Boletim Moçambique

Quarta, 31 Maio 2017 • 22 notícias • 10618 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

FMI pretende negociar com Moçambique um programa “estrutural” e de “longo prazo”

Maputo - O Fundo Monetário Internacional (FMI) pretende negociar com Moçambique um programa estrutural e de longo prazo, disse quarta-feira o representante da instituição em Maputo.

"Se conseguirmos chegar a um acordo com Moçambique, e tenho otimismo em como vamos conseguir chegar a esse acordo, estamos realmente pensando num programa que seja mais estrutural" do que de apoio pontual, referiu quarta-feira Ari Aisen numa conferência sobre perspetivas económicas.

   Moçambique

FMI pede à PGR de Moçambique sumário sobre dívidas ocultas “o mais rápido possível”

Maputo - O sumário da auditoria às dívidas ocultas de Moçambique deve ser conhecido "o mais rápido possível", defendeu quarta-feira Ari Aisen, representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país, que esperava a publicação até quarta-feira. 

"Gostaria que realmente a PGR pudesse terminar a verificação e publicar o sumário executivo o mais breve possível", referiu.

   MOçambique

Primeiro-ministro guineense exorta polícia a usar qualquer método para manter dignidade do Estado

Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exortou quarta-feira a polícia a usar "qualquer método, que achar conveniente", para restaurar a dignidade do Estado e não permitir a anarquia no país. 

De regresso de uma viagem de trabalho a Israel, Sissoco Embaló reagiu, ainda no aeroporto de Bissau, aos incidentes ocorridos no último sábado, na sequência de uma manifestação de cidadãos inconformados com a crise política, que provocou dezenas de feridos, entre os quais sete polícias.

   MOçambique

Produção de açúcar em Moçambique vai aumentar 16,4% este ano

Maputo - A produção de açúcar em Moçambique poderá aumentar 16,4% este ano para 340 mil toneladas, anunciou o Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), citado pelo Notícias, o principal diário moçambicano.
Segundo Jorge Manjate, do FDA, a cifra que o país vai atingir este ano na produção de açúcar traduz uma recuperação em relação a 2016, ano que registou uma queda de 16% em relação a 2015, devido a uma descida de 11,2% na produção da cana-de-açúcar.

   Angola

Angolano BPC com prejuízos de quase 160 milhões de euros em 2016

Luanda - O Banco de Poupança e Crédito (BPC), detido pelo Estado angolano e em reestruturação, fechou 2016 com um prejuízo de 29,5 mil milhões de kwanzas (159,1 milhões de euros), informou quarta-feira à Lusa a instituição.

As contas do banco, o maior do país e em processo de reestruturação devido à elevada carteira de crédito malparado, superior a 1,2 mil milhões de euros, foram aprovadas em assembleia-geral na terça-feira e contrastam com o resultado positivo em 8,3 mil milhões de kwanzas (44,7 milhões de euros) em 2015.

   Angola

Empresário Sindika Dokolo envia 200 toneladas de apoio a refugiados no leste de Angola

Luanda - O empresário e colecionador de arte Sindika Dokolo, marido da angolana Isabel dos Santos, anunciou quarta-feira a entrega de 200 toneladas de arroz, óleo e farinha aos refugiados da República Democrática do Congo que fugiram para o leste de Angola.

A doação foi feita através da Fundação Sindika Dokolo, que o empresário de nacionalidade congolesa criou em Luanda, destinada à recuperação e preservação da arte africana. "Estou chocado e amargurado de ver a barbárie que alguns dos refugiados provenientes do Congo [República Democrática do Congo], sofreram. Sendo congolês e tendo crescido no Congo, não suporto ver a degradação das nossas populações e o jogo mórbida dos políticos de Kinshasa", escreveu o empresário.

   Brasil

Comissão parlamentar do Brasil aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (câmara alta) do Brasil aprovou quarta-feira uma proposta que prevê eleições diretas em caso de vacância da Presidência da República decorridos até três anos do início do mandato. 

A lei visa alterar a Constituição do país, que atualmente prevê que a substituição do Presidente após dois anos de mandato deve ser decidida em eleições indiretas realizadas pelos membros do Congresso brasileiro.

   Brasil

Taxa de desemprego no Brasil cai pela primeira vez desde 2014

São Paulo - A taxa de desemprego no Brasil desceu pela primeira vez desde 2014, fixando-se em 13,6% em abril, 0,1 pontos percentuais abaixo do valor de março, anunciou quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo o IBGE, em abril estavam desempregadas no Brasil 14 milhões de pessoas. No comunicado em que anuncia os resultados, o IBGE destacou que a "população desocupada cresceu 8,7% em relação ao resultado observado entre novembro de 2016 e janeiro de 2017 (12,9 milhões de pessoas), um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas não ocupadas na procura por trabalho".

   Brasil

JBS pagará 2,8 mil milhões de euros para cobrir danos causados por corrupção no Brasil

São Paulo - A empresa brasileira JBS aceitou pagar 10,3 mil milhões de reais (2,8 mil milhões de euros) em multas para ressarcir os prejuízos causados pelos casos de corrupção em que se envolveu, informou o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil. 

Segundo informações divulgadas pelo MPF, o acordo será assinado nos próximos dias e estabelece a maior multa já fixada no país e no mundo em casos de corrupção envolvendo empresas.

   Portugal

Escolas da Madeira com 30 alunos provenientes da Venezuela

Funchal - Cerca de 30 alunos provenientes da Venezuela ingressaram nos estabelecimentos de ensino da Madeira, após terem regressado à região, revelou quarta-feira o diretor regional da Educação, Marco Gomes.

"Há pelo menos mais de 30 alunos que, durante este ano letivo, já vieram da Venezuela. Este é o número que temos neste momento", declarou, à margem das comemorações dos 50 anos do colégio Santa Terezinha, no Funchal.

   Timor-Leste

Presidente timorense diz que é preciso mais tempo para aplicar a Constituição

Díli - O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, defendeu quarta-feira que é preciso mais tempo para aplicar todos os princípios consagrados na Constituição do país, considerando que a lei base “não é perfeita”, mas tem “demonstrado a sua solidez”.

"Para que produza efeito, devemos permitir que tenha tempo para se implementar", disse Lu-Olo, recordando que a Constituição representou um "marco histórico de Timor-Leste" e "uma das conquistas fundamentais dos timorenses".

   Timor-Leste

Revisão da constituição timorense não pode ser feita levianamente, defende ex-ministra

Díli - A ex-deputada e ex-ministra da Justiça timorense Ana Pessoa defendeu quarta-feira que qualquer revisão da Constituição de Timor-Leste não deve ser feita levianamente e responder apenas a "pretensos constitucionalistas" ou "interpretações maliciosas".

"As constituições não são eternas e devem merecer, quando necessário, a revisão que se impõe. No entanto a revisão não pode ser feita pela simples razão de existirem pretensos constitucionalistas a fazer interpretações maliciosas com olhos postos em outras constituições que não a nossa", disse Ana Pessoa.

   Macau

Comércio externo de Macau subiu 5% até abril

Macau – O comércio externo de Macau subiu 5% nos primeiros quatro meses do ano, em termos anuais homólogos, atingindo 27,14 mil milhões de patacas (3,02 mil milhões de euros), indicam dados oficiais divulgados quarta-feira. 

Segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), entre janeiro e abril Macau exportou bens avaliados em 3,78 mil milhões de patacas (421,4 milhões de euros) – mais 9,3% – e importou produtos avaliados em 23,36 mil milhões de patacas (2,60 mil milhões de euros) – mais 4,4% em termos anuais homólogos.

   Macau

Vhils estende presença em Macau com exposição individual e novos murais

Macau – O artista Alexandre Farto, conhecido como Vhils, inaugurou quarta-feira a primeira exposição individual em Macau, acompanhada de uma série de murais, um trabalho em que o artista português afirma ter saído da zona de conforto.

Com cerca de 30 peças, “Debris” ou “Destroços” foi inaugurada quarta-feira nas antigas Oficinas Navais N.º 1, um espaço entretanto revitalizado e dedicado às artes e cultura na península de Macau, a poucos metros do Templo de A-Ma e do Museu Marítimo.

   Guiné-Bissau

Malária é grave ameaça à saúde pública e causa de pobreza na Guiné-Bissau, OMS

Bissau - O coordenador residente das agências da ONU na Guiné-Bissau, Ayigan Kossi, afirmou quarta-feira que a malária é uma ameaça à saúde pública no país, apesar de a incidência da doença estar a diminuir.

"A malária representa uma grave ameaça à saúde pública e é uma causa significativa de pobreza na Guiné-Bissau, onde toda a população corre o risco de contrair a doença", afirmou o também representante da Organização Mundial de Saúde.

   Guiné-Bissau

Ministro da Saúde pede a guineenses que não vendam mosquiteiros distribuídos para combater malária

Bissau - O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, pediu quarta-feira aos guineenses para não venderem os mosquiteiros que lhes são distribuídos pelas autoridades nas campanhas para combater o paludismo no país.

"Eu lancei este apelo porque tenho informações de que em campanhas passadas tem havido essa prática. A distribuição é feita e depois aparecem lotes de mosquiteiros no mercado do Bandim (principal mercado em Bissau) a serem vendidos", afirmou o ministro.

   Cabo Verde

Governo de Cabo Verde pede intervenção do Ministério Público no processo da TACV

Praia - O ministro das Finanças cabo-verdiano anunciou quarta-feira que vai enviar o processo da TACV ao Ministério Público por considerar que há indícios de "gestão danosa" do anterior Executivo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). 

Olavo Correia fez o anúncio num debate parlamentar de urgência pedido pelo PAICV para esclarecer os detalhes do negócio que levará à saída da TACV do mercado doméstico e à entrada do Estado com 49% no capital social da empresa Binter CV, que a partir de agosto assegurará em exclusividade os voos entre as ilhas cabo-verdianas.

   Cabo Verde

Quase um em cada cinco cabo-verdianos é fumador, revela Ministério da Saúde

Praia - Quase um em cada cinco cabo-verdianos é fumador e a venda de tabaco aumentou cerca de 4% num ano, revelou quarta-feira o Ministério da Saúde de Cabo Verde, sublinhando o início cada vez mais precoce do consumo.

Segundo os dados avançados pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinalou quarta-feira, Cabo Verde regista uma prevalência de consumo do tabaco de 17,4% e Santo Antão é a ilha onde mais se fuma, com uma prevalência de 30,1%.

   Cabo Verde

Movimento de passageiros e aviões aumentou no primeiro trimestre do ano em Cabo Verde

Praia - O número de passageiros e aviões nos aeroportos e aeródromos cabo-verdianos aumentou 12,2% e 19% relativamente ao mesmo período do ano anterior, enquanto o movimento de cargas caiu 14,4%, segundo as estatísticas oficiais.

No primeiro trimestre de 2017, registaram-se 674.011 passageiros nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, mais 73.125 passageiros do que em igual período de 2016, segundo as estatísticas dos transportes, divulgadas quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INECV).

   Mundo

Angola equipa Marinha para prevenir pirataria oriunda do Golfo da Guiné

Luanda - Angola pretende equipar a sua Marinha de Guerra com navios e meios para monitorização, proteção das águas e zona económica exclusiva, tendo em conta o fenómeno da pirataria no Golfo da Guiné, foi divulgado quarta-feira em Luanda. 

As Forças Armadas Angolanas promoveram quarta-feira um encontro com embaixadores acreditados no país, para abordar a situação da pirataria no Golfo da Guiné, no qual interveio o chefe da Direção de Operações da Marinha de Guerra Angolana, vice-almirante Manuel de Jesus.

   Mundo

Marcelo envia “abraço caloroso” aos irmãos, aos amigos e à lusofonia no Dia dos Irmãos

Lisboa – O Presidente da República endereçou quarta-feira um “abraço caloroso” aos seus irmãos, “amigos fraternos” e a todos os povos da lusofonia, numa mensagem em que se assinala o Dia dos Irmãos.

“Aos meus irmãos, aos meus amigos fraternos e a todos os povos da lusofonia, um abraço caloroso do Marcelo Rebelo de Sousa”, lê-se numa mensagem do chefe de Estado, divulgada no ‘site’ da Presidência da República.

   Desporto

Vice-presidente da federação de futebol guineense demite-se do cargo

Um dos vice-presidentes da federação guineense de futebol, Amadu Nogueira, demitiu-se quarta-feira das suas funções, alegando "falta de transparência na gestão" dos assuntos da instituição.

Antigo jogador profissional em Portugal, Amadu Nogueira, que se notabilizou no Gil Vicente nos anos 90, acusa o comité executivo da federação guineense de se ter transformado numa instituição "cada vez mais opaca e com falta de transparência".