Boletim Moçambique

Segunda, 29 Agosto 2016 • 22 notícias • 11756 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Posto de saúde vandalizado no norte de Moçambique em ataque atribuído à Renamo

Murrupula, Moçambique - Homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) vandalizaram, no sábado, um centro de saúde e a casa de um chefe de posto administrativo na província de Nampula, norte de Moçambique, anunciou o administrador do distrito de Murrupula.

Citado na segunda-feira pelo jornal O País, António Saúl afirmou que o ataque foi protagonizado por dez homens armados da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, no posto administrativo de Nihessíue, em Murrupula, naquele que foi o primeiro ataque atribuído a homens armados da Renamo na província de Nampula. 

   Moçambique

52.ª edição da Facim começou segunda-feira e pavilhão de Portugal é o maior da exposição

Maputo - A 52.ª edição da Feira Internacional de Maputo (Facim) abriu as portas na segunda-feira com o pavilhão de Portugal a ser o maior, mas o evento tem menos inscrições comparativamente aos últimos anos, marcados pela incerteza no país africano.

Os números apontam para uma descida acentuada no investimento, que no caso de Portugal atinge uma redução de 80% no primeiro semestre face ao período homólogo no ano passado e uma queda das exportações de 33% nos primeiros seis meses de 2016.  

   MOçambique

Ex-mineiros moçambicanos receberam mais de seis milhões de euros de fundo de pensões em agosto

Maputo - O fundo de pensões dos mineiros que trabalham na África do Sul pagou este mês 100,4 milhões de rands (6,22 milhões de euros) a 825 ex-mineiros moçambicanos, correspondentes aos descontos efetuados pelos trabalhadores, indicou o Ministério do Trabalho moçambicano.

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Moçambique (MITESS) anunciou num comunicado que o valor foi pago pelo Mineworkers Provident Fund (MWPF) entre os dias 16 e 27 deste mês e corresponde a descontos salariais feitos desde 1989 pelos trabalhadores moçambicanos para o seguro social. 

   MOçambique

Polícia acusa homens armados da Renamo de roubo de gado no centro de Moçambique

Chimoio, Moçambique - A Polícia da província de Manica, centro de Moçambique, acusou segunda-feira homens armados da Renamo de roubo de cabeças de gado bovino e caprino no povoado de Joconhia, em Garagua, distrito de Mossurize, e da destruição de três residências.
Segundo Elsídia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica, o grupo armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) retirou no sábado dos currais de criadores 25 cabeças de gado bovino e 30 de caprino naquele povoado e incendiou três residências de populares, mas sem causar vítimas.

   Angola

Militares angolanos ouvem ONG sobre demolições polémicas que continuam em Luanda

Luanda - A organização não-governamental SOS Habitat reuniu na segunda-feira com um representante do chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), com quem abordou a questão das demolições, que prosseguem desde finais de julho no município de Viana, arredores de Luanda.

Em declarações à imprensa no final do encontro, o coordenador de direção da SOS Habitat, Rafael Morais, disse que o encontro foi solicitado por comissões de moradores de bairros afetados, igualmente representados na reunião, para saber da participação de militares no processo de demolição.  

   Brasil

Dilma Rousseff diz que jamais renunciará e que é alvo de golpe de estado

Brasília - A Presidente do Brasil com mandato suspenso, Dilma Rousseff, garantiu na segunda-feira que nunca renunciará ao cargo e que o processo de 'impeachment' (destituição) de que é alvo configura um golpe de Estado.

"São pretextos [as denúncias citadas do processo de destituição], apenas pretextos, para derrubar, por meio de um processo de 'impeachment' sem crime de responsabilidade, um governo legítimo, escolhido em eleição direta com a participação de 110 milhões de brasileiros e brasileiras [...] São pretextos para viabilizar um golpe na Constituição. Um golpe que, se consumado, resultará na eleição indireta de um governo usurpador", frisou.

   Timor-Leste

Timor-Leste pode suspender acordo temporário com a Austrália, prefere negociar fronteiras

Díli - Timor-Leste poderá, unilateralmente, dar por findo o tratado temporário que governa as fronteiras marítimas entre Timor-Leste e Austrália, por não ter cumprido o seu objetivo, disse na segunda-feira um advogado do executivo timorense.

"Nunca houve qualquer acordo permanente entre os dois países. O CMATS (Tratado sobre Determinados Ajustes Marítimos no Mar de Timor) foi expressamente preparado como um acordo temporário, pendente de acordos permanentes", disse o jurista Vaughan Lowe, um dos elementos que acompanha Timor-Leste na questão das suas fronteiras marítimas. 

   Timor-Leste

Austrália considera má vizinhança Timor-Leste ter iniciado procedimento sobre fronteiras

Díli - Um representante do Governo australiano considerou sinal de má vizinhança a decisão de Timor-Leste iniciar um procedimento de conciliação obrigatória para obrigar a Austrália a negociar fronteiras marítimas permanentes.

"Estamos aqui porque Timor-Leste quer agora um acordo diferente. A comissão não deve ignorar o tratado só porque uma das partes agora quer outra coisa. Foi um resultado negociado e acordado ao longo de vários anos", disse o secretário do Departamento de Negócios Estrangeiros e ex-embaixador junto das Nações Unidas, Gary Quinlan, em Haia na sessão de abertura da Comissão de Conciliação solicitada pelo Governo timorense para tentar forçar Camberra a negociar a delimitação das fronteiras marítimas entre os dois países.

   Timor-Leste

Xanana Gusmão considera “difícil de explicar” recusa australiana em negociar fronteiras

Díli - Xanana Gusmão considerou "difícil de explicar" o facto de a Austrália se continuar a recusar a aceitar o convite timorense para definir as fronteiras marítimas entre os dois países, processo já concluído com todos os outros vizinhos.

"O governo australiano continua a recusar convites de Timor-Leste para negociar. A recusa da Austrália é difícil de explicar. A zona em questão representa apenas 1,8% da zona marítima australiana", disse o ministro do Planeamento e Desenvolvimento Estratégico.

   Timor-Leste

Governo timorense estuda reforço de medidas disciplinares na polícia após incidente

Díli - O Governo timorense está a estudar um reforço do sistema disciplinar da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) para corrigir alguns problemas existentes, na sequência do incidente mais recente que envolveu um agente policial, disse o primeiro-ministro.

"É uma questão de disciplina interna. São problemas individuais e as duas forças estão a intensificar a questão disciplinar ainda mais", disse Rui Araújo à Lusa. 

   Macau

Rio2016: Macau recebe medalhados olímpicos chineses com cheque de 1,5 M€

Macau, China– Macau recebeu na segunda-feira os atletas olímpicos chineses, com uma cerimónia de boas-vindas participada por alunos e uma receção das autoridades locais, que culminou na entrega de um cheque de 14 milhões de patacas (1,5 milhões de euros).

Depois das boas-vindas por mais de 200 alunos, à chegada ao terminal marítimo que faz a ligação a Hong Kong, a comitiva olímpica chinesa seguiu para um jantar de boas-vindas, onde foi agraciada com o cheque entregue pelo próprio chefe do Executivo, Chui Sai On.

   Macau

Governo de Macau “não está realmente comprometido” com autocarros elétricos – académico

Macau, China – A demora em colocar em circulação autocarros elétricos em Macau revela falta de comprometimento do Governo, que começou a testar estes veículos em 2013 mas continua sem calendário para a sua adoção, considerou o académico Chan Shek Kiu.

“Acho que o Governo não está realmente comprometido. A primeira rota (E01) começou a 05 de julho de 2013. Até agora nenhuma conclusão do plano foi divulgada”, disse à Lusa o investigador do Instituto de Ciência e Ambiente da Universidade de São José, referindo-se à primeira fase de testes de autocarros elétricos na Região Administrativa Especial chinesa. 

   Guiné-Bissau

ONU preocupada com falta de progressos na Guiné-Bissau

Nova Iorque - A configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC) está preocupada com a falta de progressos na busca de uma solução para o impasse político na Guiné-Bissau.

"A PBC acredita que este impasse dificulta seriamente a capacidade do país para sustentar a estabilidade e fornecer serviços satisfatórios à sua população", disse a PBC em comunicado.

   Guiné-Bissau

PR minimiza hipotéticas críticas sobre visita ao Sudão

Bissau – O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou na segunda-feira que não lhe interessam as críticas sobre a situação dos Direitos Humanos no Sudão mas apenas o que aquele país árabe poderá contribuir para ajudar os guineenses.

“Preocupa-me o meu país e o que eu estou a fazer é tentar encontrar soluções para os problemas económicos da Guiné-Bissau. Foi isso que me levou essencialmente ao Sudão”, disse José Mário Vaz, em declarações aos jornalistas, de regresso de uma visita de 25 horas a Cartum.

   Guiné-Bissau

José Mário Vaz garante que não dissolverá parlamento enquanto for PR 

Bissau – O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, garantiu na segunda-feira que enquanto for chefe de Estado o Parlamento do país nunca será dissolvido e aconselhou a classe política a entendimentos para o fim aia do impasse político.

José Mário Vaz fez a declaração à chegada ao aeroporto de Bissau, depois de uma visita de 24 horas ao Sudão, onde, disse que se foi encontrar com o seu “irmão mais velho”, o Presidente daquele país, Omar Al-Bashir.

   Mundo

Cidades chinesas fecham fábricas antes de cimeira do G20

Pequim – As autoridades chinesas encerraram fábricas e ordenaram férias obrigatórias para os trabalhadores antes da realização, a 04 e 05 de setembro, de uma cimeira de líderes do G20, o grupo que reúne 20 potências económicas, na China.

O município de Hangzhou ordenou o encerramento para férias dos estabelecimentos da baixa da cidade de 01 a 07 de setembro, de acordo com informação veiculada numa conta oficial nas redes sociais. As autarquias encorajaram também os cidadãos a gozarem as suas férias fora da cidade, na esperança de reduzir o congestionamento do trânsito.

Juntamente com as férias compulsivas, alguns tipos de fábricas num raio de 300 quilómetros de Hangzhou foram obrigadas a encerrar durante 12 dias, para garantir que o céu estará azul durante a presença dos dignitários visitantes, de acordo com páginas oficiais na Internet.

   Mundo

Novas possíveis peças de avião da Malaysia Arlines descobertas em Moçambique

Maputo - Duas novas possíveis peças do avião da Malaysia Arlines desaparecido há mais de dois anos foram encontradas no sul de Moçambique, disse na segunda-feira à Lusa o presidente da autoridade aeronáutica moçambicana.

As peças, encontradas na costa de Inhambane, devem chegar segunda-feira a Maputo, avançou João Abreu, e juntam-se a outras quatro descobertas em Moçambique com possibilidade de pertencerem ao Boeing 777 que desapareceu a 08 de março de 2014, quando fazia a rota entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo.

   Economia

Banco Europeu de Investimento disponibiliza 30 M€ para empresas moçambicanas

Maputo - O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai abrir uma linha de crédito de 30 milhões de euros para as empresas moçambicanas, anunciou na segunda-feira em comunicado o Millennium bim, o maior banco comercial moçambicano e parceiro no projeto.

Segundo a nota, o fundo destina-se ao financiamento de 50% do custo total de cada projeto de negócios a ser apresentado por micro, pequenas e médias empresas dos setores público e privado. 

   Economia

Brasil participa na Feira Internacional de Maputo com missão de 14 empresas

Maputo -  O Brasil participa a partir de segunda-feira na 52ª Feira Internacional de Maputo (Facim) através de uma missão composta por 14 empresas e instituições de vários setores, indica uma nota da embaixada brasileira em Maputo enviada à Lusa.

Segundo o comunicado, a presença brasileira na Facim, o principal certame do género em Moçambique, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e pela Embaixada do Brasil em Maputo e será uma ocasião para a dinamização de parcerias, projetos e negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, alimentação e bebidas, habitação e construção, medicamentos, eletrodomésticos, madeira e móveis, indústria química e capacitação, bem com formação de mão-de-obra. 

   Economia

Ministro da Economia português defende olhar de “longo-prazo” face à crise em Moçambique

Maputo - O ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, defendeu na segunda-feira em Maputo que as empresas portuguesas devem ter "uma perspetiva de longo-prazo" sobre Moçambique, um país em crise mas com "enorme potencial".

Caldeira Cabral, que segunda-feira esteve presente no primeiro dia da Feira Internacional de Maputo (Facim), disse aos jornalistas que pretende levar uma mensagem de "resiliência" e uma "perspetiva de longo-prazo" às empresas que estão em Moçambique e "a resistir a este momento menos positivo". 

   Desporto

Renato Sanches falha jogos com Gibraltar e Suíça

Oeiras – O médio Renato Sanches vai falhar particular da seleção portuguesa de futebol com Gibraltar e o embate com a Suíça, de qualificação para o Mundial2018, devido a problemas físicos, revelou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O jogador do Bayern Munique era um dos 24 convocados do selecionador Fernando Santos para os próximos dois jogos, mas por estar ainda a recuperar de um problema na coxa direita acabou por não se juntar à equipa das ‘quinas'.

   Desporto

União Desportiva do Songo mantém-se firme na liderança do Moçambola

Maputo - A União Desportiva do Songo continua firme na liderança do campeonato moçambicano de futebol, com 48 pontos, após vencer no domingo o Chingale de Tete por 2-0, em jogo da 23.ª jornada do Moçambola.

O Ferroviário da Beira ocupa o segundo lugar, com 42 pontos, após vencer no domingo o campeão em título, Ferroviário de Maputo, por 2-0, resultado que remeteu os ‘locomotivas’ da capital para o quinto lugar, quando faltam sete jornadas para fim da competição.