro satélite angolano

Luanda – O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, desafiou segunda-feira os operadores nacionais e estrangeiros a apostarem nos serviços do Angosat 1, primeiro satélite angolano, assinalando que "o projeto é uma realidade".

O desafio foi lançado segunda-feira pelo governante, durante a cerimónia de lançamento oficial da Campanha de Comercialização do Angosat 1, que deve entrar em órbita no terceiro trimestre deste ano e que custou ao governo angolano 330 milhões de dólares (cerca de 290 milhões de dólares).

   Angola

Funcionários da Procuradoria angolana em greve por 15 dias

Luanda - Funcionários da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola estão em greve desde as primeiras horas de segunda-feira e a adesão é praticamente total, segundo fonte sindical, que reafirmou que a paralisação se estende como previsto até 24 de julho.

A posição foi transmitida à Lusa pelo secretário-geral do Sindicato Nacional dos Técnicos de Justiça e Administrativos da PGR, Elias Pinto, que denunciou intimidações a alguns funcionários nas províncias de Luanda e Huíla, manifestando-se por isso preocupado com o desenrolar do protesto.

   Angola

Emirates abandonam gestão da angolana TAAG e cortam voos para Luanda

Luanda - A transportadora aérea Emirates anunciou segunda-feira o "fim imediato" do contrato de concessão para gestão da companhia de bandeira angolana TAAG face "às dificuldades prolongadas que tem enfrentado no repatriamento das receitas" das vendas em Angola.

Numa declaração enviada segunda-feira à Lusa, em Luanda, a transportadora refere igualmente que está a "tomar medidas no sentido de reduzir a sua presença em Angola" e que a partir de segunda-feira reduz de cinco para três o número de frequências semanais para Luanda.

   Angola

Reitor contra uniformização de conteúdos curriculares nas universidades angolanas

Luanda - O reitor da Universidade Gregório Semedo rejeita a possibilidade de uniformização de conteúdos curriculares nas instituições de ensino superior em Angola, admitindo apenas a "harmonização de algumas disciplinas", para garantir a "liberdade e competitividade" das instituições.

Em declarações à Lusa, José Lopes Semedo considerou que uma eventual uniformização de conteúdos, como tem sido admitido, não é recomendável, por atentar contra competitividade, autonomia e liberdade das instituições, recordando que a unificação não deve ser confundida “com harmonização".

   Angola

Dois detidos pela polícia angolana com 65 quilogramas de marfim

Luanda - A Polícia Nacional de Angola informou segunda-feira ter apreendido 65 quilogramas de marfim na província do Cunene, no sul do país, que se encontravam na posse de dois cidadãos nacionais.

De acordo com a mesma informação, a apreensão foi realizada na comuna da Mupa, município do Cuvelai, e os dois angolanos, de 44 e 38 anos, estão detidos às ordens do Serviço de Investigação Criminal do Cunene.

   Angola

Falta de posto médico resolvida com feiras de saúde em município de Luanda

Luanda - Centenas de moradores de um bairro de Luanda estão sem acesso aos serviços de saúde devido a falta de um posto médico na localidade, informaram as autoridades locais, que realizam uma feira da saúde para assistência aos cidadãos.

A informação foi transmitida à Lusa pela diretora de Saúde do município do Kilamba Kiaxi, um dos nove da capital angolana, Josefa Cardoso da Costa, que lamentou a falta de um centro de saúde no Bairro 28 de Agosto, justificando a realização destas feiras.

   Portugal

Grupo português quer angariar mil doações de sangue em Angola em 10 dias

Luanda - O grupo empresarial português Proef tornou-se segunda-feira no 90.º parceiro do Instituto Nacional do Sangue de Angola e pretende garantir, em dez dias, 1.000 doações de sangue, para ajudar a suprir as necessidades do país.

A iniciativa da empresa portuguesa, que opera em Angola nos ramos de eletricidade, telecomunicações e energias renováveis, foi segunda-feira lançada, em Luanda, e vai decorrer até ao próximo dia 19, contando com a colaboração de trabalhadores e parceiros do grupo Proef.

   Timor-Leste

Presidente timorense defende revisão lei das forças de defesa

Díli - O Presidente timorense defendeu segunda-feira uma revisão da legislação sobre as forças de Defesa, para garantir que se adequa à realidade da instituição, como a obrigação de desmobilização dos maiores de 60 anos.

"Se há leis anteriores que já não correspondem à realidade do desenvolvimento da instituição FDTL, essas leis devem ser revistas", disse à Lusa o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, no decurso da primeira visita ao comando das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) em Díli.

   Macau

Governo de Macau poderá rever legislação sobre jogo - Secretário para a Economia

Macau, China - O secretário para a Economia e Finanças de Macau considerou segunda-feira que o Governo poderá rever a legislação sobre o jogo, dadas as novas tendências de desenvolvimento do setor do jogo local.

Lionel Leong afirmou que a situação mudou bastante desde o primeiro concurso de concessão do jogo [a liberalização do jogo aconteceu em 2002], nomeadamente na competição regional, o que gera novas tendências de desenvolvimento do setor do jogo local, de acordo com um comunicado.

   Macau

Vinte e cinco listas para sufrágio direto para Assembleia Legislativa de Macau

Macau, China - A Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL) de Macau recebeu até segunda-feira 25 listas ao sufrágio direto para as eleições de 17 de setembro, último dia do prazo para apresentação de candidaturas.

No mesmo comunicado, a CAEAL informou que foram também entregues seis candidaturas ao sufrágio indireto.

   Guiné-Bissau

Líder do PAIGC recebido pelo PR da Guiné-Bissau para busca saída da crise política

Bissau - O líder do principal partido da Guiné-Bissau, PAIGC, Domingos Simões Pereira, foi segunda-feira recebido em audiência pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, para a busca de uma saída para crise política no país.

O encontro foi patrocinado por um grupo de mulheres guineenses, lideradas pela ex-deputada e antiga candidata presidencial, Francisca 'Zinha' Vaz. O grupo autointitula-se comissão de facilitadoras do diálogo nacional entre os atores políticos para saída da crise política.

   Guiné-Bissau

PM guineense afirma que Portugal e a Guiné-Bissau estão ligados e são inseparáveis

Bissau - O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou segunda-feira que foi preciso coragem para pedir a renegociação dos acordos de cooperação no âmbito da comunicação social e que Portugal e a Guiné-Bissau estão ligados e são inseparáveis.

"O nosso ministro da Comunicação Social, Victor Pereira, escreveu cartas a Portugal e esteve em Portugal, onde falou com o seu homólogo. Agora, todo o Estado é soberano, tinha de haver alguém com coragem para pedir a renegociação dos acordos de cooperação", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

   Cabo Verde

Cabo Verde espera diminuir criminalidade em 30% com videovigilância nas cidades

Praia - O Governo cabo-verdiano estima diminuir a criminalidade na ordem dos 30%, com a instalação do sistema de videovigilância nas principais cidades, um projeto que será instalado pela empresa multinacional chinesa de telecomunicações Huawei.

O acordo para o projeto "Cidade Segura" foi assinado segunda-feira e prevê a construção de um Centro de Comando Operacional, no bairro de Achada Grande Frente, na cidade da Praia, a instalação do sistema de videovigilância, de um sistema de alerta inteligente e de comunicação operacional integrado (voz, mensagens e dados).

   Cabo Verde

Jornalista Carlos Santos denuncia “falhanço” das políticas de comunicação social em Cabo Verde

Praia - O jornalista e escritor Carlos Santos defendeu, em entrevista à Lusa, que há um "falhanço" das políticas de comunicação social em Cabo Verde, num mercado dominado pelo Estado e onde os privados se debatem com problemas de sustentabilidade.

"Tem havido um falhanço em matéria de políticas de comunicação social de praticamente todos os Governos (cabo-verdianos). Se formos ler os programas dos Governos, há sempre projetos de intenção, propostas eloquentes, mas há um desfasamento entre aquilo que é proposto, entre o enunciado e a materialização dessas ideias", analisou Carlos Santos.

   Mundo

Guiné-Bissau não se pode contentar "com migalhas" em acordo de pesca com UE - PM

Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, defendeu segunda-feira um melhor acordo de pesca com a União Europeia, sublinhando que as autoridades guineenses não se podem contentar “com migalhas".

"Se notarem bem, com a União Europeia é a primeira vez que estamos a negociar há mais de dois meses o acordo de pesca. Se se dá à Mauritânia um bom dinheiro, nós não podemos contentar-nos com migalhas", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

   Mundo

Moçambique e Turquia vão assinar memorando na área dos hidrocarbonetos

Maputo - Moçambique e Turquia vão assinar um memorando de entendimento para a área dos hidrocarbonetos, durante o Congresso Mundial de Petróleo, que decorre até quinta-feira naquele país europeu, refere um comunicado.

Segundo a nota de imprensa do Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique (MIREME), pela parte moçambicana, o memorando será assinado pela titular do pelouro, Letícia Klemens.

   Mundo

Austrália e Portugal vão reforçar cooperação sobre Timor-Leste

Macau, China – As autoridades australianas querem aumentar a cooperação com Portugal no que toca a Timor-Leste, informou segunda-feira o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Após encontros com entidades federais e locais australianas, ficou expressa “a disponibilidade para cooperarem mais com Portugal em políticas direcionadas para a cooperação e desenvolvimento em relação a Timor-Leste”, disse o responsável à Lusa.

   Economia

Divisas na banca angolana aumentam 42% e garantem operações de companhias aéreas

Luanda - A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial aumentou 42 por cento na última semana, face à anterior, para 236,4 milhões de euros, garantindo nomeadamente operações das companhias aéreas.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, entre 03 e 07 de julho, e surge após os 166,4 milhões de euros e 143,7 milhões de euros disponibilizados nas duas semanas anteriores.

   Economia

Empresas portuguesas constroem unidades de saúde pediátrica em Luanda por 200 M€

Luanda - Duas construtoras de origem portuguesa foram escolhidas pelo Governo angolano para construir, em Luanda, por mais de 200 milhões de euros, duas unidades sanitárias pediátricas, segundo despachos presidenciais de final de junho a que a Lusa teve acesso.

Uma dessas obras envolve a construção e apetrechamento do Instituto Hematológico Pediátrico de Luanda, entregue à Mota-Engil Angola pelo valor, em kwanzas, equivalente a 38,5 milhões de dólares (33,7 milhões de euros).

   Economia

Missão do FMI fica em Moçambique até dia 19 para discutir auditoria às dívidas ocultas

Maputo - O Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciou segunda-feira uma missão a Moçambique, até dia 19, para discutir com as autoridades a auditoria às dívidas ocultas do país, que há um ano fizeram congelar os apoios externos.

Segundo o FMI, "persistem lacunas de informação, em particular no que respeita ao uso dos empréstimos", no valor de dois mil milhões de dólares, contraídos por empresas públicas detidas pelos Serviços de Informações e Segurança do Estado (SISE) à revelia do parlamento e parceiros internacionais em 2013 e 2014.