Boletim Moçambique

Segunda, 17 Abril 2017 • 12 notícias • 5396 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Polícia apreende 10,5 quilos de chifres de rinoceronte no aeroporto de Maputo

Maputo, 17 abr (Lusa) - A Polícia de Moçambique apreendeu 10,5 quilos de chifres de rinoceronte que iam ser enviados para fora no país no interior de bagagem no Aeroporto Internacional de Maputo, anunciou na segunda-feira aquela força de segurança.

Os chifres, cuja comercialização é proibida a nível global, estavam numa mala de alumínio e foram detetados durante o "check-in" da bagagem, no sábado, referiu Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) da cidade de Maputo.

   Moçambique

Moçambique forma magistrados para agilizar processos de insolvência e recuperação

Maputo - Moçambique vai dar formação a magistrados para tornar mais expeditos os processos de insolvência e recuperação de empresas, sugestão do Banco Mundial (BM) para melhorar o ambiente de negócios no país.

"Vinte e cinco magistrados do Ministério Público e Judicial de secções comercial e cíveis" receberam uma primeira vaga de formação "na semana passada", anunciou segunda-feira fonte governamental.

   MOçambique

Segurança Social de Moçambique recupera 483 mil euros de contribuições em dívida

Maputo - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Moçambique recuperou mais de 34 milhões de meticais (483 mil euros) de contribuições na posse de empresas devedoras, anunciou segunda-feira o organismo em comunicado.

A verba foi recuperada por entrega voluntária numa operação desenvolvida ao nível da cidade de Maputo, de 22 de março a 12 de abril de 2017.

   MOçambique

Motorista foragido no centro de Moçambique após acidente com 43 feridos

Chimoio, Moçambique - O motorista de um veículo pesado está foragido desde sexta-feira, no centro de Moçambique, depois de ter estado envolvido num acidente que provocou 43 feridos, cinco dos quais em estado grave, anunciou segunda-feira a polícia.

O choque em cadeia de seis viaturas, incluindo quatro de transporte coletivo, ocorreu no distrito de Vanduzi, província de Manica.

   MOçambique

Polícia moçambicana apreende quatro quilos de cocaína num subúrbio de Maputo

Maputo - A Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu quatro quilos de cocaína no bairro da Mafalala, nos subúrbios da capital moçambicana, anunciou segunda-feira o porta-voz da corporação na cidade de Maputo.

Durante a operação realizada na última semana foram ainda detidos 10 indivíduos e apreendidas cem gramas de "crack" (subproduto da cocaína), 3,3 gramas de canábis e oito telemóveis.

   Angola

Divisas nos bancos angolanos em mínimos do ano na última semana

Luanda - A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial caiu para mínimos do ano na segunda semana de abril, para 96,7 milhões de euros, reservando uma parte para o pagamento de salários de trabalhadores expatriados.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial entre 10 e 13 de abril, e surge após os 224,2 milhões de euros e 98,9 milhões de euros, nas duas semanas anteriores.

   Angola

Investimento de 124 M€ leva fábrica de laticínios ao sul de Angola com 378 empregos

Luanda - O grupo angolano S. Tulumba prevê instalar uma unidade de industrial de produção de leite e iogurtes no sul de Angola, num investimento privado que ascende a 132 milhões de dólares (124 milhões de euros).

O investimento prevê a criação, até 2021, de 318 postos de trabalho para cidadãos angolanos e 60 para estrangeiros, bem como a exportação de 25% da produção, segundo o contrato aprovado este mês pela Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), a que a Lusa teve acesso.

   Macau

Fiscalização da Assembleia Legislativa de Macau é maior do que no passado – presidente

Macau, China – O presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Macau, Ho Iat Seng, considerou que houve "avanços" no trabalho de fiscalização por parte dos deputados e que hoje é maior do que no passado, apesar de haver "limitações".

"Agora temos muito mais fiscalização – é um facto", afirmou, em entrevista à agência Lusa, reconhecendo que "muita matéria" do trabalho governativo "pode ser alvo de fiscalização". 

   Guiné-Bissau

Partido da Guiné-Bissau diz que Senegal “sai a ganhar” com instabilidade política no país

Bissau - O líder do Movimento Patriótico (MP), José Paulo Semedo, afirmou segunda-feira que o Senegal "sai a ganhar" com a instabilidade política no país e condenou a intenção do líder senegalês visitar Bissau em maio.

Em conferência de imprensa para reagir sobre os últimos acontecimentos políticos na Guiné-Bissau, o líder do MP, partido extraparlamentar na Guiné-Bissau, disse que a visita do Presidente do Senegal, Macky Sall "não é bem-vinda" neste momento.

   Cabo Verde

PM de Cabo Verde considera já ter dito tudo sobre isenção de vistos para europeus

Praia - O primeiro-ministro cabo-verdiano considerou segunda-feira já ter dito tudo sobre a isenção de vistos a cidadãos da União Europeia, escusando-se também a comentar uma mensagem do Presidente da República que apelava para a boa comunicação das decisões políticas.

O anúncio da isenção de vistos de entrada em Cabo Verde, a partir de maio, para cidadãos da União Europeia feito por Ulisses Correia e Silva, na semana passada, à saída de uma audiência com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, suscitou uma acesa troca de argumentos entre apoiantes e opositores da medida.

   Mundo

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa subiu 32,6% até fevereiro

Macau, China – As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa subiram 32,6% até fevereiro, em termos anuais homólogos, para 14,84 mil milhões de dólares (13,97 mil milhões de euros), indicam dados oficiais.

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicados no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 10,28 mil milhões de dólares (9,67 mil milhões de euros) – mais 43,74% – e vendeu produtos no valor de 4,56 mil milhões dólares (4,29 mil milhões de euros) – mais 12,97% comparativamente aos primeiros dois meses do ano passado.

   Desporto

União Desportiva mais firme na liderança do Moçambola

Maputo - A União Desportiva de Songo venceu no domingo a AD de Macucua por 2-0, consolidando a sua liderança na sétima jornada da maior prova futebolística de Moçambique, o Moçambola.

Numa partida sem grandes surpresas, a União Desportiva marcou o primeiro golo logo aos 30 minutos quando Luís Miquisone, melhor marcador do último campeonato, finalizou um cruzamento de Parkim.