Boletim Moçambique

Quarta, 28 Setembro 2016 • 23 notícias • 9601 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Governo prevê crescimento económico de 5,5% em 2017

Maputo - O Conselho de Ministros de Moçambique prevê um crescimento económico de 5,5 por cento para o país em 2017, mais um ponto percentual em relação a 2016, segundo o Plano Económico e Social aprovado terça-feira em Maputo.

Falando em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde, afirmou que o Governo aposta para o próximo ano na redução do défice de produção agravado este ano pelas calamidades naturais.

   Moçambique

Moçambique é o sexto país menos competitivo num ranking de 138

Lisboa - Moçambique é o sexto país menos competitivo dos 138 analisados no ranking mundial da competitividade do Fórum Económico Mundial, e mantém a mesma posição que tinha no ano passado.

De acordo com dados do Relatório Global de Competitividade (2016-2017) do Fórum Económico Mundial, apesar de Moçambique manter a mesma posição, o país obteve menos pontos, descendo de 3,20 para 3,13 pontos, num índice que avalia 12 pilares, incluindo educação, ambiente macroeconómico, mercado financeiro ou inovação, com uma classificação de 1 a 7.

   MOçambique

Resposta às dívidas escondidas depende do conhecimento dos contornos – Chissano

Maputo - O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano considera que a resposta às circunstâncias da ocultação de uma dívida superior a mil milhões de euros pelo Estado moçambicano depende do conhecimento de todos os contornos por detrás da operação.

"Teria muita dificuldade em responder a essa pergunta (sobre a questão das chamadas dívidas escondidas), porque não sei exatamente o que se passou, há uma dívida de quem contra quem, a favor de quem, não estou muito abalizado, para responder, porque é uma resposta que precisa de um conhecimento de toda a situação", afirmou Chissano, em entrevista à Lusa.

   MOçambique

Sistema político deve ser debatido após exigências da Renamo - Chissano

Maputo - O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano disse à Lusa que a exigência da Renamo de governar nas províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014 deve ser parte de um debate profundo sobre o sistema político moçambicano.

"(O debate sobre a nomeação dos governadores) é um assunto que eu penso que devia ser debatido com profundidade e que pode vir até a dar uma coisa boa, não sei, ou vamos chegar à conclusão de que vamos fazer como fazíamos dantes", afirmou Chissano.

   MOçambique

Governo analisa proposta dos mediadores sobre reivindicação da Renamo

Maputo – A delegação do Governo moçambicano nas negociações de paz com a Renamo está a analisar a proposta dos mediadores internacionais sobre a exigência do maior partido da oposição de governar em seis províncias onde reivindica vitória eleitoral.

Falando no fim de mais uma sessão das negociações entre o Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaelli, disse que a delegação do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, pediu mais algum tempo para analisar a proposta, avançada na terça-feira pelos mediadores e cujo teor é ainda desconhecido.

   MOçambique

Missão do FMI diz que teve encontro proveitoso com as autoridades

Maputo - A missão do Fundo Monetário Internacional, que se encontra em Moçambique a avaliar a evolução da situação macroeconómica do país, considerou proveitoso o encontro que manteve em Maputo com o primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário.

"Tivemos discussões muito proveitosas sobre as questões económicas do país", disse o chefe da missão do FMI, Michel Lazare, em declarações aos jornalistas, no final de um encontro com o primeiro-ministro moçambicano, no quadro de uma visita que a equipa realiza ao país desde o dia 22.


   MOçambique

Quatro mortos e pelo menos 20 desaparecidos em naufrágio no sul do país

Maputo - Quatro pessoas morreram e pelo menos 20 estão desaparecidas na sequência de um naufrágio registado na terça-feira na baía de Inhambane, sul de Moçambique, informa o jornal Notícias, diário de maior circulação no país, citando as autoridades marítimas.

Segundo o jornal, dez pessoas foram salvas do naufrágio, mas duas encontram-se em estado grave, receando-se que mais de duas dezenas se encontrem desaparecidas.

   Angola

Divisas na banca até agosto descem para níveis de 2008

Luanda - O Banco Nacional de Angola vendeu mais de 6.180 milhões de dólares (5.500 milhões de euros) em divisas aos bancos comerciais entre janeiro e agosto, um volume mínimo que só encontra paralelo com o mesmo período de 2008.

A conclusão resulta de uma análise da agência Lusa aos números consolidados de vendas de divisas (em euros e dólares) por parte do banco central angolano, sendo que, apesar da forte subida da injeção de moeda estrangeira em julho e agosto, os totais de 2016 estão em mínimos históricos.

   Angola

Canadá financia compra de 100 locomotivas por Angola em mais de 340 M€

Luanda - Uma agência de crédito do Canadá vai financiar em mais de 340 milhões de euros a compra, pelo Governo angolano, de 100 locomotivas à norte-americana GE, conforme autorização governamental a que a Lusa teve acesso.

Em causa está um negócio global que ascende a 382 milhões de euros, autorizado por despacho do Presidente angolano desde junho de 2015, mas que a crise financeira e económica que afeta o país tem vindo a adiar a concretização.

   Brasil

Endividamento das famílias em setembro deste ano cai face a 2015

São Paulo - O endividamento das famílias brasileiras em setembro ficou em 58,2%, resultado que demostra uma queda de 5,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2015, quando estava em 63,5%.

Os dados foram retirados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

   Brasil

Brasil cai mais seis posições no índice da competitividade

Lisboa – O Brasil caiu este ano seis posições no ranking mundial da competitividade do Fórum Económico Mundial, depois de no ano passado já ter registado uma queda de 18 lugares.

De acordo com dados do Relatório Global de Competitividade (2016-2017) do Fórum Económico Mundial, o Brasil surge este ano na 81.ª posição do índice, que abrange 138 países, quando no ano passado estava no 75.º lugar entre 140 países.

   Portugal

Raptores queriam três milhões de dólares para libertar português raptado em Luanda

Luanda - Um português de 50 anos esteve três dias raptado em Luanda, juntamente com um cabo-verdiano, com os sequestradores a usarem violência e a pedirem à família um resgate de três milhões de dólares, anunciou a polícia angolana.

A Polícia Nacional de Angola apresentou aos jornalistas, no comando de Luanda, os três suspeitos, dois de nacionalidade nigeriana e um da República Democrática do Congo, detidos na operação especial de resgate desencadeada no dia 23 de setembro.

   Guiné-Bissau

Presidente atribui principal condecoração do país a Raul e Fidel Castro

Bissau - O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, assinou os decretos que atribuem a mais alta distinção do Estado, a medalha Amílcar Cabral, ao Presidente de Cuba, Raul Castro, e ao antigo líder Fidel Castro.

O chefe de Estado aceita a proposta que foi feita em reunião de Conselho de Ministros, na terça-feira, e justifica as distinções aos irmãos Castro com o apoio que Cuba sempre deu às causas guineenses.

   Guiné-Bissau

Christine Jaulmes é a nova representante do UNICEF na Guiné-Bissau

Bissau - Christine Jaulmes é a nova representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Guiné-Bissau, anunciou a delegação no país.

A dirigente era até agora representante adjunta do UNICEF noutro país da África Ocidental, o Togo, período durante o qual coordenou todos os programas da agência.

   Guiné-Bissau

Missão humanitária à Guiné-Bissau parte de Pombal com material médico e livros

Pombal, Portugal - Sete viaturas e duas ambulâncias vão partir no dia 04 de outubro do Castelo de Pombal rumo à Guiné-Bissau, numa missão humanitária que pretende levar material médico, roupa e livros a instituições não-governamentais daquele país pelo terceiro ano.

A coluna de veículos fará uma viagem de cerca de uma semana: "Contamos estar na Guiné no dia 12 para fazer a entrega dos bens em mãos. Tudo o que levamos fica lá, até os nossos 'necessaires'. Regressamos dia 16 de avião praticamente com a roupa do corpo", revelou o organizador da missão e um dos voluntários, Nuno Rebocho.

   Cabo Verde

Cabo Verde sobe dois lugares no índice mundial de competitividade

Lisboa - Cabo Verde subiu duas posições no índice mundial de competitividade do Fórum Económico Mundial, impulsionado sobretudo pelo seu desempenho na saúde, educação e tecnologia.

De acordo com dados do Relatório Global de Competitividade (2016-2017) do Fórum Económico Mundial, Cabo Verde surge na 110.ª posição entre os 138 países, quando no ano passado estava em 112.º entre 140 Estados.

   Cabo Verde

Mais de 80 observadores internacionais acompanham presidenciais

Praia - Mais de 80 observadores internacionais, incluindo o presidente da Comissão Nacional de Eleições de Portugal, vão acompanhar domingo às eleições presidenciais em Cabo Verde, disputadas por três candidatos.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde, Maria do Rosário Pereira, citada pela agência cabo-verdiana de notícias Inforpress, a votação de domingo será acompanhada por 31 observadores da União Africana, 40 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vindos para esta eleição e outros 10 que estão no país a longo termo.

   Cabo Verde

Morreu ex-ministro e antigo secretário-geral do PAICV Armindo Maurício

Praia - O antigo ministro e antigo secretário-geral do maior partido da oposição cabo-verdiana Armindo Maurício faleceu, aos 66 anos, vítima de doença prolongada, noticia a imprensa local.

Advogado de profissão, Armindo Cipriano Maurício, natural da ilha de Santo Antão, encontrava-se internado há uma semana nos cuidados intensivos do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, onde residia há vários anos.

   Mundo

Morreu ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres

Jerusalém – O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu na quarta-feira, disse o seu médico pessoal à agência noticiosa francesa AFP.

 Shimon Peres, de 93 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e encontrava-se hospitalizado desde então. Peres era o último sobrevivente da geração dos “pais fundadores” de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1990, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

   Mundo

ONU: ONG querem que Georgieva se submeta ao mesmo escrutínio que outros candidatos

Nova Iorque - Cerca de 750 organizações não governamentais (ONG) de todo o mundo, que se reúnem na campanha "1 for 7 Billion", querem que a nova candidata a secretário-geral da ONU, Kristalina Georgieva, se submeta ao mesmo escrutínio que os outros candidatos.

"É importante para a legitimidade da ONU e do cargo de secretário-geral que qualquer pessoa que o venha a ocupar tenha passado pelo processo de seleção acordado pelos países-membros e que interaja com os seus constituintes mais importantes: os sete mil milhões de pessoas no mundo", disse à Lusa a cofundadora da "1 for 7 Billion" Natalie Samarasinghe. 

   Mundo

Cimeira da CPLP marcada para 31 de outubro e 01 de novembro em Brasília

Lisboa - A cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer em Brasília a 31 de outubro e 01 de novembro, após ser adiada em julho devido à instabilidade política do Brasil, anunciou a organização.

A data foi concertada numa reunião do Conselho de Ministros da CPLP que decorreu na semana passada em Nova Iorque à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, pode ler-se num comunicado da organização lusófona a que a Lusa teve acesso.

   Economia

Países Exportadores de Petróleo vão reduzir produção para 32,5 milhões de barris em 2017

Argel - Os Estados-membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordaram na quarta-feira, em Argel, em reduzirem a produção de crude em 2017, para 32,5 milhões de barris por dia.

Esta decisão significa uma diminuição de 750 mil barris/dia em relação ao mês de agosto, indicou a agência Bloomberg News, que citou um membro de uma delegação, que pediu o anonimato. 

   Desporto

Benfica perde em Nápoles e complica apuramento

Nápoles, Itália - O Benfica perdeu na quarta-feira em casa dos italianos do Nápoles por 4-2, em jogo da segunda jornada do grupo B da Liga dos Campeões de futebol, numa partida em que esteve a perder 4-0.

A formação napolitana chegou aos 4-0 com golos de Hamsik (20 minutos), Mertens (51 e 58) e Milik (54, de grande penalidade), mas o Benfica ainda esboçou uma reação, reduzindo com tentos de Gonçalo Guedes (70) e Salvio (86).

A vitória deixa a equipa napolitana destacada no primeiro lugar com seis pontos, sendo que o Benfica caiu para o quarto lugar, com um ponto, a par dos ucranianos do Dínamo de Kiev, que hoje foram empatar 1-1 a casa dos turcos do Besiktas, segundos no grupo com dois pontos.