Boletim Moçambique

Segunda, 28 Setembro 2015 • 21 notícias • 10576 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Reforma do Conselho de Segurança da ONU é "pilar oculto" do desenvolvimento - PR moçambicano

Nova Iorque - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, pediu segunda-feira a conclusão da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que classificou como um "pilar oculto" do sucesso da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.
"A reforma do Conselho de Segurança é um dos pilares ocultos para o sucesso da implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 que não deve ser menosprezada", declarou Nyusi no seu discurso perante a 70.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, manifestando a vontade do seu país em traduzir este processo "em resultados palpáveis".

   Moçambique

Renamo diz que Afonso Dhlakama "está no mato e bem de saúde"

Maputo - A Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, afirmou na segunda-feiraque Afonso Dhlakama "está no mato, bem de saúde e com o partido sob seu controlo", apelando aos seus militares para não retaliarem o incidente de sexta-feira.

"Ainda há uma hora [início da tarde em Moçambique] falei com o presidente Afonso Dhlakama, ele está no mato, bem de saúde e com o partido sob seu controlo. Exorta aos militantes do partido para não retaliarem o ataque que sofreu, porque isso seria fazer o jogo dos que o querem matar", disse, em declarações à Lusa, o porta-voz da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), António Muchanga. 

   MOçambique

Polícia moçambicana presume que homens da Renamo dispararam uns contra os outros

Maputo - A polícia moçambicana disse na segunda-feira à Lusa que os homens da Renamo foram tomados pelo pânico no incidente que envolveu a comitiva de Afonso Dhlakama, na sexta-feira, em Manica, e presume que acabaram por disparar uns contra os outros.

"O mais presumível é que a troca de tiros tenha sido entre os próprios militares da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana], na sequência do primeiro tiro dado pelo homem que estava atrás da caravana", afirmou o comandante da polícia de Manica, em declarações por telefone à Lusa. 

   MOçambique

UE condena ataques contra Afonso Dhlakama 

Bruxelas - A União Europeia (UE) considerou na segunda-feira que os recentes ataques em Moçambique, que tiveram como alvo o líder da Renamo, prejudicam a estabilidade e a democracia no país.

"Os dois recentes ataques que têm como alvo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, são prejudiciais à estabilidade, ao progresso democrático e ao desenvolvimento económico do país", segundo um comunicado do serviço de Ação Externa da UE. 

   MOçambique

Empresários italianos deslocam-se a Moçambique para prospeção de negócios

Maputo - Empresários italianos do setor agrícola, fornecimento de maquinaria, produção de materiais de construção e mobiliário vão deslocar-se a Moçambique para uma missão de prospeção de oportunidades de negócios, anunciou o Centro de Promoção de Investimentos (CPI) moçambicano.

Segundo a edição de segunda-feira do Notícias, o principal diário de Moçambique, o diretor-adjunto do CPI, Godinho Alves, indicou que pelo menos 20 empresas italianas deverão deslocar-se a Moçambique dentro em breve, para pesquisarem as possibilidades de cooperação empresarial.

   MOçambique

Reserva Especial de Maputo negoceia 2.500 animais com África do Sul

Maputo - A Reserva Especial de Maputo está a negociar 2.500 animais de várias espécies com a vizinha Africa do Sul, no âmbito de um programa de repovoamento desta área protegida nos arredores da capital moçambicana, informou segunda-feira o diário Notícias.

De acordo com o administrador da Reserva Especial, Armando Guenha, citado pelo Notícias, as negociações arrancaram após o término da primeira fase do programa de repovoamento da reserva, iniciado em 2010.

   MOçambique

Trabalhadores da rodoviária de Maputo em greve contra atraso em reajuste salarial

Maputo - Trabalhadores da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM), a maior transportadora rodoviária da capital moçambicana, entraram em greve na segunda-feira, em protesto contra o atraso no reajuste salarial.

Um motorista da transportadora disse à Agência de Informação de Moçambique (AIM) que os trabalhadores só voltarão ao trabalho se a direção da empresa fizer um reajuste salarial de 10,59 %, como alegadamente prometeu. "Nós trabalhamos duro para cumprir com as nossas atividades profissionais, mas, desde abril do corrente ano, não temos salário compatível, nem somos acarinhados. De que vocês pensam que nós vivemos?", questionou Horácio Massango.  

   Angola

Angola gasta mais de 5ME por dia para importar combustíveis

Luanda - Angola gasta mais de cinco milhões de euros por dia na importação de combustíveis, devido à reduzida capacidade de refinação do país, que é o segundo maior produtor de crude da África subsaariana.

Em causa estão dados compilados pela Lusa com base no mais recente relatório mensal sobre o setor do Petróleo e Gás do país e que indicam que Angola importou em julho mais de 189 milhões de dólares (169 milhões de euros) em derivados do petróleo.

   Angola

Dívida pública colocada semanalmente por Angola sobe quase 10% para 120 ME

Luanda - A dívida pública colocada por Angola subiu quase 10 por cento na última semana, para mais de 120 milhões de euros, indicam dados do banco central angolano compilados pela Lusa, na segunda-feira.

Segundo o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto operador do Estado, o banco central colocou no mercado primário, entre 21 e 25 de setembro, 14,5 mil milhões de kwanzas (95,5 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 2,2 mil milhões de kwanzas (14,5 milhões de euros) em Obrigações do Tesouro (OT).

   Brasil

Dilma Rousseff defende na ONU acolhimento a refugiados e combate ao Estado Islâmico

Nova Iorque - A Presidente brasileira Dilma Rousseff defendeu na segunda-feira, em discurso na 70.ª Assembleia Geral da ONU, o acolhimento aos refugiados e o combate a "atos de barbárie" como os do grupo Estado Islâmico.

"Em um mundo onde circulam, livremente, mercadorias, capitais, informações e ideias, é absurdo impedir o livre-trânsito de pessoas", afirmou Rousseff sobre os refugiados, realçando que o militarismo apoiado por outros países no Médio Oriente e no norte de África deu força à proliferação do terrorismo e da existência de refugiados, que fogem desses locais. 

   Portugal

PR visita Nova Iorque com intervenção nas Nações Unidas

Nova Iorque - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, foi segunda-feira um dos oradores na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que marca o início de uma visita de três dias do chefe de Estado a Nova Iorque.

Depois de ter chegado a Nova Iorque no domingo, o programa da deslocação tem início logo pela manhã, com a receção de boas-vindas oferecida pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon em honra dos chefes de Estado participantes na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas. 

   Portugal

CPLP realiza Festival de Hip Hop em Lisboa

Lisboa – O brasileiro Gabriel, o Pensador e o português Boss AC são algumas das presenças do Festival Internacional de Hip Hop da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre a 09 de outubro, na MEO Arena.

De acordo com a Associação Caboverdeana de Lisboa, que divulga a iniciativa, vão ainda participar nesta segunda edição do festival Valete, Jimmy P., Dealema, Allen Halloween, Bob Da Rage Sense, General D, Chullage, Fernandinho Beat Box, Jackpot BCV, Puro L, bem como os "artistas emergentes" W- Magic, Verbo, Army Squad, Sacik Brow, God G, Iveth Mc, Rage, Z Low Z e Adjioguening.

   Timor-Leste

Austrália “desapontada” com decisão de Timor-Leste iniciar processo de arbitragem

Díli- O Governo australiano manifestou-se "desapontado" pela decisão do Governo timorense de iniciar um processo de arbitragem ao abrigo do Tratado do Mar de Timor, para resolver o litígio existente entre os dois países sobre parte do documento.

Em comunicado conjunto, a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, e o procurador-geral George Brandis, afirmam que os dois países têm de procurar consultas "amigáveis" para resolver a disputa "através de diálogo em vez de ações legais".

   Timor-Leste

Governo timorense ‘injeta’ esta semana 51 milhões de dólares em novas pensões de veteranos

Díli - O Governo timorense começou segunda-feira a injetar na economia mais de 51 milhões de dólares em pagamentos a 13.307 novos beneficiários do sistema de pensões de veteranos, processo que vai pôr à prova o sistema bancário no país.

Nas últimas semanas têm sido levados a cabo os registos finais, através do Ministério da Segurança Social, para facilitar o processo de registo bancário dos novos beneficiários, dos quais 6.151 terão um pagamento único e 7.156 passam a receber pensões mensais.

   Timor-Leste

Duas empresas apresentam-se a concurso para novo porto em Tibar

Díli - Duas empresas apresentaram propostas finais de candidatura ao projeto do Governo de Timor-Leste para a construção e gestão do Porto de Tibar, nos arredores de Díli, Timor-Leste, projeto orçado em 400 milhões de dólares.

Fonte do Ministério das Obras Públicas disse à Lusa que das quatro empresas que inicialmente manifestaram interesse no projeto apenas duas entregaram propostas: a francesa Bolloré Consortium e a inglesa Peninsular & Oriental Steam Navigation Company (POSNCO), subsidiária da DP World, do Dubai.

   Cabo Verde

Cabo Verde aposta na agricultura rural para melhorar alimentação nas cidades

Praia - O Governo de Cabo Verde lançou na segunda-feira, na Praia, um projeto de apoio à agricultura urbana, com o objetivo de melhorar a segurança alimentar nas cidades e aumentar a disponibilidade de frutas e legumes nos mercados.

O projeto, financiado pela organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 265 mil dólares (235 mil euros), pretende aumentar e diversificar a produção hortícola na periferia das cidades, melhorando, desta forma, o abastecimento dos mercados urbanos ao longo de todo o ano. 

   Cabo Verde

João Pinto Semedo vai liderar Tribunal Constitucional 

Praia - O magistrado João Pinto Semedo foi eleito na segunda-feira como primeiro presidente do Tribunal Constitucional (TC) de Cabo Verde, abrindo caminho à entrada em funcionamento deste tribunal 16 anos depois de ter sido consagrado na Constituição da República.

O presidente do TC foi eleito com dois votos a favor e um branco, depois do entendimento entre os três juízes - Aristides Lima, José Pinto Semedo e José Pina Delgado -, nomeados pela Assembleia Nacional em fevereiro e empossados a 14 de maio pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. 

   Cabo Verde

Governo desafia organizadores a repensar festival de teatro Mindelact

Mindelo - O Governo cabo-verdiano desafiou os organizadores a repensarem o formato do festival internacional de teatro Mindelact, que terminou no fim de semana e esteve em risco de ser realizado devido a dificuldades financeiras.

O desafio foi lançado pelo ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, em declarações citadas hoje pela imprensa cabo-verdiana, garantindo que o Governo vai continuar a apoiar o evento, mas este deve-se adaptar à realidade e às dificuldades existentes.

   Mundo

Angolano Nástio Mosquito finalista do maior prémio de artes britânico

Londres - A exposição dos trabalhos dos finalistas selecionados para Artes Mundi, o maior prémio de artes britânico, entre os quais está o angolano Nástio Mosquito, abre a 21 de outubro do próximo ano em Cardiff, no País de Gales.

A exposição vai prolongar-se durante quatro meses, até 26 de fevereiro de 2017, e vai dividir-se por dois locais, o Museu Nacional de Cardiff e o centro de artes Chapter, na mesma cidade, indicou  à agência Lusa fonte da organização. 

   Economia

FMI vai rever em baixa previsão sobre a economia mundial para 2015 e 2016

Paris - O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai rever em baixa as previsões para o crescimento da economia global para este ano e o próximo, face aos sinais de abrandamento na recuperação dos países emergentes, segundo a diretora, Christine Lagarde.

Numa entrevista publicada segunda-feira pelo jornal económico francês Les Echos, Lagarde disse que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial de 3,3% para este ano "já não é realista", assim como também não é a perspetiva de aumento de 3,8% para 2016.

   Desporto

Três equipas partilham liderança do “Moçambola” a duas jornadas do final

Maputo - O Costa do Sol, Liga Desportiva e Ferroviário de Maputo partilham a liderança do campeonato moçambicano de futebol, com 40 pontos cada, após a 24ª jornada, disputada no último fim de semana.

A duas jornadas do fim da prova, o Costa do Sol empatou a duas bolas com o Desportivo de Maputo, a Liga Desportiva venceu o Ferroviário de Nacala por 1-0 e o Ferroviário de Maputo perdeu diante do Chibuto a um golo.