Boletim Moçambique

Quarta, 03 Maio 2017 • 18 notícias • 8646 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Resultados do Standard Bank de Moçambique subiram 18%

Maputo - Os resultados financeiros do Standard Bank de Moçambique subiram 18% de 2015 para 2016, de acordo com o relatório e contas publicado pela instituição na Internet e consultado pela Lusa.

"O resultado do exercício subiu 18%, de 2,3 mil milhões de meticais em 2015 para 2,7 mil milhões de meticais em 2016", refere-se no documento relativo ao último ano - ou seja, uma subida de 33 para 38 milhões de euros.

   Moçambique

França interessada em retomar voos Maputo-Paris

Maputo - O embaixador da França em Moçambique, Bruno Clerc, manifestou esta quarta-feira a vontade do seu Governo de restabelecer a ligação aérea entre Maputo e Paris, logo que o movimento de passageiros entre os dois países torne a rota viável.

"Existiram linhas Paris-Maputo no passado. A história mostra que nada é estático e não é proibido sonhar com uma retomada desses voos, logo que o fluxo de passageiros entre os nossos dois países o justifique", afirmou Clerc, durante a assinatura de um acordo sobre serviços aéreos entre Moçambique e França.

   Moçambique

Continua investigação sobre desaparecimento de empresário português - Governo moçambicano

Maputo - O ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique disse esta quarta-feira no parlamento que estão em curso diligências para esclarecer o desaparecimento de um empresário português no centro do país, em junho do ano passado.

"Decorrem diligências investigativas pertinentes para o esclarecimento do caso", declarou Isac Chande, em resposta a uma pergunta da bancada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, sobre o ponto de situação do desaparecimento de Américo Sebastião, ocorrido em 29 de junho de 2016.

   Moçambique

Terceiro maior partido moçambicano pede inquérito a cerco da polícia aos seus deputados

Maputo - O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, pediu ao ministro do Interior que abra um inquérito ao cerco da polícia que pretendia impedir os seus deputados de marchar durante o 1.º de Maio.

Num requerimento a que a Lusa teve acesso, a bancada parlamentar do MDM exige "um inquérito a nível interno para os devidos esclarecimentos deste incidente".

   Angola

Surto de febre-amarela em Angola é sinal forte de fraca rede de imunização - Aliança Mundial de Vacinas

Luanda - O diretor executivo da Aliança Mundial de Vacinas (GAVI) considerou esta quarta-feira, em Luanda, o surto de febre-amarela registado em Angola, em 2016, com 381 mortos, "um sinal forte da ausência de uma rede de imunização forte".

Seth Berkley iniciou uma visita de dois dias a Angola intervinha num encontro de trabalho que manteve com o grupo técnico de imunização do Ministério da Saúde, onde esteve presente o titular da pasta, Luís Gomes Sambo.

   Angola

Coligação eleitoral angolana favorável a observação da União Europeia para dissipar suspeitas

Luanda - A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) defendeu esta quarta-feira, em Luanda, que esteja presente nas eleições gerais de 23 de agosto uma missão de observação da União Europeia (UE), para se "dissiparem suspeitas".

A posição foi expressa pelo vice-presidente da segunda maior força da oposição angolana, André Mendes de Carvalho "Miau", no final de um encontro com uma delegação da Missão Exploratória da União Europeia, que se encontra em Luanda, para contactos com autoridades governamentais, partidos políticos e coligações de partidos e sociedade civil.

   Angola

Histórica batalha angolana com memorial de mais de 12 milhões de euros

Luanda - O Governo angolano aprovou uma dotação de 2.240 milhões de kwanzas (12,3 milhões de euros) para pagar a conclusão do memorial sobre a histórica batalha do Cuito Cuanavale, em construção no sul do país.

A informação consta de uma autorização do final de abril do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na forma de decreto, permitindo a abertura de um crédito adicional ao Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017 "para suportar as despesas relacionadas com a conclusão da construção do Memorial Vitória à Batalha do Cuito Cuanavale", na província do Cuando Cubango.

   Brasil

Ex-ministro brasileiro José Dirceu sairá da prisão com pulseira eletrónica

São Paulo - José Dirceu, ex-ministro e homem forte no primeiro Governo do ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, sairá da prisão usando uma pulseira eletrónica, determinou o juiz Sério Moro.

O magistrado, que julga em primeira instância os processos relacionados com esquemas de corrupção na Petrobras e noutros órgãos públicos do Brasil, decidiu também que o ex-ministro deverá entregar o passaporte e permanecer na cidade onde reside, Vinhedo, no interior de São Paulo.

   Brasil

Supremo Tribunal brasileiro manda libertar ex-ministro José Dirceu

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil mandou libertar quarta-feira o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado duas vezes no âmbito da operação Lava Jato e preso desde 2015 em Curitiba, divulgou a imprensa brasileira.

De acordo com o portal de notícias G1, por três votos a dois, "a Segunda Turma do STF mandou libertar hoje o ex-ministro-chefe da Casa Civil do Presidente Lula da Silva, José Dirceu.

   Timor-Leste

Eleições Parlamentares em Timor-Leste a 22 de Julho 

Díli - O Presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, deliberou marcar as eleições parlamentares de Timor-Leste para 22 de julho, confirmou à Lusa fonte da Presidência da República.

A mesma fonte explicou que a decisão foi tomada pelo chefe de Estado ao final da tarde de terça-feira, com a decisão remetida para publicação no Jornal da República.

   Guiné-Bissau

Regulador Comunicação Social da Guiné-Bissau diz que liberdade imprensa é mitigada no país

Bissau - O presidente da entidade reguladora da comunicação social da Guiné-Bissau, Ladislau Embassa, defendeu esta quarta-feira que a liberdade de imprensa no país "é mitigada" e acusou alguns profissionais do setor de falta de isenção.

O líder do Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS), entidade do parlamento guineense, considerou ainda existir pressão política sobre os jornalistas, mais notória nos últimos tempos.

   Cabo Verde

Autocensura dos jornalistas preocupa autoridades em Cabo Verde

Praia - O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, e a presidente da associação dos jornalistas, Carla Lima, mostraram-se preocupados com a autocensura no país, considerando que se trata de uma realidade que deve ser enfrentada por todos.

Jorge Carlos Fonseca e Carla Lima falavam na cidade da Praia numa conferência para assinalar o dia mundial da liberdade de imprensa, sob o lema "Liberdade de imprensa e censura na era digital" e proferida pelo professor universitário português Mário Mesquita.

   Cabo Verde

Isenção de vistos facilita entrada de europeus em Cabo Verde mas permanência será limitada

Praia - O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, esclareceu que a isenção de vistos se destina a facilitar a entrada de todos os cidadãos europeus em Cabo Verde, mas adiantou que a permanência terá um prazo limite.

"Todos os cidadãos europeus mais os do Reino Unido terão isenção de visto à entrada em Cabo Verde. Depois decorre o processo normal de acordo com as normas internacionais. É a facilitação de entrada para que haja mais circulação", disse.

   Cabo Verde

Cabo Verde inaugura laboratório para deteção precoce de doenças causadas por mosquitos

Praia - O ministro da Saúde cabo-verdiano inaugurou esta quarta-feira, na cidade da Praia, o Laboratório de Entomologia Médica, estrutura que, segundo o governante, irá permitir a deteção precoce das doenças provocadas por mosquitos, melhorando a sua prevenção e combate.

Segundo Arlindo do Rosário, a atividade da nova estrutura inclui a identificação no terreno da densidade e os tipos de mosquitos com vista à elaboração de uma cartografia por município e por ilha.

   Cabo Verde

Cabo Verde quer fronteiras com normas de segurança do espaço Schengen

Praia - O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, disse esta quarta-feira que Cabo Verde está a trabalhar com a União Europeia num programa de segurança das fronteiras com as normas do espaço Schengen.

"Queremos que o controlo das nossas fronteiras seja do mesmo nível do do espaço Schengen. Uma pessoa que entra em Cabo Verde e depois vai para a União Europeia, vai nas mesmas condições que um cidadão que saia da Alemanha para a França. A securização das nossas fronteiras de acordo com as normas e parâmetros Schengen", disse Luís Filipe Tavares.

   Cabo Verde

Cabo Verde é o 18º país mais atrativo para investir em África 

Londres  - Cabo Verde é o 18.º país mais atrativo para os investidores em África, e o primeiro entre os lusófonos, segundo a edição deste ano do Programa de Atratividade do Investimento Estrangeiro, elaborado pela consultora EY.

Moçambique está na 22.ª posição, numa lista liderada por Marrocos, Quénia e África do Sul, e que até ao 25.º lugar não contempla mais nenhum país de língua oficial portuguesa, tendo Cabo Verde melhorado seis lugares face à classificação do ano passado, enquanto Moçambique piorou dois níveis.

   Mundo

Polícia de Moçambique detém suspeito de matar três pessoas com medicamentos

Chimoio - Um homem foi detido pela polícia no centro de Moçambique, por suspeitas de ter matado três pessoas após administrar medicamentos sem prescrição, disse à Lusa fonte daquela força de segurança.

Entre as vítimas está a mãe do detido.

O homem de 37 anos, agente polivalente dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social de Mossurize, em Manica, retirava medicamentos da farmácia pública do hospital local e administrava-os a pacientes em sua casa, sem observância pelos parâmetros médicos, disse Elsidia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica.

   Mundo

Enviado da ONU para os Direitos Humanos diz ter sido perseguido na China

Pequim - Um representante da ONU para os Direitos Humanos afirmou que foi perseguido na China por agentes de segurança disfarçados durante uma visita oficial ao país, e que alguns ativistas que encontrou terão sofrido ameaças e retaliações.

Philip Alston, relator das Nações Unidas para a pobreza extrema e os direitos humanos, afirmou que a conduta de Pequim está em conflito com a liberdade necessária para os especialistas da ONU avaliarem situações e preservarem a confidencialidade das fontes.