Boletim Moçambique

Terça, 17 Janeiro 2017 • 27 notícias • 12619 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moçambique precisa de 1 milhão de dólares por ano para transparência na indústria extrativa

Maputo - Moçambique precisa de um milhão de dólares (934 mil euros) anualmente para a execução da Iniciativa de Transparência na Indústria Extrativa (ITIE), informou terça-feira o coordenador do mecanismo em Moçambique.

Custódio Nguetane, que falava após uma audiência concedida pelo primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, ao presidente do Conselho Internacional do ITIE, Fredrick Reinfeldt, disse que a execução da iniciativa tem sido suportada em 90% dos custos por parceiros internacionais.

   Moçambique

Três mortos e mais de 200 famílias desalojadas devido ao mau tempo em Maputo

Maputo - Pelo menos três pessoas morreram e 236 famílias estão desalojadas na sequência das fortes chuvas que atingiram Maputo desde sábado, informou à Lusa o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique.

"É necessário que as pessoas tenham atenção porque as chuvas vão continuar nos próximos dias", alertou o porta-voz do INGC, Paulo Tomás, que acrescenta que estes são dados preliminares e é possível que os centros de acomodação recebam mais pessoas nos próximos dias.

   Moçambique

Apenas um quinto dos clientes de banco liquidado em Moçambique exigiu reembolsos

Maputo - Apenas 21% dos 5.085 clientes elegíveis para os reembolsos do Nosso Banco, liquidado em novembro pelo órgão regulador de Moçambique, exigiram os reembolsos previstos pelo Fundo de Garantia e Depósitos.

Do valor disponível de 15,6 milhões de meticais (206 mil euros) para os reembolsos, foram pagos 54,6% desde o início do processo, a 21 de novembro, segundo um comunicado do Banco de Moçambique enviado à Lusa.

   Moçambique

Moçambique 'estica a corda' na negociação com os credores - Analistas

Lisboa - O Governo de Moçambique optou por não pagar os quase 60 milhões de dólares da prestação de janeiro, extremando a posição nas negociações sobre a reestruturação com os credores, consideram analistas que têm acompanhado este tema.

O anúncio de que Moçambique não vai pagar a prestação de janeiro relativa à emissão de 726,5 milhões de dólares em títulos de dívida "pode pôr as negociações sobre a reestruturação da dívida numa posição mais fracionada entre os dois lados, com os credores a sentirem-se acossados", comentou o economista-chefe Exotix Partners, Stuart Culverhouse.

   Angola

UE junta nove artistas para assinalar em Luanda 30 anos de cooperação

Luanda - Os 30 anos da parceria entre a União Europeia e Angola, período em que o país recebeu 1.050 milhões de euros de apoio comunitário, foram terça-feira assinalados em Luanda com a abertura de uma exposição de arte contemporânea.

A exposição "EU [European Union] em Angola" envolve trabalhos de sete artistas contemporâneos angolanos, com experiência internacional, e dois europeus, explorando a relação entre a Europa e África, nos seus vários períodos, influências sociais, políticas, económicas e culturais como obra de arte e exemplo desta inter-relação.

   Angola

Ministra da Cultura angolana diz que prémio literário de 2016 vai ser atribuído

Luanda - A ministra da Cultura angolana garantiu terça-feira que as candidaturas ao prémio literário "Sagrada Esperança" de 2016 estão a ser analisadas, contrariamente à informação anunciada segunda-feira pelo próprio gabinete dando conta da sua não atribuição, por dificuldades financeiras.

No comunicado assinado pela ministra Carolina Cerqueira, enviada terça-feira à Lusa, refere-se que "está a decorrer o processo de avaliação das obras concorrentes" à edição de 2016 e que "oportunamente será dado conhecimento público das decisões do júri" deste prémio, atribuído pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais de Angola e pela Fundação António Agostinho Neto

   Angola

Mais de 500 mulheres morreram na cidade de Luanda após o parto em 2016

Luanda - As repartições de saúde de Luanda vão passar a elaborar um relatório semanal sobre a mortalidade materna, depois de o município central da capital angolana ter registado 562 casos mortais só em 2016.

A decisão foi anunciada terça-feira pela vice-presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Mara Baptista Quiosa, durante a segunda reunião do comité técnico municipal de prevenção e auditoria de mortes maternas, neonatais e infantis do município capital. 

   Angola

UNITA denuncia inclusão de congoleses em Cabinda para votarem nas eleições angolanas

Luanda - A UNITA acusa o partido no poder em Angola, o MPLA, de estar a mobilizar em Cabinda cidadãos congoleses para se inscreverem ilegalmente para o registo eleitoral, obtendo também a nacionalidade angolana.

A posição foi assumida pelo secretário provincial da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) em Cabinda, Estêvão Neto, durante uma reunião do partido em que o principal visado foi o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

   Angola

Polícia angolana formada para comunicar melhor durante as eleições

Luanda - O Ministério do Interior angolano está a formar os dirigentes da polícia para "colocar a informação em primeiro plano junto da população", tendo em conta o ano eleitoral de 2017, foi terça-feira revelado em Luanda.

O diretor do gabinete de comunicação institucional do Ministério do Interior, Simão Milagres, considerou terça-feira que a Polícia Nacional de Angola tem responsabilidades acrescidas a nível do processo eleitoral, na garantia da estabilidade e segurança dos cidadãos.

   Angola

Nova longa-metragem de Rui Goulart em rodagem em Angola

Lisboa – O novo filme de Rui Goulart, “Nascido em Angola”, está em rodagem naquele país, tendo também filmagens previstas em Portugal, Estados Unidos e Brasil, anunciou terça-feira a Chiado Terrasse Films.

A nova longa-metragem de Rui Goulart conta com os atores João D'Ávila, Adelaide João e Miguel Borges no elenco, segundo a produtora de cinema.

   Angola

Pelo menos 30 pessoas morreram na província angolana do Moxico por malnutrição

Luena, Angola - Pelo menos 30 pessoas morreram de malnutrição na província do Moxico, no leste de Angola, durante o ano de 2016, um aumento de 21 casos face a 2015, de acordo com números terça-feira revelados.

A informação resulta do relatório anual do Hospital Geral do Moxico, na cidade de Luena, que contabilizou 144 casos de malnutrição que passaram por aquela unidade no último ano.

   Angola

Angola ficou a mais de 1.280 M€ da meta das receitas fiscais do petróleo em 2016

Luanda - A exportação de petróleo rendeu a Angola 7.400 milhões de euros em receitas fiscais durante o ano de 2016, ficando a mais de 1.280 milhões de euros da meta definida pelo Governo, segundo dados compilados terça-feira pela Lusa.

De acordo com um relatório do Ministério das Finanças, Angola exportou 631.652.098 barris de crude em 2016, abaixo da meta de 654,6 milhões de barris que o Governo inscreveu no Orçamento Geral do Estado (OGE), revisto em setembro precisamente devido à quebra na cotação do petróleo.

   Angola

Sonangol com receitas fiscais abaixo dos 5.000 M€ em 2016

Luanda - As receitas fiscais da concessionária estatal angolana Sonangol geradas com a exportação de crude ficaram abaixo dos 5.000 milhões de euros em 2016, falhando as estimativas do Governo revistas em setembro.

Segundo um relatório do Ministério das Finanças sobre o setor, a Sonangol gerou 840.279 milhões de kwanzas (quase 4.770 milhões de euros) de receitas fiscais em 2016, quando na revisão do Orçamento Geral do Estado, aprovada em setembro, a previsão do Governo baixou para 968 mil milhões de kwanzas (5.490 milhões de euros). 

   Brasil

Governo do Brasil disponibiliza forças armadas para conter motins nas prisões

São Paulo, Brasil - O Brasil decidiu terça-feira que colocará as forças armadas à disposição dos governadores dos estados do país para atuarem dentro dos presídios.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Palácio do Planalto, Alexandre Parola, que declarou à imprensa que a decisão de disponibilizar efetivos das forças armadas faz parte de um plano discutido pelo Presidente do Brasil, Michel Temer, para conter a violenta crise que abala o sistema prisional.

   Brasil

Presos voltam a amotinar-se na cadeia brasileira onde domingo morreram 26 detidos

São Paulo, Brasil - Dezenas de presos voltaram a amotinar-se terça-feira na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, onde 26 detidos foram mortos no anterior motim, ocorrido no passado domingo.

A informação foi confirmada pelo Comando da Guarda da unidade prisional, que dizem que os presos amotinados estão armados com paus, pedras e facas.

   Timor-Leste

Ex-PR timorense Ramos Horta partilha vias de reconciliação nacional com Guiné-Bissau

Bissau - O ex-Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, vai partilhar com as instituições da Guiné-Bissau a experiência timorense de reconciliação nacional num simpósio a decorrer de 27 a 30 de janeiro na capital guineense, anunciou a organização.

"Enfrentar o passado para construir a Guiné-Bissau de amanhã" é o título do evento que pretende ajudar o país a sarar feridas entre dirigentes guineenses e a pôr fim aos ciclos de instabilidade.

   Timor-Leste

Governo timorense aprova lei de Arbitragem e Conciliação para dar “confiança” a investidores

Díli - O Governo timorense anunciou a aprovação de um projeto-lei que pretende criar meios alternativos de resolução de litígios comerciais e que se insere nos esforços de criação de um ambiente favorável ao investimento no país.

Trata-se, segundo explica o Governo em comunicado, do projeto de lei sobre Arbitragem, Mediação e Conciliação, e pretende "melhorar o ambiente de negócios em Timor-Leste, promover o investimento e estimular o crescimento económico".

   Timor-Leste

Documentário sobre crianças roubadas a Timor-Leste durante ocupação indonésia

Díli - A Fundação Oriente em Díli apresenta sábado um documentário sobre as crianças timorenses que foram roubadas durante a ocupação indonésia, levados para aquele país e começam agora, pela primeira vez a regressar a casa.

"Nina e as crianças roubadas de Timor-Leste", foi produzido pela AJAR - Asian Justice and Rights, uma associação de direitos humanos na Indonésia com representação em Timor-Leste e que usa alguns casos pra ilustrar uma realidade que afeta a milhares de timorenses.

   Timor-Leste

Projeto sino-timorense de 70 MUSD fará nascer primeiro arranha-céus de Timor-Leste

Díli - Um projeto sino-timorense, que começa a ser construído em fevereiro, fará nascer dentro de três anos o primeiro arranha-céus de Timor-Leste, um edifício com duas torres de 17 andares, num investimento de 70 milhões de dólares.

A construção do Timor Fortuna Central Plaza, na zona oeste da capital timorense, Díli, é um projeto desenvolvido em parceria pela empresa timorense Li Tyen Development SA e a chinesa Guangxi International Construction Engineering, como explicou à Lusa a diretora da primeira.

   Macau

Número de casas vendidas em Macau dispara 142% em dezembro

Macau, China – As transações de imóveis destinados a habitação em Macau subiram 142% em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2015, acompanhadas por uma subida de 32% do preço do metro quadrado.

Estatísticas disponibilizadas no portal dos Serviços de Finanças revelam que em dezembro de 2016 foram transacionadas 1.211 frações, muito acima das 501 vendidas em dezembro do ano anterior.

   Cabo Verde

Grupo de militantes denuncia ilegalidades no maior partido da oposição cabo-verdiana

Praia - Um grupo de militantes do maior partido da oposição em Cabo Verde denunciou terça-feira várias ilegalidades e falta de condições para o surgimento de candidaturas alternativas à liderança do partido, que realiza eleições antecipadas a 29 deste mês.

As denúncias foram feitas por destacados militantes do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que há dois meses apresentaram um "Manifesto de Militância" a pedir mais diálogo interno, mas sem concretizar as críticas numa candidatura alternativa à liderança.

   Cabo Verde

Secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior vista Cabo Verde

Praia - A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, visita Cabo Verde entre quarta e sexta-feira para encontros com as autoridades locais e para participar numa conferência sobre "Conhecimento em Português".

Segundo informação da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Maria Fernanda Rollo, tem agendados encontros com a ministra da Educação, Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Maritza Rosabal, e com a equipa de reitores da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), além de visitas à Casa da Ciência da UNI-CV e ao Museu do Tarrafal.  

   Mundo

Guiné Equatorial será o único país da CPLP em recessão em 2017 - ONU

Nova Iorque - A Guiné Equatorial será o único país da CPLP a enfrentar uma recessão este ano, com o Brasil a recuperar 0,6%, depois de ter tido um crescimento negativo nos últimos dois anos, estimam as Nações Unidas.

De acordo com o relatório 'Situação Económica Mundial e Perspetivas 2017' divulgado terça-feira em Nova Iorque pela Divisão de Análise e Política de Desenvolvimento do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, a Guiné Equatorial terá uma recessão de 2,2%, conseguindo depois crescer 1,5% no próximo ano.

   Economia

Credores liderados pelo banco Moelis apresentam objeção ao plano de recuperação da Oi

São Paulo, Brasil - Um grupo de credores liderados pelo banco de investimento Moelis & Company informou terça-feira que apresentou objeções ao plano de recuperação judicial da operadora brasileira Oi.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, esta objeção segue as leis de recuperação judicial que vigoram no Brasil.

   Desporto

Desportivo de Chaves elimina Sporting da Taça de Portugal

Chaves - O Desportivo de Chaves qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, ao eliminar em casa o Sporting, por 1-0, com um golo de Carlos Ponck aos 87 minutos.

O defesa central cabo-verdiano deu, a três minutos dos 90, o triunfo aos flavienses, que já tinham eliminado o FC Porto da Taça de Portugal.

   Desporto

CAN2017: Selecionador da Guiné-Bissau preocupado com “poderio físico” dos Camarões

Libreville - O selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé, mostrou-se terça-feira preocupado com "o poderio físico" dos Camarões, que a equipa guineense vai enfrentar na quarta-feira, no segundo jogo da Taça das Nações Africanas (CAN2017), que decorre no Gabão.

Falando para jornalistas guineenses que acompanham os ‘djurtus’, Baciro Candé disse ser preocupante a capacidade física dos camaroneses, mas salientou que os seus jogadores "têm bons argumentos" para a contrair.

   Desporto

Clubes chineses reagem contra redução de futebolistas estrangeiros

Pequim – Os clubes chineses receberam com desagrado a decisão federativa de reduzir o limite de futebolistas estrangeiros em campo por equipa de quatro para três, alegando que não tiveram tempo de se preparar para a mudança de paradigma.

De acordo com Su Yuhui, presidente do Tianjin Quanjuan, equipa recém-promovida ao escalão principal do futebol chinês, a alteração “poderá deitar por terra os planos que os clubes fizeram na pré-época e até provocar elevadas perdas financeiras”.