Boletim Moçambique

Segunda, 24 Agosto 2015 • 24 notícias • 11440 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Estado moçambicano não está à altura de competir com os privados – ministra do Trabalho

Maputo - A ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Moçambique, Vitória Diogo, considerou esta segunda-feira que o Estado moçambicano não está a altura de competir com o setor privado, assinalando que a função pública não persegue o lucro.

"O Estado não está à altura de competir com os outros setores, sobretudo o setor produtivo ou privado, porque o que o Estado consegue é para pôr os setores e serviços em funcionamento e não para produzir lucros", afirmou Diogo, citada num comunicado do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, enviado à Lusa. 

   Moçambique

PR diz que vai convidar líder da Renamo para discutir paz no país

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse domingo que vai formular um convite ao líder da Renamo para discutir a paz no país, mas o principal partido de oposição condiciona a reunião a uma agenda concreta.

"Se for um encontro para um chá, o presidente da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana] dispensa, porque ele tem açúcar quanto baste. Só irá acontecer a reunião se houver uma agenda concreta", afirmou em declarações à Lusa, o porta-voz do movimento, António Muchanga, referindo que até ao fim da manhã de hoje ainda não tinha sido recebido nenhum convite.

   Angola

Abate indiscriminado de árvores agrava problema da desflorestação em Angola

Luanda - O problema da desflorestação em Angola está a tornar-se "sério" e nem as campanhas de sensibilização têm surtido os efeitos desejados para combater o fenómeno, disse em Luanda fonte governamental ligada à área.

Em declarações à agência Lusa esta segunda-feira, à margem da conferência nacional sobre Alterações Climáticas, o chefe de departamento de Seca e Desertificação do Ministério do Ambiente de Angola, Luís Constantino, disse o problema tem afetado sobretudo as regiões do planalto central, centro sul do país e algumas áreas do norte. 

   Angola

Cobalt vende exploração de petróleo em Angola à Sonangol por 1,5 mil milhões de euros

Houston, Estados Unidos - A petrolífera angolana Sonangol anunciou um acordo para comprar a totalidade das participações da norte-americana Cobalt em dois blocos em Angola por 1,5 mil milhões de euros, ficando a Cobalt apenas com direitos sobre o bloco 9.

"O acordo de compra e venda assegura uma transição suave para um novo operador e sublinha o empenho das partes em conseguir uma decisão final de investimento para o desenvolvimento do bloco Cameia 21/09 até ao final deste ano para conseguir iniciar a produção no final de 2018", lê-se no comunicado colocado na página da petrolífera norte-americana.

   Angola

Associação Justiça, Paz e Democracia pede medidas sobre cadeias angolanas

Lisboa – Alegados abusos contra uma reclusa na cadeia angolana de Viana na semana passada levaram a Associação Justiça, Paz e Democracia a pedir medidas judiciais e mesmo a intervenção da Assembleia Nacional sobre os serviços prisionais em Angola.

“Além das medidas já tomadas pelo ministro do Interior, urge, pois, ao titular do poder Executivo mandar abrir um inquérito para apurar responsabilidades, ou mesmo, a Assembleia Nacional constituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para que se possa inverter o ‘modus operandí’ dos Serviços Penitenciários da República de Angola e que a Procuradoria-Geral da República responsabilize, nos termos da lei, as autoras morais e materiais de tais violações”, diz a Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) em comunicado.

   Angola

Angola pede financiamento para resolver problema das alterações climáticas

Luanda - A ministra do Ambiente angolana disse, em Luanda, que Angola continua a honrar os compromissos assumidos com a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, mas precisa de financiamento para adaptar e resolver os fenómenos.

Fátima Jardim sublinhou que o Governo angolano integrou na sua agenda de prioridades a componente das alterações climáticas, tendo adotado várias estratégias e ações concretas.

   Brasil

Governo brasileiro anuncia que vai cortar 10 dos atuais 39 ministérios

Brasília - O Governo brasileiro irá cortar 10 dos atuais 39 ministérios até ao fim de setembro, a fim de reduzir os gastos públicos e promover um excedente fiscal, afirmou esta segunda-feira o ministro do Planeamento, Nelson Barbosa.

O número de cargos e de secretarias do Executivo também deve ser diminuído, informou Nelson Barbosa em declarações à imprensa após a reunião de coordenação política do Governo, que se realiza às segundas-feiras.

   Portugal

Governo reconhece diminuição de professores de português no estrangeiro

Amarante, Porto - O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, disse à Lusa haver mais pessoas a aprender português entre os emigrantes, mas admitiu que o número de professores do Estado tem diminuído.

"Hoje temos mais gente a aprender português na Rede do Instituto Camões, embora tenhamos menos professores contratados diretamente do que tínhamos há meia dúzia de anos", afirmou José Cesário esta segunda-feira.

   Portugal

Bruxelas entrega decisão sobre venda da TAP a Autoridade da Concorrência

Bruxelas - A Comissão Europeia concluiu que não lhe complete a análise do processo de venda da TAP, entregando a decisão à Autoridade da Concorrência portuguesa, disse à Lusa fonte comunitária.

"Após a análise da informação fornecida pelas partes, a Comissão Europeia concluiu que não tem jurisdição para avaliar o negócio ao abrigo das regras europeias para as fusões", disse à Lusa o porta-voz do executivo comunitário para a Concorrência, Ricardo Cardoso.

   Timor-Leste

PM timorense parte terça-feira para primeira visita oficial à Indonésia

Díli - O Gabinete do primeiro-ministro timorense anunciou que Rui Maria Araújo parte terça-feira para a sua primeira visita oficial à Indonésia desde que tomou posse em fevereiro.

A informação da visita de Rui Araújo, sem quaisquer detalhes de agenda ou calendário, foi enviada por SMS aos jornalistas, convocando-os para uma conferência de imprensa no aeroporto ao início da tarde de terça-feira.

   Macau

Auditoria revela critérios diferentes na atribuição de apoios sociais em Macau

Macau, China – O Comissariado de Auditoria de Macau apontou falhas e critérios de avaliação distintos em casos idênticos na atribuição de subsídios pelo Instituto de Ação Social e falta de mecanismos de fiscalização para controlar pagamentos.

As críticas constam de um relatório sobre a auditoria realizada entre abril e novembro de 2014, que incidiu sobre 2013, quando o Instituto de Ação Social (IAS) atribuiu apoios financeiros a indivíduos e agregados familiares em situação de carência económica no valor de 309,7 milhões de patacas (33,8 milhões de euros).

   Guiné-Bissau

Parlamento da Guiné-Bissau aprova resolução que pede ao PR para exonerar novo PM

Bissau - O parlamento da Guiné-Bissau aprovou uma resolução proposta pelo PAIGC para que haja um recuo na nomeação do novo primeiro-ministro, Baciro Djá, e a escolha de outro nome, em conjunto com o Presidente da República.

Dos 102 deputados eleitos, 79 estavam presentes no hemiciclo e 75 votaram a favor, registando-se quatro abstenções: três da bancada do Partido da Renovação Social (PRS) e uma do Partido da Nova Democracia (PND).

   Guiné-Bissau

Baciro Djá promete pagar salários na 3.ª feira e formar Governo em breve

Bissau - O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, prometeu pagar os salários aos funcionários públicos esta terça-feira e remeteu "para breve" a formação do seu Governo.

Baciro Djá, primeiro-ministro indigitado e empossado na passada quinta-feira pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, reuniu-se com os diretores dos bancos comerciais para lhes solicitar apoios no sentido de cobrir um défice que existe nas finanças públicas para o pagamento dos salários.

   Guiné-Bissau

Dirigente do PAIGC contesta posições do partido contra PR

Bissau - Aristides Ocante da Silva, membro do Bureau Político do PAIGC, contestou as posições do partido contra as decisões do Presidente da República, José Mário Vaz.

Aquele membro do órgão dirigente falava aos jornalistas à porta da sede do PAIGC e disse representar mais elementos do Bureau "que votaram contra ou abstiveram-se" durante a reunião da madrugada de sábado.

   Guiné-Bissau

Rotação de efetivos da força de estabilização sem relação com a crise - CEDEAO

Bissau - Os dirigentes da força militar e policial de estabilização da Guiné-Bissau (Ecomib) esclareceram esta segunda-feira, em comunicado, que a rotação de efetivos em curso já estava planeada, afastando as movimentações da crise política que se vive no país.

"Esse processo [de rotação] constitui um ato normal e planificado, sem ligação a qualquer outra agenda", refere o documento divulgado pelo escritório do representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné-Bissau.

   Guiné-Bissau

Recém-empossado PM muda diretores da rádio e TV estatais

Bissau - O recém-empossado primeiro-ministro, Baciro Djá, colocou novos diretores em funções nos órgãos estatais, disse à agência Lusa fonte do setor.

Califa Soares Cassamá, correspondente da RDP África (canal estatal português), substitui Muniro Conté na rádio nacional, enquanto Eusébio Nunes, jornalista da Televisão da Guiné-Bissau, substitui Paula Melo à frente do canal.

   Guiné-Bissau

Rádio estatal deixa de transmitir debates parlamentares

Bissau - A Rádio Difusão Nacional (RDN) da Guiné-Bissau deixou de transmitir em direto os debates no Parlamento, facto classificado como "uma situação grave" pelo presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá.

O secretário-geral da Assembleia Nacional Popular (ANP), José Carlos Fonseca, disse à agência Lusa que um repórter da RDN lhe tinha transmitido que tinha ordem para não emitir o debate em direto, ao contrário do que tem sido hábito e do que prevê o regimento do órgão.

   Cabo Verde

Chuvas alimentam esperança de agricultores e criadores de gado

Cidade da Praia - As chuvas que caíram durante o fim de semana e que continuaram a cair segunda-feira nas ilhas a sul do arquipélago de Cabo Verde vieram renovar as esperanças de agricultores e criadores de gado num bom ano agrícola.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o responsável do seguimento agrícola do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), Celestino Tavares, informou que a chuva caiu com maior frequência nas ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava.

   Mundo

Merkel e Hollande pedem resposta europeia unificada à crise migratória

Berlim – A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, pediram uma resposta “unificada” da Europa à crise migratória, numa declaração conjunta em Berlim.

“Temos de aplicar um sistema unificado do direito ao asilo”, disse Hollande numa breve declaração à imprensa ao lado de Merkel, sublinhando que o afluxo de refugiados de países em conflito “é uma situação excecional que vai durar algum tempo”.

Angela Merkel, cujo governo divulgou na semana passada esperar 800.000 pedidos de asilo em 2015, afirmou que Berlim e Paris esperam que os países membros da UE apliquem as políticas de direito de asilo “o mais depressa possível”.

   Mundo

Países lusófonos sofrem falta de fundos para sustentabilidade ambiental - ONU

Nova Iorque - Todos os países lusófonos sofrem de falta de fundos para investir na sustentabilidade ambiental, segundo declarou à Rádio ONU o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Bráulio Dias.

O responsável atentou nas diferentes causas por trás das limitações do investimento dos países de língua portuguesa, que variam segundo a situação política e económica específica de cada país.

   Economia

Angola é o oitavo país africano com maior número de investimentos chineses

Washington - Angola é o oitavo país africano onde há mais investimentos chineses, 189, de acordo com a contabilização feita pelo instituto norte-americano Brookings, com base em números oficiais, numa lista liderada pela Nigéria, com 404.

"Os dados recolhidos junto do Ministério do Comércio da China sobre todas as empresas que investiram em África entre 1998 e 2012 foram categorizados em 25 setores, englobando as pequenas e as médias empresas que investiram no continente, e contrariamente à perceção geral, houve poucos investimentos nos setores dos recursos naturais", escrevem os investigadores no resumo do relatório.

   Desporto

Rio2016: Lixo nas águas obrigou à alteração de uma rota no evento teste de vela

Rio de Janeiro – Uma das rotas do evento teste de vela para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, teve que ser alterada devido à quantidade de lixo existente nas águas, revelou hoje a Federação Internacional de Vela (ISAF).

Em causa está poluição existente na baía da cidade brasileiro, com vista para o famoso Pão de Açúcar, um problema que as autoridades locais já reconhecerem que será difícil solucionar a tempo dos Jogos, que vão ser disputados de 05 a 21 de agosto do próximo ano.

   Desporto

Selecionador português anuncia convocados para França e Albânia na sexta-feira

Lisboa – O selecionador de futebol português, Fernando Santos, divulga na sexta-feira quais os escolhidos para o jogo particular com a França, e de qualificação para o Europeu de 2016, com a Albânia.

Portugal defronta a 04 de setembro a França, no Estádio de Alvalade, e a 07 terá pela frente a Albânia, no Elbasan Arena, em Elbasan.

   Desporto

Costa do Sol perde mas continua na liderança do campeonato moçambicano de futebol

Maputo - O Costa do Sol perdeu no domingo por 1-0 na receção ao Ferroviário da Beira, na 20.ª jornada do campeonato moçambicano de futebol, mas permanece na liderança da tabela.

O Maxaquene, que ocupava a segunda posição do Moçambola, também perdeu por 3-1 com o Desportivo de Maputo, caindo para o terceiro lugar.