Boletim Moçambique

Quarta, 12 Abril 2017 • 32 notícias • 14687 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Província de Maputo vai enfrentar restrições de água potável até setembro

Maputo - A província de Maputo, sul de Moçambique, vai continuar a enfrentar restrições no acesso a água potável até à próxima época das chuvas, que começa em setembro, indicou a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.

De acordo com fonte daquele organismo, citada quarta-feira pelo Notícias, o principal diário de Moçambique, a Barragem dos Pequenos Libombos, que fornece água potável à província, dispõe de apenas 28,12% dos 400 milhões de metros cúbicos de capacidade instalada.

   Moçambique

Cruz Vermelha de Moçambique intensifica campanha de prevenção de cólera

Maputo - A Cruz Vermelha de Moçambique está a intensificar uma campanha de prevenção de cólera junto de comunidades recônditas da província de Nampula, no norte do país, uma das regiões mais afetadas pela doença.

A iniciativa engloba 14 grupos compostos por elementos da Cruz Vermelha que vão passar por diferentes povoações e realizar ações de sensibilização sobre regras básicas de higiene, tratamento de lixo e resíduos, anunciou a organização, citada pelo diário moçambicano Notícias.

   Moçambique

Exposição junta pais suecos e moçambicanos para promover “paternidade responsável”

Maputo - Uma exposição de artes visuais que mostra pais suecos e moçambicanos a tratar dos seus filhos vai ser inaugurada na quinta-feira em Maxixe, sul de Moçambique, como forma de promover uma "paternidade responsável".

A iniciativa da embaixada da Suécia em Moçambique e da Rede Homens pela Mudança (HOPEM) é acompanhada por um debate sobre o tema "Pais com Amor".

   Moçambique

Acordo prevê que empresa turca construa cinco mil casas em Maputo

Maputo – Os municípios de Maputo e Ankara, capital da Turquia, celebraram um acordo de cooperação que prevê a construção de cinco mil casas no Bairro do Zimpeto, na cidade moçambicana, até 2022.

Um acordo para a realização do projeto foi subscrito entre as partes na terça-feira, em Maputo, escreve o jornal Notícias na edição de quarta-feira, e o início das obras está previsto para setembro, com entrega das primeiras chaves um ano depois.

   Moçambique

Situação dos combustíveis em Moçambique melhorou, mas ainda é caótica - ONG

Maputo - O Centro de Integridade Pública (CIP) de Moçambique considerou quarta-feira que há melhorias no funcionamento do mercado de combustíveis do país, nomeadamente com a atualização dos preços, mas alertou que a situação é ainda caótica.

"Os preços de venda ao público dos combustíveis líquidos foram atualizados a partir de 22 de março de 2017. O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse, na Assembleia da República, que a medida foi tomada para se evitar ruturas de combustíveis e que se baseia na decisão de se passar a cumprir a legislação em vigor", diz o CIP.

   Moçambique

Parlamento de Moçambique debate Conta Geral do Estado que inclui dívidas ocultas

Maputo - A Assembleia da República (AR) de Moçambique iniciou quarta-feira a discussão da Conta Geral do Estado (CGE) de 2015, que inclui as chamadas dívidas ocultas, avalizadas pelo Estado moçambicano entre 2013 e 2014.

No parecer que a Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da AR apresentou quarta-feira à plenária, a bancada da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder e que detém a maioria parlamentar, propõe a aprovação da CGE de 2015, por defender que o Governo mostrou avanços na formulação do documento.

   Moçambique

Recenseamento eleitoral em Moçambique vai decorrer no início de 2018

Maputo - O recenseamento eleitoral em Moçambique vai decorrer no início de 2018, anunciou quarta-feira em conferência e imprensa o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuinica.

O recenseamento visa atualizar o número de eleitores antes da votação para as autarquias, marcada para 10 de outubro de 2018.

   Moçambique

Governo da cidade de Maputo promete mais 300 autocarros até setembro

Maputo - O governo da cidade de Maputo prometeu quarta-feira que, até setembro, o serviço público de transporte de passageiros da capital moçambicana contará com 300 novos autocarros.

"Até setembro virão 300 autocarros ao nível da cidade de Maputo", referiu Levy Marrengula, diretor de transportes da cidade, em conferência de imprensa.

   Moçambique

Banco apoia Instituto de Gestão das Calamidades de Moçambique após ciclone Dineo

Maputo - O Standard Bank entregou hoje 1,2 milhões de meticais (cerca de 17 mil euros) ao Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) de Moçambique para apoio à população afetada pelo ciclone Dineo.

O objetivo é apoiar a região de Inhambane, no sul do país, a "retomar o seu ritmo normal de vida e apoiar na reconstrução das infraestruturas públicas danificadas", anunciou a instituição bancária.

   Moçambique

Moçambique deve crescer 5,5% em 2017 com contributo do sector financeiro - Governo

Maputo - A vice-ministra da Economia e Finanças de Moçambique, Isaltina Lucas, disse que a economia do país deve crescer 5,5% em 2017, com um contributo assinalável do sector financeiro.

"Nos últimos 10 anos, o crescimento real das atividades do sector financeiro rondou em média 17% até 2015, sendo que a contribuição deste sector no valor acrescentado bruto é, atualmente, de cerca de 6%", explicou, citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

   Moçambique

Governo assina acordo com parceiros para melhorar ensino primário em Moçambique

Maputo - O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique assinou com os parceiros do Fundo de Apoio ao Setor da Educação (FASE), em Maputo, um acordo para melhorar a qualidade do ensino primário em Moçambique.

O apoio resultará de uma linha de financiamento a ser disponibilizada por diversos países e organizações doadoras que incluem a Alemanha, Irlanda, Portugal, Canadá, Itália, Finlândia, bem como a Parceria Global para Educação, Banco Mundial e UNICEF.

   Angola

Banco central de Angola deverá desvalorizar kwanza e facilitar acesso a dólares 

Londres - A consultora BMI Research considerou quarta-feira que o banco central de Angola deverá desvalorizar a moeda nacional angolana de forma faseada no final deste ano e alargar o acesso à taxa de câmbio oficial.

"Em Angola, acreditamos que o banco central vai fazer uma série de pequenas desvalorizações do kwanza mais no final deste ano, mas a recuperação dos preços do petróleo vai fazer com que os ajustamentos sejam relativamente limitados no seu âmbito", lê-se numa nota de análise à política monetária do maior produtor de petróleo da África subsaariana.

   Angola

Angolano PRS com três nomes para suceder a liderança de 27 anos de Kuangana

Luanda - Três candidatos concorrem em maio à presidência do Partido de Renovação Social (PRS), mas de fora fica o atual líder, Eduardo Kuangana, ausente da corrida depois de 27 anos à frente da terceira maior força política da oposição angolana.

Em declarações quarta-feira e à agência Lusa, o coordenador da Comissão Preparatória do IV congresso ordinário do PRS, que se realiza de 29 a 31 de maio, em Luanda, disse que foram aprovadas as candidaturas de Benedito Daniel, João Baptista Ngandajina e Sapalo António.

   Angola

Investimento de 25 M€ instala nove centrais de produção de betão em Angola

Luanda - Um grupo angolano prevê investir quase 27 milhões de dólares (25,3 milhões de euros) na construção de nove centrais de produção de betão, projeto que permitirá criar mais de 200 postos de trabalho.

Segundo o contrato de investimento entre a empresa angolana Betonfort e a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), a que a Lusa teve quarta-feira acesso, o projeto estende-se pelas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Cabinda, Huambo, Malanje, Moxico, Namibe e Zaire.

   Angola

Angola produz menos petróleo em março mas continua a liderar em África

Luanda - A produção petrolífera angolana voltou a descer em março, o equivalente a 18,7 mil barris diários, mas o país continua a ser líder entre os produtores africanos, segundo dados da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

De acordo com o último relatório mensal da OPEP, com dados baseados em fontes secundárias da Organização e compilados hoje pela Lusa, Angola atingiu em março uma produção diária média de 1,614 milhões de barris de crude, face aos 1,633 milhões de barris do mês anterior.

   Angola

Projetos sobre gestão de terras em Angola com financiamento da União Europeia

Luanda - A União Europeia (UE) vai financiar projetos em Angola ligados ao acesso e posse segura de terrenos, por considerar "preocupante" a questão da apropriação e expropriação de terras no país.

De acordo com informação avançada quarta-feira à agência Lusa pela gestora de projetos da delegação da UE em Angola, Áurea Machado Pereira, este programa de capacitação deverá desenvolver-se em três anos.

   Angola

UE garante mais de 3 M€ a ONG para supervisão de políticas do Orçamento angolano

Luanda - A União Europeia (UE) vai disponibilizar mais de três milhões de euros a organizações angolanas da sociedade civil para reforçar a monitorização e supervisão das políticas do Orçamento Geral do Estado de Angola, foi quarta-feira divulgado.

A informação foi avançada à agência Lusa pela gestora de projetos da delegação da UE em Angola, Áurea Machado Pereira, à margem de encontro de esclarecimentos que a delegação em Luanda manteve quarta-feira com as organizações angolanas da sociedade civil.

   Angola

Inflação em Angola continua em quebra e já está abaixo dos 2% a um mês

Luanda - A taxa de inflação em Angola, a 12 meses, voltou a descer em março, pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se agora ligeiramente acima dos 36,5%, uma quebra de quase dois pontos percentuais face a fevereiro.

De acordo com o relatório mensal do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano sobre o comportamento da inflação, os preços subiram de fevereiro para março 1,91%, em termos nacionais, contra os 2,30% e 2,25% dos dois meses anteriores e já metade dos quase 4% de julho.

   Angola

Trabalhadores do Ministério Público angolano mantêm greve mesmo declarada ilegal

Luanda - O coletivo de trabalhadores do Ministério Público angolano reiterou quarta-feira a realização da greve convocada para a próxima segunda-feira, já declarada ilegal pela da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola.

Em declarações à agência Lusa, o representante dos trabalhadores e secretário-geral do Sindicato Nacional dos Técnicos de Justiça e Administrativos da Procuradoria-Geral da República, Elias Pinto, disse que "a greve vai sair de facto no dia 17".

   Angola

Eleições em Angola obrigam a antecipar peregrinação que junta mais de um milhão

Luanda - A peregrinação anual à "Mamã Muxima", o maior centro mariano da África subsaariana, a 130 quilómetros da capital angolana, vai ser antecipada em cerca de um mês, por "colidir" com a realização das eleições gerais em agosto, foi anunciado na quarta-feira.

De acordo com a informação transmitida pelo bispo da diocese de Viana, Luanda, Joaquim Ferreira Lopes, a peregrinação, que por norma junta no início de setembro de cada ano mais de um milhão de fiéis, vai acontecer em 2017 no primeiro fim de semana de agosto.

   Brasil

Lula da Silva investigado noutros dois inquéritos ligados à operação Lava Jato

São Paulo, Brasil- O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva vai ser investigado em mais dois inquéritos da Operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção na Petrobras e noutras instituições públicas do Brasil.

O anúncio de novas investigações coincide com a disponibilidade manifestada publicamente por Lula da Silva para se candidatar à Presidência, em 2018.

   Brasil

Autorizados inquéritos contra 108 políticos citados em escândalos de corrupção no Brasil

São Paulo, Brasil - O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil autorizou, na terça-feira, a abertura de inquéritos contra 108 políticos citados por ex-funcionários da Odebrecht nos casos de corrupção descobertos pela operação Lava Jato.

A lista foi publicada na noite de terça-feira pelo jornal brasileiro O Estado de São Paulo e depois no site do STF.

   Brasil

Pelo menos cinco presos mortos em motim em prisão brasileira

Rio de Janeiro, Brasil – Pelo menos cinco presos morreram na terça-feira na sequência de um motim numa prisão do estado brasileiro de Mato Grosso, no centro-oeste do país e na fronteira com a Bolívia, informaram fontes oficiais.

Os incidentes ocorreram na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, no município de Sinop, a 503 quilómetros da capital regional, Cuiabá, durante a revista matinal às celas, de acordo com a Secretaria Regional de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

   Timor-Leste

Acordos no petróleo são passo importante para o desenvolvimento

Díli - O gabinete do primeiro-ministro de Timor-Leste salientou quarta-feira que a assinatura de dois contratos de produção de petróleo com uma empresa australiana representa "um importante passo para o desenvolvimento" económico do país.

"É crucial o desenvolvimento contínuo do nosso setor do petróleo e gás, um dos pilares do desenvolvimento económico do país", disse o porta-voz do Governo timorense, o ministro Agio Pereira, num comunicado divulgado quarta-feira.

   Guiné-Bissau

Liga Guineense Direitos Humanos defende regresso de ex-dirigentes forçados ao exílio

Bissau - A Liga Guineense dos Direitos Humanos defende o regresso ao país de todos os antigos dirigentes que foram forçados a viver no estrangeiro por questões políticas, disse o presidente da organização, Augusto Mário da Silva.

O dirigente da Liga recebeu em audiência, o antigo ministro do Interior, Fernando Gomes, líder de um movimento que pugna pelo retorno ao país de todos os cidadãos guineenses atualmente a viver no estrangeiro por motivos políticos. 

   Guiné-Bissau

Eleição no Supremo Tribunal da Guiné-Bissau decorre hoje

Bissau - A eleição para escolha do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau deve ocorrer hoje, depois de ter sido adiada no passado dia 04 deste mês, indicou um comunicado do órgão judicial.

Segundo a nota, ficaram esclarecidas todas as questões prévias levantadas por um dos dois candidatos que concorrem à liderança do STJ, os juízes conselheiros Paulo Sanhá, atual presidente, e Saido Baldé, ex-ministro da Justiça.

   Guiné-Bissau

Greve dos oficiais de justiça volta a paralisar tribunais da Guiné-Bissau

Bissau - Os tribunais da Guiné-Bissau voltam a paralisar devido a uma greve dos oficiais de justiça iniciada quarta-feira e prevista para durar 15 dias uteis, anunciou o presidente do sindicato do setor.

Segundo Pedro Gomes, a greve "é a resposta ao silêncio do governo" perante as reivindicações dos oficiais de justiça.

   Cabo Verde

Mulheres defendem em Cabo Verde a irmandade como forma de fortalecer o género

Praia - Mulheres defenderam, em Cabo Verde, a irmandade como forma de fortalecer o género, apontando também a importância de terem espaços, responsabilidades e tomar iniciativa para ganhar lugar na indústria musical e cultural e em outras áreas.

As ideias foram defendidas pela cabo-verdiana Lúcia Cardoso, pela moçambicana Carmen Guida, pela gambiana Maimuna Manneh-Fye, pela britânica Amanda Jones e pela senegalesa Binetou Sylla durante uma conferência no âmbito do Atlantic Music Expo (AME), feira internacional de música que está a decorrer na cidade da Praia. 

   Cabo Verde

Marcelo convida Presidente cabo-verdiano a visitar Portugal este ano

Praia - O Presidente da República Portuguesa convidou na terça-feira à noite o seu homólogo cabo-verdiano a realizar uma visita de Estado a Portugal este ano, referindo que nessa ocasião Jorge Carlos Fonseca receberá um doutoramento honoris causa.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na presença do Presidente e do primeiro-ministro de Cabo Verde, na cidade da Praia, num jantar na residência da embaixadora portuguesa, com que encerrou a sua visita de Estado a este país lusófono.

   Mundo

África percebeu antes de todos que Guterres era um símbolo de diálogo - Marcelo

Dacar - O Presidente da República salientou o apoio dos países africanos à candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, considerando que perceberam, antes de todos, que era um símbolo do diálogo que a língua portuguesa representa.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no início da sua visita de Estado ao Senegal - país que apoiou a candidatura de Guterres como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) -, numa cerimónia na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), em Dacar, em que recebeu um doutoramento honoris causa.

   Mundo

Ativos de risco imediato da banca nacional caem para 83,8 mil ME em 2016 - BdP

Redação - Os ativos financeiros internacionais dos bancos portugueses na ótica do risco imediato eram de 83,8 mil milhões de euros no final de 2016, menos 4,1 mil milhões de euros do que no ano anterior, divulgou quarta-feira o BdP.

Segundo as estatísticas bancárias internacionais em base consolidada relativas ao quarto trimestre de 2016 publicadas pelo Banco de Portugal (BdP), na ótica do risco de última instância o valor dos ativos financeiros internacionais detidos pelos bancos portugueses cifrava-se em 84,3 mil milhões de euros, menos 4,3 mil milhões de euros face ao final de 2015.

   Mundo

Venezuela: Cinco detidos por atirarem objetos contra Presidente Maduro

Caracas - Pelo menos cinco pessoas foram detidas pelas autoridades venezuelanas por atirarem objetos contra a viatura em que circulava, de pé, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, noticiou a imprensa local.

O "ataque" teve lugar na noite de terça-feira, na localidade venezuelana de San Félix, a sudoeste da Venezuela, país onde nas últimas semanas se têm registado fortes protestos em várias cidades, contra a crise económica e contra a alegada instauração de "uma ditadura".