Boletim Moçambique

Terça, 21 Julho 2015 • 23 notícias • 10834 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Jornalista e académico moçambicanos vão a julgamento devido a opinião sobre Guebuza

Maputo - O editor do diário moçambicano Mediafax, Fernando Banze, e o académico Carlos Nuno Castel-Branco serão julgados pelos crimes contra a segurança do Estado e abuso de liberdade de imprensa, relacionados com uma opinião sobre o ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza.

Em declarações à Lusa em Maputo, Banze disse que o Tribunal Judicial do Distrito Municipal de Kampfumo marcou para o próximo dia 03 o seu julgamento, por abuso de liberdade de imprensa, e de Carlos Nuno Castel-Branco, por alegado crime contra a segurança do Estado, numa carta em que punha em causa a governação de Armando Guebuza e o comparava a um fascista.

   Moçambique

Imobiliária rescinde contrato de obra com portuguesa Britalar em Maputo

Maputo - A firma imobiliária moçambicana JAT Constrói vai rescindir imediatamente o contrato de construção de um prédio em Maputo com a construtora portuguesa Britalar, devido ao alegado incumprimento de procedimentos de higiene e segurança na obra, anunciou a empresa moçambicana.

Segundo Chande Faydherbe, engenheiro civil da JAT Constrói, citado pelo diário O País, a Britalar tem vindo a negligenciar aspetos de higiene e segurança na construção do edifício de 20 andares na baixa de Maputo, onde cinco trabalhadores morreram na semana passada, devido à queda de andaimes.

   MOçambique

Um terço de doentes de SIDA em Moçambique abandona tratamento no primeiro ano

Maputo - Um terço dos doentes em tratamento de SIDA em Moçambique abandona o acompanhamento clínico no primeiro ano, uma situação agravada pela falta de apoio do Governo, informou terça-feira a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Do universo de 1,6 milhões de infetados de SIDA em Moçambique, apenas 640 mil procuram tratamento, mas um terço abandonam-no logo no primeiro ano, segundo dados oficiais revelados em Maputo durante a apresentação do relatório "Aconselhamento em HIV/TB: Quem está a fazer o trabalho". 

   MOçambique

Escola no norte de Moçambique regista quarta vaga de desmaios em dois anos

Lichinga - Cerca de trinta alunos de uma escola secundária em Lichinga, província de Niassa, no norte de Moçambique, sofreram alegados desmaios na segunda-feira por motivos não esclarecidos, avança terça-feira o diário Notícias.

Segundo o maior jornal moçambicano, o principal hospital de Niassa registou uma entrada de alunos da Escola Secundária Amizade, na quarta vaga de alegados desmaios neste estabelecimento de ensino em dois anos.

   Angola

Porto e Luanda apostam na Cultura para retomar geminação de há 20 anos

Luanda - Os presidentes da Câmara do Porto e da Comissão Administrativa da cidade de Luanda admitiram terça-feira que a geminação entre os dois municípios, estabelecida há duas décadas, ficou estagnada, sendo agora a vertente cultural como prioritária.

Segundo o autarca Rui Moreira, que falava à Lusa no Luanda Investment Forum, que está a decorrer na capital angolana, "por razões da gestão de ambas as cidades" a geminação entre ambas "ficou perdida no tempo" e precisa agora de um "novo motor" de desenvolvimento, com a aposta cultural. 

   Angola

Angola e Itália acertam cooperação para relançar agricultura angolana

Luanda - O ministro das Pescas, Agricultura, Alimentação e Florestas italiano assumiu terça-feira em Luanda o interesse do seu país em contribuir para o relançamento da agricultura angolana, através de parcerias a desenvolver entre empresas dos dois países.

Maurizio Martina falava à imprensa à margem do Fórum de Negócios Angola-Itália, realizado na Feira Internacional de Luanda, onde participam 71 expositores, tendo previsto para quarta-feira a assinatura, com o seu homólogo angolano, de um Memorando de Entendimento no domínio da agricultura,

   Angola

Rui Moreira quer investimento público face a dificuldades como na Soares da Costa

Luanda - O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu terça-feira a necessidade de retomar o investimento público para dar "sustentabilidade" ao setor da construção civil, assumindo-se preocupado com a situação na construtora Soares da Costa.

"Temos que ver também em Portugal se começamos a ter algum investimento público que de alguma maneira dê sustentabilidade a essas empresas", afirmou o autarca, em Luanda, questionado pela Lusa sobre a situação da Soares da Costa, em que trabalhadores com salários em atraso foram à Câmara do Porto, na segunda-feira, pedir a "intervenção política" de Rui Moreira, na defesa dos operários.

   Angola

Banco público angolano saiu do ‘vermelho’ após recapitalização estatal

Luanda - A capitalização do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), detido pelo Estado angolano, permitiu à instituição elevar os rácios de solvabilidade dos "negativos" 8,3 por cento para os níveis exigidos pelo banco central, informou a administração.

O BDA é o sétimo maior banco angolano, entre mais de duas dezenas a operar no país, e encerrou 2013 com capitais próprios abaixo dos 10% exigidos (rácio de solvabilidade), obrigando o Estado angolano, acionista único, a aumentar o capital social de quatro para 36,1 mil milhões de kwanzas (265 milhões de euros). 

   Brasil

Aprovação do Governo de Dilma Rousseff cai para 7,7% dos brasileiros – sondagem

Brasília - A percentagem de brasileiros que avalia o Governo da Presidente Dilma Rousseff como positivo caiu para 7,7% em julho, segundo uma sondagem divulgada terça-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) do país.

Na sondagem anterior, divulgada em março, a percentagem de aprovação era de 10,8%. Já os entrevistados que avaliaram o Governo de forma negativa subiram de 64,8% para 70,9% no mesmo período, informou a CNT. 

   Brasil

Jogador brasileiro do Bayern de Munique quer jogar pela seleção alemã

Berlim – O futebolista brasileiro Rafinha, do Bayern de Munique, disse terça-feira que quer adotar a nacionalidade alemã para poder representar a seleção germânica.

“Já apresentei o pedido e espero em breve ser alemão”, referiu o lateral do clube alemão ao diário Munchen Merkurs, expressando o desejo que representar a ‘mannschaft’.

   Brasil

Detido em Espanha um cidadão brasileiro procurado por homicídio em França

Madrid - Um cidadão brasileiro foi terça-feira detido pela polícia espanhola em Santander por ter assassinado um homem com 29 facadas na cidade francesa de Reims, anunciaram as autoridades espanholas.

De acordo com a polícia nacional espanhola, o brasileiro, de 39 anos, apunhalou mortalmente um jovem a 09 de julho, num apartamento no centro da cidade de Reims. No decorrer da agressão ficou ferido gravemente um outro cidadão, que ainda está a hospitalizado em França.

   Portugal

Empresa chinesa vai leiloar online cerca de 1.500 vivendas e apartamentos de Portugal

Pequim - Cerca de 1.500 vivendas e apartamentos do Algarve deverão começar a ser leiloadas hoje no Taobao, o maior portal de comércio eletrónico da China, anunciou terça-feira um jornal oficial chinês.

No conjunto, as vivendas e apartamentos estão avaliados em 1.600 milhões de yuan (cerca de 242,5 milhões de euros) e as áreas variam entre 231 e 363 metros quadrados, precisa o China Daily.

   Macau

Serviços de Educação de Macau querem ensino pré-escolar mais lúdico e menos académico

Macau – O ensino pré-escolar de Macau sofre, a partir de setembro, uma reforma curricular com o objetivo de se tornar mais adequado à idade das crianças e menos académico, já que se vinha a sobrepor ao ensino primário.

“Queremos evitar que o ensino infantil seja semelhante ao primário, já que muitas escolas ensinam matérias do ensino primário. Queremos que as atividades lúdicas sejam o método base da aprendizagem”, anunciou terça-feira Kuok Sio Lai, subdiretora dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ).

   Macau

Inflação em Macau atingiu 5,43% em junho

Macau – A taxa de inflação em Macau nos 12 meses terminados em junho, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, foi de 5,43%, revelaram terça-feira os Serviços de Estatística e Censos.

Comparativamente a junho de 2014, numa análise por setor, verificaram-se subidas de 11,09% na habitação e combustíveis, 5,52% em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e 5,12% na saúde. 

   Guiné-Bissau

Estudo releva várias fragilidades no sistema educativo da Guiné-Bissau

Bissau - Um estudo apresentado terça-feira em Bissau revelou várias fragilidades no sistema educativo público da Guiné-Bissau, notando que sem correções o país poderá ter dificuldades em promover o desenvolvimento.

O estudo realizado em 2014 pelo Governo guineense, em colaboração com as agências das Nações Unidas, UNICEF e a UNESCO, visou evidenciar os pontos fortes e as fragilidades do sistema educativo e ao mesmo tempo propor medidas de solução.

   Guiné-Bissau

Antigo líder militar Zamora Induta regressa à Guiné-Bissau

Bissau - O antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, Zamora Induta, regressou na terça-feira ao país oriundo de Portugal, onde se encontrava a residir na sequência do golpe de Estado militar de 2012 em Bissau.

Contactado pela Lusa, o porta-voz do Estado-Maior guineense, Daba Na Walna, confirmou o regresso, tendo sublinhado que Induta avisou o atual líder dos militares, Biaguê Nan Tan, que vinha ao país esta terça-feira.

   Guiné-Bissau

UE cofinancia projeto para incluir crianças com deficiência no sistema educativo da Guiné-Bissau

Bissau - A União Europeia (UE) vai atribuir cerca de 700 mil euros a um projeto que visa incluir as crianças com deficiência no sistema educativo da Guiné-Bissau, anunciou terça-feira a delegação da UE na capital guineense.

O projeto consiste na sensibilização de pais e professores, no "seguimento da participação escolar e extraescolar das crianças com deficiência" e numa "colaboração com os centros de saúde", refere a UE em comunicado.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau representa uma "excelente oportunidade" para os empresários portugueses – AICEP

Bissau - A Guiné-Bissau passa por uma "fase única" e representa uma "excelente oportunidade para os empresários portugueses", avaliou o delegado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Bissau, Tiago Bastos.

"Há muita coisa para fazer e é uma excelente oportunidade para os empresários portugueses", numa altura em que o país vive "uma fase única, não só ao nível da estabilidade, mas também ao nível do progresso e investimento. A oportunidade é agora", referiu, em entrevista à agência Lusa.

   Cabo Verde

Preço das importações em Cabo Verde aumentou 1,9% em junho

Cidade da Praia – O preço das importações em Cabo Verde aumentou em junho 1,9% em relação a maio, para 87,8%, enquanto o valor das exportações caiu 6,7% face ao mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dados do Índice Mensal de Preços do Comércio Externo (ICE), divulgados terça-feira pelo INE, revelam que, apesar do aumento, a variação do preço das importações neste mês foi inferior em 0,4 pontos percentuais relativamente a maio.

   Cabo Verde

Instituto Superior Técnico entrega mais de 100 livros à Universidade Pública de Cabo Verde

Cidade da Praia - A editora universitária do Instituto Superior Técnico de Portugal, a IST Press, entrega hoje mais de uma centena de livros técnicos à Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV).

Em comunicado, a Uni-CV indica que os livros são divididos em duas coleções, a de Ensino da Ciência e da Tecnologia e de Apoio ao Ensino.

   Mundo

Governo grego quer concluir acordo com credores até 20 de agosto

Atenas - O governo grego espera concluir um acordo com os credores sobre um novo empréstimo ao país até 20 de agosto, indicou terça-feira uma porta-voz governamental, Olga Gerovassili.

Segundo um comunicado da porta-voz, após a votação no parlamento, prevista para quarta-feira, de um segundo pacote de reformas controversas, o governo vai "retomar de imediato as negociações com as instituições - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - que devem prolongar-se o mais tardar até 20 de agosto".

   Economia

Remessas de africanos lusófonos em Portugal subiram quase 60% em maio - BdP

Lisboa - As remessas enviadas pelos imigrantes lusófonos africanos em Portugal aumentaram 59,5%, enquanto as verbas enviadas pelos emigrantes portugueses nesses países diminuíram 4,7% em maio, divulgou terça-feira o Banco de Portugal no boletim estatístico.

De acordo com o documento, as remessas dos imigrantes lusófonos em Portugal subiram quase 60% em maio, passando de 2,79 milhões de euros em maio do ano passado, para 4,45 milhões em maio deste ano.

   Desporto

Ricardo Quaresma anuncia despedida do FC Porto e está mais perto do Besiktas

Redação - O futebolista Ricardo Quaresma, que está em negociações para regressar aos turcos do Besiktas, anunciou terça-feira a despedida do FC Porto no seu blogue pessoal da internet.

“Quem chega ao norte para jogar no FC Porto, nunca mais na vida se esquece da forma como é recebido. Por agora, os nossos caminhos separam-se, mas onde quer que esteja nunca me vou esquecer do meu norte”, afirmou o internacional português.