Boletim Moçambique

Segunda, 22 Junho 2015 • 25 notícias • 13591 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   MOçambique

Polícia mata dois alegados raptores em Maputo

Maputo - Dois alegados autores do rapto de um homem, na quinta-feira, foram mortos no fim-de-semana, em Maputo, e a vítima libertada, anunciou a polícia moçambicana, citada pela comunicação social, na segunda-feira.

Segundo o porta-voz da polícia moçambicana em Maputo, Orlando Mudumane, os dois homens, que se supõe pertencerem a um grupo extenso, foram mortalmente baleados no bairro do Jardim, arredores de Maputo, durante uma troca de tiros com a polícia na residência que servia de cativeiro da vítima de rapto, tendo resultado ferimentos num agente, mas sem gravidade.

   MOçambique

ENH envia técnicos para formação na Galp

Maputo - A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), gestora das participações do Estado moçambicano na indústria extrativa, anunciou na segunda-feira uma ação de formação para 24 técnicos na Galp, em Portugal, no âmbito da parceria entre as duas firmas.

Em comunicado enviado à Lusa, a ENH afirma que o primeiro grupo de seis técnicos moçambicanos já esteve em Portugal numa ação de formação e regressou na semana passada, devendo outros grupos seguir nos próximos tempos.

   MOçambique

Savannah e Rio Tinto juntas para explorar areias pesadas nas províncias de Inhambane e Gaza

Londres - O grupo metalúrgico britânico Savannah Resources e a mineira anglo-australiana Rio Tinto anunciaram, na segunda-feira, a formação de uma parceria para a exploração de areias pesadas em Moçambique.

A "joint-venture" pretende unir esforços nas prospeções adjacentes de ambas em Mutamba, Dongane e Jangamo, na província de Inhambane, no sul do país, e com a atividade no depósito da Rio Tinto em Chilubane, na província de Gaza, também no sul. 

   MOçambique

Leilão de rubis moçambicanos arrecada cerca de 26 ME em Singapura

Maputo - A multinacional britânica Gemfields anunciou na segunda-feira ter arrecadado cerca de 26 milhões de euros pela venda em leilão, em Singapura, de 47.451 quilates de rubis em bruto que extraiu da sua mina em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Na nota de imprensa, a Gemfields refere que vendeu as pedras preciosas, extraídas no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, a um preço médio de 541 euros por quilate métrico e a arrematação contou com ofertas de 46 empresas presentes no leilão, realizado entre 16 e 21 de junho.

   MOçambique

Antigos combatentes moçambicanos nas forças coloniais sentem-se esquecidos por Portugal

Beira - Ex-combatentes moçambicanos que serviram nas forças coloniais defendem que o Governo português devia ter vergonha da sua desgraça e regularizar com urgência as pensões de reformas que reclamam 40 anos após a independência de Moçambique.

Em declarações à Lusa, na cidade da Beira, província de Sofala, um grupo de antigos combatentes alega que o Estado português os deixou desamparados, argumentando que deram a juventude ao serviço do exército português durante a guerra colonial.

   MOçambique

Facebook e operadora móvel angolana unem-se para lançar Internet grátis

Luanda - A rede social Facebook juntou-se à operadora móvel angolana Movicel para proporcionar aos angolanos Internet grátis, com conteúdos sobre saúde, família, notícias, empregos, entre outras utilidades.

O projeto lançado na segunda-feira, em Luanda, torna Angola no primeiro país lusófono com este tipo de serviço, já existente em 15 outros países, mas à iniciativa juntaram-se igualmente o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Família e Promoção da Mulher, bem como os portais Sapo Angola e Platina Line.

   Brasil

JBS fecha acordo para comprar fábrica de carnes da britânica Marfrig

Rio de Janeiro – A brasileira JBS fechou acordo para a compra da Moy Park, unidade de carne de frango e alimentos processados da britânica Marfrig Global Foods, um dos maiores processadores de carne do mundo, por cerca de 1,5 mil milhões de dólares, informou a empresa.

A aquisição está enquadrada no plano estratégico da JBS de expansão para os mercados europeus, refere a AFP, acrescentando que a transação está sujeita à aprovação do conselho de administração da JBS e das autoridades reguladoras nos domínios da concorrência da União Europeia, negócio que deverá ser concretizado até ao final do ano.

   Portugal

Grécia: Muito trabalho ainda pela frente nas próximas 48 horas – Passos Coelho

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, disse na segunda-feira, em Bruxelas, que todos desejam um acordo com a Grécia, mas que será necessário ainda "muito trabalho" nas próximas 24 ou 48 horas para se alcançar uma "verdadeira solução".

Falando no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro convocada de emergência para discutir a situação da Grécia, Passos Coelho sublinhou que esta reunião "não tinha nem poderia ter como objetivo encontrar uma solução" - pois as negociações são entre as autoridades de Atenas, as instituições credoras, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE), e os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) -, mas "foi importante para demonstrar o compromisso político de todos os Estados-membros", incluindo Portugal, em encontrar uma solução.

   Portugal

Mais de 300 empresas já recorreram a linha de crédito para atividades em Angola

Luanda - A linha de crédito de 500 milhões de euros para reforçar a tesouraria das empresas portuguesas que exportam para Angola já está a ser utilizada por 300 empresários, anunciou na segunda-feira, em Luanda, o ministro da Economia.

"Há mais de 300 empresas que estão a recorrer a esta linha de crédito e nós, no Governo, em concreto no Ministério da Economia, estamos atentos porque se for necessário ampliar esses 500 milhões assim o faremos, ou proporemos em Conselho de Ministros", disse António Pires de Lima, em visita oficial a Angola. 

   Portugal

Jorge Sampaio distinguido na primeira edição do prémio Nelson Mandela, da ONU

Nações Unidas – O antigo Presidente Jorge Sampaio foi um dos agraciados na segunda-feira, na primeira edição do Prémio Nelson Mandela, das Nações Unidas, pelo seu trabalho por um mundo melhor.

O prémio, criado pela Assembleia Geral da ONU no ano passado, para homenagear personalidades que se tenham dedicado a promover os ideais das Nações Unidas, foi atribuído a Jorge Sampaio e uma oftalmologista da Namíbia, Helena Ddume.

   Timor-Leste

Rui Maria de Araújo considera essencial resolver problemas da terra para atrair investimento

Díli - Resolver os problemas das propriedades em Timor-Leste é essencial para criar condições de segurança e minimizar o risco para investidores nacionais e internacionais e, por isso, elemento central para o desenvolvimento do país, disse hoje o primeiro-ministro.

"Esta é uma questão crucial para garantir o pleno, equilibrado e duradouro desenvolvimento económico de Timor-Leste, na medida em que incentiva o investimento económico nacional e estrangeiro e o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando os interesses do povo timorense e da nação", afirmou Rui Maria de Araújo.

   Timor-Leste

Primeiro-ministro de Timor-Leste precisa de setor da justiça “credível” e de confiança

Díli - O primeiro-ministro timorense disse na segunda-feira que as reformas no setor da justiça de Timor-Leste são necessárias para o tornar "credível" e capaz de transmitir confiança, exigindo-se um renovado esforço, com apoio internacional, na formação de quadros judiciais.

"Precisamos de uma Justiça credível e que a todos transmita confiança. Necessitamos de proceder a uma reforma capaz de reforçar este setor e consolidar a paz e a estabilidade", afirmou Rui Maria de Araújo, na abertura da XIV Conferência de Ministros da Justiça da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), acrescentando que "é fundamental ter um sistema judicial forte que garanta e proteja os direitos dos cidadãos e permita um desenvolvimento sustentado".

   Timor-Leste

Governo assina acordo para desenvolver setor da pesca

Díli - O Ministério da Agricultura e Pescas timorense assinou um acordo com a organização WorldFish, para implementar um programa de apoio financiado pela Noruega para o desenvolvimento do setor pesqueiro de Timor-Leste.

A WorldFish vai implementar a primeira fase de um programa de 1,2 milhões de dólares financiado pelo Governo norueguês, para os próximos dois anos, que é considerado pelo Executivo timorense um "passo importante na melhoria de informação sobre pescas, de exploração do potencial piscatório do país e no desenvolvimento de uma estratégia de pesca para Timor-Leste".

   Guiné-Bissau

PAIGC afasta cenário de crise política e aprova moção de louvor ao Governo

Bissau - O PAIGC afastou na segunda-feira o cenário de crise política na Guiné-Bissau com uma moção de louvor ao Governo, ao mesmo tempo que apelou ao Presidente da República para construir "uma convivência sã e pacífica" com os restantes órgãos de soberania.

"O Comité Central reafirma a sua total confiança no Governo e na concretização dos objetivos fixados para os quatro anos de mandato", refere a moção aprovada na reunião do órgão máximo do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que decorreu desde sábado até à madrugada de segunda-feira, em Bissau.

   Cabo Verde

“Grupo Praia” de estatística quer promoção da confiança e combate à corrupção

Cidade da Praia - A promoção da confiança e o combate à corrupção são os principais desafios do Grupo Praia de Estatística e Governança, que se reuniu em Cabo Verde, até à apresentação dum documento final na ONU, em novembro de 2017.

As ideias estão expressas num comunicado divulgado na segunda-feira, na sequência da reunião de três dias que terminou sábado, na Cidade da Praia, presidido pelo presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, António Duarte, e que reuniu cerca de quatro dezenas de especialistas internacionais.

   Cabo Verde

Mota Engil entrega sexta-feira primeira barragem da ilha de São Nicolau

Cidade da Praia - A construtora portuguesa Mota Engil vai entregar na sexta-feira a barragem de Banca Furada, a primeira de três previstas na ilha cabo-verdiana de São Nicolau, anunciou o Governo de Cabo Verde, na segunda-feira.

Situada em Fajã, próximo de Ribeira Brava, a nova infraestrutura, orçada em cerca de 6,35 milhões de euros, começou a ser edificada em 2011, mas problemas vários levaram à suspensão da barragem, com capacidade para 300 mil metros cúbicos de água, retomando-se a construção apenas no início de 2014.

   Cabo Verde

José Carlos Fonseca nas celebrações do 40.º aniversário da independência de são-tomense

Cidade da Praia - O presidente de Cabo Verde estará presente nas celebrações do 40.º aniversário da independência de São Tomé e Príncipe, a celebrar a 12 de julho próximo, como convidado do seu homólogo são-tomense, indicou hoje a Presidência cabo-verdiana.

Numa ligação da Internet em que a Presidência da República cabo-verdiana remete para uma notícia do jornal são-tomense Tela Non, é indicado que o convite de Manuel Pinto da Costa a Jorge Carlos Fonseca foi confirmado quinta-feira durante uma escala que o presidente cabo-verdiano efetuou em São Tomé, vindo da cimeira da União Africana (UA), que decorreu na África do Sul, e depois de uma outra escala em Luanda.

   Cabo Verde

Coletivo português DEMO estreia espetáculo ligado às tradições cabo-verdianas

Mindelo - O coletivo português Dispositivo Experimental Multidisciplinar e Orgânica (DEMO) estreia a 26 deste mês, no Mindelo, ilha cabo-verdiana de São Vicente, o espetáculo "Nha Terra", parte integrante do projeto "Sabor de Terra", que trabalha as tradições de Cabo Verde.

Segundo Cheila Pereira, elemento do grupo, citada pela agência Inforpress, o objetivo do projeto é envolver a comunidade de São Vicente, tendo na base o processo artesanal da olaria e, como "característica principal", a investigação deste produto, trabalhando com fusão artística e uma estrutura coreográfica com 30 participantes.

   Cabo Verde

Cabo Verde e Portugal reforçam cooperação técnico-militar 

Cidade da Praia - Portugal e Cabo Verde assinam na sexta-feira um protocolo de cooperação técnico-militar, que vai reforçar o acordo já existente, prevendo-se novas ações de formação e apoio à estrutura superior das Forças Armadas cabo-verdianas.

Fonte da embaixada de Portugal na Cidade da Praia disse à agência Lusa na segunda-feira que o acordo, no âmbito do Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar, será rubricado a bordo do navio oceânico Figueira da Foz, durante a estada do ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco, que efetua sexta-feira uma visita de 24 horas a Cabo Verde.

   Mundo

Grécia: Presidente do Eurogrupo diz que pode haver acordo “no fim desta semana”

Bruxelas - O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, falou na possibilidade de se chegar a um acordo com a Grécia "no fim desta semana" depois de, na reunião de segunda-feira, os ministros das Finanças terem feito uma primeira avaliação das novas propostas gregas.

Segundo disse em conferência de imprensa o também ministro das Finanças holandês, as novas propostas enviadas pelo Governo helénico "são bem-vindas" e representam "passos positivos" em direção a um entendimento, mas, uma vez que algumas só chegaram na manhã de segunda-feira, houve pouco tempo para fazer uma avaliação mais aprofundada das medidas.

   Mundo

Festival FOLISBOA vai celebrar música lusófona em Paris

Paris - O festival de música FOLISBOA, de 26 a 28 de junho, na sala Grand Rex, em Paris, pretende "ser uma "grande celebração da música portuguesa e lusófona em Paris", disse à Lusa a coordenadora geral e artística do evento, Chloé Siganos.

O festival vai juntar nomes como Mariza, Rodrigo Leão, Lenine, Bonga, Lura, Rivière Noire, Carlos do Carmo, Ana Moura, Camané e Carminho num evento "em honra da cidade de Lisboa e dos artistas da cidade de Lisboa que têm uma ligação com a lusofonia", acrescentou a antiga adida cultural do Instituto Francês em Lisboa.

   Economia

Injeção semanal de divisas em Angola mantém-se acima dos 300 ME

Luanda - A venda de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial manteve-se praticamente inalterada na última semana, em 350 milhões de dólares (308 milhões de euros), indicam dados da instituição.

De acordo com o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do BNA, ao qual a Lusa teve acesso na segunda-feira, as vendas de divisas entre 15 e 19 de junho foram concretizadas a uma taxa média de referência do mercado cambial interbancário de 120,430 kwanzas (89 cêntimos) por cada dólar. 

   Economia

Dívida pública colocada por Angola cresceu 60% numa semana

Luanda - A dívida pública colocada por Angola cresceu cerca de 60 por cento no espaço de uma semana, fixando-se em mais de 54 milhões de euros, segundo dados do banco central angolano compilados pela agência Lusa, na segunda-feira.

De acordo com o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto operador do Estado, o banco central colocou no mercado primário, entre 15 e 19 de junho, 210,6 milhões de kwanzas (1,5 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 7,2 mil milhões de kwanzas (52,9 milhões de euros) em Obrigações do Tesouro (OT).

   Economia

Moçambique deve equilibrar necessidades dos agentes económicos e da população - Analistas

Londres - As autoridades moçambicanas devem aplicar medidas que equilibrem as necessidades dos agentes económicos no país e as necessidades sociais e direitos da população, defendeu, na segunda-feira, o Instituto Real de Relações Internacionais britânico, também conhecido por Chatham House.

No relatório "Moçambique até 2018 - Gerentes, Mediadores e Magnates", os investigadores da Chatham House, sediada em Londres, reconhecem existirem oportunidades de desenvolvimento económico não só na exploração do gás natural, mas também de minerais, pescas e agricultura. 

   Desporto

Copa América: Brasil aceita suspensão de Neymar

Santiago de Chile – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na segunda-feira que aceita a suspensão de quatro jogos imposta a Neymar e que não apresentará recurso, pelo que o jogador não voltará a jogar na Copa América.

De acordo com o relatório do árbitro, Neymar atingiu Pablo Armero com a bola e, já no acesso ao balneário, insultou o juiz chileno Enrique Osses, que expulsou o avançado do FC Barcelona no final do encontro com a Colômbia, da segunda jornada do Grupo C.