Boletim Moçambique

Quinta, 21 Julho 2016 • 27 notícias • 13878 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Banco de Moçambique determina forte aumento nas taxas de juro face a inflação de quase 20%

Maputo - O Banco de Moçambique aumentou quinta-feira as taxas de juro de referência em três pontos percentuais, nos créditos e nos depósitos, face a uma inflação anual de 19,7%, justificando que o país precisa de medidas "muito fortes e inadiáveis".

A taxa de juro de referência passa para os 17,25% nos créditos e 10,5% nos depósitos, anunciou o governador do banco central, Ernesto Gove, em conferência de imprensa realizada após a reunião mensal do Comité de Política Monetária do BM.

   Moçambique

Moçambique foi o país africano com crescimento mais rápido da dívida entre 2011 e 2013 - ONU

Nairobi - Moçambique foi o país africano que teve o maior nível de crescimento da dívida pública externa entre 2011 e 2013, com aumentos de 30% ao ano, segundo o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Crescimento (UNCTAD).

De acordo com o documento 'Desenvolvimento Económico em África', dedicado especialmente à questão da dinâmica e aumento da dívida pública no continente e apresentado na capital do Quénia, "entre 2011 e 2013, o volume de dívida externa cresceu mais rapidamente em Moçambique (30% ao ano, em média), nos Camarões (26% ao ano) e Gabão, Nigéria, Ruanda e Seicheles (24% ao ano)".

   Moçambique

Governo e Renamo iniciam discussão sobre governação de seis províncias em Moçambique

Maputo - O Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) iniciaram quinta-feira em Maputo a discussão da exigência do principal partido de oposição de assumir a governação das seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.

"Iniciámos a discussão sobre o primeiro ponto. O ponto sobre a governação das seis províncias pela Renamo", disse, em conferência de imprensa, o chefe da delegação do principal partido de oposição, José Manteigas, na presença dos mediadores internacionais e da delegação do Governo moçambicano.

   Moçambique

Governo moçambicano diz-se comprometido com descentralização do país

Maputo - O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, afirmou quinta-feira no parlamento em Maputo que o seu Governo está comprometido com o aprofundamento da descentralização do país, seguindo o princípio do gradualismo.

"Gostaríamos de reiterar o compromisso do Governo no aprofundamento da descentralização administrativa e da autonomia do poder local", disse Rosário, no discurso que marcou o encerramento da sessão de perguntas dos deputados da Assembleia da República aos membros do executivo.

   MOçambique

PR moçambicano defende cessação imediata dos confrontos militares

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou quinta-feira que a participação de mediadores internacionais nas negociações para a paz no país constitui um passo visando a restauração da paz e defendeu a cessação imediata dos confrontos militares.
"Ontem [quarta-feira] foram-nos apresentados os facilitadores do diálogo. Este já é um passo. Aceitamos, porque não há confiança entre nós. Mas o que os moçambicanos querem é a cessação imediata da matança e destruição de bens", afirmou Nyusi, falando num comício no distrito de Mopeia, província da Zambézia, centro do país.

   Angola

Angola pagou 410M€ de juros da dívida nos primeiros três meses do ano

Luanda - Angola pagou 410 milhões de euros de juros da dívida pública no primeiro trimestre do ano, mais do que o défice das contas do Estado no mesmo período, influenciadas pela quebra nas receitas petrolíferas.

Os dados constam do relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2016 no primeiro trimestre, documento ao qual a Lusa teve quinta-feira acesso e que foi aprovado quarta-feira na Assembleia Nacional.

   Angola

Ativos do banco angolano BPC vão ser geridos por sociedade pública

Luanda - O Presidente angolano autorizou a criação de uma sociedade pública que para gerir alguns ativos financeiros do estatal Banco de Poupança e Crédito (BPC), um dos maiores do país.

A informação consta de um despacho assinado por José Eduardo dos Santos a que a Lusa teve quinta-feira acesso e que alude à "necessidade do Estado proceder à gestão de determinados ativos financeiros" do BPC, "através de uma entidade que se dedique de modo exclusivo a esta atividade".

   Angola

MPLA queixa-se de “campanha de desinformação” em publicação de livro em Portugal

Luanda - O bureau político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) criticou quinta-feira duramente o lançamento em Portugal de um livro sobre aquele partido e o primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, queixando-se de uma nova "campanha de desinformação".

Em causa está o livro "Agostinho Neto - O Perfil de um Ditador - A História do MPLA em Carne Viva", do historiador luso-angolano Carlos Pacheco, lançado publicamente em Lisboa a 05 de julho, visado no comunicado daquele órgão do Comité Central do partido no poder em Angola desde 1975.

   Angola

Amnistia angolana abrange ativistas mas termina em caso de reincidência - advogado

Luanda - A amnistia aprovada na quarta-feira pela Assembleia Nacional angolana vai aplicar-se também aos 17 ativistas angolanos condenados, em março, a cadeia por rebelião, mas a lei prevê que em caso de reincidência a pena seja cumprida.

A informação foi transmitida em entrevista à Lusa pelo advogado Luís Nascimento, da equipa de defesa dos ativistas angolanos condenados a penas entre dois anos e três meses e oito anos e meio de prisão, depois de aprovada esta proposta de Lei de Amnistia, que deverá abranger 8.000 condenados, por crimes comuns praticados até 11 de novembro de 2015 e puníveis com pena de até 12 anos de cadeia.

   Angola

Amnistia em Angola é “expediente” para “aliviar a pressão” sobre PR – Rafael Marques

Luanda - O ativista e jornalista angolano Rafael Marques disse quinta-feira que a amnistia para crimes com penas até 12 anos, aprovada pela Assembleia Nacional, é um "expediente político" para "aliviar a pressão" sobre o Presidente José Eduardo dos Santos.

A medida poderá ser aplicada já em agosto a 8.000 condenados, por crimes cometidos até 11 de novembro de 2015 - com exceção dos de sangue ou sexuais -, mas Rafael Marques disse que "serve também para tentar dar uma folga ao sistema judicial", que ficou "totalmente exposto como um mero acessório político do Presidente e um antro de violação dos direitos humanos", referindo-se nomeadamente ao caso dos 17 ativistas angolanos.

   Brasil

Brasil realiza leilão e títulos para captação de recursos no exterior

São Paulo, Brasil - O Tesouro Nacional do Brasil anunciou quinta-feira que fará a emissão de títulos da dívida externa no mercado internacional.

Será lançamento um bónus da República denominado em dólares com vencimento em 21 de fevereiro de 2047, o Global 2047. O Tesouro pretende captar pelo menos mil milhões de dólares (910 milhões de euros).

   Brasil

Rio 2016: Dez detidos por suspeita de terrorismo e ligação ao grupo Estado Islâmico

São Paulo, Brasil - As autoridades brasileiras detiveram quinta-feira 10 pessoas e mantêm sob vigilância outras duas por suspeita de preparar atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e ligações ao grupo Estado Islâmico, anunciou o ministro da Justiça.

Segundo Alexandre Moraes, membros deste grupo que não foram identificados por determinação da Justiça realizaram uma espécie de "batismo" na internet, repetindo palavras de um vídeo e jurando fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico.

   Brasil

Brasil é o país da América Latina com maior crescimento da dívida externa, diz Moody's

Brasília - O Brasil é o país da América Latina com maior crescimento da dívida externa, alertou a agência de notação financeira Moody's, num relatório divulgado na quarta-feira.

"A dívida está a crescer mais rápido no Brasil do que na região como um todo, levando a relação de dívida externa sobre o PIB [Produto Interno Bruto] do país para 38% em 2015, partindo de 22% em 2005", segundo um comunicado da agência, que elaborou um relatório sobre a evolução da dívida externa em mercados emergentes.

   Portugal

"Portugal é uma das prioridades da Guiné Equatorial" - embaixador

Lisboa - O embaixador da Guiné Equatorial junto da CPLP afirmou quinta-feira que Portugal é uma prioridade para este país africano, que se afirma empenhado em reforçar a cooperação com Lisboa e convida os empresários portugueses a investirem na agricultura e pescas.

"Portugal é uma das prioridades da Guiné Equatorial", disse à Lusa Tito Mba Ada, representante da missão permanente da Guiné Equatorial junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa entrevista a propósito da adesão deste país à organização, há dois anos. 

   Timor-Leste

Governo timorense reforça gestão dos recursos humanos na Educação

Díli - O Governo timorense aprovou na terça-feira as ações prioritárias para reforçar a gestão dos recursos humanos no setor da Educação, cerca de 15 mil educadores e professores.

A resolução aprovada em Conselho de Ministros, como explica o executivo em comunicado, pretende ultrapassar "desafios" que permanecem desde a aprovação em 2010 do Estatuto da Carreira Docente, o maior passo para regular os recursos humanos do setor educativo público.

   Macau

Controverso edifício de doenças infeto-contagiosas em Macau sem data nem orçamento

Macau, China – O governo de Macau admitiu quinta-feira na Assembleia Legislativa não dispor de data ou orçamento para o edifício de doenças infecto-contagiosas, controverso devido à localização, em resposta aos deputados que continuam a colocar dúvidas sobre o projeto.

O tema voltou quinta-feira ao hemiciclo na sequência de uma interpelação oral da deputada Song Pek Kei, eleita por sufrágio direto, para quem persistem dúvidas mesmo depois do debate anterior no plenário, a 17 de maio, em que o Governo foi chamado a justificar a localização do projeto junto ao Centro Hospitalar Conde de S. Januário (o único hospital público de Macau).

   Macau

Macau lança inquérito sobre participação de residentes em atividades de jogo

Macau, China – O Instituto de Ação Social (IAS) encomendou ao Instituto de Estudos sobre a Indústria do Jogo da Universidade de Macau um inquérito sobre a participação dos residentes do território em atividades de jogo, que decorre até 19 de agosto.

O inquérito visa “estudar, de uma forma contínua, a participação dos residentes de Macau em atividades do jogo e a situação de distúrbio do vício” e avaliar a atual taxa de prevalência do mesmo, esperando-se que os dados a recolher “venham a servir de referência para o planeamento e o desenvolvimento dos futuros serviços de prevenção e tratamento”, refere o IAS em comunicado.

   Macau

Democratas de Macau levam ao plenário pedido de audição sobre 'pulmão' da cidade

Macau, China – Os deputados pró-democratas de Macau Au Kam San e Ng Kuok Cheong interpuseram um recurso ao plenário depois de a Mesa da Assembleia Legislativa ter rejeitado uma proposta de audição sobre um projeto de construção no ‘pulmão’ da cidade.

Esse raro recurso para o plenário da Assembleia Legislativa (AL), apresentado a 04 de julho, relativo à proposta de audição sobre o projeto de construção de edifícios com 100 metros de altura na ilha de Coloane, ainda não tem data para ser apreciado.

   Guiné-Bissau

Representante da UE considera “preocupante” eventual “brecha” de segurança no aeroporto de Bissau

Bissau - O representante da União Europeia na Guiné-Bissau, Vítor Madeira dos Santos, considerou quinta-feira preocupante" a eventual "brecha" de segurança no aeroporto do país, com a entrada no país de uma comitiva sem controlo das autoridades, na última semana.

"Acho muito preocupante: se se verificar que isto aconteceu, é uma brecha importante na segurança aeroportuária do país e que não é tolerável", disse à Lusa Vítor Madeira dos Santos.

   Cabo Verde

Jogos CPLP: Câmara de Turismo aponta “enormes benefícios” para Cabo Verde

Santa Maria, Cabo Verde - O secretário-geral da Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) apontou os "enormes benefícios" que os Jogos da CPLP oferecem ao país, considerando ser uma forma de promover o país enquanto destino turístico e de investimentos.

"Através destes eventos desportivos, consegue-se promover o país enquanto destino turístico e de investimentos. Há enormes benefícios, uns conseguiremos medir e outros são mais difíceis, como a visibilidade e a exposição do país e do destino", notou Carlos Pires Ferreira.

   Mundo

Remessas de emigrantes nos PALOP caem 4,8% até maio para 84,2 mihões de euros

Lisboa - As remessas dos emigrantes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) caíram 4,8% para 84,2 milhões de euros, enquanto as verbas enviadas de Portugal para estes países caíram 6,1% para 19,8 milhões.

De acordo com os dados quinta-feira divulgados pelo Banco de Portugal, as verbas enviadas pelos trabalhadores portugueses nos países africanos lusófonos passaram de 88,54 milhões de euros, nos primeiros cinco meses do ano passado, para 84,2 milhões de euros, o que equivale a uma descida de 4,8%.

   Mundo

Antigo PR timorense Ramos-Horta diz que Guiné Equatorial não fez muitos progressos

Lisboa - O antigo Presidente timorense José Ramos-Horta considera que a Guiné Equatorial não tem feito "muitos progressos" desde que aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), há dois anos, e defende que a organização deve mostrar "paciência, mas firmeza".

"Não têm havido muitos progressos em resposta às expectativas da CPLP", disse à Lusa Ramos-Horta, antigo Presidente (2007-2011) e primeiro-ministro (2006-2007) de Timor-Leste.

   Mundo

Guiné Equatorial na CPLP legitimou aumento de violações de direitos humanos - ONG

Brasília - A admissão da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) legitimou e deu força ao governo equato-guineense para cometer mais violações de direitos humanos no país, alertou a organização brasileira Conectas Direitos Humanos.

Em resposta à agência Lusa, Camila Asano, coordenadora de política externa da Conectas Direitos Humanos, disse que "a corrupção generalizada, a falta de Estado de Direito e o completo desrespeito a direitos básicos da população seguem crescendo".

   Mundo

Guiné Equatorial está a cumprir o roteiro de adesão à CPLP – embaixador

Lisboa - A Guiné Equatorial "está presente" na CPLP e "a cumprir o roteiro" de adesão à organização, com "passos gigantescos" no ensino do português e sem aplicar a pena de morte, ainda por ratificar pelo Presidente, disse o embaixador à Lusa.

"Pensamos que estamos a cumprir com o roteiro que foi traçado" na altura da integração da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), afirmou, em entrevista à Lusa, o representante da missão permanente da Guiné Equatorial junto da organização, Tito Mba Ada.

   Desporto

Fernando Santos rejeita pressão e promete trabalho até 2020

Oeiras, Lisboa - O selecionador Fernando Santos rejeitou quinta-feira qualquer pressão acrescida por Portugal ter agora o estatuto de campeão europeu de futebol e prometeu "muito trabalho" para os próximo quatro anos, sempre com "ganhar" como "palavra-chave".

"Vamos trabalhar mais, mais e mais para conduzir Portugal ao que todos desejamos. A palavra-chave é ganhar e vamos lutar muito por isso", disse Fernando Santos durante a oficialização da sua renovação de contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na Cidade do Futebol, em Oeiras.

   Desporto

Rio2016: Moçambique leva menos seis atletas e ambiciona passar primeiras eliminatórias

Maputo - Moçambique vai participar nos Jogos Olímpicos com seis atletas, levando na bagagem a ambição de conseguir a passagem à eliminatória seguinte das modalidades em que vai competir, disse à Lusa o diretor-técnico do Comité Olímpico de Moçambique (COM).

Após meses de competição em busca de resultados mínimos, Moçambique tem garantida as participações de Kurt Couto, nos 400 metros barreiras em atletismo, a sua quarta presença em Jogos Olímpicos, de Marlon Acácio, no judo, e dos canoístas Mussa Camaune e Joaquim Lobo, afirmou Benedito Jonas.

   Desporto

Campeão Libolo quer pressionar líder 1.º de Agosto na 18.ª ronda do ‘Girabola’

Luanda - O embate entre o Recreativo do Libolo e o Interclube, na vila do Calulo, concentra as atenções da 18.ª jornada do principal campeonato angolano de futebol, ainda com a dúvida sobre a realização do jogo do líder 1.º de Agosto.

O campeão em título do ‘Girabola', treinado pelo português João Paulo Costa, tenta, em casa, no domingo, a aproximação ao líder, com ambas as equipas separadas desde a última jornada por apenas três pontos. Já os ‘polícias' do Interclube, de Luanda, querem retomar as vitórias, após alguns resultados menos positivos.