Boletim Moçambique

Quinta, 22 Junho 2017 • 16 notícias • 7512 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Banco Africano de Desenvolvimento atribui um milhão de dólares

Maputo - O conselho de administração do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou uma subvenção de um milhão de dólares para financiar o projeto de Assistência Técnica de Ligações Empresariais do Corredor de Nacala.
A verba será atribuída ao Governo de Moçambique através do Fundo de Assistência ao Setor Privado Africano (FAPA, sigla inglesa) e o projeto vai decorrer ao longo de três anos.  

   MOçambique

UNESCO lança consulta à candidatura das Quirimbas como primeira reserva

Maputo - A UNESCO lança, nesta sexta-feira, em Maputo, a consulta pública nacional ao processo de candidatura do Parque Nacional das Quirimbas  a Reserva da Biosfera, a primeira do género em Moçambique.
Situado no norte do país, com área superior a 750 mil hectares, em terra e no mar, o parque foi criado em 2002 com o apoio da Agência Francesa para o Desenvolvimento e da ONG internacional Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla inglesa) pelo seu valor ambiental e arquitetónico. 

   MOçambique

Subida da temperatura pode agravar doenças diarreicas e malária

Maputo - Um grau celsius de aumento de temperatura em 50 anos basta para agravar o número de casos de malária e doenças diarreicas em Moçambique, conclui um relatório apresentado pelo Ministério da Saúde em Maputo.
"Com o aumento da temperatura de um a 1,5 graus, teremos um incremento do número de casos", afirmou à Lusa Tatiana Marrufo, médica e pesquisadora do Observatório Nacional de Saúde.

   Angola

Resultados de desminagem nos últimos 15 anos são animadores

Luanda - O coordenador da Comissão Executiva de Desminagem de Angola considerou, em Luanda, animadores os resultados globais obtidos nos últimos 15 anos, com a limpeza de 50 por cento da área com necessidade de intervenção.
Gonçalves Muanduma, igualmente ministro da Assistência e Reinserção Social de Angola, falava à imprensa à margem da Conferência Nacional sobre Desminagem, que arrancou em Luanda e decorre até sexta-feira, para avaliação do atual quadro de desminagem no país, lançado desde o alcance da paz em 2002.

   Angola

Viúva do primeiro chefe de Estado contra figura de Presidente da República Emérito

Luanda - A viúva do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, está contra a distinção de "Presidente da República Emérito" que se pretende atribuir ao chefe de Estado que cessar mandato, questionando que designação terá o seu falecido marido.
"Se o Presidente José Eduardo dos Santos for emérito o que é que se vai dar ao fundador que libertou, fez tudo. E os outros que virão? Então, é preciso pensar muito bem nisso", disse Maria Eugénia Neto. 

   Brasil

Presidente brasileiro exalta reformas na Noruega enquanto se defende de denúncias

Oslo - O Presidente do Brasil, Michel Temer, reiterou a sua confiança na aprovação de uma ampla agenda de reformas de austeridade num encontro com investidores em Oslo, Noruega.
"O Brasil, digo sem medo de errar, está deixando para trás uma severa crise. Temos levado adiante reformas que não se viam no nosso País há muitos anos. É uma agenda que está trazendo de volta investimentos e recuperando o crescimento", declarou Michel Temer em Oslo, onde cumpre uma visita oficial de dois dias.

   Brasil

Michel Temer diz ter construído “laços acolhedores” com Vladimir Putin

Moscovo - O Presidente do Brasil, Michel Temer, afirmou que construiu “laços acolhedores” com o Presidente russo, Vladimir Putin, durante a visita oficial que fez àquele país esta semana.
A afirmação foi feita numa entrevista à agência de notícias Tass, que também foi transmitida pela televisão estatal russa na última quinta-feira.

   Brasil

Greenpeace questiona sinceridade das políticas ambientais do Governo do Brasil

São Paulo, Brasil – A organização ambientalista Greenpeace questionou quinta-feira a sinceridade do gesto do Presidente do Brasil, Michel Temer, de vetar duas medidas provisórias que podiam comprometer 600 mil hectares de áreas protegidas da floresta amazónica.

Para a organização, a decisão do Presidente brasileiro é uma manobra simples para salvar a sua imagem na Noruega, país onde iniciou quinta-feira uma visita oficial de dois dias. A Noruega é um dos principais financiadores dos programas de proteção da floresta amazónica.

   Portugal

Identificadas 44 das 64 vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande 

Lisboa  – As autópsias às 64 vítimas dos incêndios que atingiram a região Centro desde sábado foram concluídas em 48 horas e já foi possível identificar 44 delas, anunciou o gabinete da ministra da Justiça.
Em comunicado, a mesma fonte refere que o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciência Forense (INMLCF) emitiu os certificados de óbito relativos aos 44 corpos, permitindo o seu levantamento pelas famílias.
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que foi dado como dominado na tarde de quarta-feira, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

   Portugal

ANA prevê demoras no controlo de segurança dos aeroportos devido a greve

Lisboa – A ANA – Aeroportos de Portugal informou que os procedimentos de controlo de segurança devem ser “mais demorados” no fim de semana devido à greve das empresas de segurança e “elevado incremento de tráfego registados nos últimos meses”.
Em comunicado, a ANA recomendou, face à maior demora, que os passageiros cheguem ao aeroporto com, pelo menos, três horas de antecedência em relação à hora do seu voo. 

   Macau

Detetadas prescrições inadequadas de medicamentos oncológicos em clínicas

Macau  – Os Serviços de Saúde de Macau (SSM) detetaram casos suspeitos de prescrição inadequada de medicamentos contra o cancro por clínicas privadas, no valor de 80 milhões de patacas (8,92 milhões de euros).
Num comunicado, os SSM explicam que, suspeitando do caso, que “pode ter efeitos adversos nos pacientes”, realizaram fiscalizações surpresa em sete estabelecimentos privados de cuidados de saúde, sendo que em quatro se mantiveram as suspeitas, dois estão ainda a ser investigados e num caso o centro médico foi ilibado.

   Guiné-Bissau

Polícia dispersa grupo que tentou perturbar início da convenção do PAIGC em Bissau

Bissau - A primeira convenção nacional do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) teve início em Bissau sob forte medidas de segurança, depois de a polícia ter dispersado um grupo que tentou perturbar o encontro.
"Um grupo de jovens tentou perturbar e foi repelido pela Polícia de Ordem Pública (POP)", disse fonte da organização da convenção nacional do PAIGC, maior formação política da Guiné-Bissau. 

   Cabo Verde

Artista plástica portuguesa Luísa Queirós morreu no Mindelo

Mindelo - A artista plástica portuguesa Luísa Queirós morreu quinta-feira na cidade do Mindelo, onde vivia desde 1975, segundo informação avançada pelo Centro Cultural Português, que lamentou o desaparecimento desta "portuguesa de nascimento e cabo-verdiana de coração".
Luísa Queirós nasceu em Lisboa, onde estudou e se licenciou em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes, foi professora de educação visual e destacou-se pela luta contra o regime salazarista. 

   Mundo

Portugal e Brasil únicos lusófonos referenciados em apreensão de droga em relatório da ONU

Viena - Portugal e Brasil, ambos com duas referências, são os únicos Estados lusófonos que figuram na lista de países cujas autoridades mais droga apreenderam em 2015, segundo o Relatório Mundial sobre Droga 2017, divulgado pela ONU.
De acordo com o documento, elaborado pelo Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e Crime (UNODC), Portugal é referenciado pelas apreensões de resina de canábis e cocaína, droga em que o Brasil é também indicado, assim como na de ‘ecstasy’. Dado tratar-se de apreensões, e não de consumo ou trânsito, mais nenhum país lusófono é referenciado no documento, que apresenta tabelas com os 30 Estados que mais se destacaram nas operações de controlo.

   Economia

Angola gastou 10% das importações de 2016 com produtos agrícolas

Luanda - Praticamente 93 por cento das exportações angolanas de 2016 foram de petróleo bruto, que aumentaram mais de 3.500 milhões de euros face a 2015, mas o país ainda necessitou de importar produtos agrícolas, que representam 10% do total.
Os dados constam do anuário do comércio externo de 2016, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), agora divulgado e ao qual a Lusa teve acesso, indicando que, em todo o ano, as vendas de crude ao exterior ascenderam a 4,466 biliões de kwanzas (24,1 milhões de euros), um aumento homólogo de 17%.

   Desporto

FIBA levanta suspensão da Confederação Brasileira de Basquetebol

São Paulo – A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) levantou a suspensão imposta, desde 14 de novembro passado, à confederação brasileira da modalidade, confirmou o organismo sul-americano.
“Nós, adeptos brasileiros de basquetebol, recebemos a notícia mais esperada: a FIBA anunciou o fim da suspensão aplicada devido a falhas administrativas da anterior gestão”, anunciou o presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), Guy Peixoto Jr., em comunicado.