Boletim Moçambique

Segunda, 05 Junho 2017 • 28 notícias • 13875 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Receitas do gás natural para Moçambique são incertas, considera ONG

Maputo - O Centro de Integridade Pública, uma organização não governamental moçambicana que fiscaliza a ação da administração pública, considerou segunda-feira uma incerteza as expectativas de receitas do gás natural, criticando também a falta de transparência nos negócios do setor.

"As expectativas de receitas para o Estado, na ordem de 18 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros) em 30 anos, podem materializar-se, assim como não. Tudo depende dos preços a que o gás será vendido", refere uma análise que o CIP divulgou segunda-feira

   Moçambique

Banco Mundial financia com 52,4 ME educação em Moçambique

Maputo - O Banco Mundial aprovou um financiamento de 59 milhões de dólares (52,4 milhões de euros) para apoio à educação em Moçambique, visando melhorar o acesso, a qualidade e a equidade do ensino no país, anunciou a organização.

A verba foi aprovada na sexta-feira pelo conselho de diretores da instituição e será canalizada pela Associação Internacional de Desenvolvimento ao Fundo de Apoio ao Sector da Educação (FASE) de Moçambique.

   Moçambique

Cooperação Moçambique-Brasil tem sido “uma deceção” ao nível da transparência - autor

Maputo - A cooperação entre Moçambique e Brasil tem sido "uma deceção" para quem esperava uma parceria com mais transparência e menos negócios, disse segunda-feira à Lusa um investigador moçambicano, coautor de um livro sobre o tema.

"A ideia que há por detrás desse paradigma de cooperação sul-sul é a de estabelecer um novo tipo de parceria, para nos ajudarmos uns aos outros, diferente daquilo que tem sido feito pelo ocidente", mais empresarial, referiu Sérgio Chichava, investigador do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) de Moçambique.

   Angola

Banco da China vê Angola como “parceiro estratégico de longo prazo”

Luanda - O presidente do Banco da China (BOC), um dos maiores bancos do mundo, afirmou segunda-feira, em Luanda, que Angola é um "parceiro estratégico de longo prazo", o que justifica a abertura da sucursal da instituição em Luanda.

Chen Siqing falava na capital angolana, na cerimónia oficial de inauguração da sucursal de Angola do BOC, o primeiro banco asiático a instalar-se no país e que prevê transações em moeda exterior para o terceiro trimestre do ano.

   Angola

Comissão Nacional Eleitoral pede elevação a partidos angolanos até às eleições

Luanda - O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) pediu segunda-feira aos partidos políticos e coligação de partidos concorrentes às eleições gerais angolanas de 23 de agosto, "muita ponderação e elevação nos atos que vão praticar" a partir de agora.

André da Silva Neto intervinha na cerimónia de entrega, em Luanda, pelo Tribunal Constitucional, da relação de partidos políticos e coligação de partidos habilitados a concorrer às eleições gerais deste ano, das listas de candidatos à Presidente da República e vice-Presidente da República e a deputados de cada umas das seis formações políticas validadas.

   Angola

Filme "A ilha dos cães" estreia-se finalmente em Angola

Luanda - O filme "A ilha dos cães", do realizador português Jorge António e rodado parcialmente em território angolano, vai ser exibido publicamente em Angola pela primeira vez na quarta-feira, na abertura do primeiro Ciclo de Cinema Messu, em Luanda.

Em exibição em Portugal desde 20 de abril, "A ilha dos cães", que inclui uma das últimas interpretações do ator Nicolau Breyner, é uma adaptação do romance "Os senhores do areal", do escritor angolano Henrique Abranches, uma ficção passada em São Tomé e Príncipe e Angola, ancorada em diferentes períodos históricos, abordando a escravatura e a descolonização.

   Angola

Tribunal Constitucional entrega lista de 2.000 candidatos às eleições angolanas

Luanda - O presidente do Tribunal Constitucional angolano fez uma avaliação positiva do processo de validação das candidaturas dos partidos políticos às eleições gerais angolanas de 23 de agosto, reconhecendo o trabalho "árduo e complexo" envolvendo também cerca de 2.000 candidatos.

Rui Ferreira discursava na cerimónia de entrega pelo Tribunal Constitucional à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) da relação de partidos políticos e coligação de partidos habilitados a concorrer às eleições gerais deste ano, das listas de candidatos à eleição por via indireta aos cargos de Presidente da República e vice-Presidente da República e a deputados de cada umas das seis formações políticas validadas.

   Angola

Ministro da Justiça de Angola “estupefacto” com “desrespeito” do MP português

Luanda - O ministro da Justiça angolano admitiu segunda-feira reequacionar a cooperação judiciária com Portugal, mostrando-se "estupefacto" por o Ministério Público português ter avançando para a fase Instrução no processo envolvendo o vice-Presidente Manuel Vicente, sem esperar pela resposta de Angola.

"Eu fico estupefacto e até incrédulo, na medida em que são situações que demonstram um certo desrespeito pelas nossas autoridades judiciárias, e em especial pelo Tribunal Constitucional da República de Angola", afirmou segunda-feira o ministro da Justiça e Direitos Humanos, Rui Mangueira, questionado pela Lusa à margem de um evento oficial em Luanda. 

   Angola

Bancos angolanos fecham maio com queda de 18% nas divisas disponíveis

Luanda - A venda semanal de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial desceu quase 18 por cento na última semana de maio, para 118,9 milhões de euros, garantindo sobretudo necessidades do setor petrolífero.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial entre 29 de maio e 02 de junho, e surge após 144,8 milhões de euros e 178 milhões de euros nas duas semanas anteriores, que também registaram quedas.

   Angola

Ficheiro dos eleitores angolanos vai ser auditado após exigência da UNITA

Luanda - A UNITA aplaudiu segunda-feira a aprovação, pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana, de uma auditoria ao ficheiro eletrónico dos eleitores em condições de votar a 23 de agosto e espera ver alegadas irregularidades corrigidas a tempo.

"As nossas manifestações, que naturalmente vão continuar, visam corrigir o que chamamos de irregularidades, para garantir a transparência do processo eleitoral. A auditoria ao Ficheiro de Cidadãos Maiores [FICM] tem sido uma das nossas exigências", disse, em declarações à Lusa, o porta-voz da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

   Angola

Fábrica chinesa de cerveja recebe incentivos fiscais do Governo angolano

Luanda - O Governo angolano atribuiu incentivos fiscais, nomeadamente redução no pagamento de impostos, ao investimento realizado pelos chineses da CIF com a instalação de uma fábrica de cerveja em Luanda, em produção há dois anos.

A fábrica Lowenda Brewery Company, promovida pela China Investment Fund (CIF), foi inaugurada oficialmente a 09 de outubro de 2014, durante uma visita do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, tendo capacidade para produzir um milhão de hectolitros de cerveja por ano.

   Angola

Desde 2013 que Angola não tinha tão pouco dinheiro em circulação

Luanda - Angola tinha em circulação, em abril, 422.174 milhões de kwanzas (2.280 milhões de euros) em notas e moedas, uma nova quebra mensal e um valor equivalente a mínimos desde 2013.

De acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA) a que a Lusa teve acesso, sobre a Base Monetária Ampla do país, entre março e abril deixaram de estar em circulação (física) no país 2.753 milhões de kwanzas (cerca de 15 milhões de euros).

   Brasil

Clima: Brasil promulga Acordo de Paris e defende responsabilidade ambiental

Brasília - O Presidente do Brasil, Michel Temer, promulgou segunda-feira o compromisso do país de cumprir as metas do Acordo de Paris numa cerimónia em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

O chefe de Estado brasileiro reiterou seu apoio as metas que foram impostas ao país para mitigar as mudanças climáticas e disse que a proteção ambiental está dentro das responsabilidades do Governo.

   Brasil

Homicídio é causa de morte de mais de metade dos brasileiros entre 15 e 19 anos - estudo

São Paulo, Brasil - O homicídio foi a causa de mortalidade de 53,8% dos brasileiros do sexo masculino com idade entre 15 a 19 anos em 2015, segundo o Atlas da Violência divulgado segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Ipea).

E na faixa etária dos 15 aos 29 anos o mesmo tipo de crime correspondeu a 47,8% do total de óbitos. 

   Timor-Leste

Governo timorense em poupança para deixar dinheiro ao próximo executivo

Díli - O primeiro-ministro timorense disse segunda-feira que o Governo está com alguma "contenção" nos gastos para deixar o próximo executivo, que sairá das eleições de 22 de julho, decidir como procederá na execução orçamental do resto do ano.

Rui Maria de Araújo disse à Lusa que não está preocupado com os dados de execução orçamental, explicando ainda que "estão vários processos em curso" e que o executivo tem em conta o período eleitoral que se avizinha.

   Timor-Leste

Número de candidaturas às eleições é sinal de diversidade – PM

Díli - O elevado número de candidaturas partidárias às eleições parlamentares timorenses de 22 de julho é um sinal de "diversidade" e da "dinâmica" da democracia nacional, disse segunda-feira à Lusa o primeiro-ministro de Timor-Leste, Rui Maria de Araújo.

"É sinal de diversidade. Timor é um país pequeno, mas com uma enorme diversidade. Historicamente sempre viveu em pequenos reinados, com alguma harmonia entre os grandes reinos", afirmou em declarações à Lusa em Díli.

   Timor-Leste

PM timorense diz que próximo Governo tem de continuar agenda de reformas

Díli - O primeiro-ministro timorense disse na segunda-feira que o Governo que sairá das eleições legislativas de 22 de julho tem de continuar a agenda de reformas nacionais em curso que são essenciais para a sustentabilidade económica do país.

Rui Araújo admitiu à Lusa que nem todos os timorenses conhecem essa extensa agenda iniciada sob o seu mandato e que engloba a reforma e o fomento económico, a reforma fiscal, a reforma da administração pública e a reforma legislativa e do setor da justiça.

   Timor-Leste

23 candidaturas apresentadas às eleições parlamentares de 22 de julho

Díli - Vinte e dois partidos políticos e uma coligação de três forças políticas formalizaram a sua candidatura para as eleições parlamentares de 22 de julho em Timor-Leste, segundo dados facultados à Lusa pelo Tribunal de Recurso em Díli.

Entre os partidos candidatos contam-se os quatro com assento parlamentar, nomeadamente o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), o Partido Democrático (PD) e a Frente Mudança (FM).

   Macau

Empresa que fez testes à ponte do Delta submenteu 200 resultados falsificados

Hong Kong, China – O governo de Hong Kong disse segunda-feira que a empresa contratada que levou a cabo testes ao betão usado na ponte que vai ligar a cidade a Zhuhai e a Macau submeteu mais de 200 resultados falsificados.

Os detalhes revelados surgem na sequência da detenção pela agência anticorrupção de Hong Kong de 21 funcionários da empresa no mês passado, noticiou a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK). 

   Macau

Macau vai reforçar segurança dos casinos após ataque em Manila

Macau, China – O Governo de Macau quer aumentar a segurança nos casinos após o ataque a um complexo turístico com espaços de jogo em Manila, em que morreram 37 pessoas.

O secretário para a Economia e Finanças, Lionel Leong, explicou segunda-feira que, após uma reunião da Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos (DICJ), representantes dos casinos e da Polícia Judiciária no domingo, foi acordado que as operadoras de jogo irão apresentar um relatório ao Governo, onde serão feitas propostas sobre o melhoramento da segurança, que após análise poderão ser adotadas.

   Macau

Governo de Macau aumenta subsídios para escolas e alunos

Macau, China – O Governo de Macau anunciou segunda-feira ligeiros aumentos, entre 0,5% e 0,7%, aos subsídios de propinas e de escolaridade gratuita a conceder a alunos e escolas no ano letivo de 2017/2018.

Em despacho publicado no Boletim Oficial, o Governo dá conta de ligeiros aumentos, que terão efeito a partir de 01 de setembro, quando tem início o ano novo escolar, do valor que é pago às escolas particulares associadas ao programa de escolaridade gratuita, desde o ensino infantil até ao secundário, bem como os subsídios de propinas pagos aos alunos do ensino particular não integrado na via gratuita.

   Guiné-Bissau

PR guineense diz que cumpre Acordo de Conacri e que PM foi escolhido por consenso

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau afirmou domingo que persistem "divergências de interpretação" do Acordo de Conacri, mas que não o violou quando nomeou primeiro-ministro do país Umaro Sissoco Embaló, porque foi escolhido por "consenso".

A explicação consta do discurso proferido por José Mário Vaz na 51.ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decorreu domingo em Monróvia, Libéria, e enviado segunda-feira à agência Lusa.

   Guiné-Bissau

Presidente guineense pediu mais tempo à CEDEAO para mediação interna da crise

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau pediu à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) mais tempo para encontrar uma solução para o impasse político que o país vive e para ser privilegiada a mediação interna.

No discurso proferido domingo na 51.ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, e a que agência Lusa teve segunda-feira acesso, José Mário Vaz pede "mais uma vez" o apoio da organização para "conceder mais tempo para encontrar uma solução para a saída da crise".

   Guiné-Bissau

Prolongada por mais três meses missão de força militar internacional na Guiné-Bissau

Bissau - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu prolongar por mais três meses a presença da força militar da organização, Ecomib, na Guiné-Bissau, segundo um comunicado divulgado segunda-feira à imprensa.

A decisão foi tomada domingo durante a 51.ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO que decorreu domingo em Monróvia, capital da Libéria.

   Cabo Verde

Banco central de Cabo Verde anuncia corte de dois pontos nas principais taxas de juro

Praia - O banco central de Cabo Verde (BCV) anunciou segunda-feira um corte de dois pontos percentuais nas taxas diretora, que passa de 3,5% para 1,5%, e de cedência de liquidez, que desce dos 6,5% para os 4,5%.
O corte, anunciado em conferência de imprensa pelo governador do Banco de Cabo Verde, João Serra, entra hoje em vigor, e visa aumentar o crédito à economia e a reduzir as taxas de juro no país.

   Cabo Verde

Grupo de Apoio Orçamental a Cabo Verde reunido na Praia durante toda a semana

Praia - O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde está reunido desde segunda-feira e durante toda a semana na cidade da Praia, naquela que é a sua primeira missão de avaliação do ano ao país.

A reunião do GAO, que tem como membros o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Luxemburgo, Portugal e a União Europeia, acontece numa altura em que o Governo cabo-verdiano tenta dar uma resposta às preocupações dos parceiros internacionais relativamente à situação das empresas públicas, nomeadamente a companhia aérea TACV. 

   Mundo

África subsaariana deve crescer 2,6% este ano - Banco Mundial

Washington - A África subsaariana deverá registar um crescimento de 2,6% este ano, diminuindo ligeiramente para 2,3% no ano seguinte, alicerçado num aumento dos preços e nas reformas económicas, prevê o Banco Mundial nas Perspetivas Económicas Globais.

"Segundo as previsões, o crescimento na África subsaariana deverá acelerar para 2,6% em 2017 e 2,3% em 2018, baseado em preços em elevação moderada dos produtos básicos e em reformas para corrigir desequilíbrios macroeconómicos", lê-se na parte do relatório que diz respeito a esta região. 

   Economia

Angola e Moçambique devem consolidar finanças públicas para acelerar crescimento - Banco Mundial

Washington - O Banco Mundial considerou no relatório sobre as Perspetivas Económicas Globais que os governos de Angola e Moçambique devem implementar políticas de consolidação orçamental para garantir a estabilidade macroeconómica e acelerar a recuperação das suas economias.

"Na frente interna países como Angola, Moçambique e Nigéria precisam de implementar políticas significativas de reajuste fiscal para sustentar a estabilidade macroeconómica e alimentar a recuperação económica", lê-se no documento divulgado na segunda-feira em Washington.