Boletim Moçambique

Quarta, 27 Julho 2016 • 19 notícias • 9659 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Diálogo de paz suspenso em Moçambique, mediadores ausentes até 08 de agosto

Maputo - As negociações de paz em Moçambique foram suspensas na quarta-feira até 08 de agosto, anunciou Mario Raffaeli, coordenador da equipa de mediação internacional, que deixou uma proposta a ser analisada pelas delegações do Governo e da Renamo.

"Não é uma interrupção por um motivo particular, é uma interrupção logística", afirmou aos jornalistas Mario Raffaelli, mediador indicado pela União Europeia, dando conta de que os membros da equipa internacional vão voltar aos seus países e "retomam o trabalho no dia 08 de agosto".

   Moçambique

Vale suspende circulação de carvão na linha do Sena após ataque no centro de Moçambique

Maputo - A Vale suspendeu a circulação da sua produção de carvão na linha do Sena, após um ataque armado na segunda-feira contra um comboio da empresa no troço de Inhamitanga, centro de Moçambique, avançou quarta-feira a multinacional brasileira em comunicado.

"A empresa participou a ocorrência às entidades competentes e suspendeu as atividades na linha do Sena", declarou a Vale, na reação a um novo incidente envolvendo um comboio da mineira e que as autoridades locais atribuíram a homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

   Moçambique

Ministro das Finanças de Moçambique diz que empresas têm ativos para pagar dívidas escondidas

Maputo - O ministro da Economia e Finanças de Moçambique manifestou na quarta-feira confiança de que não será preciso executar as garantias do Governo aos empréstimos não declarados a empresas estatais e disse que estas têm ativos para pagar as suas dívidas.

"Essas empresas têm património. Se não conseguem pagar por razões que possam explicar, temos muitas alternativas e a primeira é pegar nos seus ativos e vendê-los", afirmou Adriano Maleiane no parlamento, que procedeu à aprovação final do Orçamento do Estado retificativo, com votos a favor da maioria da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e contra das bancadas da oposição.

   Moçambique

EUA apontam cessar-fogo imediato como condição para o diálogo de paz em Moçambique

Maputo - O embaixador dos Estados Unidos em Maputo apontou na quarta-feira o cessar-fogo imediato como condição para que as negociações para o fim da crise política e militar em Moçambique resultem, considerando que o país "precisa de paz para falar".

"Este processo precisa, primeiro, de um cessar-fogo imediato", disse à Lusa Dean Pittman, falando, em Maputo, à margem de uma cerimónia de reconhecimento da investigadora Maria Andrade, distinguida recentemente com o Prémio Mundial da Alimentação 2016. 

   MOçambique

Garrafas de cerveja reutilizadas para reduzir importação de vidro em Moçambique

Maputo - As garrafas de cerveja de 330 mililitros passarão a ser reutilizadas em Moçambique, uma estratégia para reduzir as importações de vidro na ordem de 268 milhões de meticais (3,6 milhões de euros), anunciou na quarta-feira a Cervejas de Moçambique.

"Esta é uma forma diminuir o custo da importação de vidro e um passo importante para controlar o custo de produção", afirmou o diretor-geral da Cervejas de Moçambique (CDM), Pedro Cruz, falando durante uma conferência de imprensa em Maputo de apresentação da nova estratégia da empresa no contexto de crise económica que o país atravessa.

   Angola

Governo angolano prevê endividar-se em mais 16,4 mil M€ em 2016

Luanda - O Governo angolano prevê endividar-se em mais 16,4 mil milhões de euros em 2016, face ao inicialmente previsto no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2016, elevando o 'stock' da dívida pública governamental a 71,4% do PIB.

Os dados constam do documento de "Reprogramação Macroeconómica do Executivo", que serve de base à revisão em curso do OGE de 2016 devido à quebra nas receitas do petróleo, e indicam que se ultrapassará o limite de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) previsto na lei do regime jurídico de emissão e gestão da dívida pública direta e indireta em vigor em Angola.

   Angola

Preço do dólar nas ruas de Luanda desce para 560 kwanzas contra os 166 oficiais

Luanda - O preço de um dólar norte-americano nas ruas de Luanda voltou a descer na última semana, mais de 8%, para, em média, 560 kwanzas (três euros), mantendo-se três vezes acima da taxa oficial de câmbio.

Os preços foram confirmados na quarta-feira numa ronda da agência Lusa pelas ruas da capital angolana onde é feito este tipo de negócio, uma prática ilegal, mas a única alternativa face à falta de divisas nos bancos, e contrastam com os 610 kwanzas (3,30 euros) por cada dólar cobrados há uma semana. 

   Brasil

Repórteres Sem Fronteiras denunciam três homicídios de jornalistas no Brasil este ano

Rio de Janeiro - A organização não-governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras lamentou quarta-feira o homicídio de mais um jornalista no Brasil, o terceiro este ano, e apelou às autoridades do país para apurarem as responsabilidades.

Um jornalista brasileiro foi morto a tiro na cidade de Santo António do Descoberto, no estado de Goiás, revelou na segunda-feira a Federação Nacional de Jornalistas do Brasil.

   Brasil

Brasil: Oi vai à Justiça saber se pode fazer assembleia para mudar conselho

Brasília - O conselho de administração da Oi decidiu recorrer à Justiça para saber se pode realizar uma assembleia-geral extraordinária para mudar o conselho da empresa, numa altura em que é pedida a destituição de administradores portugueses.

"O Conselho de Administração da Oi, antes de deliberar pela eventual convocação de assembleia geral extraordinária, decidiu, por unanimidade, que deve ser dado integral cumprimento à citada decisão judicial do Juízo da 7.ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, ouvindo-se o referido Juízo a respeito da oportunidade e pertinência da convocação requerida", lê-se na ata da reunião de sexta-feira divulgada na terça-feira.

   Timor-Leste

Agência Noticiosa de Timor-Leste (ANTIL) lançada em Díli

Díli – A Agência Noticiosa de Timor-Leste (ANTIL) foi lançada quarta-feira em Díli, um projeto que deverá ser formalizado a partir de setembro, com a aprovação dos estatutos, disse à Lusa o secretário de Estado da Comunicação Social, Nélio Isaac Sarmento.

“Hoje é lançado o ‘embrião’ da Agência Noticiosa de Timor-Leste (ANTIL), através do portal de informação oficial do Estado de Timor-Leste. Portanto, a partir de hoje, Timor-Leste já tem uma agência oficial, uma agência noticiosa para prestar informação a todo o território de Timor-Leste e também às comunidades timorenses no estrangeiro”, disse Nélio Isaac Sarmento.

   Macau

Perspetivas económicas são boas, diz chefe do Governo de Macau

Macau, China – O chefe do Governo de Macau, Fernando Chui Sai On, disse na quarta-feira na Assembleia Legislativa que a economia local vai voltar a crescer, após cerca de dois anos de ajustamento devido à queda das receitas do jogo.

“O futuro vai virar-se para um crescimento positivo. Temos boas perspetivas", disse, ao referir a taxa de desemprego fixada em 1,9% no segundo trimestre.

   Macau

Líder do Governo de Macau promete reforço da cooperação entre China e lusofonia

Macau, China - O chefe do Executivo de Macau anunciou na quarta-feira que a conferência ministerial deste ano do Fórum de Cooperação entre a China e os países lusófonos se realizará em outubro e prometeu o reforço dos trabalhos para atrair mais PME.

Fernando Chui Sai On falava na Assembleia Legislativa, onde esteve a responder a perguntas dos deputados, e revelou que a conferência ministerial do chamado Fórum Macau será em outubro, sem precisar o dia, e que será, como sempre, presidida por um governante de Pequim.

   Macau

Taxa de desemprego de Macau mantém-se em 1,9% no segundo trimestre

Macau, China – A taxa de desemprego de Macau manteve-se em 1,9% no segundo trimestre, à semelhança do período entre janeiro e março, segundo dados oficiais divulgados na quarta-feira, que indicam 7.400 pessoas sem trabalho.

Do total de desempregados, 9% estava à procura do primeiro emprego, mais 3,9 pontos percentuais.

   Guiné-Bissau

Autarcas monárquicos portugueses homenageiam PR da Guiné-Bissau

Bissau – A Associação Portuguesa de Autarcas Monárquicos (APAM) homenageou na quarta-feira o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, com uma medalha de honra, naquela que é a mais alta distinção da organização, disse o seu presidente, Manuel Beninguer.

Uma delegação da APAM encontra-se em Bissau, acompanhada de empresários que pretendem investir na Guiné-Bissau e foram recebidos na quarta-feira pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, aproveitando o encontro para homenagear o chefe de Estado guineense.

   Cabo Verde

Presidente cabo-verdiano anuncia candidatura a segundo mandato

Praia – O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou quarta-feira a sua recandidatura quando falta uma semana para o fim do prazo de formalização de candidaturas às eleições presidenciais de 02 de outubro.
O anúncio foi feito ao final da tarde de quarta-feira, na cidade de Praia, à margem do lançamento do quinto volume do livro "Magistratura de Influência", que reúne discursos e intervenções de Jorge Carlos Fonseca enquanto Chefe de Estado e assinala o fim do primeiro mandato presidencial de cinco anos.

   Cabo Verde

Apenas maiores partidos cabo-verdianos concorrem em todos os municípios nas autárquicas

Praia - Apenas os dois maiores partidos cabo-verdianos vão concorrer em todos os 22 municípios nas próximas eleições autárquicas no país, marcadas para 04 de setembro, e cujo prazo limite para entrega formal das candidaturas terminou na terça-feira.

Segundo informações recolhidas na quarta-feira, apenas o Movimento para a Democracia (MPD, partido no poder e que detém 14 das 22 câmaras) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maior partido da oposição e com oito câmaras) vão concorrer em todos os municípios.

   Economia

Sanções: Comissão Europeia propõe cancelamento da multa a Portugal

Bruxelas – A Comissão Europeia decidiu na quarta-feira recomendar a suspensão da multa a Portugal no quadro do processo de sanções devido ao défice excessivo e apresentará posteriormente uma proposta sobre a suspensão de fundos, anunciou o vice-presidente Valdis Dombrovskis em Bruxelas.

O colégio de comissários presidido por Jean-Claude Juncker, reunido em Bruxelas, decidiu avançar com a mesma solução simbólica de multa “zero” para Espanha, o outro Estado-membro contra o qual foi lançado um processo de sanções devido a ausência de medidas eficazes para cumprimento das metas para a correção do défice excessivo.

   Desporto

Rio2016: Pessimistas, 60% dos brasileiros acreditam que o evento trará prejuízo

São Paulo, Brasil - Uma sondagem divulgada na quarta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo revela que 60% dos brasileiros acredita que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro trarão mais prejuízos do que benefícios.

A consulta, realizada pelo Ibope, mostra que apenas 32% dos inquiridos confiam que o evento trará benefícios, enquanto 4% disseram que não traria nem prejuízo nem benefício e 4% não opinaram.

   Desporto

Rio 2016: Prefeito diz que problemas da Aldeia Olímpica estão "praticamente resolvidos"

São Paulo, Brasil - O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse na quarta-feira, na abertura oficial do ‘Media Center’ que será usado nos Jogos Olímpicos Rio2016 que os problemas na Aldeia Olímpica estão praticamente resolvidos.

"Os problemas surgiram efetivamente nos últimos três meses. O que tinha que ser feito está a ser feito. Foi uma falha de acompanhamento, mas acredito que, em cinco, seis dias, estará tudo resolvido. Esta vai ser a melhor Vila da história dos Jogos", disse Eduardo Paes.