Boletim Moçambique

Terça, 25 Agosto 2015 • 24 notícias • 11688 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Dhlakama recusa reunião com PR moçambicano sobre paz, Nyusi insiste

Maputo - O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, devolveu esta terça-feira um convite do Presidente moçambicano para discutir a paz no país, alegando falta de pontos de agenda, mas Filipe Nyusi insistiu e já tornou públicos os assuntos que pretende abordar.

"Eu disse 'muito obrigado pelo convite, lamento que não tenha colocado pontos de conversa, a agenda'", afirmou hoje o presidente da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) junto de apoiantes do principal partido de oposição em Quelimane, reproduzindo os termos que disse ter usado na resposta ao convite endereçado na segunda-feira pelo chefe de Estado. 

   Moçambique

Oito polícias sul-africanos condenados pela morte de moçambicano 

Joanesburgo - Oito polícias sul-africanos foram terça-feira considerados culpados de homicídio pela morte de um homem moçambicano, que morreu após ter sido arrastado atrás de um veículo da polícia há dois anos, segundo a agência France Presse (AFP).

Mido Macia, taxista de 27 anos, morreu sob a custódia da polícia em fevereiro de 2013, depois de ser detido por ter estacionado o seu carro no lado errado da estrada.

   MOçambique

Cobertura de coral em regressão em reserva marinha no sul de Moçambique - ONG

Maputo - A Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro, na província de Maputo, está a perder a cobertura de coral, um fenómeno que ameaça a biodiversidade marítima da região, informou a organização ambiental Centro de Terra Viva (CTV).

De acordo com a página na Internet daquela organização não-governamental moçambicana, a mais grave redução da cobertura de coral foi registada em 2014, quando a reserva perdeu 84% da cobertura do coral, comparando com o ano de 2001. 

   MOçambique

Governo moçambicano identifica 24 potenciais zonas económicas para agronegócio

Maputo - O Governo moçambicano identificou 24 potenciais zonas económicas especiais para o agronegócio, no âmbito das iniciativas para a industrialização do setor, anunciou o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, citado terça-feira pelo Jornal Notícias.

De acordo com José Pacheco, as zonas económicas especiais, desenvolvidas em cooperação com o Ministério da Economia e Finanças, visam promover o emprego e a competitividade do setor agrário nas zonais rurais, atraindo investimento para industrialização do setor nas três regiões do país. 

   Angola

Governo angolano não pediu ajuda financeira - FMI

Luanda - O Governo angolano não solicitou assistência financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê para 2015-2016, um crescimento económico para Angola de 3,5%, disse terça-feira em Luanda fonte daquela instituição financeira.

A informação foi avançada à imprensa pelo coordenador da missão do FMI que durante duas semanas trabalhou com as autoridades angolanas ao abrigo do artigo IV, para a realização da consulta do ano em curso.

   Angola

FMI recomenda a Angola ajustamento salarial da função pública a actual momento de crise

Luanda - O Fundo Monetário Internacional recomendou ao Governo de Angola um melhor ajustamento da massa salarial no setor público em função do novo cenário económico que o país vive, face à baixa de preços do barril de petróleo.

Em conferência de imprensa realizada terça-feira em Luanda pelo coordenador da missão do FMI, Ricardo Veloso, que durante duas semanas trabalhou em Luanda com as autoridades angolanas, estes responsável sublinhou que durante o período de preço alto do petróleo, o Orçamento Geral do Estado contava com cerca de 30% do PIB de arrecadação petrolífera, que atualmente caiu para metade (15%). 

   Angola

Portugal vai ajudar Angola a criar colégio militar em Luanda

Luanda - O Governo de Portugal vai apresentar até ao final deste ano um projeto para ajudar Angola a criar um colégio militar em Luanda, o primeiro de vários que as autoridades angolanas pretendem instalar pelo país.

O anúncio foi feito terça-feira em Luanda pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, à saída de um encontro que manteve com o Secretário de Estado da Defesa de Angola, almirante Gaspar Rufino.

   Brasil

Desemprego no Brasil sobe e atinge 8,4 milhões de pessoas no segundo trimestre do ano

Brasília - O desemprego registado no Brasil subiu e atingiu 8,4 milhões de pessoas no segundo trimestre do ano, terminado em junho, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2012, divulgou terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A chamada taxa de desocupação, que mede o desemprego no país, ficou em 8,3% entre abril e junho, face aos 7,9% no primeiro trimestre do ano e aos 6,8% no segundo trimestre de 2014, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que considera entrevistas com mais de 200 mil domicílios, em 3.500 cidades brasileiras.

   Brasil

Rousseff admite ter subestimado crise económica no Brasil

Brasília - A Presidente brasileira Dilma Rousseff admitiu ter subestimado a crise económica no Brasil e disse não ter previsto a forte queda nas receitas públicas e no preço do petróleo, em entrevista publicada terça-feira por três jornais locais.

"Errei em ter demorado tanto para perceber que a situação era mais grave do que imaginávamos. Talvez, tivéssemos que ter começado a fazer uma inflexão antes. Não dava para saber ainda em agosto. Não tinha indício de uma coisa dessa envergadura. Talvez setembro, outubro, novembro", afirmou Rousseff, citada pelo jornal O Globo. 

   Portugal

Estado português arrecada mais de 20,9 mil milhões de euros em impostos até julho

Lisboa - O Estado arrecadou mais de 20,9 mil milhões de euros em impostos nos primeiros sete meses do ano, um crescimento homólogo de 4,9%, desempenho que se deveu sobretudo à receita dos impostos indiretos, que cresceu 6,5%.

De acordo com a síntese de execução orçamental divulgada terça-feira pela DGO – Direção-geral do Orçamento, até julho entraram nos cofres do Estado 20.874 milhões de euros em receitas fiscais (+4,9%), dos quais 11.523,2 milhões são relativos a impostos indiretos (+6,5%) e 9.350,8 dizem respeito a impostos diretos (2,9%).

   Timor-Leste

PM timorense inicia visita de três dias à Indonésia, primeira oficial ao estrangeiro

Díli - O primeiro-ministro timorense lidera uma delegação ministerial que iniciou na terça-feira uma visita de três dias à Indonésia durante a qual se reunirá com o Presidente Joko Widodo e participará num encontro bilateral alargado.

Trata-se da primeira visita oficial de Rui Maria de Araújo ao estrangeiro desde a sua tomada de posse, a 16 de fevereiro. A delegação timorense inclui os ministros Coordenador dos Assuntos Sociais e ministro da Educação, António da Conceição, o Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho.

   Macau

Negócios do comércio a retalho em Macau caíram 13% no segundo trimestre

Macau – O volume de negócios dos estabelecimentos de comércio a retalho de Macau caiu 13% em termos homólogos no segundo trimestre do ano para 14,26 mil milhões de patacas (1,5 mil milhões de euros), foi terça-feira anunciado.

Entre os negócios efetuados, os relógios e joalharia totalizaram 2,98 mil milhões de patacas, ou 21% do total, seguindo-se as mercadorias de armazéns e quinquilharia com 14% do volume, o vestuário para adultos (10%), artigos de couro (10%), as mercadorias de supermercados (8%) e os automóveis (6%), indica um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos.

   Macau

Trabalhadores não residentes diminuem 1% em julho, pela primeira vez em cinco anos

Macau - O número de trabalhadores não residentes autorizados a permanecer em Macau caiu cerca de 01 por cento entre junho e julho deste ano, um movimento negativo que já não acontecia desde maio de 2010.

Dados do Gabinete de Recursos Humanos apontam para 178.679 pessoas autorizadas a permanecer em Macau para suprir falhas de trabalho na Região, a função atribuída aos trabalhadores não residentes que só podem ser contratados na ausência de mão-de-obra idêntica na cidade.

   Guiné-Bissau

Parlamento da Guiné-Bissau remete constitucionalidade da nomeação de novo PM para Supremo Tribunal

Bissau - O parlamento da Guiné-Bissau vai solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça que avalie a constitucionalidade da nomeação pelo Presidente da República do novo primeiro-ministro, Baciro Djá, anunciou na segunda-feira o líder da Assembleia Nacional Popular (ANP).

"Quanto à constitucionalidade do ato levado a cabo pelo Presidente da República, cumpre-nos a obrigação de remeter as nossas dúvidas para o órgão que as pode resolver (...), o Supremo Tribunal de Justiça", referiu Cipriano Cassamá.

   Guiné-Bissau

ONG requerem inquérito aos atos do PR José Mário Vaz

Bissau - Diversas organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau entregaram terça-feira uma petição ao líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, em que pedem a abertura de um processo de inquérito a alegadas violações da Constituição guineense.

Luís Nancassa, porta-voz da Aliança Nacional para Paz e Democracia, uma plataforma recém-criada para fazer face à crise política no país, defendeu que "existem várias situações de violação à Constituição" cometidas pelo Presidente da República.

   Guiné-Bissau

Setor bancário da Guiné-Bissau está “de boa saúde” - Banco Central da África Ocidental

Bissau - Os bancos da Guiné-Bissau estão "de boa saúde", referiu terça-feira Aladje Fadia, diretor da delegação guineense do Banco Central da África Ocidental (BCEAO).

"O setor bancário da Guiné-Bissau está de boa saúde", dispondo de liquidez junto do BCEAO, referiu, acrescentando o facto de terem adquirido metade dos títulos de dívida pública emitida pelo Governo - entretanto demitido.

   Guiné-Bissau

Oposição partilha visão do PAIGC e procura saídas para a crise – dirigente PRS

Bissau - O Partido da Renovação Social (PRS), segundo maior partido da Guiné-Bissau, está ao lado do PAIGC na contestação à demissão do Governo e vai continuar a procurar soluções para a crise política no país, anunciou terça-feira um dos dirigentes.

"Vamos continuar a explorar as janelas abertas", disse aos jornalistas Florentino Pereira, secretário-geral do PRS, após encontros com a direção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e com o Presidente da República, José Mário Vaz.

   Guiné-Bissau

Organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau apelam à desobediência civil

Bissau – Organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau apela para uma paralisação total do país na quarta-feira para responder ao que considera serem "decisões erradas" do chefe de Estado, José Mário Vaz, por este ter demitido o Governo saído de eleições.

Em declarações à imprensa terça-feira à saída de uma audiência com o líder do Parlamento guineense, Luís Nancassa, porta-voz das organizações da sociedade civil, referiu que todo o dia de quarta-feira deve ser marcado por uma "desobediência civil" na Guiné-Bissau. 

   Cabo Verde

EUA entregam 1,8 ME em equipamentos a Cabo Verde para combater narcotráfico e crime organizado

Cidade da Praia - Os Estados Unidos entregaram terça-feira um conjunto de equipamentos a Cabo Verde para o país combater o narcotráfico e o crime organizado, numa doação avaliada em dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros).

A entrega foi feita pelo embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Donald Heflin, ao ministro da Justiça cabo-verdiana, José Carlos Correia, que enalteceram a cooperação entre os dois países na área das seguranças, paz e estabilidade. 

   Cabo Verde

Cabo Verde participa nos Jogos Africanos com delegação de 44 pessoas

Cidade da Praia - Cabo Verde vai levar 31 atletas aos Jogos Africanos, que acontecem no mês de setembro no Congo, anunciou terça-feira o diretor-geral dos Desportos cabo-verdiano, Gerson Melo.

O responsável indicou que Cabo verde vai estar representando nas modalidades de voleibol (masculino e feminino), atletismo e atletismo paralímpico. 

   Cabo Verde

Mau tempo obriga transportadora aérea cabo-verdiana a suspender voos domésticos

Cidade da Praia - As chuvas que caíram nos últimos quatro dias em Cabo Verde, acompanhadas de rajadas de vento, relâmpagos e trovoadas, levaram a transportadora aérea cabo-verdiana TACV a suspender alguns voos internos, anunciou a companhia.

"Devido às condições climáticas em curso em Cabo Verde, não temos condições mínimas para voar as ilhas, pelo que a nossa operação doméstica está suspensa", indicou a TACV em comunicado, salientando que as chuvas obrigaram a ter aviões e tripulações retidos em várias ilhas.  

   Mundo

Quase 300 mil migrantes chegaram este ano à Europa - ONU

Genebra - Quase 300 mil migrantes e refugiados chegaram este ano à Europa pelo mar Mediterrâneo, anunciou terça-feira a agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Em conferência de imprensa, a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, disse que 181 mil pessoas chegaram à Grécia e 108 mil a Itália. Fleming acrescentou que a agência das Nações Unidas calcula que três mil pessoas vão chegar diariamente, nos próximos dias, à Sérvia, depois de entrarem em território europeu pela Grécia e atravessar a Macedónia. 

   Economia

Ex-vice-ministro das Finanças chinês assume presidência do BAII

Pequim - O ex-vice-ministro das Finanças chinês Jin Liqun foi nomeado para a presidência do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), a nova instituição financeira internacional proposta por Pequim, informou a entidade no seu portal na Internet.

Jin Liqun, de 66 anos, já dirigiu o fundo soberano chinês (China Investment Corporation) e desde outubro chefiava o secretariado interino do BAII. 

   Desporto

Venda dos bilhetes para os Jogos Paralímpicos Rio2016 começa em setembro

Rio de Janeiro - Os cerca de 3,3 milhões bilhetes disponíveis para as competições desportivas e cerimónias dos Jogos Paralímpicos Rio2016 vão começar a ser vendidos a 07 de setembro.

A venda será feita em três fases, a primeira começa no dia 07 de setembro, o Dia Internacional Paralímpico, quando os interessados poderão solicitar as entradas para concorrer na fase de sorteio.