Boletim Moçambique

Quinta, 29 Setembro 2016 • 22 notícias • 10243 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moçambique quer ajuda financeira do FMI "o mais rapidamente possível"

Washington - Moçambique pediu ao Fundo Monetário Internacional para as reuniões sobre a retoma da ajuda financeira começarem "o mais rapidamente possível", anunciou a instituição, que já está a delinear com o executivo moçambicano a auditoria externa às contas públicas.
"As autoridades pediram ao Fundo para recomeçar as discussões sobre o apoio financeiro o mais rapidamente possível", lê-se numa declaração divulgada quinta-feira em Washington, no final a visita de sete dias de uma missão do FMI a Moçambique.

   Moçambique

Ministro exonerado nomeado presidente da Hidroeléctrica de Cahora Bassa

Maputo – A Assembleia Geral da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) nomeou quinta-feira o ex-ministro dos Recursos Naturais e Energia Pedro Couto para presidente do Conselho de Administração no mesmo dia que foi exonerado pelo Presidente Nyusi, segundo um comunicado envido à Lusa.

O novo presidente do Conselho de Administração da HCB passa a ocupar o cargo depois de ter sido exonerado pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, do posto de ministro dos Recursos Minerais e Energia, que vinha assumindo desde janeiro de 2015. 

   Moçambique

Presidente exonera ministro dos Recursos Minerais e Energia

Maputo – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou na quinta-feira Pedro Couto do cargo de ministro dos Recursos Minerais e Energia, informa uma nota da Presidência enviada à Lusa.

A nota de imprensa não adianta as razões da exoneração do ministro dos Recursos Minerais e Energia nem se refere à sua substituição no cargo.

   MOçambique

Antiga presidente do Fundo de Desenvolvimento Agrário em Moçambique detida por corrupção

Maputo - A antiga presidente do Fundo de Desenvolvimento Agrário de Moçambique foi detida por indícios de desvio de 130 milhões de meticais (1,4 milhões de euros), segundo um comunicado de imprensa do Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC).

De acordo com a nota, o valor foi desviado em 2014, quando Setina Titosse, em conexão com outros 12 funcionários da instituição, que também foram indiciados, forjaram um conjunto de projetos agropecuários para justificar financiamentos.

   MOçambique

PNUD diz que falta de transparência na indústria extrativa moçambicana pode exacerbar desigualdades

Maputo - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) alertou na quinta-feira para o risco de a falta de transparência na indústria extrativa em Moçambique poder exacerbar a pobreza e as desigualdades no país, defendendo o desenvolvimento sustentável do setor.

Falando num seminário sobre a gestão de recursos extrativos em Moçambique, Luís Zaqueu, especialista em comunicações do PNUD em Moçambique, afirmou que a promoção da transparência na gestão dos recursos naturais é um elemento crucial para a redução de conflitos.

   Angola

Repatriamento de refugiados angolanos concluído com regresso de mais de meio milhão

Luanda - O Governo angolano anunciou na quinta-feira ter concluído o processo de repatriamento voluntário dos cidadãos nacionais que se encontravam com o estatuto de refugiados no exterior com o regresso a Angola de mais de meio milhão de pessoas.

A informação foi transmitida na quinta-feira, em Luanda, pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, em declarações aos jornalistas no final da sexta sessão ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros.

   Angola

Português raptado em Luanda conta momentos de terror e felicidade da libertação

Luanda - O português que esteve mais de três dias raptado em Luanda, sob ameaça de morte e com um pedido de pagamento de um resgate de três milhões de dólares, contou momentos de terror que viveu durante o cativeiro.

Os testemunhos surgem em imagens recolhidas pela Polícia Nacional, cedidas na quinta-feira à agência Lusa e recolhidas na casa nos arredores de Luanda onde o português e um cabo-verdiano estiveram vários dias fechados, num quarto escuro, mas também dos momentos seguintes à libertação, com o próprio ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, a reconfortar as vítimas.

   Brasil

Dezenas de pessoas com pedido de refúgio foram impedidas de entrar no Brasil

São Paulo, Brasil - Dezenas de pessoas que solicitaram refúgio estão em duas áreas isoladas do Aeroporto Internacional de Cumbica, em São Paulo, após terem sido impedidos de entrar no Brasil.

Segundo a advogada Patrícia Veja, que ajudou três pessoas da Guiné-Bissau que estavam retidas desde o dia 25 de setembro e foram libertadas na quarta-feira, cerca de 46 pessoas estavam isoladas nos dois terminais internacionais do aeroporto vindas de diferentes países como Angola, Guiné-Bissau, China, Síria, Líbano e Senegal.

   Brasil

Centenas de presos amotinam-se e fogem de penitenciária no Brasil

São Paulo, Brasil - Cerca de 200 reclusos de uma prisão na cidade brasileira de Jardinópolis, interior do Estado de São Paulo, amotinaram-se e fugiram da cadeia na quinta-feira, anunciou a polícia local.

A polícia brasileira informou entretanto que pelo menos uma centena dos fugitivos já tinha sido capturada.

   Brasil

Brasil anuncia queixa na OMC por taxas dos EUA à importação de aço

Brasília – O Brasil vai apresentar junto da Organização Mundial do Comércio (OMC) uma queixa contra os Estados Unidos por causa de taxas que Washington impõe à importação de aço, anunciou na quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros.

José Serra explicou que antes de chegar à instância de solução de controvérsias da OMC propriamente dita, há uma fase preliminar, que deve ocorrer em dezembro, que consiste num pedido de consultas.

   Portugal

Protocolo com Governo garante total autonomia ao Observatório da Emigração

Lisboa - O Observatório da Emigração vai passar a funcionar com total autonomia e em parceria com outros institutos de universidades nacionais, explicou na quinta-feira o coordenador científico deste organismo, após a assinatura de um protocolo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O protocolo de cooperação assinado no Palácio das Necessidades prevê que a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) ceda ao Observatório, que funciona no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, dados dos registos consulares, salvaguardando as obrigações legais sobre proteção de dados pessoais e reserva da vida privada, explicou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. 

   Portugal

Papa confirmou que visitará Fátima em 2017 - bispo auxiliar de Lisboa

Fátima - O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse na quinta-feira que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, "mas a Fátima", a propósito do Centenário das Aparições.

Em declarações à agência Ecclesia, Nuno Brás contou que a confirmação foi dada no último domingo, quando cumprimentou o Papa no final da Eucaristia que encerrou o Jubileu dos Catequistas, no Vaticano.

   Timor-Leste

Jornalistas timorenses acusados de “denúncia caluniosa” ouvidos na próxima semana

Díli - O Tribunal Distrital de Díli notificou na quinta-feira dois jornalistas timorenses de que serão ouvidos na sexta-feira da próxima semana no âmbito de uma acusação contra ambos por "denúncia caluniosa" relacionada com um artigo que visava o atual primeiro-ministro.

Raimundos Oki, um dos jornalistas, explicou que ele próprio e o editor do jornal Timor Post Lourenço Martins vão ser ouvidos no processo relacionado com um artigo publicado em novembro do ano passado.

   Timor-Leste

Timor-Leste diversifica exportações com aposta em novos produtos - ministro

Díli - Timor-Leste está a apostar na diversificação do seu mercado doméstico e de exportação e vários produtos começam a surgir, ao lado do tradicional café, com potencial de desenvolvimento, disse à Lusa o ministro timorense do Comércio.

"Começámos a exportar o sal marinho timorense para Singapura e vamos arrancar com a exportação de óleo virgem de coco e estamos a apostar no desenvolvimento do setor têxtil", disse Constâncio Pinto.

   Timor-Leste

Pobreza caiu de 47 para 30 por centro da população em sete anos - Governo

Díli - A percentagem de timorenses a viver em pobreza extrema, com menos de 1,9 dólares por dia (segundo critérios internacionais), caiu de 47,2 para 30,3 por cento entre 2007 e 2014, segundo um relatório divulgado pelo Ministério das Finanças.

Esse valor é maior se for tida em conta a linha nacional de pobreza, que subiu de 25,14 para 46,37 dólares por pessoa por mês nesse período e afetava em 2014 cerca de 41,8% dos timorenses, menos 8,6 pontos percentuais do que em 2007 (50,4%).

   Macau

Receitas públicas de Macau caíram 12,9% até agosto

Macau, China – As receitas da Administração de Macau caíram 12,9% nos primeiros oito meses de 2016, mas as contas públicas continuam a apresentar um saldo positivo equivalente a mais de 1,9 mil milhões de euros.

De acordo com dados provisórios publicados no portal da Direção dos Serviços de Finanças, a Administração de Macau arrecadou, até agosto, receitas totais de 63.426 milhões de patacas (7.074 milhões de euros).

   Guiné-Bissau

PAIGC convida deputados dissidentes para encontros a partir de segunda-feira em Bissau

Bissau - O PAIGC, partido vencedor das últimas eleições na Guiné-Bissau, convidou o grupo de 15 deputados dissidentes que se juntou à oposição no parlamento, para encontros a realizar a partir de segunda-feira, disse na quinta-feira à lusa fonte partidária.

Uma comissão constituída a partir do secretariado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pretende reunir-se individualmente com cada um dos deputados, entre segunda e quarta-feira, referiu a mesma fonte. 

   Guiné-Bissau

Alunos guineenses dormiram duas noites nas ruas de Penacova por melhor alojamento

Penacova, Coimbra - Vários estudantes guineenses da Escola Profissional Beira Aguieira, em Penacova, dormiram na rua entre segunda e quarta-feira em protesto contra as condições de alojamento, tendo sido acolhidos numa pensão na última noite, informou na quinta-feira a Câmara Municipal.

"Estes estudantes da Guiné-Bissau, alguns deles menores, estão um bocado entregues a si próprios", disse o vice-presidente da autarquia, João Azadinho, à agência Lusa.

   Guiné-Bissau

UE abre concurso para financiamento de projetos de direitos humanos na Guiné-Bissau

Bissau - A União Europeia (UE) vai financiar projetos de promoção dos direitos humanos, da democracia e da boa governação de organizações na Guiné Bissau, entre outros, através de um concurso aberto até 15 de dezembro, anunciou a delegação guineense.

Os projetos podem ser candidatados ao programa temático "Organizações da Sociedade Civil e Autoridades Locais" e ao "Instrumento Europeu para a Democracia e os Direitos Humanos".

   Cabo Verde

Eleições: Joaquim Monteiro diz ser o único capaz de dar um novo rumo ao país

Praia - Pela segunda vez, Joaquim Monteiro entra na corrida presidencial em Cabo Verde e, apesar de ter sido o candidato menos votado há cinco anos, acredita que desta vez será eleito porque é o único capaz de "dar um novo rumo" ao país.

"É a única candidatura capaz de equacionar os problemas pendentes em Cabo Verde e dar um novo rumo ao país", disse Joaquim Jaime Monteiro à agência Lusa, indicando, entre outros, os problemas na educação, na saúde, na agricultura ou no trabalho.

   Mundo

Búlgara Kristalina Georgieva vai defender candidatura à ONU em audição na segunda-feira

Nações Unidas – A vice-presidente da Comissão Europeia Kristalina Georgieva vai defender a sua candidatura à liderança da ONU perante a Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima segunda-feira, indicaram fontes da organização à agência Efe.

Kristalina Georgieva, que se juntou na quarta-feira à corrida pela liderança das Nações Unidas, submeter-se-á, como sucedeu com os restantes aspirantes, às perguntas da Assembleia Geral durante aproximadamente duas horas.

   Economia

Commerzbank confirma corte de 9.600 empregos e criação de outros 2.300

Frankfurt, Alemanha - O Commerzbank, segundo maior banco da Alemanha e parcialmente nacionalizado, informou quinta-feira que quer cortar 9.600 postos de trabalho a tempo completo e criar outros 2.300 em áreas de crescimento.

Este ano, a instituição não vai distribuir dividendos porque o plano de reestruturação vai custar 1.100 milhões de euros, adiantou o Commerzbank.