Boletim Moçambique

Sexta, 26 Junho 2015 • 30 notícias • 16164 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Chefes da diplomacia portuguesa e moçambicana preparam visita de PR Nyusi a Lisboa

Maputo - Os ministros dos negócios estrangeiros de Portugal e Moçambique estiveram reunidos em Maputo para analisar a relação bilateral e preparar a visita do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a Lisboa.

A visita acontecerá em julho, disse o chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Balói, à saída do encontro, embora não tenham sido avançadas as datas concretas e é a primeira deslocação que o chefe de Estado de Moçambique realiza a um país europeu.

   Moçambique

40 Anos/Moçambique: África do Sul "orgulha-se das boas relações" bilaterais – PR

Maputo - O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, felicitou o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, pela passagem do quadragésimo aniversário da independência de Moçambique, que se assinalou na quinta-feira.

"A África do Sul orgulha-se das boas relações bilaterais com Moçambique, que vêm dos tempos dos antepassados comuns, os filhos e filhas de Soshangane [general zulu que fundou o Império de Gaza em Moçambique, vindo da África do Sul] e Gungunhana [último rei de Gaza, que morreu em Portugal depois de ser capturado pelas forças coloniais portuguesas] e da geração pré e pós-independência", refere a mensagem de felicitações do Presidente sul-africano, citada hoje na edição eletrónica do diário Notícias.

   Moçambique

China defende aposta na cooperação industrial com Moçambique

Maputo - O embaixador cessante da China em Moçambique, Li Chinhua, afirmou, em Maputo, que o seu país aposta na cooperação industrial com Moçambique, como forma de capitalização do potencial existente neste domínio, para a criação de vantagens mútuas.

"Vamos reforçar a cooperação no setor industrial, porque Moçambique tem condições excelentes para acelerar o seu setor industrial e a China tem capacidade tecnológica para uma cooperação que gere benefícios mútuos", disse Chinhua, em declarações aos jornalistas em Maputo, após apresentar cumprimentos de despedida ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.

   Angola

Angola e França acertam financiamento para formação superior

Luanda - O Governo de Angola aprovou uma convenção de cofinanciamento com a França para a execução de um projeto de apoio à formação superior naquele país africano.

A decisão foi tomada, na quinta-feira, em Luanda, na reunião conjunta das Comissões de Economia e para a Economia Real do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, segundo o comunicado final enviado hoje à Lusa.

   Angola

Angola recebe 110 ME para abastecimento de água e saneamento

Luanda - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo angolano assinaram um acordo de financiamento de 110 milhões de euros para um projeto de abastecimento de água e saneamento básico que servirá diretamente 922 mil habitantes de sete províncias.

Segundo informação disponibilizada hoje à Lusa pelo BAD, o acordo foi celebrado entre aquela instituição e o Ministério das Finanças, em Luanda, na quarta-feira, e o empréstimo pretende servir para "melhorar a governação do setor da água", a nível urbano, e "fortalecer a capacidade e eficiência" das instituições do setor de água e saneamento a nível central e provincial.

   Brasil

Brasil e China acordam criação de fundo de 18.000 ME para aumentar produção

Brasília - O Brasil e a China anunciaram a decisão de criar um fundo de Cooperação para a Expansão da Capacidade Produtiva, no valor de 20.000 milhões de dólares (18.000 milhões de euros), em Brasília. 

O anúncio foi feito após a reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que contou com a presença do vice-presidente brasileiro, Michel Temer, e do vice-primeiro-ministro chinês, Wang Yang. 

   Brasil

Companhia aérea United Airlines compra 5% da brasileira Azul

São Paulo - A companhia aérea norte-americana United Airlines comprou 5% da brasileira Azul, mediante um investimento de 100 milhões de dólares (89,55 milhões de euros), anunciaram as empresas, em São Paulo.

O investimento inclui um acordo de 'codeshare', que estabelece que as companhias compartilhem rotas entre o Brasil e os Estados Unidos, e outros destinos, e a presença de um membro da United Airlines no Conselho de Administração da Azul.

   Brasil

Direitos humanos no Brasil desrespeitados com más condições das prisões, corrupção e trabalho forçado - EUA

São Paulo, Brasil - O desrespeito dos direitos humanos no Brasil ocorre principalmente com as más condições das prisões, a corrupção, o trabalho forçado e o tráfico sexual, inclusive de crianças, segundo um relatório divulgado  pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Outros problemas apontados pelo relatório, que se refere a 2014, foram a violência e os abusos das forças de segurança do Estado, a tortura em reclusos, a violência e a discriminação contra mulheres e meninas, agressões contra crianças, conflitos com indígenas e discriminação com homossexuais.

   Portugal

Passos Coelho considera "falsa questão" alegada diferença de tratamento da Grécia face a Portugal

Bruxelas - O primeiro-ministro considerou que as queixas da Grécia sobre alegadas diferenças de tratamento por parte dos credores comparativamente a Portugal e à Irlanda são "uma falsa questão", pois Atenas tem beneficiado de uma "flexibilidade muito maior".

Numa conferência de imprensa no final de um Conselho Europeu que ficou marcado pelo impasse em torno das negociações entre o governo grego e os credores, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse ainda esperar que a reunião do Eurogrupo de sábado permita finalmente encerrar o longo processo negocial, e apontou que a "diferença significativa" que subsiste entre as partes nas negociações é que "continua a não existir uma dimensão estrutural" no programa de medidas que a Grécia deve adotar.

   Portugal

PS exige imediatas explicações de Passos sobre uso da administração pública para fins eleitorais

Lisboa - O líder parlamentar socialista exigiu imediatas explicações do primeiro-ministro sobre a possibilidade de altos quadros da administração pública estarem a ser "instrumentalizados" para a luta política, recebendo ordens superiores para analisarem o programa eleitoral do PS.

Esta posição foi transmitida em conferência de imprensa por Ferro Rodrigues, que tinha ao seu lado o dirigente socialista Jorge Lacão, depois de o Diário de Notícias ter noticiado que a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, estará a usar dirigentes da administração pública "para fins eleitorais".

   Portugal

Visita do PR moçambicano a Portugal mostra importância das relações bilaterais - Machete

Maputo - O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, afirmou, em Maputo, que a visita em julho do chefe de Estado moçambicano a Portugal, a primeira à Europa, traduz a importância das relações bilaterais.

"A visita também é significativa da importância que os governos de Portugal e de Moçambique atribuem às relações entre os dois países. Há, não apenas uma densificação, mas uma intensificação da cooperação, e é grato a Portugal registar o facto de ser o primeiro país europeu a ser visitado pelo Presidente Filipe Nyusi", afirmou, em declarações à Lusa, Machete, após ser recebido pela presidente da Assembleia da República de Moçambique.

   Portugal

Maria Barroso hospitalizada na Cruz Vermelha

Lisboa – Maria Barroso, mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, está internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em estado grave, disse à agência Lusa uma fonte familiar.

O “site” do DN noticiou que Maria Barroso deu uma queda e foi hospitalizada, em estado grave.

Maria Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, na Alemanha, em 1973.

   Macau

EUA apontam “limitada capacidade” da população para mudar governos em Hong Kong e Macau

Washington – O Departamento de Estado norte-americano refere a "limitada capacidade" dos cidadãos de Hong Kong e de Macau para mudarem os respetivos governos como um dos problemas dos direitos humanos nas regiões chinesas, no relatório anual divulgado na quinta-feira.

O relatório norte-americano observa igualmente “constrangimentos à liberdade de imprensa e liberdade académica, e falhas na implementação total da legislação no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores” em Macau.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau oferece vitamina A e antiparasitário a crianças com menos de cinco anos

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau lança uma campanha de distribuição gratuita de vitamina A e de um produto contra parasitas para combater doenças em crianças com menos de cinco anos, anunciou a UNICEF.

A ação visa combater "a falta de vitamina e doenças causadas por vermes intestinais como a anemia e diarreias", refere a agência das Nações Unidas para a Infância.

   Guiné-Bissau

Jornadas de Industrialização debatem valorização dos produtos guineenses

Bissau - Bissau vai acolher, a partir de sábado, as terceiras Jornadas de Industrialização do país para "promover o debate sobre a valorização dos produtos nacionais", anunciou o Ministério da Energia e Indústria, que organiza o evento.

"Pretende-se promover debates e reflexões sobre o que é necessário fazer para a valorização dos produtos nacionais através da transformação industrial com enfoque nos resultados da mesa redonda [de doadores] realizada durante março", anunciou a organização, em comunicado.

   Guiné-Bissau

AICEP abre delegação em Bissau com presença do primeiro-ministro de Portugal

Bissau - A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vai abrir uma delegação na Guiné-Bissau e acolher a 06 de julho um seminário económico com os primeiros-ministros dos dois países, disse à Lusa fonte da instituição.

O objetivo do seminário é discutir as afinidades "entre os dois países, numa perspetiva empresarial", sob o título "Guiné-Bissau e Portugal: reforçar relações económicas", com a participação do primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira, anuncia a AICEP.

   Guiné-Bissau

Bissau e Caracas eliminam vistos para passaportes diplomáticos e de serviço

Caracas - A Venezuela e a Guiné-Bissau assinaram três acordos de cooperação bilateral que incluem a eliminação de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e o reconhecimento de certificados de títulos ou diplomas de educação superior universitária.

Os acordos foram assinados em Caracas durante uma reunião de trabalho entre a ministra de Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau, Mário Lopes da Rosa.

   Cabo Verde

Jovens começam a consumir drogas cada vez mais cedo em Cabo Verde – estudo

Cidade da Praia - O consumo de droga e de álcool em Cabo Verde tende a vitimar os jovens cada vez mais cedo, sobretudo na faixa etária entre os 10 e 15 anos, sendo o haxixe e a cocaína os estupefacientes mais utilizados.

A afirmação é da coordenadora executiva da Comissão de Coordenação do Combate à Droga, Fernanda Marques, feita numa entrevista à agência Inforpress, no âmbito da comemoração do Dia Mundial Contra o Uso Abusivo e o Tráfico Ilícito de Drogas.

   Cabo Verde

Formação e assessoria às estruturas superiores das FA de Cabo Verde no centro de acordo com Portugal

Cidade da Praia - O apoio à formação e à assessoria nas estruturas superiores das Forças Armadas cabo-verdianas centram o Acordo Quadro da Cooperação Técnico-militar que Portugal assina com Cabo Verde, afirmaram os ministros da Defesa dos dois países.

Falando aos jornalistas após uma reunião de trabalho, os ministros da Defesa cabo-verdiano, Rui Semedo, e português, José Pedro Aguiar-Branco, que cumpre hoje uma visita oficial de 24 horas a Cabo Verde, destacaram a importância do acordo, que será assinado ao fim da manhã no navio patrulha oceânico (NPO) "Figueira da Foz", atracado na Cidade da Praia desde domingo.

   Cabo Verde

40 Anos/Cabo Verde: Em 1975 todos tínhamos heróis – PM

Cidade da Praia – Aos 15 anos, José Maria Neves sabia que havia gente a combater pela independência e pela liberdade de Cabo Verde e alguns nacionalistas africanos detidos na prisão do Tarrafal. Para o primeiro-ministro cabo-verdiano, a coisa apresentava-se, assim, simples.

“Eu tinha a ideia, na altura, 1975 - estava a entrar no liceu, no Ensino Secundário -, de que algo de novo, de transformador, estava a acontecer com o país. No momento do «25 de abril» (de 1974) – estava no atual 7.º ano -, percebi que tinha havido uma revolução e que algo de extraordinário estaria para acontecer. Depois, veio toda aquela movimentação para a independência. Apesar de adolescente, desejava ardentemente a independência e, para mim, era o momento de uma nova largada”, contou o agora primeiro-ministro cabo-verdiano.

   Mundo

República Centro-Africana prepara-se para voltar à exportação de diamantes

Luanda, 26 jun (Lusa) - As sanções impostas à República Centro-Africana (RCA) podem ser levantadas e iniciada a exportação de diamantes, por responder aos requisitos exigidos para a sua comercialização, foi decidido na reunião do Processo Kimberley, que hoje termina em Luanda.

Segundo o secretário executivo da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), Edgar Diogo de Carvalho, foram realizadas duas visitas de revisão à República Centro-Africana, cujos resultados do trabalham confirmam que foram feitas novas explorações, em zonas fora do conflito armado.

   Mundo

Líderes europeus acordam receber 40.000 refugiados mas sem quotas obrigatórias

Bruxelas - Os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia (UE) concordaram repartir entre si 40.000 refugiados da Síria e Eritreia, nos próximos dois anos, mas com base em quotas voluntárias.

O método de repartição dos migrantes será agora discutido e decidido em julho pelos Ministros do Interior, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

   Mundo

Pelo menos 37 mortos e 36 feridos em ataque a hotel na Tunísia

Lisboa - Pelo menos 37 pessoas morreram e 36 ficaram feridas, na sua maioria turistas, quando um homem armado abriu fogo indiscriminadamente num resort hoteleiro na Tunísia, o Riu Imperial Marhaba Hotel, que se encontrava com uma taxa de ocupação de 77% (565 hóspedes, provenientes sobretudo do Reino Unido e de países da Europa Central).

O atirador, morto pela polícia no local, era um estudante desconhecido das autoridades, segundo fonte oficial tunisina. O secretário de Estado da Segurança, Rafik Chelly, afirmou a uma rádio tunisina que o homem terá "entrado pela praia, vestido como um banhista e com um guarda-sol, dentro do qual estava uma metralhadora”.

   Mundo

Polícia encontra cabeça e corpo decapitado em ataque no leste de França

Saint-Quentin-Fallavier, França – O homem decapitado no atentado contra uma fábrica de gás industrial perto de Lyon, leste de França, era patrão do presumível autor do ataque, já detido, segundo fonte próxima da investigação citada pela agência France Presse.

Imagens de uma câmara de vigilância permitiram ver que a cabeça foi colocada na grade da fábrica pelo presumível autor do ataque, Yassin Salhi, 35 anos, antes de conduzir o veículo contra garrafas de gás para provocar uma explosão, gritando “Alá é grande”, segundo uma das primeiras equipas de emergência a chegar ao local.

O suspeito não tem antecedentes criminais, mas estava referenciado pela polícia por radicalização salafista.

   Economia

Governo da Grécia diz que proposta dos credores não pode ser aceite

Atenas - A última proposta apresentada à Grécia pelos credores em troca de reformas e esforços orçamentais "não pode ser aceite", dado que contém medidas "recessivas" e um programa de financiamento de cinco meses considerado "insuficiente", declarou fonte governamental grega.

De acordo com o que foi divulgado, a proposta das instituições previa um prolongamento por cinco meses do programa de assistência financeira à Grécia e um pacote de pelo menos 12 mil milhões de euros a pagar em quatro prestações até novembro por europeus e FMI.

A próxima reunião do Eurogrupo foi antecipada para as 14:00 (13:00 de Lisboa) de sábado. Este novo encontro dos ministros das Finanças da zona euro - o quarto na mesma semana e o quinto em dez dias - tem como objetivo chegar a um acordo com a Grécia quanto às medidas a adotar pelo país e acontece a três dias do final do prazo para Atenas pagar cerca de 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

   Economia

TAP/Privatização: "Há um bom ganhador, o ideal era que houvesse bons perdedores" - Pires de Lima

Lisboa - O ministro da Economia frisou que há um bom vencedor na privatização da TAP e que "o ideal era que houvesse também bons perdedores", numa referência às queixas e contendas entre os interessados na transportadora aérea.

"Há um bom ganhador, o ideal era é que houvesse também bons perdedores", disse Pires de Lima à agência Lusa, quando questionado sobre a contenda entre Miguel Pais do Amaral e Humberto Pedrosa, que venceu em consórcio com David Neeleman a compra da TAP, no âmbito do processo de privatização, e à queixa que o candidato preterido pelo Governo, Gérman Efromovich, pretende apresentar junto da Comissão Europeia.

   Desporto

Ilha de São Vicente decide no fim de semana finalistas do campeonato de Cabo Verde

Cidade da Praia - A ilha de São Vicente vai decidir no fim de semana quais os finalistas do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, ao receber os dois jogos da segunda mão das meias-finais da prova.

Sábado, o Mindelense, bicampeão em título, recebe o Paulense e terá de superar a desvantagem trazida da ilha vizinha de Santo Antão, onde, na semana passada, perdeu por 1-0.

   Desporto

Blatter diz que não se demitiu, mas antes coloca lugar à disposição da FIFA

Lausana, Suíça – O suíço Joseph Blatter disse que não se demitiu da presidência da FIFA, mas antes coloca o lugar à disposição dos membros do organismo que rege o futebol mundial, atingido por um escândalo de corrupção.

A FIFA confirmou mais tarde que as palavras do presidente do organismo, assinalando que Blatter utilizou a mesma expressão quando anunciou a 02 de junho que iria “colocar o lugar à disposição durante um congresso eleitoral extraordinário”.

   Desporto

Ligas portuguesa e espanhola pedem reação urgente à comissária europeia da concorrência

Redação - As ligas portuguesa e espanhola pediram uma “reação urgente” à comissária europeia da concorrência sobre a ligação à UEFA do funcionário da Comissão Europeia responsável pela queixa contra a proibição da repartição da propriedade de futebolistas com terceiros.

Em carta enviada à dinamarquesa Margrethe Vestager, o advogado Jean-Louis Dupont, conselheiro das ligas ibéricas neste processo, diz que espera uma “resposta inequívoca e rápida” da comissária europeia, atendendo à “gravidade do assunto”.

   Desporto

SAD do Benfica aprova oferta pública de subscrição até 55 milhões de euros

Lisboa – A SAD do Benfica aprovou, em assembleia geral extraordinária, a emissão de uma oferta pública de subscrição até ao valor máximo de 55 milhões de euros, no único ponto a votação na reunião magna.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD ‘encarnada’ comunica que foi “deliberado autorizar” a emissão de obrigações, a colocar em oferta pública de subscrição “com um prazo máximo de três anos, até ao montante global de €55.000.000,00 (cinquenta e cinco milhões de euros”.