Boletim Moçambique

Quarta, 21 Dezembro 2016 • 30 notícias • 14495 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Quase 50 reclusos libertados em nova sequência de ataques da Renamo - Polícia

Chimoio, Moçambique - A polícia moçambicana acusou quarta-feira a Renamo de vários ataques no centro de Moçambique, incluindo a libertação de 48 reclusos na cadeia de Inhazónia e um assalto a uma unidade de saúde e a uma companhia agrária.

Homens do braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) invadiram na madrugada de segunda-feira a cadeia aberta de Inhazónia, a norte de Báruè, na província de Manica, facilitando a fuga de 48 reclusos, disse à Lusa Elsidia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica.

   Moçambique

Um dirigente local e dois membros da Renamo raptados no centro de Moçambique

Chimoio, Moçambique - Um dirigente local e dois membros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) foram raptados por desconhecidos e continuam desaparecidos em dois distritos na província de Manica, centro de Moçambique, disse à Lusa fonte do partido.

O dirigente e um dos membros da Renamo foram raptados no distrito de Tambara e um segundo elemento do maior partido de oposição em Messica (distrito de Manica), todos levados das suas casas, disse Caetano Augusto, presidente provincial da liga da juventude da força política e membro da mesa na Assembleia Provincial de Manica.

   Moçambique

Frelimo quer que a Renamo perca a cabeça e aja em desespero – líder da oposição moçambicana

Maputo - O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, acusou quarta-feira a Frelimo, partido no poder em Moçambique, de pretender levar o principal partido de oposição em Moçambique a perder a cabeça e a agir no desespero, ao promover assassínios políticos.

"[A Frelimo) quer levar a Renamo a perder a cabeça e agir no desespero. Que a Renamo diga que isto é brincadeira e que nós já não queremos mais", afirmou o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, em entrevista ao semanário Canal de Moçambique.

   Moçambique

Ataques da Renamo são rejeição às negociações de paz - ministro da Defesa moçambicano

Maputo - O ministro da Defesa de Moçambique, Salvador Mtumuke, considerou quarta-feira em Maputo que os ataques do braço armado da Renamo constituem um sinal de rejeição das negociações de paz entre o principal partido de oposição e o Governo.

"Isto [os ataques] significa uma rejeição, em princípio. Um dos pontos [das negociações] é a cessação dos ataques", declarou Mtumuke, em declarações aos jornalistas, à margem da doação de seis viaturas e oito motorizadas do governo norte-americano às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

   Moçambique

PR moçambicano insiste na paz para superar desafios económicos

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu quarta-feira a paz como condição para superar os desafios económicos que Moçambique atravessa, manifestando novamente a abertura para se encontrar com o líder da Renamo, principal partido de oposição.
Falando durante uma cerimónia de Natal e ao final do ano na residência oficial da Presidência moçambicana, Filipe Nyusi desafiou os moçambicanos a continuarem a trabalhar para a paz e unidade nacional, com vista à estabilização da economia e atração de investimento estrangeiro.

   Moçambique

Ex-Presidente Chissano critica bipolarização das negociações de paz em Moçambique

Maputo - O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano criticou quarta-feira a bipolarização das conversações de paz em Moçambique, considerando que a solução para o problema político passa por um debate profundo e inclusivo sobre o modelo de governação que o povo quer.

"O diálogo que temos hoje é de dois partidos, mas a solução devia ser encontrada por todos", declarou o antigo chefe de Estado moçambicano, à margem de uma cerimónia na residência oficial da Presidência moçambicana, no palácio da Ponta Vermelha, por ocasião do Natal e final do ano. 

   Moçambique

Pelo menos 15 presos voltaram à cadeia atacada pela Renamo - Governo moçambicano

Maputo - Pelo menos 15 reclusos dos 48 que se evadiram da cadeia de Inhazónia, na província de Manica, centro de Moçambique, na sequência de um ataque da Renamo, principal partido da oposição, regressaram à penitenciária, anunciou quarta-feira o Governo moçambicano.

Falando em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz deste órgão, Mouzinho Saíde, disse, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), que os reclusos voltaram, porque fugiram da cadeia por temer pela vida, devido ao ataque do braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

   Moçambique

Afonso Dhlakama endereça pêsames pela morte de Valentina Guebuza

Maputo - O líder da Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, dirigiu pêsames à família do ex-chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, pela morte da filha, Valentina Guebuza, considerando "violência brutal" as circunstâncias do homicídio.

"Quero endereçar os meus pêsames à família toda e ao próprio Armando Guebuza e à esposa. Partilho a dor que sentem. É de uma violência brutal e condenável", afirmou Dhlakama, em entrevista publicada quarta-feira pelo Canal de Moçambique.

   Moçambique

Produtores ponderam aumento do preço do pão em Moçambique

Maputo - A Associação Moçambicana dos Panificadores (Amopao) pondera aumentar o preço do pão a partir do próximo ano, caso não sejam encontradas novas medidas para fazer face à subida do valor dos cereais, disse à Lusa o presidente da organização.

"Se não for encontrada outra alternativa, infelizmente teremos de subir o preço do pão", disse Victor Miguel, acrescentando que os subsídios disponibilizados pelo Governo são insuficientes para fazer face à conjuntura económica que o país atravessa. 

   Angola

Angola regista diariamente entrada ilegal de 100 pessoas

Luanda - Angola regista diariamente a entrada ilegal de mais de 100 pessoas, com destaque para as fronteiras norte e leste do país, disse quarta-feira o comandante-geral da Polícia Nacional angolana.

Ambrósio de Lemos fez referência à situação, que considerou preocupante, quando procedia à entrega de quatro lanchas de patrulha naval à 15.ª unidade de Guarda Fronteira, no município da Baía Farta, província de Benguela.

   Angola

Pinturas rupestres do Namibe no sul de Angola com nível acentuado de degradação

Luanda - Vinte e duas estações de arte rupestre estão a degradar-se na província do Namibe, no sul do país, com a ação das chuvas e as altas temperaturas que se registam naquela região desértica de Angola.

A situação foi quarta-feira descrita pela diretora da Cultura no Namibe, Euracema Major, numa cerimónia de cumprimentos de fim de ano, na qual referiu que 22 estações arqueológicas da província se encontram nas mesmas condições.

   Angola

Comissão eleitoral angolana condena uso indevido do logótipo da instituição

Luanda - O plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola deliberou quarta-feira condenar seis membros daquele órgão, a uma medida disciplinar de censura registada, pelo uso indevido do seu logótipo para uma petição enviada à Assembleia Nacional.

Os comissários agora sancionados submeteram à Assembleia Nacional angolana um documento intitulado "Petição para a Resolução de Dúvidas e Omissões Suscitadas da Interpretação e Aplicação da Lei número 8/15 de 15 de Junho, Lei do Registo Eleitoral Oficioso".

   Angola

Encaixe com a exportação de diamantes angolanos volta a cair em novembro

Luanda - O encaixe com a exportação de diamantes angolanos voltou a cair em novembro, para quase 91 milhões de euros, apesar de a quantidade vendida até ter aumentado, para 806,5 mil quilates, segundo um relatório do Ministério das Finanças.

O documento, relativo à arrecadação de receitas pelo setor diamantífero angolano, ao qual a Lusa teve quarta-feira acesso, indica que a exportação, em termos de quantidade, aumentou 15%, enquanto as vendas arrecadadas desceram mais de 7%, para 94,2 milhões de dólares (90,8 milhões de euros), tendência que se verifica desde setembro.

   Brasil

Companhia sul-africana adquire mais 11 jatos da Embraer para a sua frota

Amsterdão - A Airlink, maior companhia aérea regional independente da África do Sul, comprou mais 11 jatos ERJ 140 da Embraer para a sua frota, divulgou quarta-feira num comunicado a empresa de aviação brasileira.

Segundo a nota, esta aquisição eleva para 30 o número de jatos regionais da Embraer que a companhia aérea sul-africana operará.

   Brasil

Governo do Brasil só renegoceia dívidas de estados com planos de austeridade

São Paulo, Brasil - O Ministério da Fazenda do Brasil anunciou na terça-feira que só aprovará planos de renegociação de dívidas com o Tesouro Nacional aos estados brasileiros que apresentarem medidas de reequilíbrio da situação fiscal e financeira.

A decisão é uma resposta aos deputados e governadores que, na tarde de terça-feira, na câmara baixa do parlamento, acordaram a aprovação parcial de um programa para renegociar débitos, deixando de fora medidas de austeridade exigidas como contrapartida.

   Timor-Leste

Acionistas minoritários pedem que juiz não autorize venda de unidade da Oi em Timor-Leste - imprensa

São Paulo, Brasil - A Associação dos Investidores Minoritários (Aidmin) da operadora de telecomunicações Oi apresentaram uma petição em que pedem à justiça brasileira que não autorize a venda da subsidiária da empresa em Timor-Leste, informou o jornal Valor Econômico.

Estes acionistas querem que a Oi apresente informações completas sobre a operação, para serem analisadas pelos demais envolvidos no processo de recuperação judicial da companhia.

   Timor-Leste

Rotura de relações com Taiwan foi medida “mais acertada" para São Tomé e Príncipe – PM

São Tomé - O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada disse quarta-feira que a rotura unilateral de relações com Taiwan foi "a mais acertada para São Tomé e Príncipe", tendo em conta a visão do Governo para o desenvolvimento do país.

"A nossa visão de desenvolvimento passa pela abertura e cooperação com todos, passa pelo posicionamento de São Tomé e Príncipe. Nós temos a nossa agenda, temos os nossos interesses, nós temos a nossa programação e temos o compromisso com o povo de melhorar as suas condições de vida", disse Patrice Trovoada, em conferência de imprensa.

   Timor-Leste

Timorenses reconhecem política de consensos e querem estabilidade - Mari Alkatiri

Díli - Os timorenses reconhecem os efeitos positivos da política de procurar consensos, liderada pelos maiores partidos do país, disse quarta-feira o secretário-geral da Fretilin, segundo partido de Timor-Leste, a propósito de uma sondagem.

"Para muitos, uma oposição ativa é uma oposição confrontativa. Mas a confrontação gera exclusão, a ação de confronto gera reação de confronto e isso não ajuda nada, nem mesmo para alcançar os objetivos dessa oposição", afirmou Mari Alkatiri, em declarações à Lusa.

   Timor-Leste

Maioria dos timorenses concorda com projetos e estratégias do Governo - sondagem

Díli - A maioria dos timorenses concorda com os principais projetos do Governo, incluindo os mais polémicos, apoia a forma como o dinheiro do fundo petrolífero está a ser gasto e o projeto de descentralização administrativa, segundo uma sondagem.

A sondagem, a que a Agência Lusa tece acesso, dá nota positiva às principais instituições do Estado, com a maioria dos inquiridos a considerar "muito bom" ou "bom" o trabalho do Presidente da República, do primeiro-ministro, do parlamento, das forças armadas e polícia, dos tribunais e das autoridades eleitorais.

   Timor-Leste

Fretilin aumenta apoio na véspera de ano eleitoral em Timor-Leste - sondagem

Díli - A Fretilin aumentou o seu apoio eleitoral em Timor-Leste e reunia em novembro a maioria das preferências dos timorenses, segundo uma sondagem que revela uma queda do número de indecisos e de eleitores sem simpatias partidárias.

O estudo, a que a Agência Lusa teve acesso, indica que 44% dos inquiridos se declaram associados ou simpatizantes da Fretilin - atual segundo maior partido timorense - mais do dobro dos que declaram essa preferência em outubro de 2013, quando foi feita a sondagem anterior.

   Timor-Leste

Portugal é o país com melhor imagem entre os timorenses - sondagem

Díli - Portugal é o país com melhor imagem entre os timorenses, com 78% dos inquiridos numa sondagem nacional a terem opinião "muito favorável", à frente dos EUA (73%) e dos países da ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático (73%).

Na sondagem, cedida em exclusivo à agência Lusa, a Indonésia suscita opinião "muito favorável" de 72% dos inquiridos, a Coreia do Sul de 70%, as Nações Unidas de 69% e a União Europeia e a Austrália de 65%.

   Timor-Leste

Xanana Gusmão considerado melhor líder político timorense - sondagem

Díli - Xanana Gusmão é considerado o melhor líder político de Timor-Leste por 56% dos timorenses, à frente do presidente da Fretilin, Francisco Guterres Lu-Olo (15%), e do atual Presidente, Taur Matan Ruak (6%), revela uma sondagem cedida à Lusa.

O ex-Presidente José Ramos-Horta e o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri (escolhidos cada um por 4% dos inquiridos) são os outros nomes destacados na sondagem, que ouviu a opinião de 1.200 timorenses em todo o país.

   Timor-Leste

Maioria dos timorenses otimista sobre o futuro do país - sondagem

Díli - A maioria dos timorenses (57%) considera que o país está melhor que no ano passado, 2% que está pior e quase três quartos (72%) pensa que a situação melhorará no próximo ano, segundo uma sondagem a que Lusa teve acesso.

Em termos pessoais ou da família, cerca de um terço dos inquiridos (31%) considera que a sua situação melhorou no último ano, contra 56% que diz que ficou igual e 8% que piorou, revela o inquérito, cedido em exclusivo à Agência Lusa.

   Timor-Leste

Sismo de 6,5 registo a nordeste de Timor-Leste, sem relatos de estragos

Díli - Um sismo de magnitude 6,5 foi registado quarta-feira a nordeste de Timor-Leste, na região das Molucas na Indonésia, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), não tendo sido emitido alerta de tsunami ou reportados estragos.

O sismo, que ocorreu pouco depois das 09:00 (hora local, 00:00 em Lisboa), a 258 quilómetros de Díli, foi amplamente sentido pelos habitantes da capital timorense com vários relatos a surgirem de imediato nas redes sociais.

   Macau

Mais do que próspera, justa ou livre, residentes de Macau querem sociedade sem corrupção

Macau, China – Mais do que próspera, justa ou livre, os residentes de Macau gostariam, em primeiro lugar, de ter uma sociedade livre de corrupção, revela uma sondagem publicada pelo Programa de Opinião Pública da Universidade de Hong Kong (HKUPOP).

Segundo os resultados da sondagem, que contou com uma amostra de 520 residentes de Macau, um terço (33,9%) expressa o desejo de ter uma sociedade “livre de corrupção”, mais do que “próspera” (20,8%), voltada para o bem-estar social (17,8%), “justa” (16,5%) ou “livre” (9%).

   Guiné-Bissau

Desapareceram medicamentos que seriam administrados a mais de 300 mil crianças na Guiné-Bissau

Bissau - O ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, confirmou quarta-feira o desaparecimento de "quantidade assinalável" de medicamentos que seriam utilizados numa campanha de desparasitação de cerca de 300 mil crianças.

Os medicamentos, mebendezol, teriam desaparecido dos armazéns do Ministério da Saúde Pública em Bissau, facto que motivou o adiamento do início da campanha de desparasitação de crianças, que devia ter lugar na segunda-feira, 20 de dezembro.

   Guiné-Bissau

Ban Ki-moon preocupado com situação política na Guiné-Bissau

Nova Iorque - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse quarta-feira em comunicado que partilha a preocupação da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) com a situação política na Guiné-Bissau.

"O secretário-geral partilha a preocupação expressada pelos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO com a prolongada crise institucional e política na Guiné-Bissau, que continua a ter um impacto negativo nas pessoas do país", lê-se no comunicado da ONU. 

   Cabo Verde

Governo de Cabo Verde promete melhorar condições nas cadeias do país

Praia - O Governo cabo-verdiano garantiu quarta-feira que está a criar um "novo paradigma" para melhor as condições de funcionamento nas cadeias, que passa não só pela situação dos reclusos, mas também pela dos agentes prisionais.

A garantia foi dada pelos ministros da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, e da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, no âmbito de uma atividade de Natal com familiares e reclusos da Cadeia Central da Praia, a maior do país. 

   Mundo

Taiwan vai rever ajuda financeira a todos os aliados diplomáticos

Taipé - O Governo de Taiwan anunciou quarta-feira que vai rever toda a ajuda financeira dada aos países que reconhecem o Governo de Taipé, concentrando a ajuda externa em áreas como a saúde, agricultura, infraestrutura, energia e educação.

De acordo com a agência de notícias local, a decisão foi tomada no seguimento do corte de relações diplomáticas de São Tomé e Príncipe com a ilha asiática, anunciada na terça-feira pelo governo são-tomense.

   Economia

Suíça condena Odebrecht e exige pagamento de mais de 187 milhões de euros

São Paulo, Brasil - A justiça suíça anunciou quarta-feira a condenação da empresa brasileira Odebrecht por organização corporativa inadequada, relacionado com o caso da Petrobras, exigindo o pagamento de mais de 200 milhões de francos suíços (cerca de 180 milhões de euros).

A condenação abrange ainda a Braskem, uma das subsidiárias da Odebrecht.