Boletim Moçambique

Segunda, 28 Dezembro 2015 • 22 notícias • 10785 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Ministério da Saúde moçambicano diz que enfrenta grande défice de sangue

Maputo - O Ministério da Saúde moçambicano anunciou segunda-feira que os hospitais do país estão a enfrentar um grande défice de sangue, exortando a população a aderir às campanhas de doação para responder ao aumento da procura na quadra natalícia.

"Neste momento, em todo o país, temos 1.273 unidades de sangue armazenadas, pode parecer muito, mas é muito pouco para responder à procura mensal de cerca de 9.500 unidades, temos um grande défice de sangue", disse, em entrevista à emissora pública Rádio Moçambique, o diretor nacional de Assistência Médica do Ministério da Saúde, Ussene Isse.

   Moçambique

Embaixador cessante dos EUA diz que Moçambique não deve subestimar incerteza económica

Maputo - O embaixador cessante dos EUA em Maputo, Douglas Griffiths, afirmou esta segunda-feira que Moçambique não pode subestimar a incerteza económica e os desafios políticos em 2016, defendendo um debate mais inclusivo sobre a solução dos problemas do país.

Griffiths referiu-se aos principais desafios de Moçambique no próximo ano, num discurso distribuído à imprensa, por ocasião do fim da sua missão no país.

   MOçambique

Dois moçambicanos presos na posse de cerca de 6,6 ME na África do Sul

Maputo - Dois moçambicanos foram presos na sexta-feira com cerca de 6,6 milhões de euros na sua posse, na fronteira de Lebombo, na província sul-africana de Mpumalanga, informaram as autoridades locais, citadas pela imprensa moçambicana.

No total, os detidos possuíam 4,9 milhões de dólares (4,4 milhões de euros), 2,2 milhões de euros e 20 mil randes (1,1 milhões de euros) em sacos plásticos, escondidos num compartimento inventado na bagageira de uma carrinha de marca Toyota Hiace, de acordo com o porta-voz da autoridade tributária local, Sandile Mamele.

   Angola

Bancos angolanos com menos 116 milhões de dólares em divisas numa semana

Luanda - A injeção de divisas nos bancos comerciais angolanos desceu mais 33 por cento na última semana, para 230,2 milhões de dólares, nomeadamente para garantir a importação de matéria-prima, segundo o Banco Nacional de Angola (BNA).

A informação consta do relatório semanal do banco central angolano sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, ao qual a Lusa teve acesso esta segunda-feira relativamente à venda de divisas entre 21 e 24 de dezembro, realizada a uma taxa interbancária média de 135,9 kwanzas (91 cêntimos de euro), inalterada há mais dois meses.  

   Angola

Várias infeções do grupo da cegueira dos rios dificulta o controlo da doença em Angola

Luanda - A presença de várias infeções do grupo das filárias em algumas províncias de Angola está a impedir o avanço das autoridades sanitárias no controlo dessas doenças, como a oncocercose ou cegueira dos rios.

A informação foi avançada esta segunda-feira à agência Lusa, pelo coordenador do Programa das Doenças Tropicais Negligenciadas, Pedro Van-Dúnem, que este ano concluiu a primeira fase do mapeamento de doenças como a oncocercose ou cegueira dos rios, da elefantíase ou 'pé de elefante', da dranculiase ou verme-da-guiné, da hematúria ou bilharziose intestinal.

   Brasil

Cimpor conclui venda das Pedreiras de Guarulhos e Barueri por 23M€

Lisboa - A Cimpor anunciou segunda-feira a conclusão da venda das Pedreiras de Guarulhos e Barueri, situadas no Estado de São Paulo, Brasil, à Polimix Concreto, pelo valor de 100 milhões de reais (cerca de 23 milhões de euros).

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cimpor - Cimentos de Portugal informa sobre a "alienação hoje concluída das Pedreiras de Guarulhos e Barueri (incluindo os imóveis, ativos e direito de exploração das minas) situadas no Estado de São Paulo (Brasil), à Polimix Concreto".

   Brasil

Brasil aprova primeira vacina contra o dengue

Lyon - O Brasil aprovou o uso da primeira vacina contra o dengue, o 'Dengvaxia', que já havia recebido uma autorização semelhante no México e nas Filipinas, anunciou esta segunda-feira em comunicado a companhia farmacêutica francesa Sanofi Pasteur.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira anunciou a autorização do uso daquela que é a primeira vacina regulamentada para a prevenção da doença causada pelos quatros tipos de vírus do dengue em indivíduos entre os nove e os 45 anos, que vivem em áreas endémicas.

   Portugal

Presidente da República recorda adesão de Portugal às Comunidades Europeias há 30 anos

Lisboa - O Presidente da República recordou esta segunda-feira a adesão de Portugal às Comunidades Europeias há 30 anos, sublinhando a importância que a Europa tem na vida económica, política, financeira, social e cultural do país.

"Ao longo destas três décadas de participação no projeto europeu, Portugal assumiu plenamente o seu papel enquanto parceiro responsável, ativo e até decisivo em certos momentos. Estivemos à altura, superámos muitas dificuldades e desafios, transformámo-nos estruturalmente e desenvolvemo-nos económica e socialmente", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, aos presidentes das instituições europeias, por ocasião do 30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, a 01 de janeiro de 1986.

   Macau

Mão-de-obra importada de Macau subiu para 182.246 em novembro

Macau, China – O universo de mão-de-obra importada de Macau mantém a tendência de alta, com o número de trabalhadores não residentes a aumentar 8,9% em novembro, em termos anuais homólogos, para 182.246, indicam dados oficiais.

De acordo com dados da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Macau, disponíveis no portal do Gabinete para os Recursos Humanos, 182.246 trabalhadores não residentes integravam o mercado laboral, equivalendo a 45,3% da população ativa e a 46,1% da população empregada, estimadas no final de outubro.

   Macau

Macau regista 28 milhões de visitantes até novembro, menos 3,1% do que em 2014

Macau, China – Até ao final de novembro Macau recebeu 28,08 milhões de visitantes, menos 3,1% do que em igual período de 2014, revelam dados oficiais.

O número de visitantes no acumulado até novembro deste ano está ao nível do total registado nos 12 meses de 2011 e 2012 na Região Administrativa Especial chinesa. 

   Macau

Receitas públicas de Macau caíram 29,9% até novembro

Macau, China – A Administração de Macau encerrou os primeiros 11 meses do ano com receitas totais de 102.168 milhões de patacas (11.662 milhões de euros), uma queda de 29,9% em termos anuais homólogos, indicam dados oficiais divulgados segunda-feira.

Dados provisórios da execução orçamental publicados no portal da Direção dos Serviços de Finanças indicam que as receitas totais arrecadadas entre janeiro e novembro correspondem a 95,7% do previsto para todo o ano de 2015.

   Macau

Polícia de Macau deteta segundo maior caso de tráfico de droga em 16 anos

Macau, China – A Polícia Judiciária (PJ) de Macau deteve, no domingo, três suspeitos e apreendeu 9,3 quilogramas de cocaína no valor de pelo menos 25 milhões de patacas (2,8 milhões de euros), noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

Trata-se do segundo maior caso de tráfico de droga detetado no território desde a transferência do exercício de soberania para a China, em 1999.

   Guiné-Bissau

Contestatários “dão 24 horas” ao líder do maior partido da Guiné-Bissau para abandonar o cargo

Bissau - Um grupo de dirigentes contestatários ao líder do PAIGC, principal partido da Guiné-Bissau, deram hoje 24 horas a Domingos Simões Pereira para abandonar o cargo, sob pena de acionarem mecanismos estatutários para o fazerem.

Em nome dos contestatários a Domingos Simões Pereira, José Saico Baldé, que se apresentou como dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), acusou Simões Pereira de "desvio de fundos, delapidação do erário público e desrespeito aos estatutos" do partido.

   Guiné-Bissau

Governo da Guiné-Bissau "aguarda informações" de Espanha sobre homicídio de um guineense

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau "aguarda por parte das autoridades espanholas" informações sobre o homicídio de um cidadão guineense ocorrido na localidade de Almería, no passado dia 26.

Em nota informativa, a que a Lusa teve acesso, a secretaria de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades, afeta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, afirma que o Governo guineense tem estado em contacto com as autoridades espanholas e com os familiares da vítima, de 41 anos.

   Guiné-Bissau

Hospital de tratamento de tuberculose alerta para aumento da doença na Guiné-Bissau

Bissau - O administrador do hospital Raoul Follereau, principal centro de tratamento da tuberculose na Guiné-Bissau, alertou para o aumento da doença no país e pediu a atenção das autoridades.

O holandês Johannes Mooij lançou a alerta quando recebia alguns donativos, recolhidos por particulares, numa coordenação do músico guineense, Juca Delgado, no âmbito das festividades do Natal e do fim do ano.

   Cabo Verde

Líder da oposição cabo-verdiana deixa presidência da câmara da Praia

Praia - O líder do maior partido da oposição em Cabo Verde e atual presidente da câmara da Praia, Ulisses Correia e Silva, anunciou que deixará a liderança da autarquia a 15 de janeiro para assumir a candidatura a primeiro-ministro.

O anúncio foi feito pelo presidente do Movimento para a Democracia (MpD, de centro-direita) na sua página pessoal na rede social Facebook, numa mensagem em que agradeceu aos munícipes a confiança depositada na sua equipa desde 2008.

   Mundo

Primeiro voo entre Pequim e Havana aterra em Cuba

Pequim - O primeiro voo entre Pequim e Havana, e primeira ligação aérea entre a China e a região do Caribe, aterrou esta segunda-feira em Cuba, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

A nova rota, feita por um modelo Boeing 777, liga Pequim a Havana, três vezes por semana, e faz escala em Montreal, no Canadá.

   Economia

Moody's diz que banca de Angola é a mais vulnerável em África

Londres - O sistema financeiro angolano é o mais vulnerável em África, de acordo com um estudo da agência de notação financeira Moody's, numa análise à banca africana, prevendo uma Evolução Estável nos 32 países que avalia.

Na análise que faz ao sistema financeiro de Angola, a Moody's considera que o cenário em cinco das seis alíneas analisadas vai degradar-se em 2016: o ambiente das operações, o risco dos ativos, o lucro, o financiamento e a liquidez, e o apoio do Governo.

   Economia

Unitel, de Isabel dos Santos, contra cisão das operações do BPI em África

Lisboa – A operadora Unitel, da empresária angolana Isabel dos Santos, está contra o projeto de cisão das unidades africanas do BPI proposto pela administração da banco.

Esta informação consta do comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pelo BPI, no qual dá conta do registo em conservatória do projeto de cisão das operações que o banco tem em África – ficando numa unidade separada a participação de 50,1% no BFA - Banco de Fomento Angola e, em Moçambique, de 30% no Banco Comercial e de Investimentos e de 100% no BPI Moçambique - de modo a ultrapassar as regras do Banco Central Europeu (BCE) que limitam os grandes riscos e que aumentam as necessidades de capital no caso da exposição a países como Angola, que Frankfurt considera que não tem uma supervisão equivalente à sua.

   Economia

BPI regista projeto de cisão de unidades em África e vai convocar em breve AG

Lisboa – O BPI apresentou na Conservatória de Registo Comercial o projeto de cisão para separar as operações em África, num comunicado ao mercado em que também refere que irá convocar “proximamente” a assembleia-geral para deliberar sobre essa proposta.

“(…) Na sequência da informação prestada ao mercado em 30 de Setembro de 2015, o Banco BPI informa que foi nesta data apresentado a registo, na Conservatória do Registo Comercial, o projeto de cisão-simples do Banco BPI”, lê-se na informação  enviada esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

   Desporto

Técnico da seleção angolana de futebol suspenso por ausência dos treinos

Luanda - O selecionador angolano, Romeu Filemon, foi suspenso no domingo pela Federação Angolana de Futebol (FAF) "por ausência injustificada", que o mesmo promete esclarecer esta semana em conferência de imprensa.

Segundo a imprensa angolana, a ausência de Romeu Filemon deve-se a oito meses de salários em atraso.

   Desporto

Sporting “não está em saldo” e vai negociar direitos televisivos com calma - Bruno de Carvalho

Tavira, Faro - O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, manifestou-se esta segunda-feira tranquilo com o processo de venda dos direitos de transmissão dos jogos caseiros da equipa de futebol profissional, salientando que o clube não está em saldo.

"O Sporting tem contrato [com a PPTV, do Grupo Controlinveste] até 2018 e estava expectante para ver o que acontecia. Neste momento, já viu", disse o dirigente ‘leonino’, questionado sobre os negócios dos rivais, Benfica e FC Porto, à margem da sessão de apresentação da equipa de ciclismo Sporting/Tavira.