Boletim Moçambique

Segunda, 29 Junho 2015 • 27 notícias • 13259 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   MOçambique

Filipe Nyusi diz que “esta é a única oportunidade” para desenvolver o país

Maputo – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse na segunda-feira, durante a presidência aberta que está a realizar à província da Zambézia, que o país vive uma oportunidade única para se desenvolver e que a governação não pode ser atrapalhada.

“Esta é a única oportunidade para desenvolver Moçambique”, disse Nyusi, num comício em Quelimane, citado pela Agência de Informação de Moçambique, acrescentando que as pessoas não se podem distrair e que tem legitimidade para governar.

   MOçambique

Um morto durante fuga de 35 reclusos em Chiúre

Chiúre - Um recluso foi morto a tiro pela polícia na segunda-feira, durante a fuga de 35 prisioneiros do Estabelecimento Penitenciário de Chiúre, província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, anunciou o Governo moçambicano.

Dos 35 reclusos evadidos cerca das 05:00 de segunda-feira (menos uma hora em Portugal), a polícia recapturou cinco, segundo um comunicado do Serviço Nacional Penitenciário do Ministério da Justiça, que atribui a fuga à falta de cuidado do único guarda prisional que se encontrava no local, porque um colega faltou ao serviço e outro abandonou o posto.

   MOçambique

Código Penal moçambicano em substituição do texto colonial entra em vigor na quarta-feira

Maputo- O novo Código Penal de Moçambique, que revoga um texto de 1886, entra em vigor na próxima quarta-feira, disse à Lusa o porta-voz do Tribunal Supremo, esclarecendo dúvidas sobre a data do início da aplicação da legislação.

"O 'vacatio legis' [período entre a publicação da lei e entrada em vigor] termina a 30 deste mês e o novo Código Penal começa a ser aplicado a partir de dia 01 de julho", afirmou à Lusa Pedro Nhatitima, adiantando que os tribunais já estão a ser informados sobre a data de implementação do documento, que inclui várias novas normas como a despenalização do aborto.

   MOçambique

Governo avisa que será implacável contra contratação ilegal de estrangeiros

Maputo - O Governo moçambicano avisou segunda-feira que será implacável contra violações reiteradas à legislação do trabalho, sobretudo a contratação de mão de obra estrangeira, que só no primeiro trimestre deste ano registou um total de 192 infrações.

"Não seremos complacentes a violações reiteradas e graves à legislação laboral no nosso país, sobretudo no que respeita à contratação de mão de obra estrangeira e desrespeito pelas normas de proteção e segurança no trabalho", disse segunda-feira a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social moçambicana, na abertura em Maputo de um seminário sobre legislação laboral, organizado pela Embaixada de Portugal e pelo Governo moçambicano. 

   MOçambique

Presidente moçambicano lamenta morte do mestre da timbila Venâncio Mbane

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou "uma perda irreparável" a morte de Venâncio Mbande, conhecido em Moçambique como o "Mestre da Timbila", um xilofone classificado como património da humanidade pela Unesco.

"Este infortúnio, que ocorre justamente no dia em que celebrávamos o 40.°aniversário da independência nacional, constitui uma perda irreparável para o país e, de forma particular, para as artes e cultura moçambicanas", refere Nyusi, numa carta de condolências divulgada no fim de semana.

   MOçambique

BAD quer alargar cooperação com Moçambique à energia

Maputo - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) manifestou segunda-feira interesse em alargar e aprofundar a cooperação com Moçambique nos setores da energia e das infraestruturas, considerando muito rica a colaboração entre a instituição e o país.

"Temos uma parceira muito boa, a nossa carteira de projetos está a ser muito bem implementada em Moçambique e, por isso, olhámos para o futuro com o interesse de alargar e aprofundar a cooperação no setor da energia e das infraestruturas", disse o vice-presidente do BAD, Janvier Litse, após um encontro com o primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário.

   Brasil

Dilma Rousseff reuniu-se com empresário Rupert Murdoch

Nova Iorque - A Presidente brasileira Dilma Rousseff reuniu-se na segunda-feira com o empresário norte-americano Rupert Murdoch, presidente-executivo do grupo de comunicação News Corporation, ao qual pertence o The Wall Street Journal, em Nova Iorque.

Rousseff e Murdoch conversaram sobre o cenário económico global, oportunidade de negócios no Brasil e o mercado internacional de notícias, segundo o Governo brasileiro. Também participaram no encontro diretores do grupo de comunicação americano e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. 

   Brasil

Petrobras corta plano de investimentos em 37 por cento até 2019

Rio de Janeiro - A petrolífera brasileira Petrobras cortou o nível de investimento para os próximos cinco anos em 37 por cento, tentando recuperar financeiramente de um escândalo que já custou mais de dois mil milhões de dólares à gigante empresa.

De acordo com um comunicado da empresa brasileira, o nível de investimentos previstos entre 2015 e 2019 desceu para os 130,3 mil milhões de dólares, cerca de 116,5 milhões de euros, o que representa um corte de 37% face ao plano anterior.

   Portugal

IAPMEI e AICEP iniciam campanha junto de empresas para dinamizar linha de crédito para Angola

Lisboa - As agências IAPMEI e AICEP vão contactar no início desta semana empresas portuguesas que exportam ou estão em processo de internacionalização para Angola para dinamizar a linha de crédito para aquele país, disse segunda-feira à Lusa fonte governamental.

"No início desta semana, o IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] e a AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal] vão contactar os milhares de empresas suas clientes, em particular PME [pequenas e médias empresas], no sentido de dinamizar a linha de financiamento para empresas portuguesas com processo de internacionalização em Angola", disse o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves.

   Portugal

Portugal terá participação de 11,6 ME no banco internacional proposto pela China

Pequim - Portugal terá uma participação de cerca de 13 milhões de dólares (11,6 milhões de euros) no Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), cujo acordo constitutivo foi assinado segunda-feira, disse o secretário de Estado das Finanças à Lusa.

Trata-se de "uma participação idêntica" àquela que Portugal tem num outro banco da região, o Banco Desenvolvimento Asiático (ADS), e será "realizada em cinco anos", precisou Manuel Rodrigues.

   Timor-Leste

Soldado timorense ferido em tiroteio com elementos de grupo ilegal

Díli - Um soldado timorense foi ferido a tiro, no domingo, quando a patrulha que integrava foi alvejada por elementos de um grupo ilegal que está a ser perseguido pela polícia e forças armadas de Timor-Leste desde março.

O brigadeiro-general Filomeno Paixão, vice chefe de Estado maior general das Forças Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), disse que o incidente ocorreu na manhã de domingo "entre as regiões de Atalari e Sagrada", no município de Baucau.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau precisa oferecer mais garantias a quem pretende investir no país – PM

Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, defendeu na segunda-feira que o país precisa de oferecer garantias mais sólidas a quem pretende investir no país.

"Precisamos de um quadro legal que seja atrativo para quem trata de negócios", referiu o líder do Governo, na abertura das terceiras Jornadas de Industrialização do país, promovidas pelo Ministério da Energia e Indústria.

   Guiné-Bissau

UE e parceiros lançam projeto para ajudar 400 jovens a ter emprego na Guiné-Bissau

Bissau - A União Europeia (UE) e um conjunto de parceiros vão lançar, na terça-feira, um projeto que ambiciona apoiar 400 jovens a procurar emprego ou a criarem o seu próprio negócio, anunciou a delegação da UE em Bissau.

"O projeto visa diminuir o desemprego juvenil nas Regiões de Bissau e de Cacheu através do apoio ao empreendedorismo e do fortalecimento da formação profissional", anunciou a delegação em comunicado. 

   Guiné-Bissau

Governo estima que Guiné-Bissau já tenha exportado 60 mil toneladas de castanha de caju

Bissau - O Ministério do Comércio da Guiné-Bissau estima que o país já tenha exportado 60 mil toneladas de castanha de caju desde o início da colheita, a 18 de março, anunciou segunda-feira a Agência de Notícias da Guiné (ANG).

As estimativas oficiais apontavam para uma exportação de 200 mil toneladas até ao final do ano, mas admite-se que o valor possa ser ultrapassado.

   Cabo Verde

Portugal dá quarta formação sobre fraude documental a autoridades cabo-verdianas

Cidade da Praia - Especialistas portugueses sobre fraude documental estão desde segunda-feira até esta terça-feira, na Cidade da Praia, para ministrar a quarta ação de formação no setor, iniciativa do Centro Comum de Vistos (CCV) destinada às autoridades cabo-verdianas.

O diretor do CCV, João Mendes, também cônsul de Portugal em Cabo Verde, citado pela agência Inforpress, disse que a fraude documental é um fenómeno sempre associado à área consular, na parte que diz respeito à obtenção de vistos.

   Cabo Verde

Cabo Verde tem “muitas vantagens” na ligação à economia do mar – especialista português0

Cidade da Praia - Cabo Verde tem "muitas vantagens e poucas desvantagens" na aposta de ligação à economia do mar, pelo que tem de trabalhar junto de organizações internacionais, sobretudo dentro da CPLP, para poder ter sucesso, disse na segunda-feira na Cidade da Praia, o ex-ministro António Mendonça.

O antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e docente universitário, falava no seminário "Transporte Marítimo: Tendências e Desafios", promovido pelo Ministério das Infraestruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, com a participação de vários especialistas portugueses.

   Cabo Verde

Desafios cabo-verdianos nos transportes marítimos são enormes - Governo

Cidade da Praia - Os desafios de Cabo Verde nos transportes marítimos e no mar "são ainda enormes" devido à dispersão pelas nove ilhas e à pouca procura de carga e de pessoas, inviabilizando uma rentabilidade comercial, admitiu segunda-feira fonte governamental cabo-verdiana.

Sara Lopes, ministra das Infraestruturas e da Economia Marítima de Cabo Verde, falava aos jornalistas após a abertura do seminário "Transporte Marítimo: Tendências e Desafios", organizado pelo seu ministério e que conta, ao longo do dia de hoje, com a presença de vários especialistas portugueses.

   Mundo

Presidente do Eurogrupo diz que a porta "ainda está aberta" para a Grécia

Haia - A porta "continua aberta" para negociações com a Grécia, apesar da rutura verificada no fim de semana, afirmou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, na segunda-feira, referindo que ainda é "concebível" evitar a saída da Grécia do euro.

"Continuo a repetir que do nosso lado a porta ainda está aberta se bem que a possibilidade e o tempo sejam agora muito limitados", afirmou aos jornalistas, em Haia.

   Mundo

Grécia: China confia na “capacidade e sabedoria” da UE para resolver a crise

Pequim - A China manifestou segunda-feira confiança na "capacidade e sabedoria" da União Europeia para resolver a crise da dívida grega e reafirmou que a Grécia deve continuar na zona euro.

"A China apoia a integração europeia e uma estável, unida e próspera União Europeia", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying.

   Economia

Exportações de Macau sobem 7 por cento até maio

Macau – As exportações de Macau nos primeiros cinco meses do ano aumentaram 7% para 4.530 milhões de patacas (503 milhões de euros), mas o défice da balança comercial é cerca de sete vezes superior às vendas ao exterior.

Dados estatísticos hoje divulgados referem que nas vendas de Macau para o exterior, a reexportação subiu 9,3% para 3.740 milhões de patacas (415,5 milhões de euros) e a exportação doméstica caiu 2,6% para 784 milhões de patacas (87,1 milhões de euros).

   Economia

Banco central angolano sobe taxa de juro para 9,75 por cento ao ano

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu na segunda-feira aumentar em meio ponto percentual a taxa básica de juro, que passa a fixar-se em 9,75% ao ano, numa altura em que a inflação regista forte subida no país.

A medida consta do comunicado final da reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, realizada em Luanda, destinada a avaliar a situação económica angolana no mês de maio. A taxa de juro em Angola esteve fixada até julho de 2014 em 8,75%, após um corte de meio ponto percentual. Aumentou a 27 de outubro de 2014 para 9% ao ano e em março último mais 0,25 pontos percentuais.

   Economia

Dívida pública colocada por Angola cai 84 por cento no espaço de um mês

Luanda - Angola colocou em junho quase 200 milhões de euros em dívida pública, no mercado primário, uma quebra de 84 por cento no espaço de um mês, segundo dados do banco central angolano compilados segunda-feira pela Lusa.

Em quatro semanas contabilizadas em junho, de acordo com os relatórios semanais sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), o país colocou pouco mais de 26,5 mil milhões de kwanzas (196 milhões de euros) em bilhetes e obrigações do Tesouro, mas também diretamente ao público.

   Economia

Injeção de divisas nos bancos angolanos cresce 23 por cento numa semana

Luanda - A venda de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial subiu mais de 23 por cento na última semana, para 431,4 milhões de dólares (388 milhões de euros), indicam dados da instituição.

De acordo com o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do BNA, ao qual a Lusa teve acesso segunda-feira, as vendas de divisas entre 22 e 26 de junho foram concretizadas a uma taxa média de referência do mercado cambial interbancário de 121,965 kwanzas (90 cêntimos) por cada dólar, um novo máximo.

   Desporto

Brasileiro Paulinho (ex-Tottenham) vai jogar no Guangzhou de Scolari na China

Pequim – O futebolista brasileiro Paulinho (ex-Tottenham) vai representar os chineses do Guangzhou Evergrande, treinado pelo antigo selecionador de Portugal Luiz Felipe Scolari, numa transferência que rondou os 14 milhões de euros e um contrato de quatro épocas.

A transferência de Jose Paolo Bethesda La Maher Junior, vulgo Paulinho, que chegou ao Tottenham proveniente do Corinthians, em 2013, foi confirmada oficialmente através de um comunicado publicado no sítio do Guangzhou Evergrande.

   Desporto

Luta pelo título da Guiné-Bissau continua acesa entre Benfica e Sporting

Bissau - O Benfica mantém-se na liderança da primeira divisão de futebol da Guiné-Bissau quando faltam três jornadas para o fim da temporada, mas o título ainda não está decidido, porque o Sporting está em segundo a dois pontos.

Na 23.ª jornada, com jogos a decorrer desde a última semana e com os dois últimos agendados para hoje, 'leões' e 'águias' venceram, mantendo-se acesa a luta pelo título de campeão guineense.

   Desporto

Maxaquene lidera campeonato moçambicano no fim da primeira volta

Maputo - O Maxaquene terminou a primeira volta do campeonato moçambicano de futebol na liderança, com 27 pontos, seguido do Costa do Sol e da Liga Desportiva de Maputo, ambos com 22 pontos.

Na 13.ª jornada do 'Moçambola', o líder da tabela recebeu e empatou 0-0 com o ENH, num jogo de poucas emoções, mas muito concorrido pelos adeptos 'tricolores'.

   Desporto

Libolo dispensa treinador por “divergências” na gestão do plantel do campeão angolano

Libolo - O Recreativo do Libolo, campeão e líder do campeonato angolano de futebol, anunciou a saída do treinador Sebastien Desabre, alegando "divergências" na "gestão do plantel da equipa", nomeadamente na "valorização dos seus ativos".

Em comunicado a que a Lusa teve acesso na segunda-feira, a direção do clube esclarece ainda que a saída do técnico francês, consumada na paragem do ‘Girabola' após o final da primeira volta, foi feita por rescisão amigável do contrato.