Boletim Moçambique

Sexta, 15 Maio 2015 • 19 notícias • 9078 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Parceiros internacionais instam Moçambique a reforçar combate à corrupção

Maputo - O grupo de países e instituições de ajuda ao desenvolvimento de Moçambique instou sexta-feira o país a dar prioridade ao combate à corrupção e à transparência fiscal, realçando a necessidade de os parceiros internacionais desembolsarem o seu apoio atempadamente.

"Gostava, aqui, de destacar a importância do entendimento comum entre os parceiros e o Governo sobre a importância de priorizar a implementação de reformas para o combate à corrupção e para o aumento da transparência fiscal", afirmou a embaixadora da Suécia em Maputo, Irina Schouligin-Nyoni, falando em nome do grupo dos Parceiros de Apoio Programático (PAP), num encontro com o Governo moçambicano.

   Moçambique

Missão de observadores militares em Moçambique terminou e a Renamo continua armada

Maputo - A Equipa de Observação da Cessação das Hostilidades Militares (EMOCHM), criada para garantir o cumprimento do acordo para o fim da crise político-militar em Moçambique, terminou sexta-feira o seu mandato e 195 dias depois a Renamo continua armada.

Após a assinatura do Acordo da Cessação das Hostilidades Militares, celebrado a 05 de setembro em Maputo entre o Governo e a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), a EMOCHM foi destacada para observar, monitorizar e garantir o cumprimento das cláusulas do documento, ao longo de 135 dias, mas sem resultados, o que levou a uma prorrogação da missão por mais sessenta. 

   Moçambique

Expulsão de cerca de mil moçambicanos da África do Sul apanha Governo de Maputo de surpresa

Maputo - Cerca de mil moçambicanos foram detidos na África do Sul e vão ser deportados, numa operação de "caça ao imigrante ilegal" e que apanhou o Governo de Moçambique de surpresa, revelou sexta-feira o chefe da diplomacia de Maputo.

Oldemiro Baloi disse, em conferência de imprensa, que, da operação no país vizinho, resultou a detenção de 947 moçambicanos, dos quais 420 foram repatriados na sexta-feira e os restantes nos próximos dias.

   MOçambique

Líder da oposição moçambicana diz que está cansado de apagar o fogo da fúria popular

Chimoio - O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, diz que está cansado de apagar o fogo da fúria popular e lembrou que a Frelimo tem 60 dias para negociar o projeto de autarquias provinciais no centro e norte de Moçambique.

"Tenho dito não, não à população. Não fechar estradas, não correr com o governador, não correr com o administrador, mas até quando?" questionou o líder do maior partido de oposição, em declarações à Lusa, no Chimoio, centro de Moçambique.

   MOçambique

Mais de quatro milhões de crianças moçambicanas vacinadas na próxima semana - Unicef

Maputo - A Unicef anunciou sexta-feira que mais de quatro milhões de crianças moçambicanas, até aos cinco anos, vão receber vacinas de rotina e suplemento de vitamina A, na próxima semana, como forma de assinalar a Semana Nacional de Saúde.

Um comunicado da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) enviado à Lusa refere que, durante cinco dias, centros de saúde e brigadas móveis vão realizar campanhas de vacinação para crianças até aos cinco anos e dar o suplemento de vitamina A a crianças entre seis meses e 59 semanas. 

   Angola

Investimento privado em Angola já ultrapassa os mil milhões de dólares em 2015

Luanda - A Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) angolana ultrapassou sexta-feira, com a assinatura de nove novos contratos, os mil milhões de dólares (876 milhões de euros) de investimentos privados desde o início do ano.

Nove contratos foram sextaº-feira rubricados com a ANIP, em Luanda, no valor de 34,5 milhões de dólares (30,3 milhões de euros), igualando-se os setores do comércio e da prestação de serviços na preferência dos investimentos. 

   Angola

Cidadã da RDCongo detida em Angola por tentar vender crianças por 1.000 dólares

Soyo - A Polícia angolana deteve uma cidadã da República Democrática do Congo (RDCongo), na cidade do Soyo, província do Zaire, pelo suposto rapto de quatro crianças, que seriam vendidas a fazendeiros em Luanda.

Um comunicado da polícia distribuído sexta-feira à imprensa refere que a mulher, de 33 anos, foi encontrada com as crianças, com idades entre os 11 e 14 anos, alegadamente raptadas na localidade de Kánanga-Kassai, no leste da RDCongo.

   Angola

Cerca de 1.200 estrangeiros expulsos de Angola na última semana

Luanda - O número de estrangeiros expulsos de Angola por permanência ilegal no país desceu na última semana, mas ainda ronda os 1.200, segundo dados disponibilizados à Lusa pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Os números dizem respeito ao período entre 07 e 13 de maio, com o SME a expulsar de Angola 1.158 estrangeiros por via administrativa e 11 por via judicial, uma redução global de 110 expulsões, face à semana anterior.

   Brasil

Primeiro-ministro chinês inicia no Brasil viagem de uma semana pela América Latina

Pequim - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, inicia na segunda-feira no Brasil uma visita de uma semana à América Latina, para tentar "restruturar as relações económicas" com a região, centradas até agora na importação de matérias-primas.

Um dos pontos da agenda de Li Keqiang destacados pela imprensa oficial chinesa, diz respeito à construção de uma linha férrea entre o Brasil e o Peru, ligando a costa atlântica ao Pacífico, cujos estudos de viabilidade deverão começar na sequência da visita.

   Portugal

Privatização/TAP: Governo confirma que foram apresentadas três propostas

Lisboa - O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirmou sexta-feira que o executivo recebeu três propostas vinculativas para a compra da TAP, não podendo ainda revelar contudo quem as formalizou.

Até às 17:00, prazo final, chegaram "três propostas concorrentes" para a compra de até 66% da TAP, sublinhou Sérgio Monteiro em conferência de imprensa no ministério da Economia, em Lisboa.

   Portugal

Acordo entre Unicre e UnionPay permite a chineses fazer pagamentos com cartões em Portugal

Lisboa - A rede Unicre e a China UnionPay assinaram sexta-feira um acordo que vai permitir que os turistas chineses possam utilizar cartões de pagamento em Portugal, não havendo necessidade de trazer dinheiro vivo ou utilizar cartões concorrentes.

A celebração do acordo, com efeitos a partir de julho e em que estiveram presentes o presidente da Unicre, Luís Flores, o presidente da UnionPay, Shi Wenchao, e o embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, permite que os turistas chineses evitem a subscrição de outros cartões, como Visa, Mastercard ou American Express, e a preocupação de ter sempre numerário disponível para a realização de pagamentos.

   Macau

Grupo Macau Legend anuncia quebra de 53,8% das receitas de jogo

Macau - O grupo Macau Legend, que opera dois casinos em Macau, anunciou uma quebra de 53,8% das receitas brutas de jogo no primeiro trimestre para 1.130 milhões de dólares de Hong Kong (128,3 milhões de euros).

As contas da Macau Legend, citadas pela imprensa económica de Hong Kong, foram comunicadas à bolsa da antiga colónia britânica após o fecho da negociação na quinta-feira.

   Macau

Portugal e Macau ultimam detalhes para protocolo de segurança alimentar

Macau - Portugal e Macau estão a ultimar um acordo no âmbito da segurança alimentar, o qual terá uma componente de formação na regulamentação e boas práticas, disse sexta-feira o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar.

Nuno Vieira e Brito falava aos jornalistas à margem de uma reunião com a secretária para a Administração e Justiça, Sónia Chan, em Macau, território que está incluído numa visita à Ásia iniciada em Seul, com passagem por Xangai, Hong Kong e Pequim. 

   Guiné-Bissau

Governo substitui chefias da Polícia e Guarda Nacional da Guiné-Bissau

Bissau - O Conselho de Ministros do Governo da Guiné-Bissau decidiu substituir as chefias da Polícia de Ordem Pública (POP) e Guarda Nacional (GN), disse sexta-feira à agência Lusa fonte do executivo.

Armando Nhaga, comissário nacional da POP, vai ser substituído no cargo por José Marques Vieira, que até aqui desempenhava as funções de inspetor-geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

   Cabo Verde

Oposição cabo-verdiana volta a responsabilizar Governo pelos problemas económicos

Cidade da Praia - O maior partido da oposição cabo-verdiana voltou sexta-feira a responsabilizar o Governo pela redução do potencial de crescimento económico do país, salientando que isso deve-se ao mau ambiente de negócios e pede reformar económicas.

A posição foi defendida pelo vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Olavo Correia, que falava em conferência de imprensa para reagir às recomendações da última missão do Grupo de Ajuda Orçamental (GAO) a Cabo Verde, do qual Portugal faz parte. 

   Cabo Verde

PM de Cabo Verde passa em Sines a caminho da cimeira da CEDEAO no Gana

Cidade da Praia - O primeiro-ministro de Cabo Verde parte sábado para Portugal, onde irá inaugurar, em Sines (distrito de Setúbal), um centro de apoio à comunidade cabo-verdiana local, seguindo, depois, para a cimeira oeste-africana, no Gana, referiu sexta-feira um comunicado governamental.

No documento, o gabinete de José Maria Neves adianta que o primeiro-ministro cabo-verdiano vai participar, domingo, na inauguração do Centro de Dinamização da Interculturalidade e Apoio Comunitário da Associação Cabo-Verdiana de Sines e Santiago do Cacém.

   Cabo Verde

Cabo-verdianos Tubarões regressam ao palco 20 anos depois e homenageiam Ildo Lobo

Cidade da Praia - O mítico grupo musical cabo-verdiano Tubarões regressou sexta-feira aos palcos, 20 anos depois, num concerto no festival da Gamboa, onde homenageou o conhecido intérprete Ildo Lobo e todos aqueles que deram o seu contributo à banda.

A informação foi avançada à agência Lusa por Israel "Totó" Silva, um dos elementos fundadores do grupo, lembrando que o regresso dos Tubarões deve-se a um convite da Câmara Municipal de Lisboa para um concerto durante a semana cultural para comemorar os 40 anos das independências das ex-colónias portuguesas.

   Mundo

Bombista da maratona de Boston condenado à morte por júri de tribunal dos EUA 

Boston - O júri de um tribunal norte-americano condenou à morte o responsável pelos atentados bombistas na maratona de Boston em 15 de abril de 2013, os mais violentos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

O júri do tribunal de Boston levou mais de 14 horas para pronunciar a sentença de morte de Dzhokhar Tsarnaev, um ex-estudante universitário muçulmano, de origem chechena, de 21 anos.

   Mundo

Morreu o músico B.B. King aos 89 anos

Washington - O músico B.B. King, considerado o "rei dos blues" e que entrou para o "Rock and Roll Hall of Fame" em 1987, morreu quinta-feira em Las Vegas, EUA, aos 89 anos, revelou sexta-feira o seu advogado.

No início de abril, B.B. King foi hospitalizado depois de sofrer de desidratação causada pelos diabetes de tipo 2, de que padecia há mais de 20 anos, tendo recentemente voltado a ser internado.