Boletim Moçambique

Sexta, 26 Agosto 2016 • 23 notícias • 10859 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

PR moçambicano reuniu-se com chefe de governo do Japão

Nairobi - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reuniu-se sexta-feira com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Nairobi, onde os dois governantes participam, a partir de sábado, na Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (Ticad).

No final do encontro, Nyusi e Abe partilharam a intenção de se aprofundar as relações entre os dois países, quando o Japão já é um dos principais parceiros internacionais de Moçambique.

   Moçambique

Feira de Maputo pode ser rampa de relançamento da economia moçambicana - organização

Maputo - A Feira Internacional de Maputo (Facim) pode ser uma plataforma para os investidores se posicionarem com vantagem na retoma da economia moçambicana, atualmente assolada por uma crise, disse à Lusa o presidente da entidade promotora da exposição.

"Os investidores sabem que as economias passam por ciclos negativos e positivos, sabem que esta crise é passageira e podem ter na Facim uma plataforma para se posicionarem em vantagem quando chegar a retoma", disse João Macaringue, presidente do Instituto de Promoção das Exportações (Ipex).

   Moçambique

Pavilhão de Portugal na Feira Internacional de Maputo será o maior mas com menos empresas

Maputo - O pavilhão de Portugal na Feira Internacional de Maputo (Facim), que arranca na segunda-feira, será o maior do principal evento empresarial de Moçambique, mas com menos inscrições em relação aos últimos anos, marcados pela incerteza no país africano.

Os números apontam para uma descida acentuada no investimento, que no caso de Portugal atinge uma redução de 80% no primeiro semestre face ao período homólogo no ano passado, e uma queda das exportações de 33% nos primeiros seis meses de 2016. 

   MOçambique

Mais de 4.500 trabalhadores perderam emprego no setor do carvão em Moçambique

Moatize, Moçambique - Mais de 4.500 pessoas perderam os seus postos de trabalho no setor do carvão em Moatize, província de Tete, no centro de Moçambique, desde o início do ano, devido à paralisação da atividade de várias empresas mineiras.

A maioria dos despedimentos ocorreu no consórcio indiano ICVL, avançou a administradora do distrito de Moatize, principal região de exploração de carvão na província de Tete, citada pela Rádio Moçambique. 

   MOçambique

Partidos extraparlamentares moçambicanos juntam-se a marcha pela paz em Maputo

Maputo - Partidos extraparlamentares de Moçambique anunciaram que vão juntar-se às organizações da sociedade civil na marcha convocada para sábado em Maputo a exigir o fim imediato das hostilidades militares.

"Nós também estaremos na rua, juntamente com as organizações da sociedade civil para protestar e exigir o fim deste conflito", disse o presidente do Partido Ecologista Movimento da Terra, João Massango, falando durante uma conferência de imprensa, em representação de várias formações partidárias extraparlamentares.

   MOçambique

Polícia moçambicana diz que não vai tolerar perturbações em marcha pela paz

Maputo - A Polícia moçambicana disse que não vai tolerar perturbações da ordem pública na manifestação convocada para sábado em Maputo por organizações da sociedade civil, a exigir o fim dos confrontos militares que opõem as forças dominantes no país.

"Não serão toleradas perturbações da ordem pública na marcha de sábado", disse à Lusa o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo, Orlando Modumane.

   Angola

Primeiro dia de registo eleitoral em Angola supera expetativas com actualização de 13 mil

Luanda - O secretário de Estado do Ministério da Administração do Território de Angola reconheceu esta sexta-feira que o início do registo eleitoral foi marcado por algumas debilidades, mas superou as expectativas com a prova de vida de 13 mil pessoas.

Adão de Almeida falava à imprensa à margem de uma cerimónia de atualização do cartão de eleitor do Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, André da Silva Neto, comissários e funcionários.

   Angola

Mais de metade de fiscais do registo eleitoral angolano estão credenciados

Luanda - O secretário de Estado do Ministério da Administração do Território de Angola disse, em Luanda, que estão já credenciados 2.600 fiscais de diferentes partidos políticos dos 4.000 previstos, processo que deverá ficar concluído nos próximos dias.

Adão de Almeida respondia, esta sexta-feira, às preocupações apresentadas por partidos políticos da oposição sobre as dificuldades de credenciamento dos seus fiscais. 

   Angola

Produção cumulativa de petróleo no Bloco 15 angolano chega aos 2 mil milhões de barris

Luanda - A Sonangol anunciou esta sexta-feira que a produção de petróleo no Bloco 15 do 'offshore' angolano atingiu os dois mil milhões de barris (produção cumulativa) desde que iniciou a operação, em 2003, segundo um comunicado da petrolífera angolana.

"O alcance destes números significativos resulta de dezassete descobertas comerciais, que tornaram o Bloco 15 numa das mais bem sucedidas concessões petrolíferas no 'offshore' da África Ocidental", indicou a petrolífera estatal angolana no comunicado, com data de 25 de agosto. 

   Brasil

Troca acesa de palavras obriga à interrupção do julgamento de Dilma Rousseff

Brasília - O segundo dia do julgamento do processo de destituição da Presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff começou com muitas discussões, que causaram uma interrupção da sessão no plenário do Senado, a Câmara alta parlamentar.

A polêmica começou logo na abertura dos trabalhos, quando a advogada de acusação Janaina Paschoal e os senadores que apoiam o 'impeachment' (destituição) contestaram uma das testemunhas de defesa, a ex-secretária de Orçamento Esther Dweck, dizendo que ela estaria comprometida já que foi recentemente nomeada assessora da senadora do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleisi Hoffmann.

   Brasil

Polícia indicia ex-Presidente Lula da Silva em processo da Lava Jato

São Paulo, Brasil - A Policia Federal brasileira indiciou o ex-Presidente Lula da Silva, a sua mulher e outras três pessoas por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro num caso da operação Lava Jato, que investiga crimes cometidos na Petrobras.

Todos os acusados são suspeitos de crime na aquisição e reforma de um apartamento de luxo na cidade do Guarujá, litoral do Estado de São Paulo.

   Brasil

Número de mortes por armas de fogo no Brasil cresceu 592,8% em 34 anos

Brasília - O número de homicídios por armas de fogo passou de 6.104 em 1980 para 42.291 em 2014, o que representa um crescimento de 592,8%, segundo o "Mapa da Violência 2016 - Homicídios por armas de fogo no Brasil".

Os 42.291 homicídios incluem-se nas 44.861 mortes por armas de fogo, sendo as restantes relativas a acidentes, suicídios e mortes indeterminadas, de acordo com a pesquisa coordenada pelo investigador Julio Jacobo Waiselfisz, ligado à Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

   Brasil

Rio2016: Família de dirigente irlandês detido no Brasil pede ação do governo

Dublin - A família do presidente do Comité Olímpico da Irlanda, Patrick Hickey, detido no Brasil por suspeita de venda ilegal de bilhetes para os Jogos Olímpicos Rio2016, apelou à intervenção do governo irlandês relativamente às suas condições na cadeia.

Segundo comunicado da advogada que representa os familiares do dirigente desportivo, Anne Marie James, Hickey “está detido há mais de sete dias sem que tenha sido alvo de qualquer acusação”.

   Portugal

Autoridades encontram corpos de mulheres brasileiras desaparecidas há meses em Cascais

Cascais, Lisboa – As autoridades encontraram na sexta-feira nas imediações de um hospital veterinário em Tires, no concelho de Cascais, os corpos de três brasileiras desaparecidas há vários meses, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros da Parede, Pedro Araújo.

De acordo com o responsável, a corporação recebeu um alerta da Polícia Judiciária (PJ) às 12:10 para que fosse retirada a água de um tanque naquele local.

   Portugal

Secretária de Estado portuguesa na conferência sobre desenvolvimento africano no Quénia

Lisboa – A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, participará na 6.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad), que decorrerá em Nairobi, entre sábado e domingo, divulgou o Governo português.

Teresa Ribeiro participará neste evento no Quénia “a convite do Governo japonês”, segundo o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). 

   Portugal

ANA admite constrangimentos nos aeroportos no sábado devido a greve

Lisboa - A ANA - Aeroportos de Portugal aconselha os passageiros com voos no sábado a deslocarem-se para os aeroportos com uma antecedência superior à habitual, admitindo constrangimentos devido à greve dos trabalhadores da segurança.

Face ao pré-aviso de greve para os trabalhadores de empresas de segurança, a gestora dos aeroportos portugueses recomenda "aos passageiros que se desloquem para os referidos aeroportos com antecedência superior à habitual", admitindo que "é previsível que o processamento de passageiros nos aeroportos nacionais sofra constrangimentos amanhã [sábado]", lê-se no comunicado da ANA divulgado esta sexta-feira. 

   Macau

Dúvidas sobre lei de Terras em Macau levam assembleia a ouvir mais de 40 horas de gravações

Macau, China – A Assembleia de Macau vai ouvir gravações de 43 reuniões da comissão que analisou a lei de Terras, para resolver dúvidas sobre o controverso diploma, que sustenta a vaga de recuperação de terrenos que o Governo tem realizado.

“Os trabalhos estão a decorrer, mas vai ser [um processo] muito longo, [vamos] ouvir 43 reuniões da lei de Terras”, disse esta sexta-feira Ho Iat Seng, presidente da Assembleia Legislativa (AL), durante o balanço anual dos trabalhos do hemiciclo.

   Guiné-Bissau

Principais partidos da Guiné-Bissau aproximam posições para saída da crise

Bissau – Os dois principais partidos no Parlamento da Guiné-Bissau, PAIGC e PRS, reuniram-se na sexta-feira para “aproximar posições” para a saída da crise política que assola o país há mais de um ano e ambos mostraram-se otimistas.

Em declarações aos jornalistas após mais de três horas naquela que foi a primeira ronda das conversações e que decorreram na sede do Partido da Renovação Social (PRS), Manuel dos Santos, do PAIGC e Carlitos Barai, dos renovadores, elogiaram o clima que presidiu ao encontro.

   Mundo

Sobe para 278 número de mortos no sismo no centro de Itália

Roma – O último balanço provisório da Proteção Civil italiana dá conta de 278 mortos na sequência do terramoto de 6,2 graus na escala de Richter que atingiu na madrugada de quarta-feira o centro de Itália.

O anterior balanço provisório oficial dava conta de 267 vítimas mortais.

   Mundo

China e Japão tentam aproximar posições nas vésperas da cúpula do G20

Pequim - O conselheiro de Segurança Nacional do Japão, Shotaro Yachi, reuniu-se na quinta-feira, em Pequim, com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o conselheiro de Estado Yang Jiechi, numa tentativa de aproximar posições, nas vésperas da cúpula do G20.

Segundo a agência oficial Xinhua, Yang apelou ao Japão para que "desempenhe um papel construtivo" na cúpula que se realiza em Hangzhou, na costa leste da China, entre os dias 4 e 5 de setembro.

   Economia

Irão quer recuperar quota de produção de petróleo que tinha antes das sanções

Teerão - O Irão quer recuperar a posição que ocupava no mercado petrolífero antes da imposição das sanções internacionais, afirmou esta sexta-feira o ministro do Petróleo do país.

“O Irão não tem qualquer responsabilidade na instabilidade do mercado petrolífero e, após o levantamento das sanções, vamos procurar recuperar a nossa quota de mercado”, declarou o ministro o ministro Bijan Zanganeh, numa antevisão de uma reunião da OPEP (exportadores) que vai decorrer em setembro, na Argélia.

   Desporto

Cristiano Ronaldo fora da convocatória de Portugal

Oeiras - O capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, ficou fora da primeira convocatória após a conquista do Euro2016 e vai falhar o particular com Gibraltar e o arranque da qualificação para o Mundial2018, frente à Suíça.

Cristiano Ronaldo cumpre a parte final da recuperação da lesão que sofreu na final do Europeu e ficou excluído das opções do selecionador Fernando Santos para os jogos que vão decorrer no Porto e em Basileia.

   Desporto

Organização regional africana pede a Governos que priorizem luta contra o doping

Praia - A presidente da Organização Regional Antidopagem, Bessi Kama Lidi, pediu aos Governos dos países membros das zonas II e III do Conselho Superior de Desporto em África que priorizem a luta contra o doping no desporto.

"A dificuldade é que hoje o problema de doping não é a prioridade dos nossos Governos. Na África subsariana temos outros problemas que são prioritários, como saúde, educação. Mas entendemos que essa luta pode contribuiu para melhorar a saúde dos jovens", sustentou à Lusa a responsável desportiva, durante a 11.ª reunião do Conselho da Organização Regional Antidopagem (ORAD), que começou esta sexta-feira na cidade da Praia, Cabo Verde.