Boletim Moçambique

Quarta, 10 Maio 2017 • 25 notícias • 12829 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Angola

MPLA diz que crise afetou profundamente programa de governação proposto em 2012

Luanda - O programa de governação do MPLA na última legislatura foi "profundamente" marcado pela crise económica e financeira, devido à baixa do preço do petróleo no mercado internacional, mas o partido, no poder, afirma que se registaram "progressos".

A conclusão é feita num balanço da ação governativa da legislatura 2012-2017, último mandato de José Eduardo dos Santos como Presidente angolano, estando esta posição incluída na proposta de Programa de Governo 2017-2022, apresentada na quarta-feira em Luanda.

   Angola

Autoridades estimam que 19.000 crianças vivem com VIH/Sida em 300.000 infetados

Luanda - As autoridades angolanas informaram quarta-feira que o país tem à volta de 19.000 crianças com VIH/Sida, entre um total de cerca de 300.000 pessoas infetadas pelo vírus, mas afirmando que Angola "não tem rotura de antirretrovirais" para tratamento.

A informação foi transmitida à imprensa, em Luanda, pela diretora do Instituto Nacional de Luta contra a Sida de Angola, Lúcia Furtado, à margem de um seminário para organizações da sociedade civil em Angola, organizado pela Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso).

   Angola

MPLA elege consolidação da paz e diversificação da economia como objectivos

Luanda - A consolidação da paz e da democracia, desenvolvimento humano e bem-estar dos angolanos, bem como a edificação de uma economia diversificada são objetivos do programa de governação do MPLA, partido no poder, para os próximos cinco anos.

O Programa de Governo do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), com vista às eleições gerais de 23 de agosto, para o período 2017-2022, baseado em quatro eixos - Angola da Inclusão, do Progresso e das Oportunidades; Angola Democrática e Socialmente Justa; Angola da Governação Moderna, Competente e Transparente; Angola Segura, Soberana e com protagonismo Internacional - foi quarta-feira publicamente apresentado em Luanda.

   Angola

Emissão de 379 milhões de dólares de dívida pública para ‘salvar’ Baía de Luanda

Luanda - O Presidente angolano autorizou a emissão de 379 milhões de dólares em dívida pública, a reembolsar em sete anos, para pagar o resgate ordenado pelo Governo, do projeto de requalificação e reordenamento da marginal da baía de Luanda.

Segundo autorização de José Eduardo dos Santos, de final de abril e a que a Lusa teve na quarta-feira acesso, essa emissão, equivalente à taxa de câmbio atual a 348,5 milhões de euros, será feita em moeda estrangeira (dólares), para pagar à sociedade Baía de Luanda a "reversão ao Estado da componente pública" daquele projeto de requalificação.

   Angola

Mais de 9 milhões de euros para inquérito estatístico ao setor informal em Angola

Luanda - O Governo angolano vai gastar mais de nove milhões de euros com o inquérito estatístico para atualizar o índice de preços e avaliar o setor informal do país, segundo uma autorização presidencial a que a Lusa teve acesso quarta-feira.

De acordo com um decreto do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de final de abril, o Inquérito sobre Receitas, Despesas e Emprego em Angola será realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), obrigando à abertura de um crédito suplementar ao Orçamento Geral do Estado para este ano.

   Angola

Empresa portuguesa Coba vai assessorar construção da maior barragem de Angola

Luanda - A empresa portuguesa Coba vai assessorar tecnicamente o projeto de construção da barragem de Caculo Cabaça, que será a de maior potência em Angola, obra avaliada em mais de 4,5 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros).

A autorização para a contratação da Coba Consultores de Engenharia e Ambiente SA foi feita por despacho assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de 25 de abril e ao qual a Lusa teve acesso quarta-feira.

   Brasil

Lula da Silva comparece pela primeira vez perante a Justiça federal brasileira

Rio de Janeiro – O antigo Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido no âmbito de um caso de corrupção no qual é acusado, na sua primeira comparência perante a justiça federal do maior país da América do Sul.

A audição de Lula da Silva foi realizada à porta fechada e sem transmissão pela televisão, duas decisões do juiz Sérgio Moro e pelas autoridades da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, sudeste do país, preocupadas com a possibilidade de se gerarem casos de violência. 

   Brasil

Ator brasileiro Nelson Xavier morreu aos 75 anos

Rio de Janeiro – O ator brasileiro Nelson Xavier morreu na noite de terça-feira, em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, aos 75 anos, divulgou quarta-feira a imprensa brasileira.

De acordo com o portal de notícias G1, a filha do ator, Tereza Villela Xavier, utilizou a rede social Facebook para anunciar a morte do pai, devido a um cancro. Nascido a 30 de agosto de 1941 em São Paulo, Nelson Agostini Xavier cursou Direito, mas a sua paixão pela interpretação foi mais forte.

   Brasil

Crise económica no Brasil faz descer inflação para 4%, a mais baixa desde 2007

São Paulo - A inflação dos doze meses terminados em abril no Brasil foi de 4,08%, a mais baixa desde 2007, refletindo o abrandamento do consumo privado devido à crise económica que o país atravessa, segundo dados oficiais.

A variação do índice oficial de preços interanual é a mais baixa desde que, em julho de 2007, o valor foi de 3,74%, anunciou quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O valor para a inflação está abaixo da meta definida pelo executivo, que aponta para 4,5%, com uma margem de tolerância de 1,5 pontos para cima e para baixo.

   Brasil

Moçambique continua a ser um “parceiro privilegiado” do Brasil - Ministro brasileiro

Maputo - O ministro das Relações Exteriores brasileiro, que hoje inicia uma visita a Moçambique, afirmou que o país africano continuará a ser um “parceiro privilegiado” do Brasil, do qual é o maior a nível da cooperação Sul-Sul.

"Sou portador de uma clara mensagem do Presidente Michel Temer e do povo brasileiro: Moçambique é e continuará a ser um parceiro prioritário para o Brasil" lê-se no texto que Aloysio Nunes Ferreira assina no diário moçambicano "O País".

   Portugal

Papa Francisco afirma que vai a Fátima como "peregrino na esperança e na paz"

Cidade do Vaticano - O papa Francisco afirma, numa mensagem dirigida aos portugueses, que vai a Fátima, sob lema “com Maria, peregrino na esperança e na paz”, num “programa de conversão”.

Na mensagem difundida quarta-feira, Francisco referiu que a visita ocorre por ocasião do “centenário de momentos abençoados” e que se apresenta perante Nossa Senhora de Fátima como pastor universal, “oferecendo-lhe o ‘bouquet’ das mais lindas flores” que Jesus Cristo confiou aos seus cuidados, “ou seja os irmãos e as irmãs do mundo inteiro, resgatados pelo seu sangue, sem excluir ninguém”, salientou.

   Portugal

Marcelo antevê relacionamento trilateral entre Portugal, São Tomé e a China

Lisboa - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou quarta-feira o estabelecimento de relações diplomáticas entre São Tomé e Príncipe e a China, considerando que isso torna possível um relacionamento trilateral em domínios económicos e sociais.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa, no final de um encontro com o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, que iniciou na segunda-feira uma visita oficial de uma semana a Portugal.

   Timor-Leste

Nomeação para Tribunal de Recurso timorense abre crise entre Presidente e Parlamento

Díli - A nomeação do novo presidente do Tribunal de Recurso e a renovação do mandato do procurador-geral timorenses abriram uma nova crise entre o Presidente timorense e o Parlamento, com os deputados a aprovarem resoluções contra as decisões.

Os deputados rejeitaram ratificar a nomeação, acusando o chefe de Estado, Taur Matan Ruak, de "tentativa de condicionamento político" do Presidente eleito, Francisco Guterres Lu Olo, que toma posse dentro de 20 dias.

   Macau

Comissão eleitoral de Macau alerta operadoras de jogo contra promoção de candidatos

Macau – A comissão eleitoral de Macau reuniu-se quarta-feira com a Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos (DICJ) e alertou contra a possibilidade de as operadoras de jogo promoverem candidatos para as eleições de setembro.

“Todas as operadoras de jogo têm de manter imparcialidade. Estas empresas não podem tomar quaisquer medidas que favoreçam ou desfavoreçam algum candidato. Se for detetada qualquer irregularidade a DICJ vai tomar medidas necessárias e transmitir de imediato à comissão”, disse o presidente da Comissão dos Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL), o juiz Tong Hio Fong.

   Macau

Novo Banco Ásia passa de lucro a prejuízo de 276 mil euros no primeiro trimestre

Macau – O Novo Banco Ásia fechou o primeiro trimestre do ano com um prejuízo de 2,42 milhões de patacas (276 mil euros), indicam dados publicados quarta-feira em Boletim Oficial.

Segundo o balancete, a 31 de março, o Novo Banco Ásia registou proveitos de 7,26 milhões de patacas (831 mil euros) e custos de 9,68 milhões de patacas (1,11 milhões de euros). No mesmo período de 2016, o banco com sede em Macau registou lucros de 80.859 patacas (8.897 euros, ao câmbio da altura).

   Macau

Lucros do BNU em Macau sobem 9,6% para 19 ME no primeiro trimestre

Macau – O Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Macau, do grupo Caixa Geral de Depósitos, fechou o primeiro trimestre do ano com lucros de 168,4 milhões de patacas (19,3 milhões de euros), indicam dados publicados quarta-feira em Boletim Oficial.

Os lucros dos primeiros três meses deste ano representam um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2016. Segundo o balancete, a 31 de março, o BNU registou proveitos de 449,1 milhões de patacas (51,4 milhões de euros) e custos de 280,7 milhões de patacas (32,1 milhões de euros).

   Macau

Macau precisa de mais quadros bilingues na hotelaria e direito–Instituto Politécnico

Macau – O presidente do Instituto Politécnico de Macau (IPM), Lei Heong Iok, disse quarta-feira que a região precisa de mais quadros qualificados e bilingues nas áreas da hotelaria e direito para aumentar a competitividade.

“Temos de reforçar o nosso desenvolvimento e o nosso investimento na educação”, disse Lei Heong Iok, numa palestra na Universidade de Macau para cerca de uma centena de representantes da área da Educação, organizada no âmbito da visita à região de Zhang Dejiang, presidente do comité permanente da Assembleia Popular Nacional (APN).

   Guiné-Bissau

PAIGC insiste no cumprimento do Acordo de Conacri e afasta eleições antecipadas

Bissau - O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, insistiu no cumprimento do Acordo de Conacri e afastou a possibilidade de realização de eleições antecipadas na Guiné-Bissau.

"É chegado o momento de dar uma chance a este país e tranquilizar este povo. A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) está a dar-nos uma grande oportunidade", afirmou Domingos Simões Pereira, em conferência de imprensa na sede do partido, referindo ao cumprimento do Acordo de Conacri.

   Guiné-Bissau

PR guineense felicita Emmanuel Macron por vitória nas presidenciais

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, defendeu o reforço das relações de cooperação com França, numa mensagem de felicitações enviada ao Presidente francês eleito, Emmanuel Macron.

"Quero manifestar a minha determinação em contribuir para o estreitamento dos laços de amizade existentes entre as nossas duas nações e no reforço das nossas relações de cooperação bilateral para que produzam resultados reciprocamente vantajosos para os nossos dois povos e Estados", refere José Mário Vaz na mensagem.

   Guiné-Bissau

Rádio privada da Guiné-Bissau apresenta queixa-crime contra ativista político

Bissau - A direção da rádio privada da Guiné-Bissau, Capital FM, apresentou quarta-feira na Procuradoria-Geral do país uma queixa-crime contra o ativista político Bamba Banjai por alegado crime de ameaça à integridade da estação e dos seus profissionais.

Lassana Cassamá, diretor da Capital FM, indicou aos jornalistas que a estação avançou com a queixa-crime contra Bamba Banjai, também diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres, por ser sentir "ameaçada e incomodada" com as suas declarações proferidas em abril.

   Cabo Verde

Cabo Verde vai beneficiar de 10 milhões de euros de fundos regionais da UE para a África Ocidental

Praia - Cabo Verde vai beneficiar pela primeira vez de fundos do Programa Regional da UE para a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no valor de 10 milhões de euros para financiar projetos de energia, competitividade e transportes.

O anúncio foi avançado quarta-feira aos jornalistas pelo chefe da delegação da União Europeia (UE) em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, adiantando que este será um valor a somar aos 55 milhões de euros do programa de financiamento nacional a Cabo Verde para o período 2016-2020.

   Mundo

Moçambique, Malaui e Zimbabué criam programa transfronteiriço contra malária e cólera

Maputo - Moçambique, Malaui e Zimbabué criaram um programa conjunto para combater a malária e cólera nas regiões fronteiriças, disse quarta-feira à Lusa a diretora-adjunta de Saúde Pública moçambicana, Benigna Matsinhe.

"A estratégia visa rever a situação epidemiológica e fortalecer a capacidade de resposta naqueles pontos, através de grupos de trabalho dos três países", declarou Benigna Matsinhe.

   Economia

BPI avança com programa para a saída de cerca de 400 trabalhadores

Lisboa - O BPI vai avançar com um processo de saídas de cerca de 400 trabalhadores, oferecendo o banco 2,5 salários por cada ano de trabalho a quem aceite sair por rescisão amigável, mas sem acesso a subsídio de desemprego, segundo informação sindical.

Segundo a nota que consta no portal na Internet da federação dos sindicatos dos bancários ligados à UGT (Febase), no final de abril, em reunião com os dirigentes sindicais, a administração do BPI comunicou que "pretendia reduzir o número de efetivos através de um programa de reformas antecipadas e rescisões por mútuo acordo".

   Desporto

Real Madrid junta-se à Juventus na final da Liga dos Campeões

Madrid – O Real Madrid, detentor do troféu, qualificou-se para a final da Liga dos Campeões de futebol, apesar da derrota no terreno do Atlético de Madrid, por 2-1, marcando encontro com os italianos da Juventus.

Vencedor do primeiro dérbi da capital espanhola nestas meias-finais, por 3-0, o Real Madrid foi ao Vicente Calderón garantir a sua 15.ª presença na final, terceira nos últimos quatro anos, encontrando a Juventus pela segunda vez no jogo decisivo, depois do triunfo sobre os italianos em 1998.

   Desporto

Portugal com Croácia, Argentina, Brasil, Venezuela e Coreia do Sul no Mundial de andebol de sub-19

Basileia– A seleção portuguesa de andebol de sub-19 vai defrontar Croácia, Argentina, Brasil, Venezuela e Coreia do Sul na fase de grupos do Mundial de 2017 da categoria, ditou o sorteio realizado quarta-feira em Basileia.

“Em teoria, este sorteio foi-nos favorável. Nós e a Croácia somos as duas únicas equipas europeias do grupo, sendo que a Croácia é vice-campeã da Europa, por isso não será um adversário fácil”, considerou o selecionador nacional Nuno Santos. O Mundial2017 de sub-19 terá lugar em Tbilisi, na Geórgia, de 08 a 20 de agosto de 2017.