Boletim Moçambique

Terça, 23 Maio 2017 • 23 notícias • 10876 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Portugal, Brasil e África do Sul na feira de tecnologias de Moçambique

Maputo - Portugal, Brasil e África do Sul vão ser alguns dos países com oradores presentes na MozTech, feira de tecnologias de Moçambique, que decorre de quarta a sexta-feira em Maputo.
"A ideia é criar um espaço para debatermos o impacto da tecnologia no cidadão e no negócio", disse à Lusa Enoque Massango, diretor-executivo da MozTech.

   Moçambique

Parceiros instalam sistemas de abastecimento de água em vilas de Moçambique

Maputo - O Governo de Moçambique, a UNICEF e a União Europeia (UE) inauguram terça-feira o primeiro de três sistemas de abastecimento de água em vilas necessitadas do sul de Moçambique.
A aldeia de Jangamo, na província de Inhambane, vai ser a primeira a ser beneficiada com um dos três sistemas de abastecimento reabilitados e expandidos através do programa Aguasani.

   Angola

Estudantes angolanos em Portugal abandonam os estudos por falta de dinheiro

Lisboa - Muitos estudantes angolanos que vieram estudar para Portugal, por conta dos familiares em Angola, abandonaram os estudos para trabalhar, devido às “dificuldades no envio de dinheiro” para Portugal, disse à Lusa o presidente da Associação de Estudantes Angolanos (AEA).
"Não temos um número exato, mas sabemos que são muitos", disse Luis Victorino, que justifica a interrupção dos estudos com “a demora das transferências de dinheiro efetuadas de Angola para cá”

   Angola

Manchester/Atentado: Vice-Presidente angolano envia mensagem de “consternação”

Luanda - O vice-Presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, endereçou na terça-feira uma mensagem de condolências à primeira-ministra britânica, Theresa May, transmitindo "consternação" pelo atentado terrorista ocorrido em Manchester, Inglaterra, que causou pelo menos 22 mortos.

A informação consta de uma nota enviada à Lusa, em Luanda, pela Casa Civil do Presidente da República, dando conta que em nome do chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o vice-Presidente "condenou de forma veemente", nesta mensagem endereçada ao Governo britânico, tendo manifestado "a sua profunda consternação pelas vítimas inocentes, entre as quais crianças".

   Angola

Colombianos deixam produção de petróleo em Angola

Luanda - A petrolífera colombiana Ecopetrol cedeu à Statoil, da Noruega, a participação que tinha em dois blocos de produção petrolífera no 'offshore' angolano, três anos depois de a ter comprado aos noruegueses.
A informação consta de dois decretos executivos, de 04 de maio e de 09 de maio, ambos assinados pelo ministro dos Petróleos de Angola, Botelho de Vasconcelos, autorizando a Ecopetrol, através da sua subsidiária na Alemanha (Ecopetrol Germany GmbH), a fazer a cessão do interesse participativo nos dois blocos.

   Angola

Petróleo mais caro permite a Angola subir despesa em ano eleitoral - Consultora

Londres - A recuperação dos preços do petróleo e o impacto no orçamento de Angola vai "melhorar notavelmente" as finanças do país, reduzindo o défice para 3,2% e criando espaço para uma política económica expansionista em ano eleitoral.
"A posição orçamental de Angola terá um melhoramento notável até 2018 devido ao aumento das receitas provocado pelas melhorias no setor petrolífero", escrevem os analistas da consultora BMI Research numa nota de análise sobre as finanças públicas de Angola.

   Angola

Angola registou quase 20 derrames entre janeiro e março

Luanda - Angola registou durante o primeiro trimestre de 2017 quase duas dezenas de derrames, envolvendo perto de uma centena de barris de crude, segundo dados do Ministério dos Petróleos angolano a que a Lusa teve acesso na terça-feira.
De acordo com um documento do ministério liderado por Botelho de Vasconcelos, trata-se de um aumento de 61 barris derramados face ao período anterior, entre outubro e dezembro de 2016, não tendo sido registadas ocorrências, segundo as autoridades angolanas, de origem transfronteiriça.

   Angola

Receita fiscal angolana com exportação de petróleo sobe em abril e chega aos 760 M€

Luanda - A receita fiscal angolana com a exportação petrolífera aumentou 6,5% em abril, para mais de 760 milhões de euros, aproximando-se de novo dos máximos do início do ano, que foi então o melhor registo em 16 meses.
De acordo com dados dos últimos relatórios mensais do Ministério das Finanças, sobre as receitas com a venda de petróleo, Angola exportou 48.579.198 barris de crude em março, a um preço médio de 49 dólares.

   Angola

Empresários russos propõem fornecer peixe, sementes, aviões e helicópteros a Angola

Luanda - Investidores russos manifestaram terça-feira o interesse de estabelecer parcerias com empresários angolanos nas áreas da agricultura, pescas, indústria química, maquinaria e até aviões e helicópteros.

A intenção foi manifestada num fórum económico para investidores russos e angolanos, realizado, em Luanda, no âmbito da visita de trabalho do vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Trutinev.

   Angola

Zâmbia disponível para entregar 5.000 toneladas de sementes a Angola

Luanda - A ministra da Agricultura da Zâmbia anunciou terça-feira a disponibilidade daquele país para entregar a Angola 5.000 toneladas de sementes diversas, no âmbito da cooperação no setor agrícola que os governos daqueles dois países vizinhos pretendem desenvolver.

Dora Siliya falava em Luanda, após reunir-se com o homólogo angolano, Marcos Nhunga, encontro que juntou ainda representantes diplomáticos do Zimbabué e da Namíbia para debater a cooperação tripartida no domínio da produção de sementes e da formação de quadros.

   Angola

Empresários angolanos negoceiam na Rússia apoio à produção de sementes

Luanda - Um grupo de empresários angolanos desloca-se em junho à Rússia para adquirir 80.000 toneladas de adubos simples, mas já iniciaram os contactos com empresários russos para o apoio à produção de sementes em Angola.

A informação foi terça-feira avançada à agência Lusa pelo diretor da Unidade Técnica de Investimento Privado do Ministério da Agricultura, António Sozinho, à margem do fórum económico sobre oportunidades de negócios para investidores russos e angolanos, realizado em Luanda, no âmbito da visita de trabalho do vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Trutinev.

   Brasil

Supremo Tribunal brasileiro condena Paulo Maluf a mais de sete anos de prisão

São Paulo - O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro condenou o político Paulo Maluf a sete anos e nove meses de prisão, e determinou que seja destituído do mandato de deputado na câmara baixa do país.

Paulo Maluf, que foi presidente de câmara da cidade de São Paulo, foi condenado por usar contas no exterior para branquear dinheiro desviado da câmara municipal de São Paulo entre 1993 e 1996. 

   Brasil

Deputado brasileiro entrega à polícia 136 mil euros recebidos em suborno

São Paulo - O deputado Rodrigo Rocha Loures entregou à Polícia Federal, em São Paulo, uma mala com 500 mil reais (136 mil euros) da JBS, que lhe foram entregues como pagamento de suborno por favores junto do Governo do Brasil.

O parlamentar, que foi referenciado como emissário do Presidente Michel Temer junto da JBS, segundo uma gravação entregue pela empresa num acordo de colaboração firmado com a Justiça brasileira, foi filmado a carregar uma mala com aquela quantia em abril.

   Brasil

ONG brasileira colocou centenas de máscaras em protesto contra a corrupção

São Paulo - A organização não governamental (ONG) Rio de Paz manifestou-se na terça-feira, em Brasília, contra a corrupção, colocando mais de 500 máscaras na explanada dos Ministérios, local onde estão os principais órgãos governamentais do Brasil.

As máscaras simbolizam a vergonha que deve aparecer nos rostos de políticos do Brasil, um país afetado por diversos escândalos de corrupção.

   Brasil

Polícia brasileira cumpre mandados de prisão contra assessor da Presidência e ex-governadores

Brasília - A polícia federal brasileira (PF) cumpriu terça-feira os mandados de prisão temporária do assessor especial da Presidência da República, Tadeu Filippelli, e dos ex-governadores do Distrito Federal (DF) José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz.
Na operação de hoje, de acordo com o portal de notícias G1, cerca de 80 polícias foram divididos em 16 equipas e devem ser cumpridos 10 mandados de prisão temporária, três de detenção coerciva e 15 mandados de busca e apreensão.

   Portugal

Central de Almaraz sem tratamento específico na cimeira luso-espanhola - Costa

Lisboa - O primeiro-ministro, António Costa, explicou que o tema da central nuclear de Almaraz não será abordada especificamente na cimeira luso-espanhola porque tem sido tratada diretamente por ele próprio e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente.
No debate quinzenal no parlamento, a deputada do PEV Heloísa Apolónia quis "saber se quer a matéria de Almaraz quer a matéria da exploração de urânio em Salamanca vai ou não estar na agenda" da 29.ª cimeira luso-espanhola, que decorre segunda-feira e terça-feira, em Vila Real.

   Macau

Reserva Financeira de Macau com rentabilidade de 3,9% até ao final de março

Macau – Os investimentos da Reserva Financeira de Macau ascenderam a 4,39 mil milhões de patacas (487,4 milhões de euros) até finais de março, valor que corresponde a uma rentabilidade anual na ordem de 3,9%, foi hoje anunciado.
De acordo com a Autoridade Monetária de Macau (AMCM), até finais de março, os ativos totais da reserva financeira eram de 472,36 mil milhões de patacas (52,44 mil milhões de euros), os quais se dividem em reserva básica (127,95 mil milhões de patacas ou 14,2 mil milhões de euros) e em reserva extraordinária (344,41 mil milhões de patacas ou 38,2 mil milhões de euros).

   Guiné-Bissau

Comunidade senegalesa em Bissau contra visita de Presidente do Senegal à Guiné-Bissau

Bissau - Os representantes da coligação de forças políticas senegalesas na Guiné-Bissau que querem o afastamento do Presidente Macky Sall do poder avisaram hoje que estão contra a visita do líder do seu país a Bissau.
Em carta entregue ao embaixador do Senegal na Guiné-Bissau, a coligação que reagrupa vários partidos senegaleses opositores ao regime de Macky Sall, avisou que aquele dirigente "não é bem-vindo" a Bissau.

   Cabo Verde

Instituições da Madeira assinam protocolos com cabo-verdianas no ensino e na proteção civil

Praia - A Universidade e o Serviço de Proteção Civil da Madeira assinaram na terça-feira, na cidade da Praia, protocolos de cooperação com congéneres cabo-verdianas, esperando que ajudem a intensificar as relações entre Portugal e Cabo Verde.

O protocolo na área do ensino superior foi assinado entre a vice-reitora da Universidade da Madeira, Elsa dos Santos Fernandes, e a reitora da Universidade pública de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, e visa a mobilidade de alunos entre as duas instituições. 

   Cabo Verde

TACV fecha operação doméstica a partir de agosto

Praia, 23 mai (Lusa) - A diretora-geral da Imigração de Cabo Verde reconheceu hoje que a comunidade imigrada no país ainda enfrenta vários problemas, mas destacou os esforços governamentais para resolvê-los e promover maior integração dos estrangeiros no arquipélago.
"Há um esforço que tem sido feito, houve aprovação de uma lei que entrou em vigor em 2015, fez-se um período de regularização extraordinária, para resolver alguns problemas das pessoas que estão em situação irregular, mas continuação a ter problemas para resolver", disse Carmen Barros Furtado.

   Mundo

UE quer ajudar Moçambique a atingir acesso universal a água potável

Inhambane - O representante da União Europeia (UE) em Moçambique, Sven von Burgsdorff, manifestou hoje o compromisso da organização em ajudar Moçambique a promover o acesso universal a água potável.
Falando durante a inauguração de um sistema de abastecimento de água no distrito de Jangamo, província de Inhambane, o representante afirmou que a UE espera até final do ano servir 42 mil pessoas dos distritos de Jangamo, Homoíne e Murrombone com água potável no âmbito do Programa de Abastecimento de Água e Saneamento (Aguasani).

   Mundo

60 mil migrantes chegaram este ano à Europa e já se registaram 1.300 mortes – OIM

Genebra – Os migrantes e potenciais refugiados que chegaram em 2017 à Europa através do Mediterrâneo atingem as 60.000 pessoas, entre os quais se registaram 1.300 mortes, anunciou terça-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Estas mortes foram contabilizadas entre 01 de janeiro e 22 de maio, precisou em comunicado a agência das Nações Unidas.

   Desporto

Benfiquista Samaris, suspenso por quatro jogos, falha final da Taça de Portugal

Redação – O médio internacional grego Samaris, tetracampeão pelo Benfica, foi suspenso por quatro jogos pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pelo que falha domingo a final da Taça de Portugal.

Samaris foi suspenso depois de ter dado um murro ao jogador Diego Ivo, do Moreirense, na parte final do embate da 28.ª jornada da I Liga de futebol, a 09 de abril, que os ‘encarnados’ venceram por 1-0, sendo ainda condenado a pagar uma multa de 1.150 euros, de acordo com o comunicado do CD da FPF.