Boletim Moçambique

Quinta, 13 Abril 2017 • 20 notícias • 9822 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

PR Moçambique defende mais espaço para privados no transporte aéreo e terrestre

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu quinta-feira que o país precisa de dar mais espaço para o setor privado nos transportes aéreos e terrestre de passageiros.

"Não posso compreender como é que vocês [instituições reguladoras] fecham o circuito. Os tempos são outros", observou Filipe Nyusi durante uma reunião do conselho consultivo do Ministério dos Transportes e Comunicação.

   Moçambique

Governo moçambicano incluiu dívidas ocultas nas contas para “permitir fiscalização”

Maputo - O primeiro-ministro moçambicano, Agostinho do Rosário, justificou  a inclusão na Conta Geral do Estado (CGE) de 2015 de informações sobre as chamadas dívidas ocultas para permitir a fiscalização dos empréstimos pela Assembleia da República e pelo Tribunal Administrativo.

"Na Conta Geral do Estado incluímos a informação das garantias e avales emitidos em 2013 e 2014: este procedimento foi necessário para garantir o controlo e fiscalização da Assembleia da República e do Tribunal Administrativo", declarou o primeiro-ministro.

   MOçambique

Conselho Superior de Magistratura Judicial expulsa juízes em Moçambique

Maputo - O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) de Moçambique decidiu expulsar dois juízes e suspender outros dois por considerar provado o seu envolvimento em esquemas de corrupção e má conduta.

Da lista, divulgada quinta-feira pela imprensa moçambicana, constam as expulsões de Judite Simão, do Tribunal Judicial do Distrito de Marracuene, província de Maputo, e de Roberto Eugénio Balate, do Tribunal Judicial da Província de Manica.

   MOçambique

Associação Moçambicana de Juízes cria fórum para acompanhar violência doméstica

Maputo - A Associação Moçambicana de Juízes (AMJ) vai dinamizar um fórum nacional para debate e reflexão sobre violência doméstica, disse quinta-feira à Lusa fonte da organização.

O Fórum Nacional dos Magistrados será "uma plataforma permanente de debate e interação dos magistrados com a sociedade civil e com outros atores públicos sobre a problemática", anunciou a AMJ em comunicado.

   Angola

Angola suspeita estar a perder mais de 116 milhões de euros por ano com garimpo ilegal de ouro

Luanda - Angola pode estar a perder anualmente mais de 116 milhões de euros em ouro, extraído no país e exportado ilegalmente, segundo informação das autoridades angolanas, divulgada esta quarta-feira.

De acordo com o presidente do conselho de administração da Agência Reguladora do Ouro, Moisés David, três toneladas daquele metal precioso serão exportadas por ano, ilegalmente. Isto implica, face a dados recolhidos pela Lusa com base na cotação oficial (38,83 gramas por grama), uma verba de 116,5 milhões de euros em exportações perdidas todos os anos.

   Angola

Governo angolano aprova aumento gradual do salários da função pública

Luanda - O Governo angolano aprovou na quarta-feira, em reunião do conselho de ministros, um aumento "gradual" dos salários na função pública, com base na "diferenciação positiva", favorável para quem recebe menos, informou fonte do executivo na quinta-feira.

No comunicado final da reunião do Governo não são adiantadas as percentagens de aumento ou intervalos salariais para a sua aplicação, mas que deverão ser, no limite, até 15%, para os salários mais baixos, por se tratar da inflação prevista pelo executivo para este ano.

   Brasil

Presidente brasileiro dirigiu reunião que acertou suborno de 40 milhões de dólares, diz Odebrecht

São Paulo - O Presidente brasileiro presidiu a uma reunião na qual foi acertado um pagamento de 40 milhões de dólares (37,6 milhões de euros) pela Odebrecht ao seu partido político, disse um ex-funcionário da empreiteira aos investigadores da operação Lava Jato.

Márcio Faria, ex-presidente da Odebrecht Engenharia Industrial, declarou à Justiça brasileira que participou numa reunião com Michel Temer e outros membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 2010 no seu acordo delação premiada (colaboração com a Justiça por troca da redução da pena).

   Portugal

Portugal reconheceu injustiça da escravatura quando a aboliu em 1761 – Marcelo

Gorée - O Presidente português considerou quinta-feira, no Senegal, que o poder político português reconheceu a injustiça da escravatura quando a aboliu em parte do seu território, "pela mão do Marquês de Pombal, em 1761".

Marcelo Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no final de uma visita a uma antiga casa de escravos do tempo dos holandeses, na ilha de Gorée, em frente a Dacar, lugar que foi um entreposto do tráfico de escravos desde o século XVI, sob domínio português, até ao século XIX, e onde o papa João Paulo II pediu perdão pela escravatura.

   Macau

Preços do turismo em Macau mantiveram tendência de queda no primeiro trimestre

Macau, China – Os visitantes que escolheram Macau como destino entre janeiro e março viram os produtos e bens adquiridos mais baratos do que no mesmo período do ano passado, indicam dados oficiais divulgados na quinta-feira.

De acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o Índice de Preços Turísticos (IPT) diminuiu 5,45% em termos anuais homólogos, ampliando a tendência de queda face à registada no quarto e último trimestre do ano passado (-4,48%).

   Macau

PR português enaltece declaração Luso-Chinesa sobre o Futuro de Macau já com 30 anos

Lisboa - O Presidente da República português congratulou-se com a assinatura da Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre o Futuro de Macau, que comemora 30 anos, cujo processo negocial projetou Portugal como um país construtor de consensos e pontes entre culturas.

"A partir do Senegal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa congratula-se com o 30.º aniversário da assinatura, a 13 de abril de 1987, da Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre o Futuro de Macau, que estabeleceu os termos da transferência de soberania do território e constituiu o princípio da construção de uma relação sólida e profícua entre Portugal e a República Popular da China", refere uma nota publicada na página oficial da Presidência da República.

   Guiné-Bissau

Paulo Sanhá reeleito para dirigir Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau

Bissau - O juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ ) da Guiné Bissau, Paulo Sanha, foi reeleito esta quinta-feira líder deste órgão judicial, disse aos jornalistas fonte da comissão eleitoral.

Sanha obteve 11 votos enquanto o também juiz conselheiro Saído Balde, antigo ministro da Justiça recolheu 9 votos. Paulo Sanha foi reeleito para um mandato de 4 anos através de votos de juízes conselheiros e dos desembargadores.

   Cabo Verde

Governo de Cabo Verde diz que “absurdo” é não compreender alcance da isenção de vistos a europeus

Praia - O Governo de Cabo Verde disse esta quinta-feira que "absurdo é não compreender o alcance" da isenção de vistos para cidadãos europeus, respondendo ao ex-primeiro-ministro José Maria Neves, que criticou a medida anunciada no início da semana.

A resposta a José Maria Neves chegou a duas vozes, pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, que se encontra em visita à ilha de São Vicente, e pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.

   Cabo Verde

Quatro a 10 anos de prisão para envolvidos em tráfico de droga em Cabo Verde

Praia - O Tribunal da Praia condenou a penas de quatro a 10 anos de prisão seis dos nove envolvidos, no ano passado, no tráfico de 280 quilos de cocaína numa embarcação de pesca em Cabo Verde.

Segundo a sentença noticiada quinta-feira pela imprensa cabo-verdiana, a pena maior, 10 anos e quatro meses de prisão, foi para um cabo-verdiano, cujo advogado disse à Inforpress que vai recorrer da sentença.

   Mundo

EUA lançam a mais potente bomba não-nuclear no Afeganistão

Washington – Os Estados Unidos utilizaram a sua bomba não-nuclear mais potente, apelidada como “a mãe de todas as bombas”, no Afeganistão esta quinta-feira contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), segundo um porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono).

O ataque com a bomba GBU-43, com cerca de 11 toneladas de explosivos, atingiu um “conjunto de grutas” na província de Nangarhar (zona leste do Afeganistão), território onde um soldado americano foi morto no passado fim de semana durante uma operação contra os ‘jihadistas’.

   Mundo

África-do-Sul alerta para elevado número de passaportes especiais de Moçambique

Maputo - As autoridades sul-africanas alertaram Maputo para um elevado número de moçambicanos com passaportes diplomáticos e de serviço que tem cruzado a fronteira, levantando suspeitas sobre os documentos, noticiou quinta-feira o semanário Savana.

De acordo com o jornal, só numa semana, já este ano, cerca de 1500 pessoas terão entrado na África do Sul com aquele tipo de passaportes especiais do estado moçambicano.

   Mundo

Senegal tem "porta aberta" para assumir um papel essencial na CPLP – Marcelo

Gorée - O Presidente português considerou quinta-feira que o Senegal "fala português" e tem "uma porta aberta" para assumir "um papel essencial" na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual já é membro observador.

No segundo dia de visita de Estado ao Senegal, em declarações aos jornalistas na ilha de Gorée, em frente a Dacar, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "é impressionante" a presença da língua portuguesa neste país, que tem "46 mil jovens a falar português".

   Economia

Preço do dólar nas ruas de Luanda volta a aumentar e chega aos 360 kwanzas

Luanda - O preço para comprar uma nota de dólar norte-americano nas ruas de Luanda retomou as subidas, ligeiras, na última semana, estando esta quinta-feira a custar até 360 kwanzas (dois euros). 

Esta subida, que a Lusa constatou na habitual ronda semanal pelas ruas de Luanda, acontece depois de no final de março o mercado informal ter apresentado também uma valorização nesta cotação indicativa, o que então aconteceu pela primeira vez em mais de um mês.

   Economia

Ex-gestor diz que Odebrecht pagou 20 milhões de dólares a ministro angolano

Redação – Um ex-gestor da construtora brasileira Odebrecht afirmou em depoimento à procuradoria brasileira que o grupo pagou uma comissão de 20 milhões de dólares a um ministro angolano, cujo nome não foi revelado, noticiou quinta-feira o Estadão online.

Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, apontado como antigo dirigente do departamento de comissões na gigante brasileira da construção, afirmou ainda em depoimento na Procuradoria-Geral da República (PGR) brasileira, no âmbito das investigações da operação Lava-Jato, que o dinheiro foi transferido para o Banco Espírito Santo de Dubai, no Dubai, e registado no planeamento de comissões da Odebrecht.

   Desporto

Quatro equipas jogam para passar a Páscoa na frente do Girabola angolano

Luanda - Quatro equipas tentam este fim de semana chegar ao primeiro lugar do principal campeonato angolano de futebol, com vantagem para o líder Kabuscorp do Palanca, que recebe em Luanda o ‘aflito’ do Progresso da Lunda Sul.

Apesar da missão mais facilitada, face aos restantes concorrentes pela liderança, a equipa do bairro do Palanca joga no sábado, no estádio dos Coqueiros, pressionada por saber que qualquer deslize frente à equipa de Saurimo pode representar a perda da liderança do ‘Girabola’.

   Desporto

Benfica elogia posição do FC Porto quanto a cânticos da claque

Redação – O Benfica considerou quinta-feira “grave e lamentável” o cântico da claque do FC Porto no jogo de andebol com os ‘encarnados’, alusiva à queda do avião da Chapecoense, e disse registar com satisfação a posição do clube portista.

“O Sport Lisboa e Benfica registou e manifesta satisfação por ter verificado a forma célere como a instituição Futebol Clube do Porto se demarcou do muito grave e lamentável cântico que ontem [quarta-feira] se ouviu”, refere o clube da Luz.