Boletim Moçambique

Quarta, 30 Setembro 2015 • 27 notícias • 14542 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Polícia moçambicana diz que abriu um processo criminal contra Dhlakama por homicídio

Maputo - A polícia moçambicana anunciou a abertura de um processo criminal, por homicídio, contra o líder da Renamo, principal partido de oposição, relacionado com o incidente de sexta-feira entre as forças de defesa e segurança e homens armados do movimento.

"O líder da Renamo [Afonso Dhlakama] também faz parte dos que vêm no processo. Estamos à espera de dados completos para saber onde está Dhlakama. Se estiver com algum medo da população, que se apresente à polícia, pois esta o vai proteger", disse o porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, Inácio Dina, citado na imprensa moçambicana de quarta-feira.

   Moçambique

Renamo considera “palhaçada” processo criminal contra Dhlakama

Maputo - A Renamo, principal partido de oposição moçambicana, considerou uma "palhaçada" o anúncio da polícia da abertura de um processo criminal contra o líder do movimento por homicídio, na sequência dos incidentes registados na passada sexta-feira.

"Eu acho que é palhaçada. A polícia vai abrir um processo contra o presidente da Renamo e não abre um processo contra a pessoa que matou as tais 23 pessoas da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana]?", questionou o porta-voz do partido de oposição, António Muchanga.

   Moçambique

Dois portugueses morrem em incêndio num restaurante em Nampula

Nampula - Um português morreu num incêndio ocorrido na madrugada de quarta-feira, no restaurante que explorava na cidade de Nampula, norte de Moçambique, disse à Lusa o cônsul-geral de Portugal na Beira.

António Inocêncio Pereira informou que um homem de 62 anos, chegado a Moçambique em 2011, e uma mulher morreram, em incêndio que começou com um curto-circuito numa instalação elétrica junto do restaurante e que fez rebentar uma botija de gás. As duas vítimas são originárias do concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, e exploravam o restaurante Adega do Português.

   MOçambique

Mais de 70 mil pessoas precisam de apoio alimentar devido à seca no sul

Bilene - Mais de 70 mil pessoas precisam de apoio alimentar na província de Gaza devido à seca que afeta a região sul de Moçambique, informou a governadora local, Stela Pinto, na quarta-feira.

Falando durante a abertura do primeiro conselho coordenador do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, que decorre desde quarta-feira em Gaza, Stela Pinto, citada pela Agência de Informação de Moçambique, disse que cerca de de 71 mil pessoas precisam de apoio alimentar na província e cerca de dois mil alunos do ensino primário dos distritos de Chicualacuala, Massangena, Guijá e Chigubo abandonaram os estudos devido à fome causada pela seca que afeta o sul do país desde fevereiro.

   MOçambique

Governo moçambicano quer celeridade nos projetos mineiros

Maputo - O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, defendeu na quarta-feira, em Maputo, a necessidade de o país acelerar os projetos em curso na área mineira, assinalando a importância do setor no desenvolvimento económico de Moçambique.

O apelo de Rosário foi proferido na posse do novo diretor-geral do Instituto Nacional de Minas, Adriano Senvano, que ocorreu em paralelo com a investidura de dirigentes de mais três instituições do Estado moçambicano.

   MOçambique

Comunidade de Santo Egídio tenta "restabelecer confiança" entre Frelimo e Renamo

Lisboa – O presidente internacional da Comunidade de Santo Egídio disse à Lusa, em Lisboa, que a organização tem em curso iniciativas para restabelecer a confiança entre o partido no poder em Moçambique, Frelimo, e a Renamo, oposição.

“Discretamente, estamos a fazer ‘démarches’ em relação à Renamo (maior partido da oposição) e em relação ao Governo. Esperemos os resultados”, disse à Lusa Marco Implagliazzo, sem especificar as iniciativas que estão a ser levadas a cabo pela Comunidade de Santo Egídio.  

   MOçambique

Presidente moçambicano diz que exigências da Renamo estão acima da Constituição

Nova Iorque - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que as exigências do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, estão acima da lei, reiterando que não vai permitir que a Constituição da República seja violada.

"O que ele quer está acima da lei. Eu jurei respeitar a Constituição e, por isso, não posso permitir que a Constituição seja violada", afirmou Filipe Nyusi, citado pela imprensa moçambicana de quarta-feira, falando, na terça-feira, durante uma palestra na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

   Angola

Rodovia só para autocarros obriga a realojar 7.000 famílias em Luanda

Luanda - A construção de uma rodovia exclusiva para transportes públicos, em Luanda, num investimento superior a 200 milhões de euros para movimentar 200.000 passageiros por dia, vai obrigar à retirada de 7.000 famílias, admitiu o Governo angolano.

A construção dos corredores de infraestruturas de transporte público (BRT), fase 2, que servirá a província de Luanda, visando "garantir a melhoria da qualidade de vida" da população, foi autorizada por despacho presidencial de 08 de abril último, para funcionar num sistema de transporte público de alta capacidade.

   Angola

Angola priorizou 258 ME em divisas para garantir importações de alimentos em agosto

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou em agosto mais de 290 milhões de dólares em divisas, para garantir o pagamento de bens alimentares em compras ao exterior do país, que absorveram 40,6 por cento das reservas consideradas prioritárias.

A informação consta do relatório mensal sobre a venda de divisas (dólares) no mês passado aos bancos comercias e casas de câmbio, com o banco central angolano a reconhecer que continua a priorizar vendas para alguns setores face à necessidade de "assumir a responsabilidade de intervenção no mercado, para satisfazer as operações definidas como prioritárias, pelo executivo.

   Angola

Instituto Camões e UE formam quadros angolanos sobre branqueamento de capitais

Luanda - O instituto Camões está a executar, em Luanda, um projeto de capacitação de quadros do setor da Justiça, para combater o branqueamento de capitais, promovido em parceria com a União Europeia (UE).

A informação foi avançada na quarta-feira à agência Lusa pela presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, que realiza uma visita de trabalho de dois dias a Luanda, para o reforço da cooperação com Angola. 

   Brasil

Rio de Janeiro publica lei que proíbe Uber e prevê multas para os motoristas

Rio de Janeiro - O presidente da câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou na quarta-feira o projeto de lei que proíbe o uso da aplicação Uber e prevê multas para os motoristas que prestem serviço através dela.

A lei foi publicada no Diário Oficial da cidade e a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro estuda agora a criação de uma aplicação oficial e pública para chamar táxis, que será obrigatória para os taxistas, segundo a imprensa local. 

   Brasil

CPLP apoiam Brasil na corrida a lugar de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU

Nova Iorque - Os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apoiam o Brasil na "corrida" a um lugar de membro permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse à Lusa o chefe da diplomacia portuguesa, Rui Machete.

"Nos discursos da assembleia-geral que fiz nos dois últimos anos insisti nesse ponto e, desta vez, o Presidente (da República) Aníbal Cavaco Silva voltou a insistir", afirmou Machete, enquanto o homólogo brasileiro, Mauro Vieira, reforçou que há um apoio dos países lusófonos tanto para a reforma do Conselho de Segurança como do pleito brasileiro.

   Brasil

Ex-ministro brasileiro diz que Lula “fez lóbi” pela construtora Odebrecht

São Paulo – Um ex-ministro do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse, num email intercetado pela polícia, que o então governante “fez lóbi” pela construtora Odebrecht, avança a imprensa local, citando um relatório das autoridades.

Numa troca de correio eletrónico com executivos da construtora, em 2009, o então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Externo, Miguel Jorge, deu a entender que Lula, que foi Presidente do Brasil entre 2003 e 2011, atuou para beneficiar a empresa, investigada pela alegada participação num esquema de corrupção da petrolífera Petrobras.

   Portugal

Cavaco pediu a Ban Ki-Moon reunião internacional para pressionar Guiné-Bissau

Nova Iorque - O Presidente da República revelou que solicitou ao secretário-geral das Nações Unidas a organização até final do ano de uma reunião internacional para colocar "pressão" sobre os atores políticos da Guiné-Bissau para preservarem a estabilidade.

"Solicitei ao secretário-geral [das Nações Unidas] a organização até ao fim do ano de uma reunião do grupo de contacto internacional, para colocar pressão sobre os atores políticos guineenses no sentido de trabalharem em conjunto para resolver os problemas do país, para preservar a estabilidade política, para levarem por diante as reformas no domínio da segurança, da justiça e daquelas que são necessárias para o desenvolvimento económico do país", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

   Portugal

PR diz que cooperação com Timor-Leste na Justiça deverá passar por consultorias

Nova Iorque - O Presidência da República disse na quarta-feira que deverá ser possível retomar "não daqui a muito tempo" a cooperação na área da Justiça com Timor-Leste, agora através de consultoria.

"É possível que não daqui a muito tempo a cooperação na Justiça possa avançar através de consultoria e não através de magistrados que realizem julgamentos de timorenses", adiantou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita a Nova Iorque, onde se deslocou no âmbito da abertura da 70.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

   Portugal

Emigração em 2013 e 2014 estabilizou nos 110 mil por ano - Observatório

Lisboa – O Observatório da Emigração estima que a saída de portugueses do país em 2013 e 2014 tenha estabilizado, em alta, nos 110 mil por ano e que comece a descer em 2015.

“A perspetiva era que, em 2014, a emigração tivesse baixado, porque o número de pessoas com disponibilidade para emigrar também se esgota. Fiquei surpreendido que ainda se tenha mantido em 2014”, afirmou à agência Lusa o sociólogo Rui Pena Pires, do Observatório da Emigração.

   Timor-Leste

Rui Maria de Araújo diz que Timor-Leste é “modelo sustentável de construção da paz”

Nova Iorque - Timor-Leste é hoje apresentado como um "modelo sustentável de construção da paz", afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, no Fórum de Líderes Mundiais, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

"Após quase 500 anos de colonização portuguesa seguida da ocupação da Indonésia, a nossa nação começou do nada, começámos do zero, sem dinheiro e sem instituições públicas. Tivemos que tomar controlo do nosso próprio destino", declarou.

   Guiné-Bissau

CPLP vai enviar uma delegação após constituição do novo Governo

Nova Iorque - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar uma missão à Guiné-Bissau após a constituição do novo Governo, foi anunciado na quarta-feira, depois da reunião dos chefes da diplomacia dos estados membros da organização na ONU.

"A CPLP entrará em contato com as autoridades guineenses para ajudar, sobretudo na parte relativa à contribuição da comunidade internacional. O que se discutiu é que vamos a esperar que se constitua o Governo", disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete.

   Guiné-Bissau

Centro Cultural Português em Bissau assinala Dia da Música com filme e recital de kora

Bissau - O Centro Cultural Português vai assinalar o Dia Mundial da Música, na quinta-feira, com um recital e um documentário sobre a kora (ou corá), um dos instrumentos musicais mais marcantes da cultura da África Ocidental, anunciou a instituição.

O instrumento de cordas "é um motivo de orgulho de nações ancestrais, mas é no [antigo] Reino de Kaabú que muitas das lendas sobre a sua origem se cruzam", num território que atualmente pertence à Guiné-Bissau, refere Jorge Carvalho, realizador do documentário "Kora".

   Cabo Verde

Elida Almeida entre os finalistas do “Prix Decouverte RFI”

Praia - A cantora cabo-verdiana Elida Almeida é uma dos 14 finalistas da edição de 2015 do "Prix Decouverte RFI", promovido anualmente pela Rádio France Internacional, para distinguir novos talentos musicais no continente africano.

Natural de Santa Cruz, na ilha de Santiago, Elida Almeida, está nomeada com as músicas "Nta Konsigui" e "Lebam ku bo". A cantora, apontada como uma das mais promissoras vozes de Cabo Verde e vencedora, em março, do prémio revelação dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), esteve recentemente em Lisboa para apresentar o seu trabalho de estreia "Ora doci, ora margos", lançado em dezembro de 2014.

   Cabo Verde

Tribunal de Contas desconhece contas do Fundo do Ambiente

Praia - O presidente do Tribunal de Contas de Cabo Verde, José Carlos Delgado, disse na quarta-feira que ainda não recebeu as contas de 2013 e 2014 do Fundo do Ambiente, que está a ser investigado pelo Ministério Público.

"As contas, até este momento, não deram entrada no Tribunal de Contas (TC)", disse José Carlos Delgado sobre a contabilidade do Fundo do Ambiente, gerido pelo Ministério do Ambiente, em investigação pelo Ministério Público, por alegadas irregularidades na atribuição de verbas a associações e organizações não-governamentais.

   Mundo

Brasil, Rússia e China limitam crescimento mundial para 2,3 por cento este ano - Fitch

Nova Iorque - O Brasil, a Rússia e a China estão a abrandar o crescimento económico mundial, que este ano deverá ficar-se pelos 2,3 por cento, a expansão económica mais baixa desde a crise financeira mundial de 2009.

De acordo com o 'Global Economic Outlook', divulgado na quarta-feira pela agência de notação financeira Fitch, "a recessão no Brasil e na Rússia e um abrandamento estrutural na China e em muitos mercados emergentes estão a puxar para baixo o crescimento mundial".

   Economia

Executivo de Moçambique prevê despesas de mais de 5 mil ME em 2016

Maputo - O Governo moçambicano prevê despesas acima de 258 mil milhões de meticais (mais de 5,3 mil milhões de euros) no Orçamento do Estado para 2016, contra mais de 226 milhões de meticais (cerca de 4,8 mil milhões de euros) este ano.

Segundo a proposta do Orçamento do Estado que o Governo moçambicano aprovou na terça-feira e que vai submeter no próximo mês à Assembleia da República, do total de despesas previstas para o próximo ano, mais de 64,7 mil milhões de meticais (pouco mais de 1,3 mil milhões de euros), o equivalente a 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB), serão financiados com base em recursos externos.

   Economia

Governo moçambicano prevê crescimento de 7,8 por cento de PIB em 2016

Maputo - A economia moçambicana vai crescer 7,8 por cento no próximo ano e a inflação média anual vai atingir 5,6%, de acordo com o Plano Económico e Social (PES), aprovado na terça-feira pelo Conselho de Ministros moçambicano.

Dados divulgados pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Mouzinho Saíde, no final da sessão do órgão, apontam que o PES prevê 4.501 milhões de dólares em exportações de bens (mais de quatro mil milhões de euros) e constitua reservas internacionais líquidas no valor de 3.273 milhões de dólares (mais de 2,9 mil milhões de euros), capazes de cobrir 4,8 meses de importações de bens e serviços não fatoriais.

   Economia

Brasil enfrenta recessão de 3% este ano e de 1% em 2016 - Fitch

Nova Iorque - A agência de notação financeira Fitch considerou hoje que o Brasil deverá enfrentar uma recessão de 3 por cento este ano e de 1% no próximo ano, só voltando a crescer em 2017, à volta de 1,2%.

A Fitch diz no 'Global Economic Outlook' que o país deverá enfrentar uma recessão de 3% este ano, abrandando a queda para 1% em 2016, o que mostra a ideia de que "a recessão no Brasil será maior e mais profunda que as expetativas anteriores" desta agência de notação financeira, uma das três maiores do mundo. O país só vai voltar a expandir a economia em 2017, em 1,2%, "alicerçado em melhores condições da procura externa".

   Desporto

Três equipas discutem título no 'Moçambola' a uma jornada do fim

Maputo - O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol venceram na quarta-feira no campeonato moçambicano de futebol e partilham a liderança da tabela, com três pontos de avanço sobre a Liga Desportiva, a uma jornada do fim da prova.

À partida da 25.ª jornada do 'Moçambola', três equipas partilhavam a liderança da prova, mas hoje a Liga Desportiva, campeã em título, atrasou-se ao perder por 1-0 com o Ferroviário de Maputo, que tem agora os mesmos 43 pontos do Costa Sol. Na receção ao Desportivo de Nacala, o Costa do Sol ganhou na capital moçambicana por 1-0 e junta-se ao Ferroviário de Maputo como os principais favoritos ao título, embora a Liga Desportiva ainda possa vencer.

   Desporto

Libolo empata jogo decisivo e adia decisão sobre o ‘Girabola’ 

Luanda - O Recreativo do Libolo empatou na quarta-feira em casa (1-1) com o Recreativo do Caála e voltou a adiar a decisão sobre o desfecho do campeonato  angolano de futebol, com apenas duas jornadas por realizar.

Com o empate em Calulo, o último jogo oficial da época em casa para o campeão angolano em título e perante uma vila inteira que se preparou para festejar o bicampeonato, o Libolo, do treinador português João Paulo Costa, deixa a equipa do 1.º de Agosto ainda a sonhar com a vitória no 'Girabola', mas a cinco pontos de distância, com seis em disputa.