Boletim Moçambique

Quarta, 27 Abril 2016 • 28 notícias • 14104 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Petrolífera Anadarko espera fechar acordo com Governo no primeiro semestre

Maputo - O presidente da Anadarko Moçambique disse que espera fechar os últimos acordos com o Governo moçambicano no primeiro semestre de 2016 e iniciar a produção de gás natural no norte do país o mais depressa possível.

John Peffer afirmou, durante uma conferência sobre recursos minerais em Maputo que, em 2015, a petrolífera norte-americana já chegou a acordo com o executivo numa "quantidade considerável" de assuntos e que, até ao fim do primeiro semestre deste ano, espera fechar as questões ainda pendentes.

   Moçambique

Governo assegura que controla localidade atacada pela Renamo

Maputo - O vice-ministro da Defesa moçambicano assegurou que as autoridades controlam o posto administrativo de Chiramba, no centro de Moçambique, após uma tentativa de ocupação por parte da Renamo.

"Houve uma tentativa de ocupação, mas as Forças de Defesa e Segurança já tomaram conta disso", disse à imprensa Patrício José, falando à margem da 18.ª reunião de Chefes de Estado-Maior-General da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada esta quarta-feira em Maputo. 

   MOçambique

Renamo exige debate urgente sobre dívida no parlamento

Maputo - A bancada parlamentar da Renamo, maior partido de oposição em Moçambique, exigiu um debate urgente no parlamento sobre as revelações de dívidas fora das contas públicas e quer que os autores desta situação tenham uma "responsabilização exemplar".

Assinalando que "o povo foi burlado", a líder parlamentar da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ivone Soares, disse, em conferência de imprensa, que deu entrada quarta-feira o quarto pedido de agendamento em menos de um mês para o agendamento do debate sobre a dívida pública, referindo que todos os outros foram rejeitados pela maioria da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.

   MOçambique

Governo aumenta salários mínimos entre 3,6% e 12,5%

Maputo - O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou aumentos nos salários mínimos, entre 3,6% e 12,5%, passando o ordenado mais baixo para 3.298 meticais (58 euros), que deve ser pago na agricultura, pecuária, caça e silvicultura.

Ao abrigo dos novos aumentos, aprovados pelo Governo na terça-feira, os trabalhadores da área da pesca industrial e semi-industrial beneficiam de um aumento no ordenado de 9% para 3.815 meticais (68,4 euros), na extração mineira o salário sobre 10,11% para 6.213 meticais (111 euros) e os trabalhadores das pedreiras e areeiros beneficiam de um aumento de 8,11% para 4.476 meticais de salário mínimo (80,33 euros).

   MOçambique

Rei da Suazilândia visita Moçambique a partir de quinta-feira

Maputo - O rei da Suazilândia, Mswati III, realiza, a partir de quinta-feira até domingo, uma visita de Estado a Moçambique, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação, informou a Presidência moçambicana em comunicado enviado à Lusa.

A nota adianta que a deslocação do monarca suazi a Moçambique surge em resposta ao convite formulado pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e tem como objetivo avaliar, aprofundar e consolidar as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois países vizinhos.

   MOçambique

Dívida pública pode levar Moçambique à falência – investigadores

Maputo - Investigadores moçambicanos alertaram que o aumento galopante da dívida pública pode levar Moçambique a uma situação de falência e gerar conflitos laborais e sociais, perante a impotência da justiça em responsabilizar os autores de contas escondidas.

"Com o atual nível de dívida pública, Moçambique está praticamente a entrar para uma situação de falência e seria uma falência fraudulenta, não como as situações de crise económica e financeira que tivemos no passado", afirmou o economista e investigador do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) António Francisco durante uma mesa-redonda sobre o endividamento moçambicano. 

   Angola

Governo disponibiliza 6,6 milhões de euros para combater epidemia de febre-amarela

Luanda - O Governo angolano disponibilizou 1,254 mil milhões de kwanzas (6,6 milhões de euros) para as ações do Ministério da Saúde, para combater a epidemia de febre-amarela, que em quatro meses já causou 258 mortos.

Um comunicado do Ministério das Finanças, distribuído esta quarta-feira à imprensa, refere que o montante é destinado às 18 províncias do país, e a sua partilha deverá ser feita pelos Governos provinciais às repartições municipais de saúde.

   Angola

Jornalista Rafael Marques apresenta queixa contra genro do Presidente 

Lisboa – O jornalista angolano Rafael Marques enviou terça-feira, por correio, uma queixa por difamação e calúnia contra o empresário Sindika Dokolo, genro do Presidente de Angola, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

De acordo com o documento, que deverá ter dado entrada quarta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público do Distrito de Lisboa, a queixa de Rafael Marques refere-se à entrevista do empresário Sindika Dokolo ao Jornal de Negócios, publicada no dia 23 de fevereiro.

A queixa baseia-se em acusações proferidas por Sindika Dokolo, marido da empresária Isabel dos Santos, filha do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que apontou Rafael Marques como um “testa-de-ferro” de uma estratégia de “desestabilização”.

   Brasil

Presidente da câmara baixa critica acusações de corrupção feitas por lobista

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, criticou as acusações de corrupção feitas pelo lobista Fernando Baiano, afirmando que vai contestá-las judicialmente.

Fernando Baiano contou, em depoimento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar terça-feira, que entregou cerca de quatro milhões de reais (um milhão de euros) a um funcionário do presidente da Câmara dos Deputados brasileira, Eduardo Cunha, de suborno.

"Ele não apresentou nenhuma prova de absolutamente nada, a minha resposta está na própria denúncia, que aliás não devia nem estar sendo palco de objeto no Conselho de Ética, que é uma representação específica sobre se supostamente eu menti sobre contas no exterior", disse Eduardo Cunha.

   Brasil

Rio2016: Amnistia Internacional diz que habitantes das favelas vivem terror

Lisboa - A Amnistia Internacional denunciou que os habitantes das favelas do Rio de Janeiro, cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, estão a viver num clima de terror, após 11 pessoas terem sido mortas este mês em tiroteios com a polícia.

O grupo defensor dos direitos humanos disse que pelo menos 307 pessoas foram mortas pela polícia na cidade no ano passado e pediu às autoridades brasileiras que tomem medidas antes do início dos Jogos Olímpicos Rio2016, que começam a 05 de agosto.

   Portugal

Governo está a dar apoio consular no caso do assassínio de casal português em Angola

Lisboa - O Governo português está a prestar apoio consular e a acompanhar as diligências das autoridades angolanas no caso do assassínio de um casal de portugueses, na terça-feira, na capital angolana, disse o secretário de Estado das Comunidades.

"Estamos a acompanhar as diligências judiciais que estão a ser desenvolvidas e o consulado de Portugal em Angola já contactou com o procurador-geral da República solicitando a maior celeridade possível nas investigações", afirmou José Luís Carneiro, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, à margem da reunião plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas.

   Portugal

Procuradora-Geral da República portuguesa elogia boa colaboração com congénere angolana

Luanda - A Procuradora-Geral da República de Portugal enalteceu, em Luanda, a boa colaboração existente entre as procuradorias portuguesa e angolana, que tem tido frutos importantes, designadamente na formação de magistrados no aprofundamento da cooperação judiciária internacional.

Joana Marques Vidal, que se encontra em Luanda a convite do seu homólogo angolano, João Maria de Sousa, para as comemorações do 37.º aniversário da Procuradoria-Geral angolana, falava aos jornalistas à margem da assinatura de um Memorando de Entendimento para a formação e troca de delegações dos respetivos ministérios Público.

   Portugal

Raid humanitário do Alto Minho à Guiné-Bissau para levar cinco toneladas de donativos

Viana do Castelo - Um clube motorizado de Viana do Castelo vai percorrer cinco mil quilómetros entre aquela cidade do Alto-Minho e Cacheu, na Guiné-Bissau, para levar cinco toneladas de material médico descartável, artigos escolares, alimentos e vestuário à população local.

Em declarações à agência Lusa, um dos organizadores da missão humanitária, Miguel Lourenço, explicou que o 'raid' designado "5-5-5 - cinco países, cinco mil quilómetros e cinco toneladas de material" vai atravessar Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal, terminado na Guiné-Bissau".

   Timor-Leste

Situação “delicada” adia debate sobre futuro da presidência Parlamento

Díli - A situação "delicada e sensível" que se vive em Timor-Leste, o cansaço e a vontade de transmitir os trabalhos pela televisão provocaram o adiamento, pela segunda vez, do debate sobre o futuro da mesa do Parlamento Nacional (PN).

Em causa está um debate de um requerimento apresentado pela maior bancada do parlamento, o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), para eleger uma nova mesa do PN, alegando o fim da coligação com o Partido Democrático (PD) e a perda de confiança no presidente, Vicente da Silva Guterres, que é do próprio CNRT.

   Timor-Leste

Ex-MNE preocupado com indecisão nas forças de defesa e imagem exterior do país

Díli - O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense manifestou-se preocupado com a instabilidade e apreensão internas causadas pela indecisão sobre o futuro do comando das forças de defesa e pelo impacto da crise na imagem externa do país.

"Sim, estou preocupado. Espero que as instituições, nomeadamente o senhor Presidente da República, o Governo e a hierarquia militar, possam encontrar uma saída para esta situação", afirmou José Luis Guterres em declarações à Lusa.

   Timor-Leste

Fundo Petrolífero em queda desde há um ano após atingir valor recorde

Díli - O Fundo Petrolífero timorense, principal fonte de receitas públicas, atingiu o maior valor de sempre há um ano, mas diminui desde então, devido ao preço do crude e à menor produção no Mar de Timor.

Dados do Banco central confirmam que no final de fevereiro o Fundo Petrolífero (FP) registava um valor de cerca de 16 mil milhões de dólares, menos 1,1 mil milhões que em abril do ano passado, quando atingiu o valor mais elevado de sempre.

   Timor-Leste

Transição para economia menos dependente do petróleo em debate

Díli - Encontrar alternativas à dependência timorense do petróleo e gás natural, promovendo uma economia que intensifique outros setores, como a agricultura, turismo e manufatura, é o tema de um fórum de debate que decorre em maio em Díli.

O Fórum de Desenvolvimento Nacional (FDN), a 09 e 10 de maio, é promovido pela Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), pelo Institute of Business (IOB), pela Univerdade da Paz e pelo Policy Leaders Group (PLG).

   Macau

Taxa de desemprego de Macau foi 1,9% no primeiro trimestre

Macau, China – A taxa de desemprego de Macau fixou-se em 1,9% no primeiro trimestre do ano, de acordo com dados oficiais, que apontam para 7.700 pessoas desempregadas, 6,3% das quais procurava o primeiro emprego.

A taxa de desemprego dos primeiros três meses do ano representa um ligeiro aumento de 0,2 pontos em relação ao mesmo período de 2015, quando se fixou em 1,7%.

   Macau

Operadora de jogo Galaxy com quebra de 2% nas receitas no primeiro trimestre

Macau, China - O grupo Galaxy Entertainment, com uma licença de jogo em Macau, anunciou uma quebra homóloga de 2% nas receitas do primeiro trimestre, para 13,4 mil milhões de dólares de Hong Kong (1,5 mil milhões de euros).

Em comunicado à bolsa, o grupo indica que em termos trimestrais, as receitas subiram 1%. Já o EBITDA ajustado – lucros antes de impostos, amortizações e depreciações – atingiu 2,4 mil milhões de dólares de Hong Kong (273 milhões de euros), mais 6% em termos anuais e menos 2% quando comparado com o trimestre anterior.

   Guiné-Bissau

ONU junta dirigentes em busca de um pacto de estabilidade

Bissau - As Nações Unidas promoveram um encontro com responsáveis políticos, militares e elementos da sociedade civil da Guiné-Bissau, numa discussão sobre os caminhos que possam levar a um pacto de estabilidade do país.

No seu discurso de abertura do encontro que junta mais de 200 convidados, o representante da ONU em Bissau, Miguel Trovoada, disse que a sua instituição "apenas promove o diálogo".

   Cabo Verde

Detido suspeito de 11 mortes em posto militar em Cabo Verde

Praia - O suspeito das 11 mortes num posto militar em Cabo Verde foi detido no bairro da Fazenda, na cidade da Praia, anunciou a Polícia Nacional.

O suspeito tinha feito um taxista como refém quando foi detido e foi levado para a esquadra da Achada de Santo António, bairro mais populoso da Praia, onde já está um grande aparato policial, muitos jornalistas e populares.

A identificação do suspeito foi já confirmada pelas autoridades como sendo Manuel António Silva Ribeiro, de 22 anos, militar há cerca de um ano.

   Cabo Verde

Governo decreta dois dias de luto nacional

Praia - O Governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional pelas 11 vítimas do posto militar na ilha de Santiago, disse o primeiro-ministro.

Ulisses Correia e Silva adiantou também que cancelou a deslocação que tinha previsto à ilha do Fogo. O Executivo endereçou ainda condolências às famílias das vítimas cabo-verdianas e espanholas.

   Mundo

CPLP defende mais estratégias conjuntas de combate ao crime

Maputo - A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve reforçar as estratégias conjuntas de combate ao crime, defenderam os participantes de uma reunião de chefias militares dos Estados-membros da organização.

"É preciso reforçar as estratégias conjuntas, como forma de respondermos aos desafios que nos são propostos", disse o vice-ministro da Defesa de Moçambique, durante a 18.ª reunião de Chefes de Estado-Maior-General da CPLP, iniciada esta quarta-feira em Maputo, apontando o caso do crime organizado.

   Economia

Papéis do Panamá: PGR de Angola diz que 'offshores' não são ilegais

Luanda - O Procurador-geral da República de Angola disse, em Luanda, que as 'offshores' não são proibidas e por isso não vê razões para se criar um alarido à volta do assunto sobre os "Documentos do Panamá".

"Os papéis do Panamá, acho que são de algum modo místicos, porque referem-se a 'offshores'. As 'offshores' não são proibidas, por outro lado, por aquilo que eu saiba - não sei se os senhores jornalistas tiveram acesso a outro tipo de informações - não foram divulgados nem sequer valores, só falam de nomes e da existência de 'offshores', por isso não vejo que razões há para se criar assim um alarido à volta desse assunto", referiu João Maria de Sousa.

   Economia

Brasil está “atolado numa recessão profunda” - FMI

Brasília - O Brasil está "atolado numa recessão profunda" devido aos problemas económicos e políticos, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI) num relatório divulgado na Cidade do México.

No início do mês, o FMI anunciou que a economia brasileira deverá sofrer uma contração de 3,8% este ano e deverá estagnar em 2017. A previsão anterior, divulgada em janeiro, apontava para uma queda de 3,5%.

   Desporto

Brasil recebe chama olímpica em Atenas

Atenas – O Brasil recebeu oficialmente a chama olímpica numa cerimónia realizada no estádio Panatenaico, em Atenas, exatamente 100 dias antes a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A chama foi entregue pelo presidente do Comité Helénico, Spyros Capralos, a para Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Olímpico do Brasil e do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

   Desporto

Município do Rio de Janeiro suspende pagamentos a construtoras da ciclovia

Rio de Janeiro – O município do Rio de Janeiro suspendeu os pagamentos às empresas responsáveis pela construção da ciclovia construída para os Jogos Olímpicos Rio2016, que desabou na última quinta-feira, provocando dois mortos.

Em comunicado, o município informou que, além da suspensão dos pagamentos, proibirá as mesmas empresas de concorrer a concursos para obras públicas, uma medida que se irá manter até à conclusão dos inquéritos que tentam determinar responsabilidades.

   Desporto

Esperados mais de 81 atletas portugueses nos Jogos Olímpicos

Almada – O Chefe da Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, José Garcia, assumiu que a comitiva portuguesa deverá ultrapassar os 81 atletas e tornar-se na terceira maior de sempre.

“Temos, neste momento, 110 atletas a ser apoiados. Gostávamos de os ter lá a todos, mas sabemos que essa não é a realidade. Estou convencido que o número de 76 de Londres será ultrapassado. (...) Se ultrapassarmos os 81, entraremos no ‘top-3’ das maiores participações. Eu apontaria para um número superior ao de 81”, disse.