Boletim Moçambique

Terça, 29 Março 2016 • 27 notícias • 13246 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Jovem moçambicana que queria liderar ONU deixa "legado que será longo" - Ban Ki-moon

Redação – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, escreveu uma carta à família de Raquelina Langa, afirmando que apesar da “curta” vida da jovem moçambicana, que aspirava liderar a ONU, o seu “legado será longo”.

Raquelina Langa, conhecida por defender os direitos dos jovens e ter perguntado ao secretário-geral das Nações Unidas como poderia chegar àquele cargo, morreu aos 20 anos, de doença prolongada, em Maputo, segundo informou a Rádio ONU no sábado.

   Moçambique

Polícia moçambicana desmente passagem pelo país de alegado cabecilha dos ataques de Paris

Maputo - O Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) indicou terça-feira que as autoridades do país não encontraram indícios de que o alegado cabecilha dos atentados de Paris, Salah Abdeslam, tenha passado por Moçambique no ano passado.

Citando trabalhadores de um restaurante de uma das zonas nobres de Maputo, alguma imprensa moçambicana e alguns utilizadores da rede social "Facebook" veicularam que Abdeslam terá frequentado o restaurante, onde normalmente bebia chá verde e ficava a falar via "skype". 

   Moçambique

Polícia moçambicana diz ter agido no “interesse superior” nas rusgas contra a Renamo

Maputo - A Polícia moçambicana disse terça-feira que agiu no "interesse superior" do país nas rusgas às casas de Afonso Dhlakama e à sede da Renamo em Maputo, sem mencionar a existência de um mandado judicial para fundamentar a ação.

"A polícia agiu no interesse superior da tranquilidade e segurança dos moçambicanos, respondendo a uma denúncia de populares", afirmou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique, Inácio Dina, falando durante uma conferência de imprensa de balanço semanal da atividade policial em Maputo.

   MOçambique

Ex-embaixador moçambicano e adido financeiro em Moscovo acusados de corrupção - oficial

Maputo - O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) de Moçambique anunciou em comunicado que deduziu acusação contra um antigo embaixador moçambicano e um adido financeiro em Moscovo por alegado desvio de oito milhões de meticais (137 mil euros).

Segundo a nota de imprensa, distribuída terça-feira, o roubo ocorreu entre 2003 e 2016 e consistiu no processamento de salários a favor de funcionários já desvinculados da embaixada, pagamento fictício de passagens aéreas e de serviço de reparação de viaturas, bem como pagamento de ajudas de custo a favor dos filhos dos dois alegados implicados. 

   MOçambique

Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique pede reconhecimento das minorias sexuais

Maputo - O bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Tomás Timbane, exortou o novo ministro da Justiça de Moçambique, Isaque Chande, a interceder a favor do reconhecimento legal da associação de defesa das minorias sexuais no país.

Timbane defendeu o reconhecimento da Associação Lambda, que promove e defende os direitos das minorias sexuais, numa opinião que publicou esta terça-feira no diário o País com o título "Os desafios de Isaque Chande".

   Angola

Autorizada contratação de 2.000 médicos e paramédicos face a epidemias em Angola

Luanda - O ministro da Saúde de Angola, Luís Gomes Sambo, anunciou terça-feira o recrutamento extraordinário de até 2.000 médicos e paramédicos angolanos recentemente formados, para apoiar no combate às epidemias de malária e febre-amarela.

O governante falava aos jornalistas no final da terceira sessão ordinária da comissão para a Política Social do conselho de ministros, realizada em Luanda sob orientação do vice-Presidente da República, Manuel Vicente, e que entre outros assuntos analisou a resposta que está a ser dada pelos hospitais às epidemias que assolam sobretudo a capital.

   Angola

Dívida pública colocada por Angola com juros próximos dos 18%

Luanda - A dívida pública colocada semanalmente pelo Banco Nacional de Angola (BNA) voltou a cair, desta vez 43 por cento, para 28,1 mil milhões de kwanzas (157 milhões de euros), em títulos de tesouro cujos juros se aproximam dos 18%.

Segundo dados compilados terça-feira pela Lusa, com base no relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do BNA, enquanto operador do Estado, o banco central colocou no mercado primário, entre 21 e 24 de março, 13,7 mil milhões de kwanzas (76,5 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 12,3 mil milhões de kwanzas (68,7 milhões de euros) em Obrigações do Tesouro (OT).

   Angola

Ativistas angolanos distribuídos por quatro cadeias de Luanda

Luanda - Os 17 ativistas angolanos condenados na segunda-feira em tribunal a penas de prisão entre dois e oito anos foram distribuídos por quatro estabelecimentos prisionais nos arredores de Luanda, informou hoje à Lusa fonte da defesa.

De acordo com o advogado Walter Tondela, as condições em que os ativistas começaram a cumprir pena - apesar dos recursos interpostos - vão ser avaliadas pela defesa na quarta-feira, numa visita já programada.

   Angola

Angola reforçou repressão a opositores do regime ao condenar ativistas - Rafael Marques

Lisboa - O regime de Angola "reforçou a repressão" contra os opositores ao condenar na segunda-feira os 17 ativistas angolanos, após um julgamento que constituiu "uma verdadeira palhaçada", disse terça-feira à agência Lusa o ativista Rafael Marques.

Contactado telefonicamente a partir de Lisboa, o ativista angolano disse desde Washington que ficou mais uma vez comprovado que a justiça em Angola é um "apêndice da Segurança de Estado".

   Angola

Mais de 1,7 milhões de angolanos estavam desempregados antes da crise

Luanda - Mais de 1,7 milhões de angolanos em idade ativa não tinham emprego em 2014, o equivalente a uma taxa de desemprego de 24,2 por cento, ainda antes da crise da cotação do petróleo que entretanto atingiu o país.

Os números resultam da análise da Lusa aos dados definitivos do censo da população e da habitação realizado pelo Instituto Nacional de Estatística de Angola (INE) em 2014, tornados públicos a 23 de março.

   Brasil

PMDB decide abandonar governo brasileiro

Brasília - O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), principal aliado do PT da Presidente Dilma Rousseff, decidiu terça-feira, numa curta reunião em Brasília, abandonar o Governo.

O encontro, no qual participaram mais de 100 membros do Diretório Nacional, era encarado como decisivo para o futuro do Governo de Dilma Rousseff, que enfrenta um processo de destituição da Presidência.  

   Brasil

Ministro do Turismo brasileiro apresenta demissão

Brasília – O responsável pela pasta do Turismo do Brasil, Henrique Alves, anunciou a sua demissão, tornando-se o primeiro ministro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) a deixar o Governo da Presidente, Dilma Rousseff.

O PMDB, a maior formação política do país em número de militantes, à qual pertence o vice-presidente brasileiro, Michel Temer, decide esta terça-feira, durante uma reunião da direção nacional, se abandona o Governo de Rousseff.

   Brasil

PGR brasileiro diz que Lula da Silva pode assumir o cargo de ministro

Brasília - O procurador-geral da República brasileiro considerou que o ex-presidente Lula da Silva pode assumir o cargo de ministro da Casa Civil, mas que deve continuar a ser investigado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso Lava Jato.

Num parecer enviado esta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Janot entendeu que, do ponto de vista jurídico, não há obstáculos para a nomeação para ministro de uma pessoa investigada criminalmente.

   Brasil

Brasil assina acordo com OMC para reduzir custos de transações comerciais em 14,5%

Brasília - A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, aprovou terça-feira a entrada em vigor do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), que permitirá reduzir os custos das transações comerciais com outros países em 14,5%.

Segundo o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, citado num comunicado da Presidência brasileira, a medida, para além de diminuir o custo das transações comerciais, permitirá desburocratizar o comércio exterior e tornar as exportações brasileiras mais competitivas.

   Brasil

Petrobras indica professor de Economia Luiz Carvalho para novo presidente

Rio de Janeiro - A gigante petrolífera brasileira Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) anunciou terça-feira ter indicado o professor de Economia Luiz Nelson Carvalho para diretor executivo da empresa, sujeito a ratificação na assembleia-geral do próximo mês.

Luiz Carvalho é membro do conselho de administração da Bolsa de Valores de São Paulo, onde também atua como coordenador do Comité de Auditoria e membro do comité de Sustentabilidade, segundo as informações veiculadas pela gigante petrolífera brasileira.

   Portugal

Marcelo subscreve posição do Governo português sobre condenação de 17 ativistas angolanos

Vila Franca de Xira, Lisboa - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, subscreveu a posição do Governo em relação à condenação a prisão efetiva de 17 ativistas angolanos, esperando que "num Estado de direito democrático haja uma tramitação normal dos processos judiciais".

No final de uma visita, esta terça-feita, ao Hospital de Vila Franca de Xira, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre a decisão conhecida segunda-feira de um tribunal de Luanda que condenou a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efetiva os 17 ativistas angolanos que estavam desde 16 de novembro a ser julgados por coautoria de atos preparatórios para uma rebelião e associação criminosa, entre os quais Luaty Beirão.

   Portugal

Governo quer capitalizar 9.300 empresas até 2020

Lisboa – O Governo quer capitalizar 9.300 empresas entre este ano e 2020, segundo o Programa Nacional de Reformas que foi apresentado terça-feira em Lisboa pelo primeiro-ministro, António Costa.

A capitalização das empresas é um dos pilares do Programa Nacional de Reformas e o executivo socialista pretende capitalizar 9.300 empresas nos próximos quatro anos e aumentar os capitais próprios das empresas portuguesas em 2.780 milhões de euros, segundo um documento sobre o Programa Nacional de Reformas divulgado à comunicação social. 

   Portugal

Bancos regressaram à rendibilidade em 2015 após quatro anos negativos - Banco de Portugal

Lisboa - O sistema bancário português voltou a apresentar rendibilidade em 2015, após quatro anos negativos, divulgou terça-feira o Banco de Portugal, justificando sobretudo com a redução do fluxo de imparidades.

O Banco de Portugal publicou um documento com os Desenvolvimentos Recentes do Sistema Bancário Português, referente ao último trimestre de 2015.

   Portugal

Marca P3LP vai promover empresas do setor da água nos mercados lusófonos

Lisboa – A promoção da internacionalização das empresas portuguesas do setor da água e o reforço da sua presença nos mercados lusófonos são os principais objetivos da plataforma “P3LP – Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa”, apresentada esta terça-feira.

O projeto,  apresentado em Matosinhos, conta com financiamento comunitário e visa conquistar “uma maior quota de atividades económicas portuguesas no setor da água nos mercados lusófonos” e “contribuir para o aumento das exportações nacionais e dos rendimentos provenientes de investimento direto no estrangeiro”, segundo a Parceria Portuguesa para a Água (PPA), entidade que promove a iniciativa.

   Macau

Macau com mais 5% de trabalhadores não residentes em fevereiro

Macau, China – Macau tinha, em fevereiro, 182.109 trabalhadores contratados ao exterior, mais 5% que no mesmo mês do ano passado, mantendo-se a China continental como o principal local de origem, seguida das Filipinas, segundo dados oficiais divulgados esta terça-feira.

Em relação ao mês de janeiro, registou-se um ligeiro aumento de 0,4%, ou mais 694 trabalhadores, de acordo com o Gabinete para os Recursos Humanos.

   Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau visita Portugal em abril para discutir compromissos bilaterais

Bissau – O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia, anunciou que vai visitar Portugal nos dias 06 e 07 de abril, estando previsto um encontro com o homologo português, António Costa.

“Com o novo governo [português] vamos certamente renovar nossos compromissos bilaterais de cooperação” e “analisar a situação atual [da Guiné-Bissau] e estabelecer novas metas”, afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro guineense. 

   Guiné-Bissau

Polícia da Guiné-Bissau apresenta supostos assaltantes de banco comercial em Bissau

Bissau – A polícia da Guiné-Bissau apresentou terça-feira publicamente cinco jovens como sendo os alegados assaltantes de um banco comercial em Bissau do qual levaram cerca de 14 mil euros em dinheiro.

Fernando Jorge Ribeiro, subdiretor da Policia Judiciaria e Armando Nhaga, comissário-geral da Polícia de Ordem Pública, apresentaram à imprensa os cinco jovens, todos de nacionalidade guineense, como sendo os alegados autores do assalto no passado dia 13 deste mês, em plena luz do dia. 

   Mundo

Ébola: Organização Mundial de Saúde decreta fim de emergência internacional

Genebra - A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou  que a epidemia do vírus Ébola na África ocidental deixou de ser uma situação de emergência de saúde pública internacional.

"A epidemia de Ébola na África ocidental já não representa uma emergência de saúde pública de alcance internacional", declarou terça-feira a diretora da OMS, Margaret Chan, durante uma conferência de imprensa em Genebra.

A epidemia de Ébola, que eclodiu em 2013 e atingiu especialmente a Guiné-Conacri, Libéria e Costa do Marfim, foi considerada emergência internacional em agosto de 2014 e provocou até finais de 2015 mais de 11.000 mortos em cerca de 28.000 casos registados.

   Economia

Autoridade da concorrência dos EUA apresenta queixa contra Volkswagen

Washington - A autoridade da concorrência norte-americana apresentou terça-feira queixa contra o construtor automóvel alemão Volkswagen (VW) no caso da fraude com emissões poluentes.

Em comunicado, a autoridade da concorrência norte-americana (FTC, Federal Trade Commission) afirma que a VW mentiu aos consumidores através de campanhas publicitárias que promoviam os méritos dos veículos a diesel quando estes estavam equipados com um dispositivo que permitia manipular os testes de emissões poluentes.

   Economia

Inquérito/Banif: Jorge Tomé diz que notícia da TVI deu ‘machadada final’ no banco

Lisboa - O ex-presidente executivo do Banif considerou terça-feira que a notícia da TVI de dia 13 de dezembro de 2015, que provocou uma fuga de depósitos próxima de mil milhões de euros nessa semana, levou à resolução do banco.

"Depois da notícia da TVI, na semana de 14 a 18 de dezembro, o Banif perdeu 960 milhões de euros de depósitos, 16% da sua carteira de depósitos", salientou Jorge Tomé durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

   Desporto

Infantino garante que FIFA quer trabalhar no reforço da segurança nos estádios

Assunção – O novo presidente da FIFA garantiu na segunda-feira que o organismo trabalhará com todos os governos para reforçar a segurança nos estádios de futebol, depois dos últimos atos terroristas em recintos desportivos, no Iraque e em França.

Numa conferência de imprensa em Assunção, na primeira etapa de uma visita a várias federações da América do Sul, Gianni Infantino considerou os recentes atentados “uma tragédia que deve motivar uma reflexão de todos”.

   Desporto

Hollande diz que nunca pensou adiar ou suspender Euro2016 após ataques terroristas

Paris - O presidente da França, François Hollande, assegurou que, apesar dos ataques terroristas em Paris e Bruxelas, nunca ponderou adiar ou suspender o Euro2016 de futebol, que decorre em solo gaulês de 10 de junho a 10 de julho.

“Nunca foi levantada a hipótese de adiar ou suspender o Euro2016”, declarou François Hollande, durante uma visita ao Instituto Nacional do Desporto de França (INSEP).