Boletim Moçambique

Sexta, 16 Dezembro 2016 • 25 notícias • 12450 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Freedom House denuncia “graves abusos de direitos humanos”

Washington – A organização norte-americana Freedom House aponta “graves abusos de direitos humanos”, incluindo assassínios, às Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, que levaram milhares de moçambicanos a procurar refúgio no Malaui.

“As forças de segurança do Governo moçambicano estão a cometer graves abusos de direitos humanos contra civis no centro de Moçambique, levando as pessoas a atravessar a fronteira para o Malaui como refugiados”, afirma um relatório da Freedom House, divulgado na quinta-feira, na sua página eletrónica.

   Moçambique

Mediadores de paz em Moçambique só regressam ao país se forem convocados

Maputo - Os mediadores internacionais das negociações de paz entre o Governo moçambicano e a Renamo, principal partido de oposição, só regressarão ao país se as partes os convocarem, disse sexta-feira o coordenador da equipa de medição.

"Vamos regressar a Moçambique se formos convocados. Como vê, estou aqui de malas, prestes a viajar", disse Mario Raffaelli, citado pela Agência de Informação de Moçambique.

   Moçambique

Moçambique precisa de 8,7 ME para fazer face à época das chuvas

Maputo - Moçambique precisa de 650 milhões de meticais (8,7 milhões de euros) para assistir mais de 1,3 milhões de pessoas que poderão ser afetadas pelas cheias na presente época chuvosa, informou sexta-feira o diretor-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

João Machatine, que falava à margem de uma reunião entre quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e os parceiros internacionais, disse que o plano de contingência para a época chuvosa, entre outubro de 2016 e março de 2017, está orçado em 810 milhões de meticais (10,8 milhões de euros), mas o Governo apenas possui 160 milhões de meticais (2,1 milhões de euros). 

   Moçambique

Comissão Política da Frelimo manifesta “profunda mágoa” pela morte de Valentina Guebuza

Maputo - A Comissão Política da Frelimo, partido no poder em Moçambique, manifestou sexta-feira "profunda mágoa e consternação" pelo assassínio de Valentina Guebuza, filha do ex-presidente da força política e antigo Presidente da República Armando Guebuza.

Em comunicado enviado à Lusa, a Comissão Política da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) "endereça as suas mais sentidas condolências e expressa a sua inteira solidariedade ao antigo presidente do Partido e à toda a família enlutada".  

   Moçambique

Primeira-dama moçambicana condena assassínio de Valentina Guebuza

Maputo - A mulher do Presidente moçambicano, Isaura Nyusi, condenou, "com veemência", o assassínio de Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente Armando Guebuza, repudiando a violência doméstica.

"Por ato macabro como este, condenamos, com veemência, qualquer tipo de violência doméstica, especialmente contra a mulher, como pessoa inofensiva por natureza", refere-se num comunicado enviado sexta-feira à Lusa pelo Gabinete da Primeira-Dama de Moçambique.

   Moçambique

PM moçambicano defende jovens e adolescentes como centro da governação

Maputo - O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, afirmou em Maputo que os jovens e adolescentes devem ser o centro das políticas de desenvolvimento do país, assinalando o peso demográfico das duas faixas etárias em Moçambique.

Falando sexta-feira na abertura da reunião do Comité Intersetorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens (CIADAJ), uma entidade que reúne associações juvenis e pelouros do Governo para a juventude, Carlos Agostinho do Rosário sublinhou que este grupo etário constituiu um elemento chave na governação.

   Angola

Contratos privados no setor da indústria angolano atingiram 150 milhões de dólares

Luanda - O setor da indústria de Angola totalizou quase 150 milhões de dólares este ano (143 ME), com a assinatura de 36 contratos privados nas áreas da construção civil, madeira, bebidas, indústria alimentar e área eléctrica.

A informação foi avançada sexta-feira pela ministra da Indústria de Angola, Bernarda Martins, que testemunhou a assinatura de oito contratos de investimento privados, no valor de 33,3 milhões de dólares, nas áreas da indústria de plásticos, de cartão, madeiras, alimentar e materiais de construção.

   Angola

Polícia angola reforçou presença nas vias para prevenir acidentes de viação

Luanda - A polícia angolana já intensificou as suas operações de prevenção da sinistralidade rodoviária, face ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas que se verifica nesta época do ano.

A informação foi avançada sexta-feira pelo chefe de repartição de acidentes da Direção Nacional de Viação e Trânsito, Fidel Filipe, que não avançou o número de polícias que vão estar nas ruas.

   Brasil

Presidente Michel Temer é avaliado como mau ou péssimo por 46% dos brasileiros

São Paulo, Brasil - O Governo do Presidente Michel Temer foi avaliado como mau ou péssimo por 46 por cento dos brasileiros entrevistados num inquérito divulgado sexta-feira pelo Ibope e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A percentagem de pessoas que consideram o Governo brasileiro regular é de 35%, os que avaliaram como ótimo ou bom somam 13% e outros 06% alegaram não saber ou não quiseram responder.

   Portugal

MNE aponta emigrantes como "facilitadores" de exportações e investimentos portugueses

Sintra, Lisboa - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, sublinhou sexta-feira em Sintra o papel dos emigrantes como "facilitadores" das exportações ou de investimentos portugueses nos países de acolhimento, servindo como "testemunho da valia de Portugal".

"As nossas comunidades podem servir de facilitadores para as exportações portuguesas para esses países e para o investimento português. Eles são o principal testemunho da valia de Portugal nesses países, são o exemplo concreto do valor de Portugal", considerou Santos Silva, em declarações aos jornalistas no final da sessão de abertura do I Encontro de Investidores da Diáspora,  em Sintra, com a participação de cerca de 300 empresários oriundos de 38 países. 

   Timor-Leste

Timor-Leste inicia formações para setor petrolífero

Díli - Quarenta alunos timorenses são os primeiros a participar na primeira formação em eletricidade e instrumentação para o setor petrolífero a ser ministrada, com apoio público e privado, num centro de formação em Timor-leste.

A formação é financiada pela ConocoPhillips, ministrada pela empresa Actemium e apoiada por duas estruturas públicas timorenses, a Secretaria de Estado para a Politica de Formação Profissional e Emprego (SEPFOPE) e a Autoridade Nacional de Petróleo e Minerais (ANPM).

   Timor-Leste

Governo altera leis eleitorais para que timorenses em Portugal e na Austrália possam votar

Díli - O Governo timorense aprovou esta semana alterações às leis eleitorais do país para, entre outros aspetos, permitir que os timorenses que residem em Portugal e na Austrália possam, pela primeira vez, votar em eleições presidenciais e legislativas.

O Governo rejeitou ainda uma proposta de aumento da barreira mínima de número de votos necessários para poder ocupar um mandato parlamentar, que alguns membros do executivo pretendiam passar de 3 para 5% do número total de eleitores inscritos.

   Macau

Macau restoma venda de aves depois de caso de gripe aviária

Macau, China - As aves de capoeira vão voltar a ser postas à venda em Macau no domingo, depois de, na terça-feira, ter sido detetado o vírus da gripe aviária no mercado abastecedor, originando a primeira infeção humana na cidade.

Segundo o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), a importação de aves vivas, que estava suspensa, será restabelecida no sábado. Os animais vão ser "inspecionados por amostra" no mercado abastecedor e se não for verificado "qualquer resultado anormal", serão postos à venda no domingo.

   Macau

Antigo procurador de Macau ouvido em tribunal sobre 120 de mais de 1.300 adjudicações

Macau, China – O antigo procurador de Macau, Ho Chio Meng, foi ouvido em tribunal esta sexta-feira sobre 120 adjudicações de um universo de mais de 1.300 relativamente às quais responde, nomeadamente pelo crime de burla qualificada.

A quarta audiência de julgamento de Ho Chio Meng, que liderou o Ministério Público entre 1999 e 2014, foi dedicada à adjudicação de contratos de obras, serviços e fornecimento do gabinete do procurador a empresas que, segundo a acusação, foram criadas por uma associação criminosa que Ho Chio Meng é acusado de chefiar.

   Macau

Deputados de Macau aprovam nova lei eleitoral e elogiam declaração de fidelidade

Macau, China - Pelo menos seis deputados elogiaram um aditamento à lei eleitoral que obriga candidatos ao hemiciclo a prestarem fidelidade à Região Administrativa Especial da China e à sua Lei Básica, na sessão em que o diploma foi aprovado na especialidade.

Apesar das reservas manifestadas, principalmente por grupos pró-democracia, desde que este aditamento foi anunciado, muitos deputados usaram da palavra no plenário de sexta-feira para defender a medida, que dizem indicar que Macau está a aprender e prevenir-se dos acontecimentos de Hong Kong.

   Macau

Deputado acusa Governo de Macau de “deficiência congénita” na gestão de obras públicas

Macau, China - O deputado de Macau Chan Meng Kam acusou sexta-feira o Governo da região de sofrer de uma "deficiência congénita" na gestão de obras públicas e em particular na construção do metro ligeiro.

"Durante algum tempo surgiram, na área dos Transportes e Obras Públicas, diversas situações caóticas e problemas", começou por apontar o deputado, durante o período de intervenções antes da ordem do dia, na Assembleia Legislativa (AL).

   Macau

Membro do Governo de Macau nega “troca de interesses” ao recomendar familiar para MP

Macau, China – A secretária para a Administração e Justiça de Macau, Sónia Chan, negou qualquer “troca de interesses” ou ilegalidade por ter recomendado, em 2008, um familiar seu para trabalhar no Ministério Público (MP).

“Tenho um familiar que trabalha no MP. Na altura tive uma oportunidade, disse ao ex-procurador que havia essa pessoa. Eu não tinha poder de decisão na altura, sendo coordenadora do Gabinete para a Proteção de Dados Pessoais. Não era possível fazer pressão alguma. Não há troca de interesses, não há nada ilegal”, disse sexta-feira Sónia Chan.

   Cabo Verde

Cesária Évora/5 anos: Artistas cabo-verdianos juntos em homenagem no Mindelo

Mindelo, Cabo Verde - Vários artistas cabo-verdianos juntam-se na segunda-feira, no Mindelo, em São Vicente, para um espetáculo de homenagem à cantora cabo-verdiana Cesária Évora (Cize), quando passam cinco anos da sua morte.

O núcleo museológico Cesária Évora, estrutura do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas coordenada pela neta da cantora, promove a partir de sábado três dias de atividades, que culminam na segunda-feira com um concerto com os artistas cabo-verdianos Fantcha Mendes, Teófilo Chantre, Bau, Tito Paris e Martin Rose.

   Cabo Verde

Se Cabo Verde quer continuar com agência de notícias, tem de investir, defende gestor

Praia - O Estado de Cabo Verde tem de dizer "muito claramente" se quer continuar com a Agência de Notícias Inforpress, desafiou sexta-feira o seu gestor executivo, considerando que, para isso, o Governo tem de ser "consequente" e investir na empresa.

Carlos Santos, que falava aos jornalistas, na cidade da Praia, no âmbito de um encontro de reflexão sobre os desafios da agência na era da convergência tecnológica, disse que só assim a Inforpress conseguirá dar o salto no sentido da qualificação dos recursos humanos e da modernização tecnológica.

   Mundo

Migrações: Perto de 7.200 pessoas morreram ou desapareceram em 2016 - OIM

Genebra, Suíça – Perto de 7.200 migrantes morreram ou desapareceram desde o início do ano, o maior número registado até agora pela Organização Internacional para as Migrações, anunciou sexta-feira a OIM.

Isto representa uma média de 20 mortes por dia e o balanço total pode assim aumentar até ao final do ano em 200 a 300 mortos, alertou num comunicado a organização, criada em 1951.

   Mundo

Livro conta a “difícil” vida dos estudantes PALOP para se licenciarem em Coimbra

Coimbra - Um doutorando são-tomense lança no sábado um livro sobre as dificuldades que os estudantes dos PALOP enfrentam para conseguirem um diploma em Coimbra, num percurso onde há trabalho ilegal, bolsas baixas, pobreza e racismo.

O livro, intitulado "Economia Informal dos Estudantes dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] em Coimbra", é da autoria de Hector Costa, doutorando são-tomense, que realizou um inquérito entre 2013 e 2015 a 500 estudantes que frequentam licenciatura, mestrado e doutoramento na Universidade de Coimbra.

   Mundo

Vaticano confirma visita de papa Francisco a Fátima a 12 e 13 de maio de 2017

Roma, Itália – O Vaticano confirmou esta sexta-feira a visita do papa Francisco a Fátima, Portugal, a 12 e 13 de maio de 2017, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

No anúncio oficial, o Vaticano diz que, "por ocasião do centenário das Aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria na Cova da Iria e acolhendo o convite do Presidente da República e dos Bispos portugueses, Sua Santidade o Papa Francisco irá em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de 12 a 13 de maio de 2017".

   Economia

Galp adquire 20% dos direitos de três blocos petrolíferos em São Tomé

São Tomé - A petrolífera americana Kosmos Energy transferiu para a empresa portuguesa Galp 20% dos seus direitos em três blocos petrolíferos da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé, indica a Agência Nacional de Petróleo são-tomense (ANP).

De acordo com uma informação da APN a que a Lusa teve acesso, trata-se dos "direitos e obrigações emergentes dos contratos de partilha de produção nos blocos 5, 11 e 12 da ZEE" são-tomense, tendo o acordo entre a Kosmos e a Galp tido a "aprovação da Agência Nacional de Petróleo em representação do Governo da República de São Tomé e Príncipe". 

   Economia

Petrobras recebe financiamento de 4,7 mil milhões de euros do China Development Bank

São Paulo, Brasil - A petrolífera brasileira Petrobras informou que assinou um contrato de financiamento no valor de 5 mil milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros) pelo prazo de dez anos com o China Development Bank.

Numa nota divulgada aos investidores, a petrolífera estatal destacou que este financiamento é resultado do Termo de Compromisso celebrado entre as duas partes em fevereiro de 2016.

   Desporto

Vieira homenageia Eusébio e Coluna no parlamento em janeiro

Lisboa - O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai homenagear os antigos futebolistas Eusébio e Coluna na Assembleia da República, em 19 de janeiro, numa cerimónia organizada pela Associação de Benfiquistas no Parlamento (ABP).

Segundo a ABP, fundada em junho para congregar deputados, antigos parlamentares e funcionários e assessores 'encarnados' do Palácio de São Bento, o evento vai ser presidido pelo próprio Ferro Rodrigues, segundo magistrado da nação.