Boletim Moçambique

Segunda, 24 Outubro 2016 • 34 notícias • 15335 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

ONU condena uso de "medidas drásticas" para resolver crise política

Maputo - A coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique condenou o uso das armas e de "medidas drásticas" para resolver a crise política que o país atravessa e apontou a paz como "condição indispensável" para o desenvolvimento.

"Condenamos todo e qualquer uso de armas e medidas drásticas para resolver este conflito, é preciso percebermos que as armas não agregam valor ", disse à imprensa Márcia Freitas de Castro, à margem da celebração em Maputo dos 71 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

   Moçambique

Um morto em ataque da Renamo a autocarro no centro de Moçambique, afirma polícia

Chimoio - Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida num ataque atribuído pela polícia à Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) a um autocarro de passageiros na coluna de escolta militar em Manica, centro de Moçambique, disse fonte policial.

Uma mulher foi atingida mortalmente a tiro na cabeça e outra ficou ferida com estilhaços de vidros quando homens do braço armado do maior partido da oposição dispararam contra um autocarro da companhia Linhas Terrestres de Moçambique (LTM), na escolta no trajeto Catandica-Vanduzi, disse o porta-voz do comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Elsídia Filipe.

   Moçambique

MNE diz que eventual extradição de ruandeses requer exame cuidadoso

Maputo - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, afirmou em Maputo que uma eventual extradição de cidadãos do Ruanda supostamente envolvidos no genocídio de 1994 exige um exame cuidadoso.

"O processo de extradição tem duas componentes fundamentais: uma é a componente política e outra é a jurídica e tudo isto requer um exame cuidadoso", afirmou Baloi, durante uma conferência de imprensa, no final das conversações entre os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, e do Ruanda, Paul Kagamé, no âmbito da visita de dois dias que o chefe de Estado ruandês realiza a Moçambique.

   Moçambique

Um terço dos moçambicanos quer país a seguir modelo de desenvolvimento da China

Lisboa - Mais de metade dos moçambicanos considera a China como a potência com maior influência no seu país e mais de um terço defende que Moçambique deveria seguir o modelo de desenvolvimento chinês, segundo um estudo publicado.

Segundo a sondagem, em média, 63 por cento dos inquiridos vê a influência da China no seu país como positiva ou muito positiva, perceção que se deve em grande parte ao setor das infraestruturas/desenvolvimento e aos investimentos empresariais da China.

   Moçambique

Governos de Moçambique e do Ruanda assinam acordo geral de cooperação

Maputo - Os governos de Moçambique e do Ruanda assinaram, em Maputo, um acordo geral de cooperação, visando dar impulso às relações bilaterais e consolidar contatos que os dois países vêm mantendo há vários anos.

Falando em conferência de imprensa no final das conversações oficiais entre as delegações dos dois países, dirigidas pelos chefes de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e ruandês, Paul Kagamé, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, afirmou que o acordo prevê que os dois países cooperem no domínio político-diplomático, justiça, agricultura, administração estatal e recursos minerais.

   Angola

Angola condena violência registada na vizinha RDCongo

Luanda - Angola condenou os atos de violência registados na República Democrática do Congo (RDCongo) recentemente e apelou a todos os atores políticos e da sociedade civil a preservar os ganhos alcançados até aqui.

No discurso de abertura da reunião dos chefes das diplomacias dos Estados-membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que decorre em Luanda, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, mostrou-se preocupado com a instabilidade no país vizinho.

   Angola

TAAG proíbe transporte de Samsung Galaxy Note 7 nos seus voos

Luanda - A transportadora aérea angolana, TAAG, proibiu a entrada nas suas aeronaves dos ‘smartphones’ Samsung Galaxy Note 7.

Em comunicado, a companhia apelou aos seus passageiros a "não transportarem consigo nem na bagagem de mão ou de porão o referido ‘smartphone’ em todos os seus voos".

   Angola

Divisas nos bancos voltam a cair mas garantem salários de expatriados

Luanda - A injeção de divisas pelo Banco Nacional de Angola na banca comercial desceu 7,5% na última semana, para 209,7 milhões de euros, nomeadamente para importar alimentos e garantir a transferência de salários de trabalhadores expatriados.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial entre 17 e 21 de outubro, contrastando desta forma com os 226,7 milhões de euros da semana anterior, que já tinha caído, então, mais de 30%.



   Angola

Missão da OMS em Angola para ajudar país a certificar erradicação da dranculose

Luanda - O coordenador do Programa Mundial de Erradicação da Dranculose da Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou uma visita de trabalho a Angola, para ajudar no processo de certificação de erradicação da doença no país.

Angola é conhecida pela OMS como um dos países sem história de dranculose, doença dolorosa e debilitante, transmitida exclusivamente por ingestão de água estagnada de lagos, charcos e poços abertos, contaminados com pulgas portadoras de larvas infecciosas do "verme da Guiné", que na maturidade atingem um metro de comprimento e emergem da pele da pessoa infetada.

   Brasil

Advogados pedem que ex-deputado Eduardo Cunha seja solto no Brasil

São Paulo - Os advogados do ex-deputado Eduardo Cunha, responsável pela abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff, pediram formalmente o fim da prisão, depois de ter sido detido em mais uma fase da Operação Lava Jato.

A defesa de Eduardo Cunha contestou a competência do juiz Sergio Moro, que julga os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, alegando que ele não poderia ter mandado prender uma pessoa cuja prisão fora negada anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

   Brasil

Protestos em 19 cidades do Brasil contra lei para limitar gastos públicos

Brasília - Protestos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o aumento dos gastos públicos para os próximos 20 anos ocorreram segunda-feira em pelo menos 19 cidades de dez Estados brasileiros.

Segundo o portal noticioso G1, ocorreram protestos nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe. 

   Brasil

Procurador teme que violência nas prisões passe para as ruas

São Paulo - O promotor de Justiça de São Paulo Lincoln Gakiya teme que a violência nas prisões que opõem os dois principais grupos criminosos do país se estenda às ruas.
Nas últimas semanas, vários motins e confrontos entre o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, causaram 22 mortos.

   Brasil

Lista de subornos da Odebrecht inclui dinheiro para “amigo” Lula, diz polícia

Brasília - A Polícia Federal do Brasil considera que o ex-Presidente Lula da Silva era referido como "amigo" na lista de subornos da Odebrecht e terá recebido 8 milhões de reais (2,35 milhões de euros), segundo um documento divulgado na segunda-feira.

A informação consta no parecer para indiciar o ex-ministro nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) Antônio Palocci por corrupção passiva, enviado ao juiz federal Sérgio Moro, que trata dos casos investigados na Operação Lava Jato, o maior esquema de corrupção da história brasileira.

   Brasil

Palhaços brasileiros fazem protesto contra "palhaços do mal"

Brasília - Um grupo de palhaços profissionais fez, em São Paulo, no Brasil, um desfile "do bem" para defender a sua profissão contra a imagem dos "palhaços do mal", que dizem estar a prejudicar o setor.

"Estamos tendo muito cancelamento de eventos. As crianças estão com medo de ouvir falar de palhaços assassinos. Outro dia uma pessoa chamou-me de assassino. Eu trabalho de palhaço há 15 anos", disse ao portal de notícias G1 Jackson Prates de Oliveira, conhecido como Palhaço Pirulito.

   Brasil

Embraer paga multa nos EUA por irregularidades em Moçambique e noutros países

Brasília - A fabricante aeronáutica brasileira Embraer anunciou que acordou pagar 206 milhões de dólares (189,4 milhões de euros) para encerrar um caso judicial por irregularidades cometidas em Moçambique, Arábia Saudita, República Dominicana e Índia.

Em comunicado, a fabricante aeronáutica brasileira acrescentou que, no âmbito do acordo com autoridades judiciais brasileiras e norte-americanas, para que nenhuma acusação contra a companhia seja formalizada, "a empresa concordou em contratar monitoramento externo e independente, por até três anos".

   Brasil

Jovem brasileiro que assassinou tios em Espanha diz ter atuado por "irresistível desejo de matar"

Madrid – O jovem brasileiro de 19 anos que confessou ter matado e esquartejado os corpos dos tios e dos seus dois filhos em agosto em Espanha afirmou ter cedido a "um irresistível desejo de matar", anunciaram os investigadores.

Patrick Nogueira Gouveia disse "não se recordar" da morte das duas crianças do casal, de um e quatro anos, explicou o comandante da Guarda civil, Juan Jesús Reina, no decurso de uma conferência de imprensa sobre este drama. O jovem homem, descrito como uma pessoa solitária, egocêntrica e narcisista, com tendência para beber, foi indiciado pelo homicídio do casal e das duas crianças. 

   Portugal

Secretário de Estado sublinha importância da Lusa na ligação às comunidades portuguesas

Amarante - O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, defendeu a necessidade de serem garantidas à agência Lusa condições para continuar a cumprir a função de serviço público junto das comunidades lusófonas.

"É conhecida a minha posição, de um passado recente, e entendo que a rede de correspondentes da Lusa, garantindo o seu enraizamento territorial regional e local e, simultaneamente, garantindo a ligação às comunidades portuguesas no mundo, é uma rede absolutamente indispensável para o cumprimento da função de serviço público que tem a agência Lusa", afirmou o governante. 

   Portugal

Portugueses alheiam-se da situação cultural e económica de Macau - historiadora

Lisboa - A historiadora especialista em Macau Beatriz Basto da Silva considerou que os portugueses dedicam pouca atenção à situação cultural e mesmo económica daquele território, acrescentando que são os estrangeiros a procurar mais as bibliotecas e os arquivos macaenses.

"Acho muito feio que as pessoas se alheiem da situação de Macau, tanto cultural como económica. Porque Macau merecia muito mais atenção. Para se gostar de Macau é preciso conhecê-lo. Eu escrevi uma Cronologia da História de Macau porque não conseguiria numa vida escrever uma história de Macau se não fosse por números, de tão rica que é", considerou a historiadora à agência Lusa durante a abertura da Feira do Livro de Macau em Lisboa, a primeira iniciativa do primeiro Fórum do Livro de Macau na capital portuguesa, que se prolonga até 03 de novembro.

   Timor-Leste

Tribunal ordena a ex-ministra que regresse a Timor-Leste e entregue passaporte

Díli - O Tribunal de Díli deu cinco dias à ex-ministra das Finanças Emília Pires, que está a ser julgada, para regressar a Timor-Leste e entregar o passaporte, recusando estender a autorização que lhe deu para sair país.
A decisão foi anunciada pelo juiz José Maria Araújo, que preside ao processo que envolve a ex-ministra, e que criticou que Emília Pires não tenha regressado ainda ao país e entregado o seu passaporte, como deveria ter ocorrido a 20 de outubro.

   Timor-Leste

Governo apresenta plano ação sobre mulheres, paz e segurança

Díli - Participação, prevenção, proteção e construção da paz são os quatro pilares do plano de ação que o Governo timorense apresentou para a implementação de uma resolução da ONU sobre a inclusão de mulheres nos processos de paz e segurança.
O plano de ação, que o Governo apresentou oficialmente na semana passada, pretende definir os passos para a implementação da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

   Timor-Leste

Timor-Leste recebeu quase 15.800 estrangeiros no segundo trimestre - Governo

Díli - O aeroporto de Díli recebeu no segundo trimestre do ano 15.778 estrangeiros, o número trimestral mais elevado desde o início de 2015, segundo dados divulgados pela Direção Geral da Estatísticas do Ministério das Finanças.
Entre janeiro e junho chegaram ao Aeroporto Nicolau Lobato, o principal aeroporto do país mais de 31 mil cidadãos estrangeiros, com destaque para os oriundos da Indonésia (8.219), Austrália (5.337), China (3.580) e Portugal (3.369).

   Macau

Deputados pedem legalização da Uber

Macau - Deputados de Macau pediram ao Governo para legalizar os serviços prestados por plataformas 'online' que fazem concorrência aos táxis, como a Uber, apontando o exemplo da China.

A questão foi levada ao plenário da Assembleia Legislativa de Macau por Au Kam Sam, da designada ala pró-democracia e eleito por sufrágio universal, que numa interpelação ao Governo detalhou como Pequim regulou plataformas como a Uber com legislação que entra em vigor em novembro, considerando que pode servir de inspiração para o Governo da região.

   Macau

Macau avança com licença de paternidade paga "o mais rápido possível"

Macau - O Governo de Macau garantiu que vai avançar com a licença de paternidade paga "o mais rápido possível" sem, no entanto, se comprometer com uma data, o que desencadeou críticas dos deputados da região.

A par da licença de paternidade remunerada, vai avançar também o direito aos trabalhadores serem compensados por feriados que coincidem com os seus dias de descanso semanal, disse o diretor dos serviços dos Assuntos Laborais, Wong Chi Hong, na Assembleia Legislativa de Macau, em resposta a uma interpelação dos deputados.

   Macau

Macau duplica contribuições obrigatórias para a segurança social

Macau - O Governo anunciou a duplicação em 2017 das contribuições obrigatórias para a segurança social, que não eram atualizadas desde 2010.
"O montante mensal das contribuições para o Fundo de Segurança Social é fixado em 90 patacas" (pouco mais de dez euros), segundo um despacho do chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, publicado no Boletim Oficial da região administrativa especial chinesa.

   Guiné-Bissau

PR inicia audições para nomear primeiro-ministro

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, iniciou audições a dirigentes do país visando a nomeação de uma figura de consenso para o cargo de primeiro-ministro que deverá ser também alguém da sua confiança.

José Mário Vaz ouviu, em audiências separadas, os representantes da sociedade civil, das confissões religiosas e da Liga Guineense dos Direitos Humanos.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vai emitir 19,8 ME em títulos do tesouro na terça-feira

Bissau - A Guiné-Bissau vai emitir 13 mil milhões de francos CFA (19,8 milhões de euros) em títulos do tesouro, na terça-feira, anunciou a agência de emissão e gestão da União Monetária de África Ocidental (UMOA, sigla francesa).

A UMOA dirige a operação de financiamento do Estado guineense que dá aos investidores diferentes taxas de juro a dois anos, prazo para o qual a última emissão (em abril de 2015) garantiu um rendimento médio de 6,17%.

   Guiné-Bissau

Presidente pede "moderação e responsabilidade" aos jornalistas

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pediu "moderação e responsabilidade" aos jornalistas em prol da liberdade de imprensa e de opinião.

O líder guineense fez o apelo na abertura de um seminário internacional promovido pelo Conselho Nacional de Comunicação Social do país para, entre outros temas, falar da regulação editorial na Internet.

   Cabo Verde

Governo anuncia alteração da lei da política criminal

Praia - O Governo cabo-verdiano vai alterar a lei da política criminal, para "fixar de forma mais ajustada" os crimes que deverão ser investigados pela Polícia Judiciária e pela Polícia Nacional, anunciou a ministra da Justiça, Janine Lélis.

A ministra fez o anúncio durante a sua intervenção no debate sobre a situação da Justiça em Cabo Verde, que marca o início do novo ano parlamentar no país, indicando também várias medidas para melhorar o funcionamento da Polícia Judiciária (PJ).

   Cabo Verde

Metade dos cabo-verdianos gostaria que o país seguisse modelo norte-americano

Lisboa - Mais de metade dos cabo-verdianos gostaria que o seu país seguisse o modelo de desenvolvimento norte-americano e quase um terço considera que os EUA são a potencia com mais influência no país, segundo uma sondagem.

Quando questionados sobre que modelo de desenvolvimento o seu país deveria seguir, a maioria dos africanos inquiridos (31%) escolheu os EUA, logo seguido da China (24,3%) e só depois as antigas potências coloniais (12,5).

   Mundo

Seis em cada 10 africanos veem como positiva influência da China em África

Lisboa - A maioria dos africanos (63%) vê a influência da China em África como positiva e o gigante asiático é o segundo mais votado, a seguir aos EUA, como modelo de desenvolvimento a seguir, segundo uma sondagem.

As conclusões são do Afrobarómetro (www.afrobarometer.org), um estudo realizado através de entrevistas cara-a-cara junto de mais de 54 mil cidadãos de 36 países africanos, representando as opiniões de mais de três quartos da população do continente.

   Mundo

Cooperação na CPLP dificultada por falta de recursos financeiros

Lisboa – A falta de recursos financeiros dificulta a concretização dos projetos de cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a organização mantém-se empenhada em diversificar as fontes de financiamento, disse à Lusa um responsável.

Os Estados-membros da CPLP realizam, esta quarta e quinta-feira, em Brasília, a XXXIII reunião dos pontos focais de cooperação, dias antes da XI cimeira da comunidade lusófona.

   Mundo

Entidades reguladoras lusófonas reunidas em Bissau para debater jornalismo na Internet

Bissau - O exercício responsável do jornalismo na Internet é o tema que está em debate durante esta semana, em Bissau, no quinto encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social de países e territórios de língua portuguesa.

O objetivo passa por "trocar experiências, mas também suscitar debates à volta do jornalismo na Internet", disse à Lusa Ladislau Embassa, presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social da Guiné-Bissau.

   Desporto

Braga vence Chaves e iguala Sporting no terceiro lugar da I Liga

Braga - Um golo de Pedro Santos, de grande penalidade, deu ao Sporting de Braga uma vitória em casa sobre o Desportivo de Chaves, por 1-0, que lhe permitiu igualar o Sporting, terceiro classificado da I Liga portuguesa de futebol.

No encerramento da oitava jornada, no estádio Municipal de Braga, Pedro Santos marcou aos 56 minutos o seu quinto golo no campeonato - ficou sozinho atrás de Marega e André Silva (sete) - e consolidou o quarto lugar dos 'arsenalistas', agora em igualdade com os 'leões', com 17 pontos.

   Desporto

Cristiano Ronaldo entre os primeiros nomeados para a Bola de Ouro

Paris - O português Cristiano Ronaldo está entre os primeiros nomeados para o prémio Bola de Ouro, atribuído ao melhor futebolista do ano pela revista France Football, numa lista em que figura o galês Gareth Bale (também do Real Madrid) e o argentino Sergio Agüero (Manchester City).
Os três futebolistas são acompanhados pelo gabonês Pierre-Emerick Aubemayang (Borussia Dortmund) e pelo italiano Gianluigi Buffon (Juventus), revelou ha publicação, através da sua conta de Twitter.