Boletim Moçambique

Terça, 28 Junho 2016 • 20 notícias • 10795 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Autoridades moçambicanas alargam escoltas militares no centro do país

Maputo - A polícia moçambicana anunciou o alargamento da escolta militar na estrada nacional número 07, no centro do país, para impedir ataques por supostos homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição.

"Achamos que era necessário aumentar (o perímetro da escolta militar) e os resultados são visíveis em termos de segurança", afirmou o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, durante a conferência de imprensa sobre a atividade policial da semana passada, não especificando o troço cuja circulação passa a ser protegida por colunas militares.

   Moçambique

Crise com FMI e BM deveu-se a deslize do Governo – Chissano

Cascais - O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano afirmou que a crise entre o Governo de Moçambique e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM), desencadeada em abril, deveu-se a um "deslize" das autoridades de Maputo.

Em causa está a ocultação de dívidas nas contas públicas por parte do Governo moçambicano, que reconheceu, antes de o FMI e BM realizarem uma missão de avaliação, entretanto cancelada, a Moçambique, ter empréstimos ocultados nas contas do Estado e que aumentaram a dívida pública de 42% para 70% do Produto Interno Bruto (PIB), ascendendo a 11,66 mil milhões de dólares, dos quais 9,89 mil milhões são dívida externa.

   MOçambique

Desarmar e desmilitarizar a Renamo "não é nada do outro mundo” – Chissano

Cascais - O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano afirmou que desarmar e desmilitarizar a Renamo "não é nada do outro mundo", exigência que deverá presidir, do lado de Maputo, a negociações entre as duas partes, que, admitiu, poderão reunir-se em breve.

Em declarações à agência Lusa, à margem da Conferência Moçambique - Portugal, em Cascais, Joaquim Chissano admitiu estarem em curso contactos com vista a preparar, para breve, um encontro entre o presidente Filipe Nyusi, e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama. 

   MOçambique

Nyusi reforça equipa do Governo nas negociações com a Renamo

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou as três individualidades que vão reforçar a equipa do Governo nas negociações para o fim da crise política e militar no país, indica um comunicado da Presidência da República enviado à Lusa.

Segundo a nota de imprensa, Nyusi designou António Hama Thai, ex-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e atual deputado da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Alfredo Gamito, ex-deputado, e Edmundo Galiza Matos, deputado e porta-voz da bancada da Frelimo, para reforçarem a equipa do Governo nas negociações com a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, visando o fim da crise política e militar. As três individualidades vão juntar-se a Jacinto Veloso, Benvinda Levi e a Alves Muteque na equipa que representa o Governo nas negociações com a Renamo.

   Angola

Angola tem de acelerar cinco vezes redução da mortalidade infantil - Unicef

Nova Iorque – Angola tem de aumentar mais de cinco vezes o ritmo de redução da mortalidade infantil, para alcançar o objetivo de reduzir para 25 o número de mortes de menores de cinco anos em cada mil, revela a Unicef.

Intitulado “Uma oportunidade justa para todas as crianças”, o relatório anual do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que quase setenta milhões de crianças morrerão antes dos cinco anos até 2030 se a comunidade internacional não investir já nas mais crianças pobres. Atualmente, Angola tem a maior taxa de mortalidade infantil do mundo: 157 em cada mil crianças morrem antes dos cinco anos no país.

   Angola

Banco Caixa Geral Angola sancionado por operações cambiais

Luanda - O Banco Caixa Geral Angola, maioritariamente detido pelo grupo estatal português Caixa Geral de Depósitos, é uma das sete instituições bancárias angolanas sancionadas pelo banco central por irregularidades em operações cambiais.

Em comunicado a que a Lusa teve acesso, o Banco Nacional de Angola (BNA) confirma que foram ainda sancionados, igualmente após a instauração de processos de por transgressão, o Banco Angolano de Investimentos, o Banco Millennium Atlântico, o Banco Comércio e Indústria, o Banco Keve, o Banco Sol e o Standard Bank Angola.

   Brasil

Unicef aponta reformas educativas do Brasil como exemplo a seguir

Nova Iorque – O relatório anual da Unicef apresenta como exemplo as reformas educativas do Brasil, que, em nove anos, aumentaram as taxas de matrícula dos jovens de 15 anos de 65 para 78 por cento.

No relatório “Uma oportunidade justa para todas as crianças”, no capítulo dedicado à Educação, a Unicef cita alguns os bons exemplos de Brasil e Vietname, que "oferecem lições valiosas sobre como reformar os sistemas educativos”, acrescentando que as reformas múltiplas, iniciadas nos anos 90 no Brasil, permitiram melhorar as taxas de matrículas dos adolescentes e os desempenhos escolares.

   Brasil

Congresso inicia processo contra deputado que fez apologia da tortura

São Paulo - A Câmara dos Deputados (câmara baixa parlamentar) do Brasil iniciou um processo formal que pode cassar o mandato do deputado Jair Bolsonaro, acusado de fazer apologia da tortura.

O parlamentar é alvo de um processo por quebra do decoro parlamentar após ter homenageado um torturador da ditadura militar, coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, na sessão que decidiu o andamento do processo de destituição contra a Presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff. 

   Brasil

Banco Central do Brasil projeta inflação de 6,9% para 2016

São Paulo - O Banco Central do Brasil agravou a projeção para a inflação informando que a alta dos preços no Brasil deve ficar em 6,9 por cento, este ano, segundo o Relatório Trimestral de Inflação.

A estimativa anterior, divulgada em março, indicava uma inflação de 6,6%. A nova projeção fica assim 0,3 pontos percentuais acima da estimativa anterior. Para 2017, o Banco Central prevê que a inflação deve recuar e encerrar o período em 4,7%, resultado 0,2 pontos percentuais abaixo dos 4,9% previstos anteriormente.

   Brasil

Mais de 20 mortes no Rio de Janeiro em operações policiais em junho 

São Paulo - A Amnistia Internacional (AI) denunciou que, pelo menos 23 pessoas, morreram nos primeiros 24 dias de junho durante operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro, pouco mais de um mês antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

"Nos últimos dez anos, o Rio de Janeiro sediou três eventos desportivos importantes e cada vez que isso aconteceu, observou-se um aumento de mortes cometidas por agentes da polícia", declarou Renata Neder, conselheira de direitos humanos da AI, durante uma conferência realizada em Genebra pelo Conselho de Direitos Humanos (CDH), da ONU.

   Brasil

Polícia prende 14 pessoas por fraude de 49,2 M€ em projetos culturais

Brasília - A Polícia Federal brasileira prendeu  14 pessoas por desvios de 180 milhões de reais (49,2 milhões de euros) de recursos estatais em projetos culturais com benefícios de isenção fiscal.

Segundo os investigadores da Operação Boca Livre, um grupo criminoso atuou durante quase 20 anos no Ministério da Cultura e conseguiu a aprovação de 180 milhões de reais em projetos fraudulentos.  

   Portugal

32 portugueses mortos no estrangeiro, a maior parte no Brasil e Venezuela 

Lisboa – Trinta e dois portugueses foram vítimas de homicídio no estrangeiro em 2015, 13 dos quais no Brasil (7) e na Venezuela (6), segundo dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), recolhidos através das notícias inseridas nos vários órgãos de comunicação social.

Os dados foram recolhidos através do Observatório de Imprensa de Crimes de Homicídio em Portugal e de Portugueses no Estrangeiro, criado em 2014 “com o objetivo de ajudar a compreender melhor o fenómeno da criminalidade capital, ocorrida em Portugal, ou que tenha envolvido portugueses fora do território nacional”.

   Timor-Leste

ONU recomenda precauções perante confrontos de grupos de artes marciais

Díli - Confrontos entre grupos rivais de jovens em vários pontos da capital timorense, incluindo ligados a grupos de artes marciais, e que têm aumentado nos últimos meses, estão a causar preocupação e exigem precauções adicionais, segundo as Nações Unidas.

Uma situação agravada por vários casos (pelo menos uma dezena desde o início do ano), de ataques com Rama Ambon (fisgas que lançam pequenas flechas) e que são atiradas contra transeuntes por jovens "iniciados" em grupos rivais. Este tipo de incidentes com Rama Ambon - armas usadas em vários pontos do arquipélago indonésio, incluindo Ambon - causaram já pelo menos um morto e vários feridos desde o início do ano.

   Cabo Verde

Ambientalistas querem inventário sobre edifícios com amianto

Praia - A associação ambientalista Quercus defendeu a realização de um inventário dos edifícios públicos com amianto em Cabo Verde e a aprovação de legislação que proíba o uso deste material, considerado perigoso para a saúde, em novos edifícios.

"O primeiro passo será legislar sobre o amianto para acautelar a sua utilização no futuro [...] e depois fazer um inventário dos edifícios que contém amianto para ir fazendo a reabilitação desses edifícios", defendeu João Branco, presidente da Quercus Portugal.

   Cabo Verde

Emissões da Televisão Digital Terrestre já arrancaram no arquipélago

Praia - As emissões da Televisão Terrestre Digital (TDT) já arrancaram em Cabo Verde, anunciou o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiana, Abraão Vicente, considerando que se inaugura uma "nova fase" da televisão no arquipélago.

Em conferência de imprensa, o ministro disse que as emissões experimentais arrancaram na cidade da Praia, numa primeira fase que vai incluir toda as ilhas de Santiago (a maior do país), Maio, Sal e São Vicente, totalizando 12 concelhos e representando mais de 60% da população. O ministro referiu que a segunda fase irá arrancar "em breve" nas outras ilhas de Santo Antão, são Nicolau, Boavista, Fogo e Brava.

   Mundo

Pelo menos 10 mortos e 20 feridos em atentado em Istambul

Istambul – Pelo menos 10 pessoas morreram num atentado contra o aeroporto de Ataturk, o maior de Istambul, Turquia, e 20 pessoas ficaram feridas, informou na terça-feira o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag.

De acordo com as primeiras informações das autoridades turcas, duas explosões e um tiroteio ocorreram perto do estacionamento do terminal internacional do aeroporto, situado na parte europeia da cidade.

   Mundo

Guiné Equatorial e Angola entre os países com pior acesso a água potável

Nova Iorque - A Guiné Equatorial e Angola são dois dos três países do mundo onde menos de metade da população tem acesso a fontes melhoradas de água potável, revelou a Unicef, no relatório anual “Uma oportunidade justa para todas as crianças”.

Segundo os dados disponíveis, apenas três países no mundo têm menos de metade da sua população abrangida pelo acesso a fontes melhoradas de água: Papua Nova Guiné (40%) Guiné Equatorial (48%) e Angola (49%). A situação é pior nas zonas rurais, onde apenas 28% dos angolanos e 31% dos equato-guineenses têm acesso a sistemas como água canalizada, torneiras públicas ou fontanários, poços tubulares ou furos, poços ou nascentes protegidas.

   Economia

Embraer acredita que Portugal compre aviões KC-390 e mantém "conversas" sem "pressão"

Évora – O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, disse acreditar na aquisição por Portugal do novo avião militar KC-390, revelando que “as conversas” com o Governo decorrem de forma "normal" e sem “pressão”.

“Respeitamos o tempo do Governo português e as conversas estão a caminhar de forma absolutamente normal e sem nenhum tipo de pressão de nenhum dos lados”, afirmou o responsável.

   Desporto

Rio2016: Governo inicia campanha sobre possíveis ameaças terroristas

Brasília - O Governo brasileiro informou que iniciou recentemente uma campanha de sensibilização para alertar a população das cidades que receberão competições olímpicas quanto a possíveis ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

Em nota, o Ministério da Defesa informou que a campanha envolve "a distribuição de 'folders', cartazes e cartilhas", e a disponibilização desse material para "os mais diversos órgãos, como empresas de transporte urbano, bares, hotéis e outros locais", onde se espera grande circulação de pessoas.

   Desporto

Candidato impugna eleições na Federação de Futebol da Guiné-Bissau

Bissau - Inum Embaló, um dos cinco candidatos à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), impugnou as eleições realizadas a 18 de junho, alegando fraude, mas o organismo nega as acusações.

Vice-presidentes da direção cessante, Embaló disse à Lusa que a reeleição de Manuel Nascimento Lopes (Manelinho) "é ilegal e fraudulenta", porque o vencedor apresentou documentos falsos e contou com o apoio expresso do poder político.